ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00074</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Amor que Transborda: A Influência das Mídias Digitais como Meio de Inclusão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique da Silva de Paula (Centro Universitário de Rio Preto); Emanuela Pereira Ribeiro (Centro Universitário de Rio Preto); Giovanna Lisita Célico Matos (Centro Universitário de Rio Preto); Karoline Isabel Reis (Centro Universitário de Rio Preto); Thália Roberta Xaraba (Centro Universitário de Rio Preto); Luciana Leme Souza e Silva (Centro Universitário de Rio Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Banner Digital, Divulgação, Oliviero Toscani, Revista Óbvio, Transgênero</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é a produção de um banner digital, desenvolvido por alunos do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), que tem como objetivo a divulgação da Revista Óbvio: Amor que Transborda. A revista traz nesta edição informações sobre a sociedade e a luta do mundo dos transgêneros. O grupo realizou todo o processo, desde a fotografia em estúdio até a criação do banner digital. Optou-se pela mídia digital por sua fácil acessibilidade e abrangência no número de pessoas alcançadas, ajudando assim na divulgação da revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As mídias digitais estão crescendo cada vez mais e engajando uma grande quantidade de pessoas. Segundo Petry (2015), de alguma forma as mídias digitais tem a capacidade de serem eternas. Coroa e Brezzo (2010, p.109) afirmam que "cada vez que um usuário acessa uma página na Web na qual se previu a inclusão de um banner, ele é mostrado". Com isso, a proposta do trabalho desenvolvido é a divulgação de um banner digital, levando em conta sua grande diferença de plataforma e percepção do banner impresso. As peças do digital podem ser veiculadas na internet de formas estáticas, animadas, interativas ou no padrão Pop-up, prendendo, assim, a atenção do público mais facilmente. Decorrente disto, o digital tende a trazer maiores resultados. A inquietação dos autores da revista e do presente artigo sobre o universo transgênero era instigante, trazendo à tona no conteúdo da revista, histórias reais de pessoas que lutam por seus ideais. A intenção é de mostrar por meio de uma pesquisa mais abrangente a realidade da vida de um LGBT. A intenção principal é de incluir esse grupo de pessoas na construção social, garantindo o direito deles em viver sem o peso do preconceito nas costas. A revista não tem só o intuito de mostrar sua realidade, mas dar visibilidade aos transgêneros como indivíduos integrantes e ativos na sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um Banner digital para a divulgação da Revista Óbvio: Amor que Transborda, que irá abordar em uma de suas edições tudo sobre as questões de gênero, identidade sexual e orientação sexual, visando promover a conscientização da população de que o conceito masculino e feminino vai além das mudanças enfrentadas por eles no próprio corpo. Outro objetivo do trabalho é informar e ajudar pessoas que ainda possuem dúvidas sobre os próprios sentimentos e como se assumir perante a sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A sociedade repressiva, acredita no masculino e no feminino e nas suas diferenças que separam os dois sexos. Decorrente disto, uma triste realidade são os inúmeros ataques contra os LGBTs, sejam eles ataques físicos, sociais e morais. De acordo com o portal Bem Estar (2016), a palavra transgênero é determinado para as pessoas  gender non-conforming , ou seja,  gênero não confirmado . É quando a pessoa não se identifica com o seu gênero de nascimento. Diante disso, esta edição da Revista Óbvio é uma forma de se comunicar com este público, de mostrar outras histórias e dialogar mais sobre o assunto. Uma de nossas maiores inspirações para a criação deste banner foi o fotógrafo Oliviero Toscani. Ele foi por muitos anos fotógrafo da Benetton (uma empresa transnacional italiana de moda, com sede em Treviso), e foi com sua primeira campanha para a marca United Colors of Benetton que Toscani trouxe para as propagandas temas como racismo, morte, pecado, guerra, AIDS e religião. Em seu livro A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri, Toscani quis mostrar que a publicidade não precisa ser apenas mulheres bonitas divulgando produtos. E é justamente a realidade que Toscani mostrava em suas propagandas que queremos trazer a este Banner. "Não faço publicidade. Não vendo. Não procuro convencer o público a comprar com artifícios grosseiros. Não vou elogiar as malhas e as cores dos pulôveres da Benetton, pois não estou muito certo quanto à sua qualidade, do mesmo modo que o público. Não sou cínico, procuro novos meios de expressão. (OLIVIERO, 1996, p.93-94)." Toscani examina e vê que vários publicitários agem como engrenagens e que dão continuidade a um ciclo vicioso, por medo de tentar algo novo e real. "Os publicitários não cumprem sua função: comunicar. Carecem de ousadia e de senso moral. Não refletem sobre o papel social, público e educativo da empresa que lhes confia um orçamento. Preferem despender centenas de milhares de dólares para colocar alguns cavalos galopando atrás de um Citroën, sem se preocuparem como todos aqueles que são obrigados a praticar rodeio nas estradas. Não querem pensar nem informar o público, com medo de perder os anunciantes. (OLIVIERO, 1996, p.25)." Com essa influência, foi feito um planejamento onde para a elaboração da capa da revista e, pôr fim, a imagem principal do banner, a presença de um transgênero seria de fundamental importância. As palavras escritas no corpo do modelo são como a sociedade enxerga os transgêneros, isso acaba sendo ofensas e insultos para os mesmos, tudo isso muitas vezes por falta de conhecimento em saber diferenciar o que é identidade de gênero.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi definido como público alvo a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O Banner foi produzido com intuito de dar maior ênfase para a revista Óbvio, que traz nesta sua edição em especial todo o universo transgênero. Tem como propósito instigar a divulgação para quem tem interesse sobre o assunto e também de despertar uma comoção do público ao ver essa ação publicitária ao evidenciar as diversas dificuldades que os transgêneros vivem diariamente. A ideia surgiu da união de um grupo de universitários com os mesmos propósitos e curiosidades sobre o mundo dos transgêneros. Queríamos evidenciar e dar mais atenção a esse grupo de pessoas que vem cada vez mais ganhando visibilidade perante a sociedade. O que ajudou no processo de conhecimento sobre o assunto foi o contato direto com os transgêneros, que puderam nos contar mais sobre suas histórias, nos aproximando ainda mais dessa realidade. Sobre as cores usadas na peça publicitária, são as mesmas que foram utilizadas na capa da Revista Óbvio, o rosa claro, azul claro e o branco, juntos formam a bandeira do orgulho transgênero. Segundo o portal online Lado Bi (2015), a bandeira foi desenvolvida em 1999 e teve seu primeiro hasteamento no ano 2000 em uma parada do orgulho LGBT, na cidade de Phoenix, Arizona. Azul: tem como representação os bebês masculinos; Rosa: tem como representação os bebês femininos; Branco: representa os que estão em transição, e que ainda não conseguem se identificar com o seu gênero de nascimento. Todo o processo criativo foi feito pelos participantes do projeto, desde a fotografia até a criação do banner digital que foi montada com o programa  Adobe Photoshop . Foi decidido colocar "Bem Vindx" na página inicial do site com o "x" no lugar do "o", por conta de que, nessa situação, a letra possui um sentido de que todos estão inclusos, sem elas pessoas que possuem um gênero e também aqueles que ainda não se identificaram. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O banner tratado neste trabalho será veiculado no próprio site da Revista Óbvio: Amor que Transborda, com o intuito de despertar o interesse pelo conteúdo exposto e divulgado na revista. A plataforma tem o poder de atingir um grande número de pessoas. Sendo assim, foi posicionado estrategicamente na parte superior do site para que seja a primeira informação exibida ao ser acessada. Assim, contamos com a ajuda do poder dos meios nessa divulgação para que a maior quantidade de pessoas seja atingida para alcançarmos nosso objetivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No decorrer do trabalho, podemos perceber que os transgêneros ainda não conquistaram todos os seus direitos, mas estão lutando todos os dias para que isso aconteça. Sendo assim, é de tamanha importância a conscientização sobre o assunto. Essas pessoas não sofrem apenas ataques físicos, mas também sociais e morais, que atingem a integridade física e mental. Esperamos que com essa peça de divulgação da Revista Óbvio: Amor que Transborda, possamos atingir o maior número de pessoas e despertar o interesse de ajudar esse grupo a conquistar seu lugar na sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BEM ESTAR. Transgêneros: fatos, mitos e direito. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/06/transgenero-fatos-mitos-e-direitos.html. Acesso em: 10 Jan. 2017.<br><br>COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O novo Marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2010.<br><br>CONCEITO IDEAL. Banner digital. Disponível em: http://www.conceitoideal.com.br/WEB/banner-digital.html. Acesso em: 12 Jan. 2017.<br><br>LADO BI. Conheça outras 20 bandeiras dos movimentos LGBT além do arco-íris. Disponível em: http://ladobi.uol.com.br/2014/10/20-bandeiras-lgbt/. Acesso em: 10 Jan. 2017.<br><br>OLIVIERO, Toscani. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.<br><br>PRETY, Daniel. A semi-onipresença das mídias digitais: efemeridade e fragilidade em redes. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3044-1.pdf. Acesso em: 12 Jan. 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>