ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00200</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental Veneta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thayná Silva de Assis Moraes (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Júlio César Ovidia Feijon (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Adriana da Costa Rato Lopes de Almeida (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Renata Butim Becate (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Propaganda, Agência Experimental, Comunicação Social, Veneta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper visa detalhar os trabalhos desenvolvidos pela Veneta, Agência Experimental do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio  CEUNSP de Salto/SP, que é constituída por alunos de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda. Este estudo permite visualiza a atuação de toda a equipe no atendimento a clientes reais, tanto de empresas como Organizações Não Governamentais, proporcionando aos estudantes a experiência com situações reais e semelhantes às que enfrentarão no decorrer da profissão, além do contato com problemas sociais, o que contribui para a formação ética e acadêmica dos mesmos, além da construção de seus portifólios. Portanto, o objetivo deste paper é apresentar os principais trabalhos da Agência Veneta desenvolvidos no ano de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Faculdade de Comunicação, Artes e Design do CEUNSP conta com a AECA  Agência Experimental de Comunicação e Artes. A AECA possibilita aos estudantes desenvolver projetos que aliem o conhecimento teórico aplicado em sala de aula à prática da profissão. A Agência Veneta é parte integrante deste projeto, atuando como uma agência de comunicação real, formada por estudantes de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda, porém que em determinados momentos também são auxiliados por estudantes e professores dos cursos de Fotografia e Rádio TV quando existe a necessidade da produção de peças de comunicação mais especificas. O objetivo da agência experimental é aliar teoria e prática, para proporcionar experiências reais aos estudantes que lhes permitam entrar no mercado de trabalho mais preparados e seguros de sua atuação, para tal, a agência deve prospectar clientes reais para desenvolver campanhas de comunicação que atendam às necessidades de seu respectivo mercado. A agência Veneta Comunicação é um projeto anual e foi fundada em 26 de Fevereiro de 2016, atendendo a dois clientes nesse período, sendo eles uma empresa privada e uma ONG. No primeiro semestre, o cliente foi a A.A.P.P - Associação Atlética Ponte Preta, time de futebol da série A, localizado em Campinas, interior de São Paulo. No segundo semestre, o cliente prospectado foi a ONG Anjos das Perucas, com sede em Itu, também interior de São Paulo, que recebe doações de cabelo para fabricação de perucas para doá-las a pessoas atendidas pelo SUS que passam pelo tratamento de câncer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo da agência é que o aluno vivencie situações e desafios similares aos encontrados no dia-a-dia do mercado do trabalho, o que faz com que estejam preparados para essas situações durante os próximos trabalhos na AECA depois de formado e durante o estágio, e, futuramente, em sua atuação real no mercado. Além disso os trabalhos desenvolvidos na AECA possíbilitam que o aluno monte seu portifólio, sem necessariamente ter trabalhado na área, o que o auxilia em processos de seleção que exijam o mínimo de experiência na área e, consequentemente, desenvolva aptidões e amadurecimento profissional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Veneta foi criada como parte da AECA Agen.Cias, projeto anual que tem como objetivo fazer com que os alunos aliem o conteúdo teórico à prática da profissão, com intuito de adquirir experiência e conhecimento para sua formação acadêmica e profissional. Ambas as campanhas desenvolvidas ao longo de 2016 foram importantes do ponto de vista social para a formação de profissionais mais humanos, conscientes e preparados pois entendemos que Por mais que a faculdade se empenhe, não consegue incorporar a prática da propaganda. (...) o 'caos' é o cotidiano de uma agência, e a universidade deveria expor os alunos com mais frequência à realidade do mercado, durante o período de estudos". Depoimento de Alexandre Gama. (KFOURI, 1998 apud ABÍLIO; MANSUR, 2017, p. 27) No caso da campanha para a Associação Atlética Ponte Preta a campanha visou aumentar o número de famílias no estádio e diminuir o índice de violência no estádio, a fim de trazer as famílias e os amigos a um local mais seguro e agradável, para que todas as pessoas que amam o seu time sintam-se seguras, e criem o hábito de irem aos jogos para torcer e apoiar o clube. Já a campanha para a ONG Anjos das perucas teve como objetivo atrair mais doadores e voluntários para o projeto, e paralelamente a isso, aumentar as doações, a produtividade e a distribuição das perucas, elevando a autoestima de um número maior de mulheres que perdem seus cabelos com o tratamento do câncer. É sobre essa sólida estrutura que a Agência Veneta foi criada, desde a seleção dos estudantes envolvidos, a criação do nome da agência até a apresentação das campanhas aos clientes reais, tudo foi feito com o objetivo de criar campanhas coerentes e inovadoras que solucionassem de maneira efetiva os problemas de comunicação dos clientes. Tudo isso, sempre com o objetivo de servir a comunidade sem qualquer fim lucrativo que não seja o valor da visibilidade que traz preparo dos integrantes para o mercado de trabalho. A agência experimental funciona às sextas-feiras, isso diminui a evasão e aumenta a frequência, pois o numero grande de faltas é penalizado com demissão. Os alunos são avaliados pelo gerente e pelo professor orientador durante todo o projeto e no caso da Veneta receberam um feedback da avaliação para que pudessem identificar seus pontos fracos e corrigi-los no decorrer do semestre, a nota vale para todas as disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Esse metodo aprimora o ensino, trás visibilidade para a instituição e os trabalhos podem render prêmios, valorizando os alunos e o curso. Outra caracteristica positiva que justifica esse projeto é a facilitação do Network, pois os alunos não ficam limitados ao contato com seus colegas de sala, por mais introspectivo que um aluno seja, ele acaba conhecendo a maioria dos alunos de todos os anos letivos do curso. Porém existe uma coisa que a agência experimental pode oferecer e que o mercado de trabalho não viabiliza com tanta facilidade, dentro dela é possível testar várias áreas de atuação a cada semestre e assim, descobrir aquela na qual o aluno se identifica mais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com intuito de que as atividades sejam realizadas de acordo com cronograma pré-definido visando às necessidades de cada cliente e também às exigências acadêmicas determinadas pelo professor orientador, as reuniões da agência são realizadas semanalmente às sextas-feiras das 19h às 22h e contam com um coordenador geral do projeto, cargo ocupado por um professor que supervisiona todo o processo. A agência tem uma estrutura similar a de uma agência de publicidade real, separada por setores e respeitando toda a hierarquia exigida, de maneira que a cada semestre os alunos vão adquirindo mais responsabilidades e progredindo de cargo. O fato dos estudantes de diversos semestres trabalharem juntos, ajuda a familiarizá-los com o trabalho em equipe, além do desenvolvimento de habilidades de liderança e liderança. O formato de funcionamento da Veneta é muito similar ao utilizado por agências reais, o objetivo dessa cópia é reproduzir os ambientes com fidelidade e aproximar os alunos da realidade que encontrarão ao entrar no mercado de trabalho. A estrutura da Agência Veneta é composta por seis setores com seus respectivos diretores, assistentes e estagiários: Gerência, Atendimento, Planejamento, Criação (Redação e Arte), Mídias On e Off e Pesquisa. "Uma agência de publicidade dedica-se a operações administrativas comerciais, financeiras e técnicas de tal complexidade que, muitas vezes, cada grupo de operações  sobretudo o grupo de operações técnicas  tem de ser subdividido. Importa, portanto, criar serviços que correspondam, a cada um deles, a cada uma dessas funções, serviços racionalmente separados, dentro dos quais o pessoal é classificado." (SANT'ANNA; ROCHA; DABUL, 2009, p. 305) Desta forma, os departamentos da Agência Veneta são divididos conforme descrito acima com suas respectivas funções dentro do processo, desde a prospecção dos clientes, do planejamento e desenvolvimento da campanha em todas as suas etapas até a apresentação de proposta final de campanha ao cliente real e a banca composta por professores coordenadores do projeto. Abaixo uma breve explicação sobre os principais processor utilizados pela agência. MISSÃO, VISÃO E VALORES. Se for importante a criação de missão, visão e valores para os cliente se faz de suma importância utilizar o mesmo metódo para a agência experimental. Isso gera o engajamento dos alunos envolvidos no projeto e os guia para que tomem decisões futuras com base no que são e no que pretendem vir a ser. MISSÃO Desenvolver um trabalho criativo e cada vez mais profissional e responsável para nossos clientes e colaboradores na área de comunicação. VISÃO Ser uma agência reconhecida como a melhor opção por clientes na escolha de campanhas e referência em comprometimento e criatividade. VALORES Valorização do trabalho em equipe  Reunimos pessoas com grande potencial de talento, motivação, persistência, ousadia e que valorizam o trabalho em equipe. Humildade  Por sermos eternos aprendizes, estamos sempre abertos a novas experiências, conhecimento e novos conceitos. Criatividade  Nossa equipe é formada por pessoas que acreditam que criatividade é essencial para um bom trabalho. Dedicação  Sempre comprometido com êxito dos nossos trabalhos. GERÊNCIA O objetivo do gerente do projeto é atuar como um diretor administrativo diretamente com o atendimento no contato com o cliente estabelece prazos e cronogramas a serem seguidos, bem como estabelece uma liderança ativa da equipe para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Também é função do gerente administrar possíveis conflitos, manter a equipe motivada e os professores informados sobre o andamento do projeto. É o gerente quem cria a estrutura organizacional da agência, e é ele quem cuida para que a agência mantenha o foco nos seus objetivos. ATENDIMENTO "As primeiras informações, os objetivos e metas, o conhecimento dos fatos a serem divulgados são levados à agência pelo atendimento, que é o elo formal entre a agência e o cliente." (SANT'ANNA; ROCHA; DABUL, 2009, p. 311). Durante a visita aos clientes, o atendimento pode observar de perto a estrutura de cada cliente, coletando o máximo de informações possíveis para embasar a equipe. Após isso foi escrito o brifieng que, juntamente com as pesquisas feitas sobre os temas estudados, permitiu a criação de campanhas coerentes com as necessidades de cada cliente, pois. "Chama-se de briefing as informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece a agência para orientar seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário." (SANT'ANNA, 2008). PLANEJAMENTO "A primeira etapa é a do planejamento, e são completadas as informações colhidas no cliente com outros dados levantados em pesquisas. O planejador sintetiza, analisa, interpreta, cruza as informações, tira conclusões e esquematiza os trabalhos, define as estratégias a serem adotadas." (SANT'ANNA; ROCHA; DABUL, 2009, p. 312). O planejamento começou a ser executado logo após a primeira reunião. Tendo o briefing em mãos, se deu início a estrutura das estratégias considerando todas as necessidades apontadas pelos clientes durante a reunião e evidenciadas pelos dados que foram coletados sobre os mesmos. CRIAÇÃO/REDAÇÃO Segundo Sant´anna (2009, p. 315) a criação é "[...] o local onde os nortes traçados pelo planejamento são concretizados em ações e peças.". Após absorver as informações transmitidas pelo briefing e pelas estratégias traçadas pelo planejamento, o setor de redação iniciou o processo de criação do slogan das campanhas por meio de brainstorm, que, de acordo com Sant´anna (2009, p. 312). "[...] é quando  por um periodo  todos os participantes devem expressar toda e qualquer ideia relacionada, sem nenhuma preocupação de exequibilidade, para posterior filtro". O setor de direção de arte foi responsável pela linha criativa, estudo de cores, tipografias e imagens aplicadas nas campanhas, com base em referências e tendências da publicidade nacional e mundial, sempre buscando desenvolver mensagens inovadoras e criativas. MÍDIA OFF A mídia é a tarefa de seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo nos momentos mais propícios, evidentemente buscando-se a maneira mais ecônomica e indicada para cada caso em particular. "(SAMPAIO, 2003, p. 61) Na agência o setor de mídias é responsável por selecionar os meios e veículos mais adequados para veícular às peças com o objetivo de alcançar o público-alvo das campanhas e reforçar a imagem dos clientes em suas respectivas regiões, atendendo, portanto, as exigências do planejamento quanto a alcance e frequência, como também as de criação na seleção dos meios que permitam melhor visbilidade e adequação das mensagens criadas. MIDIAS ON É o setor responsável ao que tange a parte de comunicação on line da campanha e da agência experimental Veneta. No caso da campanha para a ONG Anjos das perucas até hoje, mesmo depois de ter encerrado suas atividades, os membros da agência ainda auxiliam na administração da página da ONG respondendo comentários e mensagens e divulgando os eventos da ONG. Além da execução das campanhas de comunicação, a Agência Veneta organizou visitas técnicas a duas importantes agências de publicidade de São Paulo, a FutureBrand e a FIB - Fábrica Brasileira de Ideias, com intuíto de manter a equipe motivada, agregar conhecimento e experiência aos seus integrantes bem como ampliar a bagagem cultural para o desenvolvimento do projeto seguinte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os dois clientes atendidos pela Agência Veneta em 2016 foram a A.A.P.P - Associação Atlética Ponte Preta, time de futebol da série A, localizado em Campinas, interior de São Paulo e a ONG Anjos das Perucas, com sede em Itu, também interior de São Paulo, que recebe doações de cabelo para fabricação de perucas para doá-las a pessoas atendidas pelo SUS que passam pelo tratamento de câncer. Ambos foram prospectados pelo gerente e atendimento da agência. A Agência Veneta conseguiu desenvolver duas campanhas de comunicação muito complexas, desde a primeira análise do cliente, e coleta de informações mais aprofundadas até o planejamento completo, tudo isso traçando o objetivo de comunicação e de marketing e suas ações táticas, criando assim, um conceito criativo coêrente. Também foi dada atenção à execução de todas as peças de criação sugeridas e desenvolvimento de cronograma de mídias e investimento baseados em informações e valores reais, cotados especificamente para o projeto. A resposta do reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos para esses clientes está na recepção positiva dos mesmos aos trabalhos desenvolvidos, e também na adesão de algumas dessas peças pelos próprios clientes, fazendo com que o projeto inicialmente apenas acadêmico, saísse do papel, e agência fosse real. Abaixo lista-se um breve relato de cada uma das campanhas criadas neste ano. CAMPANHAS ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA - A PAIXÃO PELA PONTE ATRAVESSA GERAÇÕES A história da Ponte Preta começa no fim do século 19, por volta do ano de 1860, na cidade de Campinas. Em 1870 foi construida uma ponte de madeira que foi reforçada com piche, foi então que o até então Bairro Alto passou a ser conhecido popularmente como o Bairro da PONTE PRETA. Conta à história que um grupo de jovens passava suas tardes jogando futebol no bairro. Anos depois, o numero de adeptos do futebol cresceu muito, surgiu então uma associação para os praticantes. Em 11 de agosto de 1900 nasceu a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA, cliente da Agência Veneta em 2016. Após o briefing se identificou que o público da campanha são famílias e grupos de amigos que não se satisfazem em apenas gritar gol na frente da TV, mas possuem certo receio de sair da segurança da sua casa e vibrar a cada jogada do seu time junto com uma multidão de torcedores. Segundo Marisa Curi, Diretora de Marketing da Associação Atlética Ponte Preta, é um público classe social B e C, sendo a faixa etária 25 a 50 anos de ambos os sexos. Foi pensando nisso que se criou a campanha "A paixão pela Ponte atravessa gerações.", a fim de realizar a conquista das famílias e grupo de amigos a irem ao estádio para torcer pela Ponte Preta e também conscientizar a população sobre o fim da violência nos estádios, mostrando que a Ponte Preta se preocupa com a segurança dos seus torcedores dentro e fora do estádio, além de fixar que o tradicional amor pela Associação Atlética Ponte Preta pode ser passado de geração em geração resistindo ao tempo, o que só é possível por meio das boas lembranças e momentos inesquecíveis. A estratégia da campanha é atingir o público-alvo através da emoção do torcedor ao assistir um jogo de futebol, enfatizando no núcleo familiar, o objetivo da campanha é mostrar que os torcedores podem ir aos jogos do time que amam com as pessoas que amam, e não é preciso escolher entre os dois. Por isso surgiu à necessidade de levantar a bandeira de paz nos estádios, que infelizmente tem privado muitas famílias de prestigiar e apoiar seus times. De maneira sussinta, a mensagem da campanha é que o time é como uma família, e que torcer é melhor quando se comemora com quem você ama. Não só nas vitórias, mas também ajuda lidar com as derrotas por meio da união e do apoio da família e não pela violência. Após o levantamento do briefing e de informações extras para o desenvolvimento da campanha, foi identificada certa dificuldade por parte dos torcedores em encontrarem a localização do estádio. Afim resolver esse problema, resolvemos utilizar como uma de nossas mídias, as placas de ruas próximas ao estádio com frases como, por exemplo, "Aqui nos unimos, aqui torcemos.". A frase "A paixão pela Ponte atravessa gerações", assinatura essa que faz uma ligação com a paixão pelo time que é algo passado de geração em geração, como uma tradição. É válido lembrar que a frase faz referência à ponte que deu origem ao nome do time e que era usada pelos primeiros jogadores que a atravessavam para ir ao campo, logo, a ponte servia como instrumento para que o sonho se tornasse realidade assim como os pais que apoiam seus filhos a realizarem seus objetivos. ONG ANJOS DAS PERUCAS - DOAR É UM ESPETÁCULO "Ao utilizarmos a expressão 'publicidade a favor de causas sociais' referimo-nos a informação e sensibilização para problemas que afectam os cidadãos e a sociedade em geral, desde as questões ambientais (escassez de água, camada do ozono, espécies em vias de extinção, poluição, separação de lixos, por exemplo) às questões sociais (violência doméstica, racismo, fome, abandono, maus tratos, vítimas de catástrofes ou de conflitos)" (BALONAS, 2006, p.12). A ONG  Anjos das perucas é uma organização não governamental, sediada na cidade de Itu, interior de São Paulo. Foi fundada em meados de 2012. O projeto surgiu após Wadelma Weissmann Alcala (mais conhecida por Telma), a fundadora da ONG, descobrir, juntamente com sua irmã, que ambas sofriam com o câncer de mama. Depois de receber o diagnóstico e iniciar o tratamento, ela passou a observar os hospitais públicos no Sistema Único de Saúde (SUS), onde presenciou a realidade do atendimento dos pacientes com câncer. Sensibilizada com tais histórias, decidiu que deveria de alguma forma, ajudar as pessoas e amigos que ali eram atendidos. Passou a doar as perucas que ela já produzia em seu pequeno salão de beleza. Algum tempo depois, Telma se recuperou, venceu o câncer, e então decidiu dedicar-se totalmente ao projeto em memória da sua irmã, com o objetivo de arrecadar cabelos e confeccionar perucas, para ajudar outras mulheres na luta pela vida e na manutenção da autoestima. Para a ONG Anjo das Perucas, a Agência Veneta definiu como principais estratégias para atender ao objetivo de aumento da doação de cabelos para confecção de perucas e aquisição de equipamentos para a fabricação das perucas, com o propósito de aumentar a produtividade e atender mais pacientes, as seguintes ações: definir posicionamento de marca, criar nova identidade visual e desenvolver campanha com forte apelo emocional para sensibilizar o público da campanha. A partir disso, foi feito o brainstorming onde se criou a assinatura da campanha que é "Doar é um espetáculo", com isso é deixado claro que doação é algo mágico capaz de romper barreiras, tais como: à distância, falta de tempo e, inclusive, questões de preconceito. Esse conceito foi criado com base no trabalho de gestão de redes sociais prestado pela agência à ONG, durante o ano de 2016, onde se pode observar que as voluntárias na doação de cabelo gostam de registrar tal ação em suas redes como uma forma de incentivar sua rede de relacionamento e expor sua atitude positiva. Durante o desenvolvimento do trabalho, cada integrante da agência se propôs a incentivar amigos e familiares a doar os cabelos para a ONG. Neste projeto a dedicação foi fundamental para arrecadar não somente os cabelos, mas produtos que seriam de grande utilidade para a Instituição. Por intermédio da campanha desenvolvida pela Agência Veneta, foram doados, além de uma grande quantidade de mechas de cabelo, três perucas prontas, uma máquina de costura cedida pela empresa SINGER Máquinas LTDA e agulhas e toucas para a fabricação de perucas doadas pela empresa Lili Hair.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O conhecimento adquirido em sala de aula é o objetivo principal de quem se matricula em uma universidade, porém observa-se que o mercado é carente de pessoas que saibam aliar o embasamento teórico à experiência adquirida no mercado para sustentar suas ideias e justificar seus projetos, o que muitas vezes tem como consequência o fracasso do aluno ao participar de uma seleção, ou até mesmo depois de contratado, por exemplo. As duas coisas se complementam, de maneira que o estudo acadêmico fornece a compreensão do complexo conteúdo acadêmico da sala de aula, e a vivência na agência experimental possibilita que o aluno aprenda e se familiarize a utilizar a teoria para alcançar resultados na pratica. A agência experimental prepara os alunos para o mercado de trabalho e auxilia em sua formação ética e moral, permitindo ao estudante que tenha contato com diversos temas para o desenvolvimento da campanha e que se solidarize com causas sociais. A agência experimental também ajuda no desenvolvimento da postura profissional do aluno, trabalha a importância do trabalho em equipe e principalmente cobra comprometimento. Fica claro com o resultado das campanhas e a satisfação de professores e clientes que a agência experimental é uma ferramenta fundamental que só vem para acrescentar persoectivas positivas na formação dos estudantes e que a Veneta foi uma agência que contribuiu imensamente para a experiência profissional de seus integrantes e no resultado obtido para os clientes atendidos, trazendo projetos acertivos e fiéis ao seu objetivo. Tudo com o propósito de fazer a diferença na comunidade local, e também mostrar para a sociedade que a atuação dos publicitários pode contribuir para um mundo melhor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade. 1ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.<br><br>SAMPAIO, Rafael  Propaganda de A a Z  3a. Ed. Revista e atualizada  Rio de Janeiro  Elsevier, 2003.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8ª edição. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2009.<br><br>Balonas, S. T. R. O. A publicidade a favor de causas sociais. Evolução, caracterização e variantes do fenômeno em Portugal. (Dissertação) Mestrado em Ciências da Comunicação, Cidadania e Educação  Universidade do Minho, Portugal, 2006. Acessado em 17 de agosto de 2009.<br><br>CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. 9.ed. São Paulo: Global, 2002.<br><br>BERGAMINI, Cecília. O líder eficaz, 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>ABÍLIO, Marcelo; MANSUR, Maria. A relevância das agências experimentais na aprendizagem dos alunos de comunicação social 2017, v. 1, p. 27. Disponível em: <http://revistas.unibrasil.com.br/cadernoscomunicacao/index.php/comunicacao/article/viewFile/71/70>. Acesso em: 25/04/2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>