ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00137</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fios de Esperança: Um projeto de Amor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Micaela Ferreira Santana (Centro Universitario de Rio Preto); Willian Sales da Silva (Centro Universitario de Rio Preto); Luciana Leme Souza e Silva (Centro Universitario de Rio Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cabelo, Campanha, Crianças, Doação, Solidariedade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo tem como intuito expor e explicar todo o processo de desenvolvimento da campanha voltada ao projeto Fios de Esperança, que atende crianças que estão passando por tratamento de câncer. Além deste trabalho, a ONG ainda conta com algumas ações paralelas voltadas a assistência familiar e social. Durante este projeto é descrito passo a passo cada etapa da campanha, desde as pesquisas e entrevistas até a criação das peças de áudio, vídeo e imagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A publicidade tem o poder de chegar a lugares e atingir públicos que antes eram praticamente impossíveis de se imaginar. A comunicação tem a capacidade de levar informação e persuadir o receptor da mensagem a ter uma ideia positiva, ou não, sobre determinado produto. Hoje em dia podemos encontra-la em todo tipo de projeto, podendo ser citado como um exemplo pertinente a este trabalho, as ONGS. Este tipo de instituição geralmente desenvolve trabalhos voltados a população, proteção de fauna e flora e apoio a entidades assistenciais. É o caso do Projeto Fios de esperança, que atende famílias e crianças que estão em processo de recuperação e tratamento de câncer. "O câncer afeta todos os membros da família em todos os aspectos de suas vidas (Castillo & Chesla, 2003). Muitos precisam abandonar empregos e sair de casa deixando a rotina e familiares para acompanhar as fases de tratamento intenso da criança, quando ocorre uma mistura de sentimentos que envolve tristeza, raiva, culpa e esperança. O suporte familiar e as competências de cada membro da família são importantes e influenciam o modo da criança lidar com o câncer. A família pode servir como moderadora na atenuação dos efeitos negativos da doença, promovendo para a criança um ambiente facilitador para o seu envolvimento em atividades sociais (Castro & Piccinini, 2002)." (MALTA, 2007, P.18.) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A principal meta do grupo com este trabalho foi contribuir de maneira real para o aumento de doações, contribuições e investidores para o projeto. Infelizmente o trabalho da instituição não tem uma grande visibilidade, mesmo na região onde suas atividades são mais intensas, e isso dificulta uma participação maior por parte dos colaboradores. Pensamos em utilizar o grande poder de alcance que a publicidade tem para conscientizar as pessoas sobre a existência do Fios de Esperança e persuadi-los a contribuir, seja com investimento (por parte das pessoas jurídicas), doação de cabelos ou colaborando com alguns dos projetos paralelos da instituição (pessoas físicas), que também atende famílias e crianças necessitadas. "A campanha institucional promove a marca, o pessoal ou a reputação de uma organização, objetivando a melhoria das relações públicas, ou seja, a melhoria do relacionamento com todos os públicos com os quais a empresa está envolvida, além de conceituar a marca, fixar a imagem da empresa e identificar o segmento de atuação da organização." (LUPETTI, 2009, P. 74). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os cabelos sempre foram o símbolo máximo da sensualidade feminina, e por isso muitas delas têm dificuldade em abrir mão dos fios. Por outro lado, algumas mais  desapegadas não se importam com o destino que será dado a essas mechas. Pretendemos mostrar com a campanha que, seja você apegada ou não, ambas podem fazer uma enorme diferença na vida de outras pessoas. Grande parte dos pacientes que passam pelo tratamento de câncer sofrem com a queda de cabelo, que afeta de maneira negativa sua autoestima e também interfere no processo de recuperação. Com a campanha nós queremos mostrar a importância da doação dos fios, ainda mais para o público específico do projeto, as crianças. Em uma fase de descobrimento e inserção social a aparência conta muito. Os jovens querem se sentir bonitos, inclusos, e o cabelo é parte fundamental nesta etapa da vida, por isso a campanha ressalta a importância e o poder que o seu gesto tem de transformar uma vida, seja qualquer tipo de pessoa, qualquer tipo de cabelo, um pequeno gesto de solidariedade faz toda a diferença na vida de quem precisa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a confecção desta campanha contamos com um longo processo de pesquisa e estudo, tanto sobre a instituição quanto sobre seus colaboradores, público e familiares. Foram feitas entrevistas com Ainda Modesto, responsável pelo Fios de Esperança, que explicou para o grupo os preceitos básicos do projeto, suas metas, desafios e de onde surgiu a ideia de desenvolver um trabalho tão especial e importante como este. "O projeto Fios de Esperança é um projeto de muito amor. As vezes as pessoas podem dizer assim  o nome Fios de Esperança, porque Fios De Esperança?  Porque na verdade esse projeto nasceu no coração de Deus, eu creio muito nisso, foi algo que Deus colocou no meu coração. Eu já tinha o desejo de trabalhar com crianças, nós temos vários propósitos, vários trabalhos, mas quando ficamos sabendo que Barretos atendia crianças em tratamento do câncer eu falei  Eu vou vencer isso, eu vou ir até lá " (MODESTO, 2017) No processo de estudo de caso e pesquisa também foram realizadas entrevistas com as crianças que usufruem dos benefícios do Fios de Esperança. "É muito gratificante ver uma criança, uma mulher, recebendo uma peruca, não só em tratamento do câncer, porque nesses tempos temos dado assistência a outros tipos de enfermidades, como por exemplo, acidentes em que o cabelo não cresceu mais. Eu atendi uma mulher casada há 22 anos, ela teve uma doença que não cresceu mais o cabelo dela, ela só usava lenços pois não tinha condições de comprar uma peruca, aí ela recebeu aquela peruca e se sentiu a mulher maravilha, ficou encantada, falou  agora vou surpreender meu marido e meus filhos , feliz. É isso, dessa vida a gente não leva nada a única coisa que a gente leva é aquele alimento diário, você vê que você fez o bem para alguém, que você ajudou alguém... então é isso. Promover o amor, alegria no mundo que a gente vive, tudo passa. Temos que semear sementes na vida das pessoas." (MODESTO, 2017) Foi a partir deste depoimento que surgiu o tema da campanha. Nossa maior preocupação era como associar o projeto e a imagem das crianças de maneira inclusiva, delicada, e as palavras de Aida nos deram a orientação certa. A partir daí surgiu a Liga da Esperança, que tem como objetivo, não só contribuir com as campanhas de doação, mas também trabalhar positivamente aspectos sociais e emocionais com aquelas crianças. Portanto pode-se definir os principais conceitos da campanha como: solidariedade, inclusão, auto estima e conscientização. Com o tema principal definido e os textos de apoio finalizados passamos para o processo de criação das peças gráficas. Em nossas pesquisas constatamos que a maioria das campanhas voltadas para essa temática aborda o assunto câncer de uma maneira emotiva, quase apelativa, e muitas vezes, este tipo de aproximação não causa o efeito desejado no público. Com isso decidimos seguir em uma direção diferente, voltada a superação, aceitação e inclusão através do desenho e do conceito por trás dos super-heróis. "O desenho passou a tornar-se elemento fundamental da criação artística a partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel. O termo desenho é muitas vezes usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim, é tido como expressão secundária frente a outras formas de arte. Nesse sentido o desenho pode significar a composição ou os elementos estruturais de uma obra." (ZOPELARI, 2007, P. 17). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sabemos da importância que o cabelo tem para as pessoas, ainda mais para as mulheres. Os fios são sinônimos de autoestima e bem-estar, e isto foi levado em conta durante o processo de desenvolvimento do projeto. Toda a campanha é de tom alegre e inspirador. No logo da instituição, que foi totalmente remodelado, foram utilizadas cores como azul, rosa e amarelo, que despertam a sensação de poder, energia, alegria e motivação, sinônimos dos ideais e princípios da instituição. A tipografia do símbolo segue os mesmos parâmetros. As fontes utilizadas foram Shore Lines Scrip Bold e Give Ir Your Heart. "A criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz ao que quer dizer e em seguida saber como apresentar o tema  como dizer  e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado. Enfim, é encontrar a proposição de compra (aquisição) (SANT ANNA, 2005, P. 165). Ainda dentro da campanha temos como ferramentas de divulgação o site do projeto, anúncio de jornal, email marketing, land page, documentário, jingle, spot e peças gráficas, cada um deles com a função de atingir o público alvo determinado dentro de sua área de atuação e cobertura.  O primeiro email marketing para um determinado mercado tem a função de iniciar o relacionamento. É um  primeiro encontro , que geralmente costuma ser bem diferente dos demais.  (VAZ, 2011, P.672). JINGLE VOCÊ JÁ FEZ UMA CRIANÇA SORRIR? VOCÊ JÁ FEZ UMA CRIANÇA SORRIR? COM UM GESTO DE CARINHO E BONDADE? AINDA HÁ TEMPO PRA AJUDAR ELES SÃO A PROVA VIVA DE QUE VALE A PENA CONTINUAR DOE AMOR, FIOS DE ESPERANÇA FAÇA SORRIR AS NOSSAS CRIANÇAS JUNTE-SE A LIGA DA ESPERANÇA SPOT FIOS DE ESPERANÇA ?O QUE É SER UM SUPER HERÓI? ?PODER VOAR OU SALVAR O MUNDO DE MONSTROS ESPACIAIS? EXISTEM MUITAS REPOSTAS// MAS PARA AS CRIANÇAS DO PROJETO FIOS DE ESPERANÇA SÓ EXISTE UMA// VOCÊ É A ÚNICA PESSOA CAPAZ DE TRANSFORMAR A VIDA DELAS// DOE SEUS CABELOS! ACESSE WWW.FIOSDEESPERANÇA.COM JUNTE-SE A LIGA DA ESPERANÇA! </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Podemos perceber a importância da comunicação em nosso meio social, ainda mais em trabalhos onde o investimento é bem maior que o retorno, onde ações de divulgação e estratégias de marketing são tão escassas, como é o caso do Projeto Fios de Esperança, que nunca contou com o trabalho de uma agência de publicidade e propaganda. Nos sentimos extremamente honrados e felizes com a oportunidade e a confiança da ONG, e por isso decidimos abordar o projeto da instituição da mesma maneira, com alegria e autenticidade, mas ainda sim transmitindo uma mensagem de conscientização. Também trabalhamos com o máximo de respeito e sutileza a relação entre os cabelos e a feminilidade, ressaltando a compaixão acima da vaidade. Acreditamos que nossa campanha, da maneira como foi construída, conseguirá atingir seus objetivos principais, mais doações para o projeto e a visibilidade da população para uma causa tão importante e bonita como o Fios de Esperança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MODESTO, Aida. Entrevista concedida a Thais Calentano. São José do Rio Preto, 2017. <br><br>LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade: a verdadeira alma do negócio. 2. Ed. São Paulo, Cengage Learning, 2009.<br><br>MALTA, Julia Dias Santana, Câncer Infantil: o viver, o sentir e o tratar / Julia Dias Santana Malta.  Belo Horizonte, 2007<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>VAZ, Conrado A. Os 8Ps do Marketing Digital: o guia estratégico do Marketing Digital. 3ª edição. São Paulo: Novatec, 2011.<br><br>ZOPELARI, L. Desenho: Uma forma e desenvolvimento infantil. São Paulo, 2007. Disponível em: < www.portaldosprofessores.ufscar.br/biblioteca/112/artigo_desenho_ livre_lauri_2_1_ .pdf >. Acesso em: 06 mar 2016 <br><br> </td></tr></table></body></html>