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INSCRIÇÃO: | 00281 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT03 |
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TÍTULO: | A arte de ser solidário: fotografia da campanha doe suas tranças |
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AUTORES: | Stefani Inouye de Paula (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
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PALAVRAS-CHAVE: | fotojornalismo, arte de fotografar, doe suas tranças, fotografia , |
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RESUMO |
A ação solidária “Doe suas tranças” é tradicionalmente organizada em todos os semestres pela entidade DAGR (Diretório Acadêmico Guerreiro de Ramos) da ESPM-SP. O evento tem como principal objetivo incentivar os alunos da instituição a experimentar o prazer de realizar uma ação solidária - a de doar cabelos para um centro de tratamento de câncer. Cabe, então, à Agência de Jornalismo da instituição fazer a cobertura de cada detalhe deste acontecimento, criando assim uma arte através da arte. |
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INTRODUÇÃO |
A cobertura fotográfica da ação solidária “doe suas tranças” foi produzida pela agência de jornalismo da ESPM-SP. O evento contou com a participação de inúmeros estudantes que, além de beneficiar uma instituição que transforma os fios em perucas para pacientes que perderam o cabelo durante o tratamento de câncer, também ganhavam um corte novo feito pelos profissionais do Studio W.
No âmbito acadêmico, o produto tem como objetivo colocar em prática os ensinamentos indicados durante as aulas fotografia, destacando o caráter artístico da produção, além divulgar as ações realizadas pelas entidades da instituição com uma perspectiva fotojornalística. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀洀攀渀琀攀 愀 愀漀 猀漀氀椀搀爀椀愀 ᰀ搠漀攀 猀甀愀猀 琀爀愀渀愀猀ᴀ†爀攀猀猀愀氀琀愀渀搀漀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀琀愀爀 甀洀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 愀搀攀爀椀爀攀洀 渀愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 愀攀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀渀搀漀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀
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JUSTIFICATIVA |
A arte de fotografar constitui-se da composição combinada de dois elementos: o objeto a ser capturado e o olhar do fotógrafo. Em cenas cotidianas, as artes primárias fazem um verdadeiro espetáculo; cabe então ao próprio fotógrafo capturar cada movimento a fim de torná-los obras finalizadas, complexas e sensivelmente perceptíveis ao seu público.
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A arte de fotografar é, portanto, um dos meios mais bonitos de retratar traços de uma realidade. Fazendo o uso de apenas um equipamento eletrônico e de um olhar artístico apurado, o fotojornalista consegue fazer com que seu público sinta, reflita e vivencie algo que já não mais faz parte do tempo presente. No entanto, a mesma cena pode ser representada de angulações e sentidos diferentes; cada fotografia é única e seu significado também. Neste sentido, conclui-se que fotografar ultrapassa a utilização do equipamento, sendo a câmera apenas um meio de transmitir a mensagem (GURAN, 1992).
A fotografia em série, por sua vez, tem como objetivo detalhar determinado acontecimento ou mensagem de forma a transmiti-la com precisão e autenticidade ao seu público. O retrato do evento “Doe suas tranças”, por exemplo, mostrou que, além de doar cabelos, os alunos também doaram sorrisos e esperanças àqueles que iriam receber o montante de fios coletados pela entidade. 吀攀洀漀猀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀 挀漀氀攀琀渀攀愀 搀攀 搀甀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀㨀 愀 愀爀琀攀 搀攀 猀攀爀 猀漀氀椀搀爀椀漀 攀 愀 愀爀琀攀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 挀漀洀 挀愀爀琀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Antes de iniciar a cobertura do evento, o professor Erivam de Oliveira passou instruções de como um trabalho jornalístico com características artísticas deveria ser feito. Ele mostrou alguns exemplos de como deveria ficar o produto final e, a partir da análise de todos, pode-se extrair a abordagem necessária para a construção da matéria.
Os exemplos passados pelo professor mostraram que a cobertura desta categoria de evento tem como item indispensável a sensibilidade do fotojornalista. Para capturar o verdadeiro significado da arte, aquele que fotografa deve prestar atenção em cada detalhe do que está acontecendo e buscar retratar minuciosamente cada movimento dado.
Além disso, uma pesquisa sobre as outras edições da ação “doe suas tranças” foi feita para que uma conexão entre a temática da matéria e a sensibilidade do movimento fosse criada de forma a valorizar o produto final. A partir da coleta de todas as informações prévias e da definição da metodologia de captura das imagens, a cobertura foi realizada.
Na produção das imagens, a angulação buscada foi a que mostrasse a satisfação dos doadores ao abrir mão de seus fios por uma causa nobre. A captura dos sorrisos naturais e da alegria era o principal objetivo. Além disso, o profissionalismo dos cabeleireiros também foi um ponto com necessidade de destaque.
Para concluir tais objetivos, o método utilizado para impulsionar a naturalidade em frente às câmeras foi o diálogo. A conversa informal com aqueles que seriam fotografados de forma a deixá-los confortáveis com a situação foi o diferencial que possibilitou a produção das imagens.
Em caráter técnico, as imagens foram produzidas em modo manual, com as configurações definidas de acordo com a disponibilidade de luz presente no local. Posteriormente, essas fotografias foram editadas pela mesma pessoa que as capturou e o texto produzido como base da matéria também.
Todo conteúdo foi produzido e editado no mesmo dia com a finalidade de manter o caráter informativo instantâneo do jornalismo. Como conclusão, pode-se apontar a autonomia na criação do conteúdo e o aprendizado sobre todo o processo de cobertura de um evento social, além da possibilidade de criar um trabalho com caráter artístico e jornalístico com base no produto.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䔀爀椀瘀愀洀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 琀攀瘀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀猀 愀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 愀氀最甀洀 昀椀稀攀猀猀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀漀渀搀椀漀Ⰰ 攀氀攀 愀瀀漀渀琀漀甀 愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 爀攀猀猀愀氀琀漀甀 焀甀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 挀漀渀琀攀爀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
Muito mais do que noticiar o acontecimento de um evento de forma simples e objetiva, este produto pôde criar uma relação de empatia com seu leitor ao ressaltar as características artísticas do evento em suas fotografias.
Por meio deste produto, é possível perceber que ações solidárias são um ganho não só para quem recebe as doações, mas também para quem as faz. A fotografia tem, portanto, um papel fundamental de reproduzir o que está acontecendo na sociedade de forma a ressaltar características que nem sempre ficam claras para quem apenas lê determinada notícia. Assim como afirmado por Erivam Morais de Oliveira (2009):
Fotografias são como rascunhos da história: são produzidas enquanto a própria história está sendo construída. (OLIVEIRA, 2009, p. 157)
Cabe ao fotojornalista, portanto, explorar seu trabalho de modo a transmitir seu olhar sensível ao seu público, fazendo da fotografia muito mais do que um produto jornalístico e sim um produto artístico. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀唀刀䄀一Ⰰ 䴀椀氀琀漀渀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀椀漀 䘀甀渀搀漀 䔀搀⸀Ⰰ 㤀㤀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ 匀甀猀愀渀⸀ 匀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀爀椀瘀愀洀 䴀漀爀愀椀猀⸀ 嘀䤀䌀䔀一吀䤀一䤀Ⰰ 䄀爀椀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 漀 愀渀愀氀最椀挀漀 攀 漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ 瀀⸀ 㔀㜀Ⰰ ㈀ 㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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