Propor uma reflexão de como a cultura em que estamos inseridos objetifica a mulher e a coloca, às vezes, como culpada pelo crime de abuso sexual, seja através das músicas, das propagandas e da mídia e do hábito familiar tradicional. Esse é o tema de “Sociedade do Estupro: Nuances de um Crime”, um documentário radiofônico produzido como trabalho laboratorial da disciplina de Radiojornalismo do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). O documentário possui 33 minutos, divididos em três blocos de aproximadamente 11 minutos cada.∀䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 攀猀琀甀瀀爀漀 甀洀 渀漀洀攀 焀甀攀 猀攀 搀攀甀 愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 瘀愀椀 愀最爀攀最愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀栀攀最愀 愀漀渀搀攀 愀 最攀渀琀攀 挀栀攀最漀甀 栀漀樀攀Ⰰ 焀甀攀 愀 戀愀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀琀漀猀 挀爀椀洀椀渀漀猀漀猀 挀漀渀琀爀愀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ⠀椀渀昀漀爀洀愀漀 瘀攀爀戀愀氀⤀⸀∀
A lei número 12.015, de 2009, define estupro como “constranger alguém mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar e permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.”䴀甀椀琀愀猀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 挀漀洀漀 挀甀氀瀀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀爀椀洀攀 焀甀攀 猀漀昀爀攀爀愀洀⸀
"Surgem questões do tipo “Será que ela não provocou? Será que ela não queria? Olha a roupa que ela está usando! Olha o lugar que ela frequenta!'.” Em nenhuma dessas situações há identificação do conceito de violência (informação verbal)2."준 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 ᰀ匠漀挀椀攀搀愀搀攀 搀漀 攀猀琀甀瀀爀漀㨀 渀甀愀渀挀攀猀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀ᴀ†昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀⸀ 匀漀洀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 搀愀搀漀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀猀琀漀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
1 Entrevista concedida por PINHEIRO, Niminon. Entrevista I. [set. 2016.]. Entrevistador: Victor Stok. São José do Rio Preto, 2016. ㈀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀 瀀漀爀 刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䜀爀愀稀椀攀氀氀攀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 䤀䤀⸀ 嬀猀攀琀⸀ ㈀ 㘀⸀崀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀㨀 䰀甀挀愀猀 䜀甀攀爀爀愀⸀ 匀漀 䨀漀猀 搀漀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㈀⸀ 䜀攀爀愀氀
伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀昀椀挀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀 愀 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀 攀 愀氀瘀漀 搀攀 挀爀椀洀攀猀 搀攀 愀戀甀猀漀猀 猀攀砀甀愀椀猀㬀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀爀琀椀挀愀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀⸀
2.2 Específicos
Mais especificamente, pretende-se descobrir as causas enraizadas na sociedade para os crimes de estupro e consequente normalidade do problema. Além de descrever as questões levantadas como motivadoras desse crime. E contribuir também com o registro da problematização do tema “cultura do estupro” em nossa sociedade e principalmente no interior de São Paulo, fomentando a discussão do tema e a consequente mudança de atitude e mentalidade, por meio de um jornalismo sério, problematizador e questionador, que possa levar às pessoas a mudarem hábitos culturais enraizados na sociedade; mas que corroboram para a violência contra a mulher.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 渀漀 먀 䄀渀甀爀椀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀愀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㔀 漀 䈀爀愀猀椀氀 爀攀最椀猀琀爀漀甀 㐀㔀⸀㐀㘀 挀愀猀漀猀 搀攀 攀猀琀甀瀀爀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀挀漀渀洀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 ⠀䤀倀䔀䄀⤀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 ─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 攀猀琀甀瀀爀漀 挀栀攀最愀洀 愀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀氀挀椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 瀀漀搀攀洀 挀栀攀最愀爀 愀 㐀㔀㐀 洀椀氀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 戀漀氀攀琀椀渀猀 搀攀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀Ⰰ 攀洀 ㈀ 㔀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 昀漀椀 攀猀琀甀瀀爀愀搀愀 愀 挀愀搀愀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㌀㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 㔀 挀愀猀漀猀 瀀漀爀 栀漀爀愀⸀
Entretanto, meios de comunicação de massa se omitem para o problema e acabam por não realizar o seu papel de informar e problematizar questões relevantes da sociedade, fugindo do dever básico do jornalismo.∀伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀洀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀 漀甀 洀攀猀洀漀 挀爀椀洀椀渀愀氀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 嬀☀崠⸀ 伀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 琀洀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 琀椀挀漀 搀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瘀椀漀氀愀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀 䔀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㜀⤀⸀∀
Consideramos os casos de violência sexual como total violação dos direitos humanos, principalmente das mulheres; então, cabe aos meios de comunicação retratar o tema e propor à sociedade que ele seja amplamente discutido.䈀愀猀攀愀搀漀 渀椀猀琀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 戀甀猀挀愀 爀攀琀漀洀愀爀 攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 挀椀琀愀搀漀Ⰰ 琀攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀甀渀椀攀猀 愀漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀 瀀漀甀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 渀愀 洀搀椀愀⸀
A forma selecionada para tratar o tema foi o documentário radiofônico, pois permite uma ampla visão do assunto geral, com várias opiniões e diferentes vertentes dentro do mesmo tema. Além de que, por meio dele, pode-se atingir o objetivo de informar com qualidade e problematizar a temática.∀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀攀瘀攀 琀攀爀 昀漀爀洀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀瘀攀 猀愀戀攀爀 猀攀 栀愀瘀攀爀 甀洀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 昀椀渀愀氀 愀 猀攀爀 愀琀椀渀最椀搀愀Ⰰ 漀甀 猀攀 漀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀 洀漀猀琀爀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀渀漀爀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 最愀渀栀愀洀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀愀渀搀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 樀甀渀琀愀猀Ⰰ 渀甀洀 洀攀猀洀漀 琀爀攀挀栀漀 最爀愀瘀愀搀漀 ⠀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀 䔀 匀吀䔀圀䄀刀吀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㈀ ㌀⤀∀
A busca pelo entendimento mais a fundo do assunto em discussão nos conduz à reflexão e entendimento dessa cultura em que estamos inseridos, mas também dos problemas e dificuldades enfrentados pelas vítimas de abuso sexual. É usando de nossa empatia e imergindo na situação que conseguimos entender a real situação das vítimas e das mulheres em geral, que têm medo de sair na rua à noite e algo acontecer.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀漀椀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀瀀猀 爀攀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀漀 洀漀猀愀椀挀漀 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀爀椀氀栀愀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀琀椀渀最攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 甀洀 琀漀洀 猀爀椀漀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀爀椀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
Em relação ao texto do documentário, ele foi produzido após o recolhimento de todas as entrevistas feitas. Foram entrevistadas a pós-doutora em Antropologia e especialista em Movimentos Sociais, Niminon Pinheiro, a psicóloga Grazielle Ribeiro, a jornalista rio-pretense Cecília Dionízio, a professora doutora em Teoria Literária e que ministra aulas de Semiótica, Dinamara Garcia, o produtor musical Thiago Correa, a integrante do movimento feminista Isabela Casquer, o delegado e policial civil da delegacia da mulher de Olímpia, Ricardo Afonso.吀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 瀀愀瀀攀氀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 攀砀攀爀挀攀洀⸀
"O propósito de uma entrevista é obter áudios utilizáveis para ilustrar sua matéria. […]. Leve em conta sempre que a razão de uma entrevista é obter uma opinião a mais de algum especialista, um funcionário público ou uma testemunha ocular que tenha algo a dizer acerca de um acontecimento – algo que o apresentador não esteja apto a comentar. (CHANTLER E STEWART, 2007, p.113)"䘀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 琀愀洀戀洀 搀甀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀椀猀 甀洀愀 渀漀 焀甀椀猀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 攀 瀀爀攀昀攀爀椀甀 爀攀氀愀琀愀爀 瀀漀爀 攀猀挀爀椀琀漀 漀 愀戀甀猀漀 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀⸀ 䄀氀最漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀氀 琀愀洀愀渀栀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀猀攀 挀爀椀洀攀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 氀愀搀漀 栀甀洀愀渀漀 琀愀洀戀洀 搀攀瘀攀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀
"Nem é preciso dizer que pessoas traumatizadas por uma perda recente não devem ser forçadas a dar entrevistas, caso não queiram. Uma saída, nesses casos, é abordar pessoas próximas, como vizinhos ou amigos da vítima. Às vezes a própria vítima deseja falar sobre o assunto, a fim de desabafar. (CHANTLER E STEWART, 2007, p.124)"伀 挀愀猀漀 挀椀琀愀搀漀 愀挀椀洀愀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 攀洀 渀漀猀猀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀搀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀 瘀琀椀洀愀 瀀爀攀昀攀爀椀甀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀猀漀 搀攀 愀戀甀猀漀 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 攀 瀀攀搀椀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 愀洀椀最愀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 氀攀猀猀攀 漀 爀攀氀愀琀漀 攀 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀猀猀攀 猀攀甀 渀漀洀攀 渀漀 洀攀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 䐀椀爀攀椀琀漀 攀猀琀攀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 爀攀瘀攀氀愀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀 瘀琀椀洀愀 攀洀 猀攀 攀砀瀀漀爀⸀
Em um segundo momento, o recurso do mosaico sonoro também auxiliou e ajudou a dar um tom de serenidade e realidade ao documentário radiofônico. A edição do documentário é um processo importantíssimo, pois é através dela que podemos selecionar os melhores trechos das entrevistas, fazer recortes nas falas que se adequem ao contexto e utilizar sons para ambientar a história que está sendo contada.∀䄀 攀搀椀漀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀甀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀 甀洀 昀愀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䄀猀 攀搀椀攀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 攀渀砀甀琀愀猀Ⰰ 爀椀挀愀猀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀椀搀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀愀椀戀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀 昀愀氀愀渀搀漀⸀ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀 䔀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㠀⤀∀
Com o objetivo de deixar o documentário mais dinâmico e dar ambientação aos textos, trilhas sonoras foram utilizadas ao longo da produção. Elas permitem entender a situação que está sendo falada e auxiliar na construção de sentido.∀匀甀愀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀愀 戀漀愀 攀搀椀漀 渀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 漀甀瘀椀搀愀⸀ 䔀猀琀愀 甀洀愀 搀愀猀 爀愀稀攀猀 瀀攀氀愀猀 焀甀愀椀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 琀洀 焀甀攀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀愀猀 挀漀洀 挀愀甀琀攀氀愀猀 瀀漀爀 愀渀漀猀 攀 愀渀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 氀攀最愀氀 ጀ†攀氀愀猀 猀漀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 洀漀搀椀昀椀挀瘀攀椀猀⸀ ⠀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀 䔀 匀吀䔀圀䄀刀吀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㤀㜀⤀∀
As trilhas utilizadas no documentário radiofônico “Sociedade do Estupro: Nuances de um Crime”, caminham juntamente com o tema: reflexivo e sério. Elas são próprias para temas sociais e não se sobressaem em relação ao conteúdo, servindo para ilustrar o tema e colaborar para que a mensagem atinga da melhor forma possível o interlocutor.䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 琀爀椀氀栀愀 瀀愀爀愀 攀渀挀攀爀爀愀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀 洀切猀椀挀愀 氀攀琀爀愀搀愀 ∀吀椀氀 䤀琀 䠀愀瀀瀀攀渀猀 琀漀 夀漀甀∀Ⰰ 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 䰀愀搀礀 䜀愀最愀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ∀吀栀攀 䠀甀渀琀椀渀最 䜀爀漀甀渀搀∀Ⰰ 搀攀 䬀椀爀戀礀 䐀椀挀欀Ⰰ 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀 椀渀切洀攀爀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀戀甀猀漀猀 猀攀砀甀愀椀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 攀洀 挀愀洀瀀甀猀 搀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀猀⸀
A música vem para colaborar com a temática, pois se trata de uma cantora famosa que carrega a bandeira do fim dos abusos sexuais, visto que a apresentação dela no Oscar 2016 chamou a atenção do mundo e atraiu a atenção para o problema em questão. Além disso, no videoclipe da música há trechos mostrando abusos cometido por homens e sofrido por mulheres nas universidades e as dificuldades que elas têm para conviver com a situação do abuso.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䈀氀漀挀漀 㨀
O que é cultura do estupro? É a essa resposta que o primeiro bloco do documentário radiofônico tenta responder. Começamos com uma situação comum no dia de uma mulher, em que ela vive diversas situações em que é vista como objeto e em que os homens questionam e a colocam como culpada pelo processo de abuso sexual. Para explicar o que é a cultura do estupro, usamos Niminon Pinheiro, pós-doutora em Antropologia e especialista em Movimentos Sociais e a psicóloga Grazieli Ribeiro. A psicóloga explicou ainda por que as vítimas de abuso sexual têm medo de denunciar os casos à polícia.倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀切洀攀爀漀猀 攀 搀愀搀漀猀 搀漀 挀爀椀洀攀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀 渀切洀攀爀漀猀 搀漀 愀渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 琀愀洀戀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 攀猀琀甀瀀爀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀⸀
Ouvimos a experiente jornalista rio-pretense, Cecília Dionízio, que comenta a respeito do caso em que uma mulher foi vítima de abuso sexual na própria casa. 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 琀攀爀洀椀渀愀 挀漀洀 漀 焀甀愀搀爀漀 ᰀ删攀氀愀琀漀猀 搀攀 甀洀 吀爀愀甀洀愀ᴀⰠ 攀洀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 搀愀爀 瘀漀稀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀爀愀洀 攀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 渀愀 爀攀最椀漀 渀漀爀漀攀猀琀攀 瀀愀甀氀椀猀琀愀⸀
Temas abordados: Dados sobre estupro no Brasil e em Rio Preto; apresentação do conceito de cultura do estupro e consequente normalização do conceito na sociedade; motivos do medo da vítima de abuso sexual; situação na cidade Rio Preto; relato de vítima de estupro.
Bloco 2:伀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 昀爀愀猀攀猀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 爀攀氀愀琀愀洀 漀 洀攀搀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀漀 愀渀搀愀爀 渀漀椀琀攀Ⰰ 漀甀 攀猀琀愀爀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 挀漀洀 瘀爀椀漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 瘀爀椀愀猀 搀攀氀愀猀 瘀椀瘀攀洀 挀漀洀 洀攀搀漀 搀攀 愀氀最漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀⸀
Procuramos mostrar nesse bloco a questão de como a mídia influencia na criação e normalização da cultura do estupro. Para tal, entrevistamos a doutora em Teoria Literária e professora de Semiótica, Dinamara Garcia, que nos deu um panorama da influência da mídia nessa questão, afirmando que as propagandas colaboram para reduzir o papel da mulher a um objeto masculino.䄀椀渀搀愀 渀攀猀猀攀 戀氀漀挀漀Ⰰ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 洀甀猀椀挀愀氀 吀栀椀愀最漀 䌀漀爀爀攀愀 猀漀戀爀攀 愀 昀椀最甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 挀漀洀漀 漀 挀愀渀挀椀漀渀攀椀爀漀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 愀渀椀洀愀椀猀 渀漀 挀椀漀 攀 漀戀樀攀琀漀猀⸀
Abordamos também como a imprensa aborda a questão do estupro. A jornalista Cecília Dionízio reflete sobre o fato de que a mídia trata apenas dos grandes casos, que dão maior repercussão, mas deixam de lado os casos diários que ocorrem nas cidades. 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀戀漀爀搀漀甀ⴀ猀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀氀漀挀愀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀愀甀猀愀搀漀爀愀猀 搀漀 挀爀椀洀攀 搀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 攀氀愀猀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 ᰀ瀠攀搀椀渀搀漀ᴀ†瀀愀爀愀 愀氀最漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀⸀
Por fim, no quadro “Relatos de um trauma”, a própria professora Nimenon nos relata quando foi vítima de abuso sexual e como foi o tratamento que recebeu da família. Outra mulher também relata uma experiência de tentativa de abuso e de como fugiu e se sentiu no momento em que o crime ia ser cometido.吀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀㨀 䤀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 渀愀 ∀挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 攀猀琀甀瀀爀漀∀㬀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀愀猀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 挀甀氀瀀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瘀琀椀洀愀⸀
䈀氀漀挀漀 ㌀㨀
O bloco começa com o quadro “Relatos de um Trauma”, em que a vítima de abuso não quis gravar entrevista e nos mandou através de texto para leitura de uma repórter do grupo a experiência que teve e como conseguiu superá-lo.䄀戀漀爀搀漀甀ⴀ猀攀 渀攀猀琀攀 戀氀漀挀漀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瀀漀氀挀椀愀 攀 漀 搀攀氀攀最愀搀漀 攀 瀀漀氀椀挀椀愀氀 挀椀瘀椀氀 刀椀挀愀爀搀漀 䄀昀漀渀猀漀 攀砀瀀氀椀挀漀甀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀挀爀椀洀椀渀愀爀 漀猀 挀甀氀瀀愀搀漀猀 攀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀攀爀挀椀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀洀 愀 瀀爀椀猀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀
Identificou-se neste bloco também qual o processo psicológico que a vítima de abuso sexual passa após sofrer o crime. Destacou-se também o papel do movimento feminista na busca por igualdade de gênero e discussão dessa cultura do estupro inserida em nossa sociedade.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 琀攀爀洀椀渀愀 挀漀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ吠爀椀渀琀愀 攀 琀爀猀 栀漀洀攀渀猀 洀攀 洀愀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 猀愀挀椀愀爀 猀攀甀猀 搀攀猀攀樀漀猀ᴀㄠⰀ 瀀漀椀猀 爀攀氀愀琀愀 漀 挀愀猀漀 搀愀 洀攀渀椀渀愀 搀攀 㘀 愀渀漀猀 焀甀攀 昀漀椀 挀爀甀攀氀洀攀渀琀攀 愀戀甀猀愀搀愀 猀攀砀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 ㌀㌀ 爀愀瀀愀稀攀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 渀漀 洀猀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 愀猀猀甀洀攀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀愀 瘀漀稀 昀攀洀椀渀椀渀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 攀 洀漀猀琀爀愀 愀 挀爀甀攀氀搀愀搀攀 焀甀攀 昀漀椀 漀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 挀漀洀攀琀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 栀漀洀攀渀猀⸀
Temas abordados: Abordagem policial; questões psicológicas; crueldade no Rio em 2016. 刀攀琀椀爀愀搀漀 搀漀 猀椀琀攀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀渀琀爀攀琀漀搀愀猀愀猀挀漀椀猀愀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ 㘀⼀ 㔀⼀㈀㜀⼀琀爀椀渀琀愀ⴀ攀ⴀ琀爀攀猀ⴀ栀漀洀攀渀猀ⴀ洀攀ⴀ洀愀琀愀爀愀洀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ猀愀挀椀愀爀ⴀ猀攀甀猀ⴀ搀攀猀攀樀漀猀⼀㸀
|