ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00187</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia Publicitária para Campanha Promocional  Associação Atlética Ponte Preta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Júlio César Ovidia Feijon (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Adriana da Costa Rato Lopes de Almeida (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Renata Boutin Becate (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia Publicitária, Publicidade, Comunicação, Imagem, Ponte Preta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresentado tem como objetivo apresentar produções fotográficas realizadas pela Agência Veneta, destacando os conceitos, técnicas e conhecimentos gerais da fotografia publicitária na campanha criada para o cliente real, a A.A.P.P  Associação Atlética Ponte Preta, time de futebol do município de Campinas, de São Paulo. As fotografias foram elaboradas para a divulgação de materiais impressos na campanha, com o objetivo de atrair maior quantidade de famílias e amigos, além de diminuir o índice de violência no estádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Associação Atlética Ponte Preta é um time de futebol tradicional do interior paulista, que além de atuar no entretenimento esportivo, atua também em parcerias de projetos sociais, como aulas esportivas para crianças e adolescentes, incentivando-os a ter uma vida esportiva ativa. "A fotografia publicitária, além de comunicar com ênfase, é requisitada por seu poder de causar uma interação rápida com o receptor quando exposto à imagem e sua mensagem." (LOPES, 2005, p.117). As fotografias da campanha foram produzidas com o objetivo de atrair maior quantidade de famílias e amigos, incentivando seus torcedores a prestigiarem seu time como se estivessem em casa passando de geração a geração o amor e carinho pelo futebol e pelo time. Os ensaios fotográficos foram inspirados na própria tradição do time, assim como o objetivo da campanha. As fotografias da campanha seguem com o slogan: "A paixão pela Ponte atravessa gerações". Utilizou-se nas fotografias o ciclo familiar por meio de atores (avô, avó, mãe, pai, filho e filha), além de retratar não apenas como uma família, mas também como um grupo de amigos que buscam aproveitar da melhor forma ao assistir seu time em jogo com as pessoas que mais amamos, sendo a estratégia utilizada para atingir os anseios e expectativas do cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"A fotografia publicitária é criada para satisfazer os desejos, as necessidades e as aspirações de um determinado target. Por tanto, toda concepção estética deve ser pensada, articulada, formatada, criada e produzida de acordo com os valores simbólicos contidos em determinada cultura, grupo social, faixa etária, tribo cultural etc." (Hiper Publicidade, 2007, p. 230). A partir dos objetivos traçados, da linha criativa da campanha definida, podem-se destacar os principais fatores que tornaram a produção das fotografias possíveis, tais como: " Expressões corporais e faciais de sentimento de alegria, emoção e união com o objetivo de contagiar o público-alvo; " O tema central para essa campanha é mostrar por meio das imagens famílias e amigos alegres, eufóricas e unidas vibrando pelo seu time e mostrando sentimento pelo mesmo passando do mais velho para o mais novo; " A campanha produzida tem como público-alvo pessoas que além de assistir partidas de futebol na própria casa, tem disposição para ir até o estádio e vibrar com a multidão de torcedores. Segundo Marisa Curi, atual Diretora de Marketing da Associação Atlética Ponte Preta é um público de classe social B e C, sendo a faixa etária 25 a 50 anos de ambos os sexos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Famílias e grupos de amigos que buscam bem-estar, diversão, alegria e entretenimento foram os principais fatores que auxiliaram na produção das fotos, de acordo com a solicitação do cliente que nada mais é atrair maior quantidade de famílias e amigos nos estádios, descartando o sentido de violência das torcidas organizadas existentes do clube, sendo esse um fator sociocultural importantíssimo para a convivência entre famílias e torcedores liberais dentro do estádio. A campanha denominada "A paixão pela Ponte atravessa gerações" enfatiza atrair maior número de grupos de amigos e famílias para participarem da torcida do time de forma harmônica e alegre, retirando todo o clima violento que existe entre os torcedores. As produções gráficas, juntamente com as fotografias, criaram uma identidade visual esportiva por meio de efeitos meio tom em cores que reflete parte da história do time. Antes da existência do time, a ponte (local onde nomeou o time) de Campinas passou por um recapeamento de piche, deixando-a escura e dando origem ao nome Ponte Preta, local este onde os primeiros jogadores do time disputavam partidas. Os círculos com tamanhos variados representam esse processo de criação e tombamento histórico e cultural do time, ou seja, a transição de uma ponte de madeira para uma ponte de asfalto. Nas peças publicitárias foram utilizadas as cores do próprio clube esportivo, em tons de amarelo e preto. A cor preta simbolizando o próprio emblema do time, e a cor amarela em homenagem a camiseta exclusiva da comemoração de aniversário do time, unindo-as nas peças da campanha. O estudo sobre fotografia publicitária visa encantar o público-alvo, com o objetivo de deixar em evidência as características e essência de cada fotografia utilizada em cada peça da campanha. Considera-se também que as mídias utilizadas na campanha desenvolvida pelos integrantes buscam evidenciar mais as fotografias em si, tornando-as como figura simbólica e bastante significativa ao público escolhido. Coloca-se também como destaque na campanha a evidência dos sócios torcedores, fazendo que famílias e sócios torcedores criem o hábito de ir com mais frequência ao estádio, que possam se sentir bem dentro do estádio e que respeitem uns aos outros. A campanha publicitária para a Associação Atlética Ponte Preta busca colocar a emoção no topo, fazendo com o que o público se emocione e o amor pelo clube cresça, e que passe de um para o outro, mantendo sempre a tradição. A busca de tornar o estádio um local mais respeitado pelo público que o frequenta é um dos muitos desafios lançados na campanha, tendo papel importante na sociedade, instruindo as pessoas, torcedores e famílias a valorizarem mais o que foram construídos por elas mesmas, sendo que o estádio do clube foi construído com a ajuda dos próprios torcedores da época. Por meio das fotografias, utilizaram-se sorrisos e expressões faciais que facilitassem o público-alvo a desvendar o objetivo da campanha. Já a campanha que visa valorizar mais o espaço físico do estádio, as peças buscam deixar o público-alvo refletirem sobre suas próprias atitudes para com o clube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação das fotografias foi inspirado no próprio espírito esportivo, de acordo com campanhas e pesquisas já realizadas sobre comunicação esportiva e marketing esportivo, além de contar com embasamento na tradição familiar, passando do mais velho para o mais novo, (avós para pais, e pais para filhos) e assim sucessivamente. O método utilizado na criação das imagens tem embasamento na disciplina de "Fotografia Publicitária" oferecida pela universidade na qual os estudantes cursam, abordando temas como enquadramento, luz, ângulos, entre outros aspectos da fotografia. "Qualquer coisa que esteja presente à mente tem a natureza de um signo. Signo é aquilo que dá corpo ao pensamento, às emoções, reações etc." (SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2008, p. 10) As posições das fotografias foram rascunhadas antes da data de ensaio no estádio por meio de rough's (rascunhos), com o auxílio de integrantes responsáveis por produções gráficas e fotógrafos da própria agência experimental, para que no dia do ensaio fotográfico as produções das imagens fossem adaptadas as diferentes mídias escolhidas para a campanha e não fossem feitas de qualquer maneira. Informações técnicas  fotografia 1 Fabricante / Marca: Canon Modelo da câmera: Canon EOS REBEL T3i Escala de número F: f/3.5 Tempo de exposição: 1/200 s ISO: ISO-100 Distância focal: 50 mm Informações técnicas  fotografia 2 Fabricante / Marca: Canon Modelo da câmera: Canon EOS REBEL T3i Escala de número F: f/1.8 Tempo de exposição: 1/500 s ISO: ISO-100 Distância focal: 50 mm Informações técnicas  fotografia 3 Fabricante / Marca: NIKON CORPORATION Modelo da câmera: NIKON D3100 Escala de número F: f/2 Tempo de exposição: 1/4000 s ISO: ISO-100 Distância focal: 35 mm Informações técnicas  fotografia 4 Fabricante / Marca: NIKON CORPORATION Modelo da câmera: NIKON D3100 Escala de número F: f/5.6 Tempo de exposição: 1/125 s ISO: ISO-100 Distância focal: 35 mm</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção das fotografias foi realizada no dia 15/04/2016, no campo de futebol do próprio estádio da Associação Atlética Ponte Preta no município de Campinas, com a autorização do departamento de marketing do time. O ensaio contou com a participação de pessoas selecionadas para cada vínculo familiar (avó, avô, mãe, pai, filho e filha) para que transpasse maior realidade de uma família nas peças de divulgação da campanha. Utilizou-se luz natural do próprio ambiente, para que tivesse mais liberdade na produção gráfica posteriormente. [...] a fotografia, mais do que o discurso escrito, induz o receptor a uma imediata associação de ideia e sentimentos recorrentes a informação apresentada. (BARTHES, 1984, p. 19). O objetivo das fotografias é traduzir por meio de expressões faciais um estado de harmonia, alegria e uma constante vibração pelo time na arquibancada, representando o sentimentalismo e afeto existente entre torcedor e o esporte futebolístico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho executado mostra a importância e o efeito que a Fotografia Publicitária exerce no meio da comunicação para o seu público-alvo. O sentimentalismo pelo clube esportivo trazido por meio das imagens produzidas tem como objetivo despertar o interesse a vontade do ciclo familiar e grupos de amigos a frequentarem o estádio mais vezes para torcer pelo seu time com conforto, alegria e segurança, transmitindo a ideia de que famílias e amigos podem desfrutar dos momentos bons que possuem com quem conhecem, passando o amor e carinho pelo clube de pai para filho, e assim sucessivamente. Enfatiza-se também por meio das imagens utilizadas que deve-se diminuir o índice da violência no estádio e da depredação física e histórica do clube, tendo papel fundamental na sociedade dentro e fora dos estádios e na convivência entre torcedores durante as partidas de futebol. Conclui-se que as midias alternativas colaboraram muito para a criação e produção das imagens utilizadas na campanha promocional do clube, dando maior visibilidade e deixando-a mais criativa e interativa para seu público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LOPES, Dirce. A premeditação da mensagem na fotografia publicitária, Londrina; Paraná, 2005.<br><br>PEREZ, Clotilde. Hiper publicidade - 1 ed - São Paulo; São Paulo, 2007.<br><br>SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2008.<br><br>BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.<br><br> </td></tr></table></body></html>