ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00338</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Curta-metragem: O Castelo de Lara</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Beethoven Brasileiro Tapias Belem (Universidade Vila Velha); Maria Aparecida Torrecillas Abreu (Universidade Vila Velha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;castelo, curta-metragem, audiovisual, cinema, mídia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho se propõe a descrever o processo de criação de um curta-metragem realizado na disciplina produção para mídia eletrônica, do quinto período noturno do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha. Ele nos possibilitou através de pesquisas, conhecer as técnicas de linguagem audiovisual e nos permitiu vivenciar desde a pré-produção, passando pela produção e pós-produção. Toda essa linguagem e experiência possibilitou expandir nossos conhecimentos a outros segmentos da área da comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho contribuiu para que fosse possível compreender todas as etapas do processo na criação de uma obra cinematográfica, desde a criação de um roteiro até o processo de finalização. Verdadeiramente, o cinema foi uma arte desde o principio. Isto é evidente na obra de Méliès, para quem o cinema foi o meio, de recursos prodigiosamente ilimitados, de prosseguir as suas experiências de ilusionismo de prestidigitação no teatro Robert Houdin: existe arte desde que exista criação original (mesmo que instintiva, a partir de elementos primários não específicos, e Méliès como inventor do espetáculo cinematográfico, tem direito ao titulo de criador da sétima arte. (MARTIN; MARCEL, 2005, p. 21) A partir dos estudos da estrutura de um curta-metragem, além das análises das referências, teremos embasamento e condições suficientes para chegar ao conceito e a melhor maneira de produzi-lo. O roteiro, segundo Field, é uma organização linear de incidentes, episódios ou eventos, inter-relacionados que conduzem a uma resolução dramática. (FIELD, 2008, p. 8). Até a decisão da escolha de qual roteiro utilizar, houveram algumas etapas. A leitura de roteiros como referência, a divisão da sala em grupos encarregados de escreverem com a liberdade de escolha dos temas e finalmente a seleção através da apresentação e votação. Os roteiros escritos forma apresentados para os alunos do primeiro período de Publicidade e Propaganda, e entre eles, foi escolhido  O Castelo de Lara pelos alunos, além das ponderações dos professores Aparecida Torrecillas e Gladson Dalmonech. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentar o processo de criação de um curta-metragem  O Castelo de Lara , a partir de uma experiência acadêmica. Fazer parte desse trabalho, descrever todas as etapas, a função de cada profissional envolvido, explicar cada uma delas e trazer o resultado aos interessados, e de que maneira essa vivência e o conhecimento adquirido podem ser usado na formação academia e também profissional. Entender que a produção deste trabalho, foi além da captura das imagens. Iniciou-se a produção da arte, buscando as referências necessárias para compor toda estrutura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho respondeu a questões da turma a partir das referências, vivência e prática das técnicas visuais. Entender o processo criativo como uma conexão entre os alunos foi necessário para o resultado final deste curta. A interação entre a professora com os alunos, apresentando todo material e os associando as afinidades dos alunos para desenvolvimento. Além da cooperação e envolvimento das equipes, a ideia de recriar o espírito do set de filmagens. Esse projeto proporcionou durante todo o período do curso, ate então, a maior oportunidade de vivenciar de tão perto a produção deste nível. Segundo Costa, o cinema é uma obra e uma linguagem com suas convenções, é uma linguagem que tem parentesco com a literatura possuindo em comum o uso das palavras das personagens e a finalidade de contar histórias. (COSTA, 2003, p. 27) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um método utilizado foi o roteiro. Para o roteiro, foi usado ferramentas para diagramação de texto. Ensaios do elenco. Escolha da Locação. Pesquisa, seminário e pré-produção. Escolha de atores. Outro método utilizado foi a votação do roteiro em sala de aula, tendo como jurados a turma de primeiro período de publicidade e propaganda e o professor Gladson Dalmonech. Durante o processo de captação de imagens e com a equipe já definida, as técnicas de captação de imagens utilizadas foram pelas máquinas fotográficas DSLR, por proporcionarem uma qualidade de imagem melhor, rebatedor para um melhor direcionamento da luz, tripés para estabilização, iluminação adequada para algumas cenas que seriam feitas a noite, e adaptamos uma máquina de fumaça para criar uma atmosfera numa cena da história. Trabalhou em conjunto, a equipe de som e edição. O processo de edição de som foi feita a partir de pesquisa com a orientação e acompanhamento da direção de arte, em que procuram os efeitos sonoros e também a trilha para compor toda a narração e sempre trabalhado numa tríade: direção de arte, direção de som e edição, em que cada detalhe foi discutido e analisado para chegar a um resultado satisfatório. No processo de montagem foram utilizadas nas técnicas de edição o laboratório da instituição com acompanhamento de um monitor durante o processo de decupagem, montagem, edição e tratamento de cor, em que para o processo de edição foi utilizado o software Adobe Premiere na versão CS6, e o produto final foi finalizado num formato digital em alta resolução 1920x1080, com o codec H264 criando um arquivo com a extensão  MP4 . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto final trata-se de um vídeo de treze minutos e quarenta e cinco segundos. O processo de criação iniciou-se com a produção do roteiro em sala de aula. Orientados pela professora Aparecida Torrecillas, a turma dividiu-se em grupos e começamos a produzir o roteiro aplicando técnicas de produção estudadas em sala de aula. No momento da apresentação dos roteiros, foi convidada a turma de primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda e o professor Gladson Dalmonech que também leciona algumas disciplinas no curso voltadas para a área de produção e cinema, para que pudesse escolher entre os roteiros o que seria produzido pela turma. Entre os roteiros lidos neste dia, escolheu-se pelo  O Castelo de Lara , história que conta a vida de uma garota e seu pai que moram em uma casa, logo após o período de morte de sua mãe. Em paralelo a produção, havia as aulas teóricas em sala de aula, onde sempre buscávamos as referencias em produções mundiais que estavam relacionadas ao que desejávamos produzir. A turma então novamente foi dividida em grupos que ficariam responsáveis pelas áreas de produção do curta-metragem, sendo elas: direção de arte, direção de som, direção de vídeo e direção de fotografia. Ainda na pré-produção, aconteceu o seminário em que a professora nos pediu que apresentássemos todo material de referência, cada grupo apresentou assim suas ideias. Nessa fase, toda a turma decidiu pela escolha dos atores e local de produção. Convidamos uma atriz amiga de um dos alunos da sala, e a locação para filmagem foi cedida pela amiga da professora, uma casa localizada em bairro de região de mata na cidade de Vitória/ES. Logo ao iniciar o processo de produção, toda equipe de direção de arte ao visitar o local, identificou a necessidade de fazer algumas adaptações no espaço e ambiente. A casa teve alguns pontos remoldados, inserindo novos objetos, itens de decoração e para composição do cenário, seguindo ao máximo o que havia sido definido no roteiro. Por se tratar de uma produção independente e acadêmica, nosso trabalho não captou recursos e tão pouco foi incentivado financeiramente. Todo projeto foi executado por conta dos alunos e com apoio da professora. Durante todo o processo de gravação, contamos com o apoio da proprietária da casa, que cedeu todo o espaço. Após toda captação de imagem, iniciou-se o processo de decupagem, edição, inserção de efeitos e etc. Com a conclusão do trabalho, o mesmo foi exibido em dois eventos do curso que acontecem na universidade. Cartazes com a chamada do filme e um teaser foram espalhados pelo campus. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Esse trabalho contribuiu para que conseguíssemos nos expressar ainda mais com as produções audiovisuais e expandir nossos campos de conhecimento. O filme, como produto final, além de integrar o portfólio dos alunos, também será de grande valia para carreira profissional, além dos desdobramentos que essa produção poderá ter. O material também proporciona que seja inscrito em festivais de cinema, abrindo desta forma a experiência dos alunos com a pós-produção. Com isso, as perspectivas é que, outros alunos do curso de comunicação poderão usar este trabalho como referência e objeto de estudo, para que, a partir dele, outros materiais sejam produzidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>