ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00230</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia Publicitária: A Força Antiga da Marca de Hoje - Uma Recriação da Coca-Cola</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;paulo victor dalboni cardoso (Universidade Fundação Oswaldo Aranha); Rebeca Baltazar Chaves (Universidade Fundação Oswaldo Aranha); Jamille de Mello Guimarães (Universidade Fundação Oswaldo Aranha); Lucas Fonseca Villarinho Pinto (Universidade Fundação Oswaldo Aranha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;fotografia publicitária, anúncios antigos, Coca-Cola, recriação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho retrata o planejamento e produção da remontagem de um anúncio antigo da Coca-Cola. Essa atividade prática foi desenvolvida na disciplina de Fotografia Publicitária no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O intuito foi harmonizar a partir de uma retrospectiva histórica, teorias da fotografia publicitária e técnicas atuais de produção e iluminação de estúdio uma cena que recriasse o anúncio escolhido do século XX.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia publicitária é usada atualmente com objetivo de vender um produto e ter informações suficientes que sejam capazes de propagar até mesmo uma ideia. Tendo em vista a história da publicidade, nem sempre a fotografia teve tanto destaque. Entre o século XIX e XX os anúncios publicitários eram basicamente descritivos. Não havia a intenção de persuadir (RAMOS, 1985). Em meados do século XX algumas ilustrações passaram a fazer parte do cotidiano da publicações publicitárias e agregavam valor visual aos anúncios (MARCONDES, 2002). A inserção da fotografia publicitária foi gradual (MARCONDES, 2002; CADENA, 2004). Palma (2005, p. 03) salienta que as imagens ainda não tinham  as técnicas e truques para embelezar objetos e espaços que viriam a constituir futuramente uma sintaxe da imagem publicitária moderna . Evidentemente que com o avanço das tecnologias, o cenário de publicações publicitárias mudou. A década de 1990 alavancou as fotografias publicitárias e fez com que o século XX ficasse conhecido como  século das imagens . (LAHAM, LOPES, 2005). Atualmente os anúncios são feitos basicamente com uma fotografia persuasiva, que chame atenção e um breve texto ou, por vezes, uma frase de impacto. Por isso, deve ser pensada como de fácil decodificação para o cliente. Ou seja, precisa transmitir a mensagem de forma clara e de maneira que não haja dúvidas quanto a sua significação. (CAMARGO, 1999). Para isso, a fotografia publicitária pode sofrer alterações e manipulações. É comum que uma fotografia passe por edição e que as luzes do estúdio sejam completamente alteradas e moldadas em função de um determinado objetivo. Barthes (1984) em sua obra  Câmara Clara escreveu que a fotografia sem intervenção pessoal ou subjetiva, nada mais seria do que uma representação da realidade. Deste modo, a contribuição do autor se dá em demonstrar que a intervenção na fotografia faz-se imprescindível para colaboração de construção de uma rede de conceitos pré-estabelecidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do trabalho desenvolvido em sala de aula foi observar anúncios de produtos antigos, ainda com ilustrações e repensar como poderiam ser reproduzidos atualmente, com os recursos disponíveis na Instituição. Para iniciar o processo da repaginada deste anúncio, foi preciso prestar atenção nos elementos utilizados no anúncio original, então para trazer o original para o novo, resolvemos manter a identidade visual e a redação com um toque humorístico ao estabelecer o preço dos dias atuais. O objetivo é recriar o anúncio da Coca-Cola, feito em uma época totalmente diferente, mas utilizando elementos atuais, com o intuito de proporcionar aos seus clientes e fãs uma nova experiência. Para isso, experimentar e colocar em prática os conceitos de iluminação e técnicas de estúdio, vistos em sala de aula durante a disciplina de Fotografia Publicitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para compreender o presente deve-se observar o passado. Para isso, o trabalho apresentado foi realizado com intuito de despertar a curiosidade e pensamento crítico quanto aos anúncios antigos e o avanço histórico da fotografia publicitária. Desse modo, foi necessário pensar em como aquele anúncio teria sido produzido e como poderia sê-lo nos tempos atuais. Para determinado conjunto de ações comunicacionais, foi preciso a realização de um ensaio fotográfico para produção de material publicitário. A fotografia foi utilizada para ilustrar e promover maior envolvimento do consumidor com o produto, tornando-o de fácil identificação e também, fazendo uma leve brincadeira com a diferença de preços com a Coca-Cola de antigamente e a da atualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A base da fotografia publicitária é que o profissional tenha um excelente conhecimento técnico, afinal, reconhecer as ferramentas e equipamentos necessários para cada composição é fundamental para um resultado final formidável. A composição fotográfica é a ordem e significação dos elementos presentes na imagem. Ela engloba a qualidade estética, tais como textura, equilíbrio de cores e formas. Sua função é compor uma imagem que transmita a mensagem necessária e que seja agradável de ver. Um esquema de estúdio profissional foi elaborado previamente e incluía a função de cada componente do grupo como um tipo de produtor. Deste modo, a organização para o dia da execução foi satisfatória e rápida. Dividiu-se quem seria o produtor de figurino, produtor de produto, o assistente e fotógrafo. Esse conteúdo foi trabalho em sala de aula com a literatura de Genérico (2002). O esquema de iluminação também foi trabalhado com antecedência pensando qual a natureza da luz seria mais apropriada, a direção mais satisfatória e a cor desejada. Este processo de elaboração prévia, foi realizado em sala de aula, progressivamente conforme as aulas teóricas avançavam. No estúdio foram utilizados um fundo preto, duas tochas de flash e um difusor. A modelo projetou-se semelhantemente ao anúncio original. Um aluno trabalhou como fotógrafo e outro como assistente, cuidando da fotometria (realizada com um fotômetro de mão) e também da natureza da luz, cuidando para que esta ficasse o mais suave possível por meio dos acessórios disponíveis  softbox e difusor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com os esquemas de iluminação e organização já definidos, as fotografias foram realizadas no estúdio de fotografia do Centro Universitário de Volta Redonda, localizado no bairro Aterrado, em Volta Redonda. A câmera utilizada foi uma Canon T5i com lente de 18-55mm. A luz escolhida foi suave e obtida por meio de softbox e difusor. Foram utilizadas somente luz de flash  nenhuma luz contínua. A configuração para a fotografia bem exposta foi: ISO 100, abertura de f/5.6 e a velocidade de 1/100s. A edição foi realizada no programa de edição Photoshop para ajustes de pele, reflexos da luz, correção de cor, inserção dos elementos do anúncio. Diante de estudos, o grupo optou por usar figurino parecido ao utilizado no anúncio original, priorizando as cores, e somente depois a roupa em si. Os acessórios (lata de Coca-Cola) foi utilizada para substituir o copo da bebida no anúncio original justamente trazendo a proposta de atualização do mesmo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho em questão foi capaz de envolver teoria e prática por meio de um processo completo. A visualização do trajeto histórico da fotografia publicitária e também dos recursos e caminhos que atualmente precisam ser pensados e percorridos para elaboração de um material deste tipo ficaram evidentes para o grupo. A execução em etapas deste trabalho demonstrou a necessidade de planejamento, organização e criatividade para a execução de uma peça publicitária que utilize recursos fotográficos. A idealização e realização desse ensaio publicitário contribuiu para a o uso da teoria aprendida em sala de aula na disciplina Fotografia Publicitária, sendo seu processo de criação fundamental para o desenvolvimento profissional da equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.<br><br>CADENA, Nelson Varón. Brasil  100 Anos de Propaganda. São Paulo: Edições Referência, 2001.<br><br>CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico. Londrina: Eduel, 1999. <br><br>GENÉRICO, Tony. Estúdio: fotografia, arte, publicidade e splashes. 2. ed, Balneário Camboriú: Photos, 2012.<br><br>LAHAM, Rogério Ferreira; LOPES, Dirce Vasconcellos. A premeditação da mensagem na fotografia publicitária. In Discursos fotográficos, Londrina, v.1, p.115-139, 2005.<br><br>MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.<br><br>PALMA, Daniela. Do registro à sedução: os primeiros tempos da fotografia na publicidade brasileira. Disponível em: < http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao01/materia01/do_registro_a_seducao.pdf>. Acesso em abril de 2017<br><br>PINHO, José Benedito. A indústria da propaganda pede um novo perfil de profissional. Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósComUmesp, a. 27, n. 44, p. 103-118, 2º sem. 2005.<br><br>RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. 3. ed. São Paulo: Atual, 1985.<br><br>VANOYE, Francis. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.<br><br> </td></tr></table></body></html>