INSCRIÇÃO: | 00119 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO04 |
TÍTULO: | Revista Plural |
AUTORES: | Julia Emerson Gianesi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Renato Essenfelder (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
PALAVRAS-CHAVE: | jornalismo, revista, refugiados, reportagem, revista laboratório |
RESUMO | |
O artigo apresenta a revista-laboratório Plural, produção do curso de Jornalismo da ESPM-SP, e destaca sua última edição, cujo tema foi a crise de refugiados – com especial foco na situação dos indivíduos afetados por crises humanitárias, guerras e perseguições que os levaram ao refúgio no Brasil. Discorre sobre o processo de realização da revista e o referencial teórico-reflexivo que baliza o trabalho de campo dos alunos, destacando os desafios que a revista se impõe ao colocar como objetivos tanto o atendimento ao direito social à informação como o aprendizado discente. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 倀氀甀爀愀氀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 搀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 倀爀漀樀攀琀漀 倀攀搀愀最最椀挀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀倀⸀ Em 2016, a revista chegou ao seu quinto ano e à sua décima edição. Com o tema crise de refugiados, a edição foi realizada por alunos da disciplina de quarto semestre Grande Reportagem com o apoio de alunos do terceiro semestre do curso, regularmente matriculados na disciplina Produção Jornalística em Mídia Imprensa. 䄀氀洀 搀攀 攀猀琀甀搀愀爀攀洀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀 挀爀椀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀 甀洀愀 漀昀椀挀椀渀愀 猀攀洀愀渀愀氀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀Ⰰ 渀愀猀 琀愀爀搀攀猀 搀攀 猀攀最甀渀搀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀⸀ Produzir a Plural proporciona aos alunos a experiência de reportagens mais profundas e elaboradas, excedendo o horizonte do texto da notícia e do jornalismo informativo como um todo, calcado no aqui e no agora (cf. MEDINA, 2008). Considerando que a revista é temática e semestral, discentes e docente têm mais tempo para refletir e apurar as histórias propostas, compreender contextos e buscar fontes para trazer diferentes pontos de vista a debate. O texto é trabalhado no gênero interpretativo e é aberto a experimentação de formatos narrativos. 伀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 漀瀀琀愀洀 瀀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 倀氀甀爀愀氀 琀愀洀戀洀 渀愀 漀昀椀挀椀渀愀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 挀爀椀愀漀㨀 搀攀挀椀猀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀甀最攀猀琀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀搀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀搀椀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀 ⠀搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀猀瀀⸀攀猀瀀洀⸀戀爀⼀瀀氀甀爀愀氀⤀Ⰰ 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀 猀攀 挀攀渀琀爀愀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 搀愀 琀椀挀愀 攀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 倀氀甀爀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀漀 愀氀甀渀漀ጀ†攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 琀攀爀椀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀愀氀愀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀 攀搀椀漀 搀攀 渀切洀攀爀漀 Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 挀爀椀猀攀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀琀攀渀漀 琀爀愀稀攀爀 琀漀渀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀渀渀椀洀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 伀一唀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 最爀愀瘀攀猀 搀漀 渀漀瘀漀 猀挀甀氀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀挀爀攀琀愀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 搀攀 渀猀⸀ Se há esse objetivo “externo” à equipe de redação, ou seja, o de promover o acesso a informação e assim conscientizar o público sobre questões de interesse público, por outro lado, como revista laboratorial, a Plural tem o objetivo “interno” de promover um espaço de aprendizagem aberto a inúmeras discussões. Assim, busca ajudar e incentivar concretamente o aluno a estabelecer conexões entre os saberes apreendidos dentro do curso de Jornalismo – em especial nas disciplinas de Grande Reportagem (4o semestre) e Produção Jornalística em Mídia Imprensa (3o semestre) – e a conseguir articulá-los em uma produção jornalística sólida, ética e consciente. Além disso, sua construção leva em conta uma preocupação reflexiva que envolve todas as etapas da produção. A revista estimula a crítica sobre as várias fases do processo jornalístico, com o propósito de elevar a percepção e autoconsciência do aluno em relação ao trabalho e também de deixar transparecer ao leitor as dificuldades encontradas durante a produção – essa discussão, aliás, tem espaço físico garantido na revista, por meio da seção “Bastidores”. 䌀漀洀漀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 最爀愀琀甀椀琀愀Ⰰ 倀氀甀爀愀氀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 椀最甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀甀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 琀攀渀琀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 渀漀猀 猀攀甀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 漀 猀攀渀猀漀 搀攀 洀椀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀愀 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀漀 戀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 준 瀀漀爀 椀猀猀漀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 渀切洀攀爀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 猀攀 瀀愀甀琀愀 瀀漀爀 琀攀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Percorrer todas as etapas de produção de uma publicação impressa possibilita ao aluno o conhecimento imediato do veículo em que está atuando e, mais amplamente, do campo em que se insere, tanto no que diz respeito a rotinas como no que diz respeito a políticas editoriais.䄀 琀攀漀爀椀愀 ⠀搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀洀 最爀甀瀀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䴀漀爀椀渀Ⰰ 䴀攀搀椀渀愀Ⰰ 䴀攀氀漀Ⰰ 䈀攀氀琀爀漀Ⰰ 䄀洀愀爀愀氀Ⰰ 䘀漀爀琀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀⤀ 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 焀甀攀 漀 搀椀猀挀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 猀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀氀攀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀漀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䰀漀瀀攀猀 ⠀㤀㠀㤀⤀ 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 瀀愀猀猀漀猀 猀漀 椀渀攀瘀椀琀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 昀甀琀甀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 爀攀昀漀爀漀 搀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 攀 挀漀洀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 琀椀挀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ Segundo Marques de Melo (2011) o jornal-laboratório é um instrumento de auxílio do curso de jornalismo que envolve o aluno nas problemáticas encontradas na profissão. O autor considera que o objetivo é permitir um treinamento prévio utilizando a infraestrutura da própria escola, a fim de possibilitar a execução de uma atividade jornalística utilizando o acervo de conhecimento adquirido nas disciplinas de índole profissional.䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 氀攀洀戀爀愀洀 䄀渀琀漀渀椀漀氀椀 攀 䔀猀猀攀渀昀攀氀搀攀爀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 攀 愀 挀漀渀搀甀琀愀 琀椀挀愀 渀漀 猀攀爀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 搀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 猀攀 渀漀 瘀椀攀爀攀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 挀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ Uma reflexão que permita ao aluno analisar sua conduta jornalística em todas as etapas, bem como o resultado, traduzido na própria reportagem, e discuti-la detalhadamente com o professor responsável. Esse é um desafio que não cabe apenas ao aluno, mas também ao docente. Nesse sentido, a prática do professor deve levar em consideração uma ação pedagógica participativa, dialógica e reflexiva em que ele, juntamente com aluno, caminhem sintonizados em busca de um mesmo objetivo, pois ambos estão inseridos na relação de conhecimento entre sujeitos. (2013, p. 208) Sabe-se que o tópico da crise dos refugiados vem sendo discutido cada vez mais, desde que acontecimentos recentes na Síria, em 2015 e no início de 2016, trouxeram à tona algo que já era realidade há tempos, ainda que não muito noticiado pela grande mídia: a situação em que vivem os refugiados no mundo todo. O tema tem sido tratado com mais intensidade pela imprensa, o que contextualiza a escolha dos alunos criadores da revista Plural em sua décima edição. 匀攀最甀渀搀漀 攀猀挀爀攀瘀攀 䄀渀攀氀椀猀攀 䌀愀爀搀漀猀漀 渀漀 愀爀琀椀最漀 唀洀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 䌀愀搀攀爀渀漀 搀攀 䐀攀戀愀琀攀猀 搀漀 䄀挀渀甀爀 攀洀 ㈀ ㈀㨀 倀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀渀猀琀爀甀琀漀爀愀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀漀搀攀 愀琀甀愀爀 渀攀猀琀愀 愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀攀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀 漀甀 椀渀挀椀琀愀渀搀漀 愀 瘀椀漀氀攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 攀 漀 漀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀漀⸀ 吀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 洀甀搀愀渀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 ጀ†漀 焀甀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 樀甀猀琀愀 攀 愀洀椀最愀☀⌀㜀㘀㤀㬀瘀攀氀 ጀ†漀甀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 氀甀琀愀 搀漀 戀攀洀 挀漀渀琀爀愀 漀 洀愀氀⸀ ⠀䌀䄀刀䐀伀匀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀ 䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 倀氀甀爀愀氀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀 愀琀甀愀爀 渀愀 爀攀愀 搀愀 挀爀椀猀攀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀 攀 攀渀昀愀琀椀稀愀渀搀漀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀猀猀愀 挀爀椀猀攀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 樀甀猀琀愀 攀 攀洀瀀琀椀挀愀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Os alunos participantes da oficina específica da edição 10 da revista Plural estavam todos regularmente matriculados nas disciplinas Grande Reportagem (4o semestre) e Produção Jornalística em Mídia Imprensa (3o semestre). Ao todo, 12 participaram também da oficina voluntária oferecida às segundas-feiras às 14h no Centro Experimental de Jornalismo do curso, interessados em praticar empiricamente também aspectos de diagramação, edição pesquisa e redação não cobertos nas disciplinas, em geral por falta de tempo hábil para o acompanhamento personalizado, em sala, que a confecção da revista exige. 䄀 瀀愀爀琀攀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀愀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 愀甀氀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀椀猀挀甀琀椀愀洀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀愀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ O Projeto de Aprendizagem da Plural foi referenciado no pensamento de Boutinet (2002), autor de Antropologia do Projeto, e dividido nas fases de apresentação, planejamento, desenvolvimento e, por fim, etapa de avaliação. Ao todo, compreendeu um semestre de trabalho, sendo a maior parte dele direcionado à etapa de desenvolvimento – ou seja, apuração, redação e edição preliminar e edição final das matérias, incluindo a diagramação.䄀 氀最椀挀愀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀攀瘀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 瀀攀爀挀漀爀爀愀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀㨀 愀⤀ 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 琀愀渀琀漀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀攀 瀀愀甀琀愀 挀漀洀漀 搀切瘀椀搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 搀椀稀攀爀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀攀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㬀 戀⤀ 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 樀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 最爀甀瀀漀㬀 挀⤀ 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 攀猀琀愀爀攀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 最爀甀瀀漀㬀 搀⤀ 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀洀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀 愀琀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀甀 昀漀渀琀攀猀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀漀 猀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀㬀 攀⤀ 愀 愀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀 愀 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀㬀 昀⤀ 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀㬀 最⤀ 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀㬀 栀⤀ 愀 愀甀琀漀ⴀ愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀⸀ Operacionalmente, trabalhamos com autores como Kovach e Rosenstiel (2004), que sugerem, entre os “princípios intelectuais” da reportagem: “Nunca acrescente nada que não exista; Nunca engane o público; Seja o mais transparente possível sobre seus métodos e motivos; Confie só no seu próprio trabalho de reportagem; Seja humilde” (KOVACH; ROSENSTIEL, 2004, p. 123).倀愀爀愀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 椀洀瀀猀ⴀ猀攀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀愀氀瘀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀猀琀愀爀攀洀 昀漀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 漀甀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 愀瀀氀椀挀愀爀 椀搀攀椀愀猀 挀漀洀漀 愀猀 搀攀 䌀爀攀洀椀氀搀愀 䴀攀搀椀渀愀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 栀甀洀愀渀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀最爀愀氀Ⰰ 攀渀爀椀焀甀攀挀攀渀搀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 爀椀焀甀攀稀愀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 猀甀樀攀椀琀漀猀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀最攀爀攀 䔀搀最愀爀 䴀漀爀椀渀 ⠀愀瀀甀搀 䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀Ⰰ 昀漀椀 愀搀漀琀愀搀愀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 甀洀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 ᰀ猠椀洀瀀琀椀挀愀 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀稀愀搀漀爀愀ᴀ⸠ Para a gravação das entrevistas e produção de fotos, os equipamentos necessários são disponibilizados pela ESPM, como gravadores, câmeras, microfones, tripés, hardware e software para edição de conteúdos audiovisuais. 伀 琀攀洀愀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 攀洀 最爀甀瀀漀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 攀洀 焀甀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀 漀甀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 ጀ†搀攀 䰀愀瘀愀 䨀愀琀漀 愀 眀攀戀挀攀氀攀戀爀椀搀愀搀攀猀⸀ 伀 琀攀洀愀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀愀 愀氀甀渀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 漀 搀愀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀 挀愀搀愀 ㌀ 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀渀琀攀 搀攀 爀攀昀切最椀漀Ⰰ 搀攀猀氀漀挀愀搀愀 椀渀琀攀爀渀愀 漀甀 爀攀昀甀最椀愀搀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 䄀䌀一唀刀 ⠀䄀最渀挀椀愀 搀愀 伀一唀 瀀愀爀愀 刀攀昀甀最椀愀搀漀猀⤀Ⰰ 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀氀攀最愀渀搀漀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 椀渀昀椀渀椀琀愀洀攀渀琀攀 洀攀渀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀漀 焀甀攀 愀 挀爀椀猀攀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 氀漀最漀 猀攀 攀渀琀甀猀椀愀猀洀漀甀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 攀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀 搀攀 瘀漀琀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀Ⰰ 猀愀椀甀 瘀攀渀挀攀搀漀爀愀⸀ Todas as entrevistas com as vítimas da crise dos refugiados da edição 10 foram feitas ao vivo, no ambiente escolhido pela própria fonte. Muitas vezes, os alunos se deslocaram do ambiente da faculdade até bairros distantes da cidade de São Paulo, sendo acolhidos pelas fontes em suas próprias casas. Em algumas ocasiões, essas residências eram compartilhadas com outros indivíduos, também refugiados. As conversas foram gravadas utilizando equipamento próprio do aluno, no caso de celulares que possuem gravador interno, ou dispositivos emprestados pela faculdade, como gravadores e câmeras digitais. 一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀猀琀愀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 漀甀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 瘀椀愀 琀攀氀攀昀漀渀攀 漀甀 攀ⴀ洀愀椀氀Ⰰ 攀 搀攀瀀漀椀猀 琀爀愀渀猀挀爀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 伀 栀漀爀爀椀漀 搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀洀 最爀甀瀀漀 攀 漀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䔀匀倀䴀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 昀椀洀⸀ Para a entrevista pingue-pongue, com Isabel Marques, representante do Acnur no Brasil, uma conversa por telefone de mais de 30 minutos rendeu seis páginas de conteúdo exclusivo para a Plural. A ligação foi possível através do suporte do estúdio de rádio da ESPM, que grava o telefonema com excelente qualidade de áudio, oferecendo mais conforto e segurança ao entrevistador – e a possibilidade de uploads na web de trechos ou da íntegra da conversa.䔀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 戀甀猀挀愀 瀀爀椀漀爀椀稀愀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 ጀ†挀愀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 搀愀 攀搀椀漀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 渀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀ⴀ氀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 瀀椀渀最甀攀ⴀ瀀漀渀最甀攀 挀漀洀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀漀 䄀䌀一唀刀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀 䴀愀爀焀甀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀漀爀琀愀渀琀漀 愀 挀漀渀挀攀搀攀甀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀⸀ 一攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 瀀攀搀攀ⴀ猀攀 瀀爀瀀爀椀愀 昀漀渀琀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 愀氀琀愀 爀攀猀漀氀甀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 挀攀搀椀搀愀猀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 搀漀猀 搀攀瘀椀搀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 搀攀 昀漀琀漀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O nome Plural deriva da filosofia empregada na publicação. Trata-se de uma revista que pretende abordar todos os tipos de temas, sem restrições. Ao mesmo tempo, o nome trata de um espaço à prática jornalística que incentiva a pluralidade de abordagens. Deste modo, é observado que existe a preocupação em observar diversos ângulos sobre o tema escolhido para cada edição, além da apresentação dos pontos de vista desse mesmo universo, observados por meio de reportagens, depoimentos, fotografias e ilustrações. 䌀漀洀 洀搀椀愀 搀攀 㔀 瀀最椀渀愀猀 瀀漀爀 攀搀椀漀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 䔀匀倀䴀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ 䘀漀爀愀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 愀 倀氀甀爀愀氀 挀栀攀最愀 愀琀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀愀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瘀攀爀猀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀愀 攀 愀戀爀椀最愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 椀猀猀甀甀⸀挀漀洀Ⰰ 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀Ⰰ 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀 琀攀洀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 䠀吀䴀䰀 渀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ A revista tem seções flexíveis, mas é composta, basicamente, por: editorial, índice, matérias de duas a dez páginas de extensão – como a matéria da capa que, nesta edição, tratou da situação de refugiados que vivem no Brasil hoje –, infográficos, ilustrações, entrevista do tipo pingue-pongue, bastidores e depoimentos. Todos os discentes assumiram ou auxiliaram colegas em todas as funções da revista: pauteiros, repórteres, fotógrafos, diagramadores e redatores. 䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 倀氀甀爀愀氀 渀切洀攀爀漀 昀漀椀 愀 洀愀椀漀爀 攀搀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 攀 瀀漀猀猀甀椀 愀漀 琀漀搀漀 㔀㐀 瀀最椀渀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 ㈀ 愀氀甀渀漀猀⸀ 匀甀愀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 ㈀⸀ 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 昀攀挀栀愀搀漀 搀攀 ㈀㈀ 挀洀 砀 ㌀㌀ 挀洀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀 昀漀猀挀漀 䰀䐀 㜀 最⼀洀눀 ⠀挀愀瀀愀⤀ 攀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀 昀漀猀挀漀 䰀䐀 㔀 最⼀洀눀 ⠀洀椀漀氀漀⤀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀 愀氀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀甀氀氀 挀漀氀漀爀Ⰰ 挀漀洀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 爀攀昀椀氀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 搀漀戀爀愀 攀 搀漀椀猀 最爀愀洀瀀漀猀⸀ O projeto gráfico segue um padrão limpo e moderno. Scalzo (2004) orienta que o design editorial não apenas valoriza a estética da notícia, mas, ao mesmo tempo, cria sentidos e agrega conteúdo às matérias. Nesta revista, o design enriquece o andamento da leitura e a reflexão dos textos, mais longos que o padrão de outras produções laboratoriais. Na contracapa, uma foto feita em estúdio com todos os alunos colaboradores da edição e professor-orientador acompanha uma ilustração e os nomes dos participantes. 一攀猀琀愀 攀搀椀漀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀猀 愀戀漀爀搀愀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀攀洀愀 最攀爀愀氀 ⴀ 愀 挀爀椀猀攀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀ 一攀猀猀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 樀甀爀搀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 搀攀 攀砀椀氀愀搀漀 攀 搀攀 愀猀椀氀愀搀漀⸀ 䔀洀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 挀爀椀猀攀 挀漀氀漀挀愀搀愀 攀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 洀甀渀搀椀愀椀猀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 攀 愀 爀攀愀漀 愀 椀猀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀砀琀爀攀洀愀 搀椀爀攀椀琀愀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 砀攀渀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 攀洀 瘀爀椀漀猀 瀀愀猀攀猀 搀攀 搀攀猀琀椀渀漀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 ጀ†瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀漀 伀爀椀攀渀琀攀 䴀搀椀漀 攀 搀愀 섀昀爀椀挀愀⸀ 䔀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 搀攀 挀甀渀栀漀 洀愀椀猀 最攀爀愀氀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀椀渀搀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀⸀ Outra reportagem lembra que as Olimpíadas Rio 2016 contaram pela primeira vez na história dos Jogos com uma equipe composta só por refugiados – meio que o Acnur e o Comitê Olímpico encontraram para sensibilizar o mundo inteiro para esse grave problema. A matéria de capa trata, com um exercício de jornalismo humanizado e próximo de suas fontes, das condições de vida dos refugiados que moram no Brasil hoje. Dela se desdobram três perfis: de um sírio, de uma congolesa e de um colombiano que buscaram refúgio no Brasil. Dalai Lama, o refugiado mais famoso do mundo, tem um espaço dedicado à sua história na seção Perfil. A entrevista pingue-pongue da edição é com a representante do Acnur no Brasil. 唀洀 搀挀椀洀漀ⴀ猀攀最甀渀搀漀 琀攀砀琀漀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 倀氀甀爀愀氀 ጀ†漀 搀愀 猀攀漀 䈀愀猀琀椀搀漀爀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀搀愀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀猀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 䄀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 戀攀洀ⴀ猀甀挀攀搀椀搀愀猀 攀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀 挀栀漀焀甀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䔀猀琀攀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀 挀愀搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 氀攀洀戀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 琀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀 焀甀愀渀琀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀⸀ Além de todo o conteúdo informativo da revista, a Plural de número 10 é, também, uma edição comemorativa dos 5 anos de história da publicação. Por conta disso, há um espaço especial destinado à história da Plural. As experiências dos ex-alunos, os temas de todas as edições e fotos dos bastidores de outras publicações estão presentes em nove páginas dedicadas à comemoração do aniversário da Plural. 倀愀爀愀 攀昀攀椀琀漀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀猀 琀攀洀愀猀 搀攀 倀氀甀爀愀氀 愀琀 愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀搀椀漀 昀漀爀愀洀㨀 ጀ†䄀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 瀀爀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀㬀 ㈀ ጀ† 㤀 愀渀漀猀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀㬀 ㌀ ጀ†䄀 渀漀椀琀攀 瀀愀甀氀椀猀琀愀渀愀 猀漀戀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 瀀漀氀椀挀椀愀椀猀 愀 瀀爀漀洀漀琀攀爀猀㬀 㐀 ጀ†䌀爀椀猀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀㬀 㔀 ጀ†䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 㘀 ጀ†伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀㬀 㜀 ጀ†吀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 爀攀氀椀最椀漀猀愀㬀 㠀 ጀ†刀攀琀爀愀琀漀猀 攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 搀攀 愀昀攀琀漀 渀漀 猀挀甀氀漀 ㈀㬀 㤀 ⴀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 漀氀栀愀爀㨀 漀 昀愀猀挀渀椀漀 瀀攀氀愀猀 挀攀氀攀戀爀椀搀愀搀攀猀㬀 ⴀ 䌀爀椀猀攀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀ Um dos destaques maiores da edição 10 da Plural é a entrevista exclusiva com Isabel Marques. Espanhola e recém-empossada representante do Acnur no Brasil, ela destaca suas motivações no trabalho com os refugiados, avalia o cenário mundial com relação a estas pessoas e conta qual é o posicionamento do Acnur frente à crise que afeta populações em todo o mundo. Em certo momento, ela relata uma das barreiras que encontra ao trabalhar com pessoas em situação de refúgio: “é frustrante quando a magnitude do problema é tal que não podemos atender às necessidades de todos: temos que escolher quem é o mais vulnerável entre os vulneráveis e por que ele vai ser assistido em vez de outro”. ऀ伀 瀀攀爀昀椀氀 攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 琀爀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 瘀椀渀搀漀猀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 琀愀洀戀洀 最愀渀栀愀 攀猀瀀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 猀漀 爀攀氀愀琀漀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 瘀椀漀氀愀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 愀戀甀猀漀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 最甀攀爀爀愀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 猀甀瀀攀爀愀漀⸀ 䄀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 猀漀 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 挀漀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀猀攀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀 洀甀渀搀椀愀氀⸀ Cabe lembrar que a revista é distribuída gratuitamente na região da Vila Mariana, em São Paulo, e segue por malote a jornalistas e instituições de ensino de nível médio e superior de todo o Brasil, além de circular pelas mãos dos alunos e familiares de alunos da ESPM-SP. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A revista-laboratório Plural busca cumprir uma dupla função: por um lado, é um projeto pedagógico, de aprendizagem, em que se busca apreender e refletir sobre saberes do campo jornalístico. Por outro lado, procura prover um serviço aos leitores, com matérias longas e reflexivas e experimentos narrativos, na estrutura dos textos, que buscam uma leitura informativa, interpretativa e agradável.䈀甀猀挀愀洀ⴀ猀攀 瀀愀甀琀愀猀 猀椀渀琀漀渀椀稀愀搀愀猀 愀漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀 攀瘀椀琀愀渀搀漀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 昀挀椀氀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䌀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 爀椀猀挀漀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 最甀攀爀爀愀猀 攀 猀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 搀攀猀挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀愀椀漀爀 琀爀愀稀攀爀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 栀甀洀愀渀漀⸀ Incentiva-se que os alunos enquadrem suas pautas no panorama maior da sociedade, evitando o congelamento do fato jornalístico no aqui e no agora. Assim, espera-se que compreendam, após o semestre de engajamento na revista Plural, que o jornalismo não é uma carreira de respostas fáceis, mas ao mesmo tempo que não se furtem de tentar entender melhor e mais profundamente os fenômenos sociais – estando abertos ao contraditório. 䌀甀洀瀀爀愀洀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 洀攀搀椀愀搀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ANTONIOLI; Maria Elisabete; ESSENFELDER, Renato. Producao e reflexão no jornalismo de revista: uma experiência “Plural”. In: SOSTER, Demétrio de Azevedo; TONUS, Mirna (orgs.). Jornalismo-laboratório: Impressos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2013. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䰀吀刀쌀伀Ⰰ 䰀甀椀稀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ 㤀㜀㘀⸀
BOUTINET, Jean-Paul. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀䐀伀匀伀Ⰰ 䄀渀攀氀椀猀攀 娀愀渀漀渀椀⸀ 唀洀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀搀攀爀渀漀 搀攀 䐀攀戀愀琀攀猀 搀漀 䄀挀渀甀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀挀渀甀爀⸀漀爀最⼀琀㌀⼀昀椀氀攀愀搀洀椀渀⼀䐀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⼀瀀漀爀琀甀最甀攀猀⼀倀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀㈀ 㤀⼀挀愀搀攀爀渀漀猀⼀䌀愀搀攀爀渀漀开搀攀开䐀攀戀愀琀攀猀开㜀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 昀攀瘀⸀ ㈀ 㜀⸀ KOVACH, Bill & ROSENSTIEL, Tom. Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 伀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㤀⸀ MARQUES DE MELO, José. Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo, São Paulo: Ed. FTD, 1987.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䐀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 䤀渀㨀 䴀䄀刀儀唀䔀匀 䐀䔀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀⸀ 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 唀猀瀀椀愀渀漀㨀 爀愀稀攀猀 椀戀攀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀猀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 ⠀㤀㘀㘀ⴀ㤀㜀㈀⤀⸀ 瘀 ⸀ 䤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀䌀䄀⼀唀匀倀㬀 匀伀䌀䤀䌀伀䴀Ⰰ ㈀ ⸀ MEDINA, Cremilda Araújo. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo, SP: Ática, 2008.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀搀最愀爀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ ⸀ SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |