INSCRIÇÃO: 00189
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Estranhas Ideias (evento)
 
AUTORES: DAWAN ESTEVES MACIEL (Universidade Vila Velha); Maria Aparecida Torrecillas Abreu (Universidade Vila Velha); Ana Clara Ferreira Silva (Universidade Vila Velha); Lorrayne de Jesus Souza (Universidade Vila Velha); Luan Mayer Pinheiro (Universidade Vila Velha); Wallace Nunes Silva (Universidade Vila Velha)
 
PALAVRAS-CHAVE: Evento, Estranhas Ideias, Comunicação, ,
 
RESUMO
O presente artigo apresenta a criação e realização do evento “Estranhas Ideias”, ocorrido na Universidade Vila Velha, no ano de 2016, organizado por alunos do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda, dentro da disciplina Direção de Arte. A ação partiu da discussão sobre como as pessoas nos dias atuais estão acostumadas a não conviverem ou ao menos conversar com estranhos. Objetiva, assim, divulgar e destrinchar as estratégias usadas para fomentar essa intervenção, colocando em relevo a relação entre alunos e professores. O trabalho narra a trajetória de um evento fora dos padrões pré-definidos para o meio acadêmico, tendo métodos lúdicos e um processo de produção inovador nesse meio.
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito a apresentação do evento Estranhas Ideias, uma ação criada durante a disciplina de Direção de Arte, no quarto período do curso de Publicidade e Propaganda. Nesse sentido, o evento seguiu como conceito o incentivo à convivência entre “estranhos”, a partir de um conjunto de atrações em modelos diferentes do usual, em que os participantes poderiam interagir entre si. A atividade se realizou de 19 a 21 de outubro de 2016, em várias dependências da unidade acadêmica, com criação, produção e organização feita pelos próprios alunos. ਀倀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 昀甀最椀爀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀漀甀 瀀攀氀愀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 挀漀洀瀀漀爀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀漀⸀ 一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 渀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 ጀ†瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀攀猀椀愀 洀愀爀最椀渀愀氀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀Ⰰ 栀椀瀀ⴀ栀漀瀀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀爀琀攀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 ጀ†洀愀椀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀 ጀ†猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ⴀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 琀漀搀愀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀愀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 猀攀爀 甀洀愀 愀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 搀攀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 攀洀 瘀爀椀漀猀 洀戀椀琀漀猀Ⰰ 愀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀爀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 ᰀ攠猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀ᴀ†琀愀渀琀漀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀 愀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 搀攀椀砀愀爀攀洀 搀攀 氀愀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 ᰀ攠猀琀爀愀渀栀漀猀ᴀ†攀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀攀洀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀㬀 - Demonstrar, na descrição da atividade, como um evento acadêmico pode construir pontes de relacionamento de forma simples e criativa, integrando alunos e professores sem as barreiras das hierarquias que predominam no ambiente educacional.
 
JUSTIFICATIVA
O ponto alto do evento Estranhas Ideias foi a quebra de paradigmas, a busca pela união do que é diferente, sejam ideias, pessoas, concepções de mundo e afins. Dessa forma, a ação buscou a integração da comunidade acadêmica, um objetivo amplamente alcançado, a partir da concepção de atividades que tinham em comum a ideia de flexibilidade nos pontos de vista sobre o relacionamento humano, indo em direção ao respeito à diversidade de pensamento.਀䄀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀  渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 焀甀攀 渀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀猀 搀攀瀀愀爀愀洀漀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 琀漀 最爀愀渀搀攀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 挀氀愀猀猀攀猀Ⰰ 最渀攀爀漀猀Ⰰ 爀攀氀椀最椀攀猀 攀 攀琀挀Ⰰ 渀甀洀 洀攀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 琀攀瘀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 愀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀 漀 愀氀甀渀漀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 挀椀搀愀搀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀⸀  Além disso, o evento Estranhas Ideias proporcionou maior integração entre alunos e professores, pois, mesmo que haja convivência diária e direta entre esses integrantes da comunidade acadêmica, essa nem sempre acontece com a proximidade e quebra de hierarquia como aconteceu durante o evento. ਀䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀 攀 搀攀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀愀洀瀀漀猀 搀漀 猀愀戀攀爀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 焀甀攀 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀愀洀 渀攀猀猀攀 攀瘀攀渀琀漀㨀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀攀猀椀愀Ⰰ 愀爀琀攀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀Ⰰ 栀椀瀀ⴀ栀漀瀀Ⰰ 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 唀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀爀攀挀椀漀猀愀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 椀渀攀猀瀀攀爀愀搀愀猀⸀ Outro aspecto importante na realização do evento foi o protagonismo dos alunos na idealização e organização da ação, o que proporcionou aos participantes um estímulo à autonomia, ao espírito de grupo e ao senso de compromisso.਀䔀猀猀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀甀氀洀椀渀漀甀 瀀漀爀 攀氀攀瘀愀爀 愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀椀猀挀攀渀琀攀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀椀甀 洀愀椀猀 挀漀渀昀椀愀渀琀攀 攀 洀漀琀椀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 瘀攀爀 渀愀猀挀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 挀栀愀洀愀爀 搀攀 猀攀甀Ⰰ 愀昀氀漀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀猀猀攀 瀀漀爀琀攀⸀  Ou seja, o Estranhas Ideias além de promover a integração do diferente, influenciou de forma positiva o comprometimento de alunos e professores que trabalhavam em busca de um mesmo ideal, destacando comportamentos que serão importantes não só no desenrolar da vida acadêmica, mas que todos levaram consigo para vida pessoal e profissional ao fim dessa jornada.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Um dos primeiros métodos utilizados foi o brainstorm para criação do conceito do evento, momento informal em que não impusemos limites a nenhum tipo de ideia nova, sem julgar qualquer tipo de pensamento dos alunos envolvidos (PREDEBON, 1998). Pretendíamos utilizar atividades que proporcionassem o relacionamento entre indivíduos, não nos limitando a atrações comuns ao meio acadêmico. ਀䄀瀀猀 搀攀挀椀搀椀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 漀 渀漀洀攀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 漀甀琀爀漀 洀琀漀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀㨀 甀洀 猀攀洀椀渀爀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 愀漀⸀ 䘀漀椀 甀洀愀 昀愀猀攀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 渀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀 琀甀爀洀愀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀⸀ 䘀漀椀 攀氀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 琀甀爀洀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 洀愀椀漀爀 漀爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀攀猀攀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 焀甀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀爀愀洀 漀 攀瘀攀渀琀漀㨀 愀 愀甀琀攀渀琀椀挀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀 洀愀爀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 甀洀 洀琀漀搀漀 搀攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 一愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 攀搀椀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 攀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ A construção da marca se deu através da originalidade de elementos que faziam alusão ao pensamento e ao insight que, segundo Predebon (1998), é uma ação do inconsciente na busca de resolver algum problema do consciente que pode aparecer a qualquer momento ou na hora em que se fala do assunto que o consciente pretende esclarecer. A utilização do “alien” como símbolo se deu pelo fato de ser uma representação clássica do “estrangeiro”, muitas vezes visto como perigoso ou, no mínimo, misterioso. A ele se juntaram outros recursos visuais como a escolha de tipologias e formas que remetessem ao universo da tecnologia e da ficção científica, de uma forma leve e lúdica. ਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 猀攀洀愀渀愀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䌀愀搀愀 最爀甀瀀漀 昀椀挀漀甀 椀渀挀甀洀戀椀搀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀愀 搀愀猀 愀琀爀愀攀猀 攀 挀爀椀漀甀 瀀漀猀琀猀 瀀愀爀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀爀 愀 洀搀椀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 愀猀 愀攀猀 焀甀攀 漀猀 攀猀瀀攀爀愀瘀愀洀⸀ 䔀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀漀猀 瀀漀猀琀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ Usamos a ação de teaser, que ਀瘀攀洀 搀漀 瘀攀爀戀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀Ⰰ 攀洀 椀渀最氀猀Ⰰ 攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀洀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 준 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 猀愀戀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 攀渀椀最洀愀 攀 氀攀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀 椀渀琀攀爀爀漀最愀爀 猀漀戀爀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀愀Ⰰ 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀搀漀 攀洀 瘀攀爀 漀 猀攀甀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 ⠀匀䄀一吀伀匀 攀琀 愀氀⸀Ⰰ 愀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀  㐀⤀⸀  Foi criado um QR Code cujo código levava os curiosos para a página do evento no Facebook, uma maneira tecnológica e inovadora de convidar os alunos, professores e colaboradores para participar do evento.਀䄀瀀猀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 琀甀搀漀 攀 愀椀渀搀愀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 搀椀瘀椀猀攀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 昀椀挀漀甀 挀漀洀 琀愀爀攀昀愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀 猀攀最洀攀渀琀愀爀 攀洀 挀愀搀愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 最爀甀瀀漀 猀攀挀爀攀琀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀 昀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀猀猀攀洀 愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 昀攀椀琀愀猀⸀  Como método de divulgação do evento, foram criadas pelas impressas: cartazes, adesivos, crachás, brindes e outros.਀䌀漀洀漀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀洀攀⸀ 匀甀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 猀攀 戀愀猀攀漀甀 渀甀洀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 甀洀 切渀椀挀漀 昀漀挀漀㨀 猀攀爀 愀氀最漀 攀猀琀爀愀渀栀漀Ⰰ 焀甀攀 昀甀最椀猀猀攀 搀漀 挀漀洀甀洀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 愀甀琀攀渀琀椀挀椀搀愀搀攀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 甀琀椀氀椀稀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 愀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 愀挀攀猀猀漀 昀挀椀氀Ⰰ 挀漀洀漀 琀攀猀漀甀爀愀猀Ⰰ 戀愀爀戀愀渀琀攀猀Ⰰ 最爀愀洀瀀漀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀愀爀椀愀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ Para filmagem e registro das atividades, foram usados equipamentos eletrônicos como câmeras, tripés, microfones, luzes para filmagem e demais acessórios. O evento foi filmado por um aluno do curso e este também editou os vídeos de teaser e cobertura do evento. No talk show foram utilizados mesa de som e outros equipamentos profissionais.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Estranhas Ideias foi uma ação que fez parte das atividades da disciplina Direção de Arte, no quarto período do curso de Publicidade e Propaganda. Surgiu como uma forma de colocar em prática alguns dos conteúdos estudados na disciplina e, ao mesmo tempo promover uma dinâmica que agregasse tanto a turma em questão, como todo o corpo docente e discente do curso. Seu caráter inovador e experimental se mostra na construção do conceito: desde o início a ideia era de buscar caminhos alternativos e originais na busca de uma atividade que quebrasse paradigmas e qualquer modelo existente do que é “adequado” para o âmbito acadêmico. A primeira barreira a ser derrubada era óbvia: hoje vivemos com medo dos “estranhos”. Sair na rua, conviver em espaços públicos, conversar com quem senta ao nosso lado no ônibus são ações consideradas temerárias e a todo momento somos impregnados pelo terror em praticá-las. “Não converse com estranhos”, uma lição de nossos pais que virou lema da sociedade moderna se transformou numa muralha que divide classes e transforma pessoas em seres individualizados e solitários. ਀䔀猀猀愀 昀漀椀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 氀漀最漀 昀漀椀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀愀 渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 焀甀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀猀猀攀 琀漀搀漀 漀 挀甀爀猀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 猀攀 搀攀猀搀漀戀爀漀甀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 攀砀琀爀愀瘀愀最愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀㨀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 挀漀洀 愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 瘀爀椀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 焀甀攀椀洀愀搀愀Ⰰ 甀洀 欀愀爀愀漀欀Ⰰ 甀洀愀 戀愀琀愀氀栀愀 搀攀 爀愀瀀Ⰰ 甀洀 挀漀爀爀攀椀漀 搀漀 愀洀漀爀Ⰰ 甀洀 猀愀爀愀甀 搀攀 瀀漀攀猀椀愀猀Ⰰ 甀洀 琀愀氀欀ⴀ猀栀漀眀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 戀猀椀挀愀 攀爀愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀爀 漀 ᰀ攠猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀ᴀ†琀愀洀戀洀 渀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䔀洀 瘀攀稀 搀攀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 洀攀猀愀猀ⴀ爀攀搀漀渀搀愀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 猀攀洀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 漀甀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 氀愀搀漀 愀 氀愀搀漀 攀 挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 愀 昀甀渀搀漀⸀ 一愀猀挀攀甀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀Ⰰ 渀愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 渀愀 甀渀椀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀  猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀⸀ Após essa fase de concepção da ideia do evento, passou-se para a criação da marca. A sala dividiu-se em grupos em que cada um deveria apresentar sua proposta para a turma e defendê-la, através de itens como forma, cor, tipografia, flexibilidade e harmonia. Em seguida, a mais votada se tornou a marca do evento e foi feito um manual da marca, onde constavam as informações e suas variações.਀䤀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 昀愀猀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䌀愀搀愀 最爀甀瀀漀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 漀甀 洀愀椀猀 愀琀爀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 昀漀椀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀  O “Atazanado Talk Show” foi apresentado nos três dias do evento que foram de 19 a 21 de outubro de 2016. Entrevistou-se professores e um aluno de forma descontraída, com muito humor. Apresentador e convidados estavam na mesma sintonia e a hierarquia acadêmica foi deixada de lado. No dia 19, foi entrevistado o estudante Bethoven Belém e ocorreu no pátio uma grande aglomeração de pessoas ao redor do bate papo.਀一漀 搀椀愀 ㈀ Ⰰ 愀 愀琀爀愀漀 昀漀椀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 吀嘀 攀 琀椀渀栀愀洀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 焀甀攀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀 攀 攀氀愀猀 愀最甀愀爀搀愀瘀愀洀 愀渀猀椀漀猀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 刀愀昀愀攀氀 匀椀洀攀猀 焀甀攀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀攀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⸀ No último dia, o talk show fechou a noite no estúdio de TV tendo como convidados os professores Andressa Zoi e Gladson Dalmonech, que também falaram de suas experiências. O grupo criou um cenário típico de talk show.਀䘀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 ᰀ䄠爀琀攀 䘀愀渀琀猀琀椀挀愀ᴀⰠ 甀洀愀 洀漀猀琀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 琀爀漀甀砀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 焀甀愀搀爀漀猀 攀 攀猀挀甀氀琀甀爀愀猀⸀ 䌀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀  愀爀琀攀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀猀猀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀甀爀漀甀 漀猀 琀爀猀 搀椀愀猀 攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 吀嘀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀甀氀琀渀攀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 愀琀爀愀攀猀⸀ Uma forma inovadora de mesclar culturas ocorreu no dia 20, quando o Núcleo Afro Odomodê, aparelho da Prefeitura Municipal de Vitória que desenvolve atividades artísticas e culturais voltadas para jovens periféricos de 13 a 29 anos. Houve uma roda de conversa em que foram debatidos pontos importantes da realidade desses jovens. Após o debate, o grupo iniciou um sarau, com declamação de poesias marginais de autoria dos convidados, assim como convidaram os espectadores a declamar suas próprias poesias ou de outros escritores. Em seguida, todos se dirigiram ao pátio onde foi realizada uma batalha de rap, momento em que os alunos tiveram oportunidade de interação com um universo completamente diverso ao da vida acadêmica. Com temáticas da periferia, foram abordadas questões raciais, políticas e sociais.਀一愀 洀攀猀洀愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 瀀琀椀漀 愀 ᰀ儠甀攀椀洀愀搀愀 挀漀洀 䔀猀琀爀愀渀栀漀猀ᴀ⸠ 䘀漀椀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 琀甀爀洀愀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 搀攀 爀攀甀渀椀爀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀洀 甀洀 樀漀最漀 焀甀攀 爀攀洀攀琀椀愀  椀渀昀渀挀椀愀⸀ 倀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀⸀ 吀漀搀漀猀 瀀漀搀椀愀洀 樀漀最愀爀 愀 瀀愀爀琀椀搀愀 搀攀 焀甀攀椀洀愀搀愀 攀 渀漀 昀椀渀愀氀 漀 焀甀攀 攀爀愀 攀猀琀爀愀渀栀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 挀漀洀甀洀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 挀漀渀瘀漀挀愀爀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 戀漀氀愀猀Ⰰ 昀椀琀愀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀琀椀渀最甀椀爀 漀猀 琀椀洀攀猀 攀 搀攀洀愀爀挀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀 樀漀最漀⸀ 唀洀 洀漀洀攀渀琀漀 氀切搀椀挀漀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀漀甀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 瘀爀椀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 攀 琀漀爀渀漀甀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 洀攀氀栀漀爀⸀ O “Correio do Xaveco” ocorreu todos os dias, no horário do intervalo no campus. Foi outra forma que o grupo encontrou de promover o contato entre as pessoas, por meio de recados com a identificação do remetente e destinatário e depois entregues pelos organizadores. O mesmo grupo também desenvolveu o “Karaokê com Estranhos” que aconteceu no dia 21, ainda no campus. Quem tivesse vontade de cantar e fazer isso com um estranho podia participar.਀一漀 切氀琀椀洀漀 搀椀愀Ⰰ 琀攀瘀攀 甀洀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀 䄀渀搀爀 䜀爀愀挀椀漀琀琀椀⸀ 䔀氀攀 昀愀氀漀甀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 漀 氀攀瘀愀爀愀洀 愀 琀爀漀挀愀爀 搀攀 攀洀瀀爀攀最漀 瀀漀爀 氀椀洀椀琀愀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䔀氀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀甀 甀洀 戀愀琀攀ⴀ瀀愀瀀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 愀最渀挀椀愀猀Ⰰ 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀漀猀琀爀漀甀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 戀漀爀搀漀 搀愀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀 䄀稀甀氀⸀  Depois da palestra, o evento continuou no estúdio de TV, onde a turma do matutino apresentou uma editora artesanal de livros, a Editora Tagarela, foi criado obras físicas feitas de forma alternativa para artistas estreantes, muitos deles também integrantes do Odomodê. Nessa noite, esses “editores” lançaram os livros, apresentando cada uma das obras e seu conceito de criação. ਀一漀 切氀琀椀洀漀 搀椀愀Ⰰ 渀愀 瀀愀爀琀攀 攀砀琀攀爀渀愀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 吀嘀 攀洀 甀洀愀 琀攀渀搀愀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 漀 ᰀ嘠愀椀 䰀椀瘀爀漀 嘀攀洀 䰀椀瘀爀漀ᴀⰠ 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 一䄀䌀伀䴀 ጀ†愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 嘀椀氀愀 嘀攀氀栀愀⸀ 䌀漀渀猀椀猀琀椀愀 渀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 搀漀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 唀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 漀戀琀椀渀栀愀 甀洀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀 樀 琀椀渀栀愀 氀椀搀漀 漀甀 焀甀攀 渀漀 焀甀攀爀椀愀 洀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 琀爀漀挀愀爀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 搀愀渀搀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 氀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 氀椀瘀爀漀⸀ A comunicação e divulgação ficou a cargo de um grupo de alunos que criou a página do Facebook e as peças impressas que foram veiculadas no campus com a intenção de aguçar a curiosidade do público. Como ação de teaser da campanha, foram feitos adesivos com a marca do evento e um código em QR Code que segundo Corrêa et al. (acesso em 24 abr. 2017, p. 05) é um código matriz que armazena dados tanto horizontal quanto verticalmente que após escaneado levava as pessoas para a página do evento no Facebook, uma forma tecnológica e inovadora de comunicação.਀䘀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀栀愀洀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀琀爀愀攀猀 攀 漀猀 栀漀爀爀椀漀猀Ⰰ 猀椀琀甀愀渀搀漀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀甀爀琀椀猀猀攀 琀漀搀漀 攀瘀攀渀琀漀 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 渀愀搀愀⸀ Em continuidade ao Estranhas Ideias surgiu a ideia de transformar o conceito do evento em uma revista, a Revista Estranhas Ideias. Agora em outro meio, a turma foi dividida em duplas e diagramaram duas ou quatro páginas. Sendo algo criativo e inovador, vendo o mundo com outros olhos, levando isso para o papel. A montagem foi realizada por todos juntos em um dia especifico, sendo realizada pela turma.
 
CONSIDERAÇÕES
O evento Estranhas Ideias foi tão importante para os envolvidos, que além de se tornar uma atividade do curso, ele virou o projeto Estranhas Ideias. Com o intuito de não ter um prazo de validade, a sua continuidade se dará através de metodologias diferentes das anteriores, fazendo que os alunos criem algo original a cada semestre letivo. ਀一愀 攀搀椀漀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 漀挀漀爀爀攀甀 挀漀洀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 椀爀攀洀漀猀 瀀愀爀琀椀爀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 搀攀猀琀攀 愀渀漀 瘀愀椀 猀攀爀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀猀琀爀愀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀愀渀愀氀 焀甀攀 猀攀爀 挀爀椀愀搀漀 搀漀 䔀猀琀爀愀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀ 䄀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀攀猀 搀攀猀琀愀 渀漀瘀愀 攀搀椀漀 爀攀挀漀爀爀攀爀愀洀  搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 渀漀猀猀愀 攀 搀攀洀愀椀猀 愀瀀爀攀挀椀愀攀猀⸀ O estranhamento pelo novo além de proporcionar novas vivências para os discentes, fez com que os participantes sempre se perguntassem o porquê de não explorar um novo destino, porque não experimentar algo novo e também o questionamento sobre utilizar caminhos já desbravados que podem não proporcionar a mesma eficácia do que o diferente, o autêntico, o original.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 搀攀猀猀攀 渀漀 猀愀攀洀 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 攀渀琀爀愀爀愀洀⸀ 伀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀椀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 愀 挀甀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀猀 瀀爀愀稀漀猀Ⰰ 琀甀搀漀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀漀 挀漀洀漀 氀椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 攀 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀昀攀琀甀愀搀漀猀 挀漀洀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 猀甀瀀攀爀愀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀刀刀쨀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀㬀 匀伀唀娀䄀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀㬀 䴀䄀刀윀䄀䰀Ⰰ 䴀愀爀椀愀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀 焀爀 挀漀搀攀 渀愀 最攀猀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 伀 挀愀猀漀 搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 圀椀渀攀琀愀最⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀瀀攀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⼀䤀一䘀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㐀㠀⼀㠀㘀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䐀䔀䈀伀一Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀㨀 愀戀爀椀渀搀漀 漀 氀愀搀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 搀愀 洀攀渀琀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀攀猀猀愀㬀 䰀䔀䤀吀䔀Ⰰ 䈀爀甀渀漀㬀 䜀伀䴀䤀䐀䔀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀㬀 䄀刀䄀䜀쌀伀Ⰰ 䐀椀攀最漀㬀 䄀䰀䰀䔀䐀伀Ⰰ 䰀攀愀渀搀爀漀㬀 匀伀唀匀䄀Ⰰ 䴀愀礀氀愀㬀 䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 一愀礀愀爀愀㬀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 吀栀愀氀椀琀愀㬀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䘀愀戀椀愀渀漀⸀ 䐀椀猀瀀氀愀礀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀㨀 愀 瘀椀爀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀攀愀猀攀爀 瀀愀爀愀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀爀攀最椀漀渀愀椀猀⼀猀甀搀攀猀琀攀㈀ ㄀㄀⼀攀砀瀀漀挀漀洀⼀䔀堀㈀㐀ⴀ 㘀㌀㔀ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀