ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00368</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Radionovela "A galinha de domingo"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mariana de Cássia Virgílio Corrêa (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora); Gilze Freitas Bara (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora); Ramon Chaia Costa da Silva (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora); Juliana Raposo da Costa Reis (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora); Matheus Policarpo Loures (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;A galinha de domingo, Radiodrama, Radionovela, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Radionovela em quatro capítulos baseada no conto "A galinha de domingo", de Clarice Lispector, produzida para a disciplina "Rádio: Produção de Programas", do sexto período do Curso de Jornalismo do CES/JF. Cada capítulo da radionovela tem, em média, cinco minutos de duração. A radionovela é sobre a história de uma galinha destinada a virar o almoço de domingo de uma família. Mas a ave foge, provoca muita confusão na vizinhança e, com isso, altera seu destino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A trama da radionovela "A galinha de domingo" baseia-se na história de uma galinha que está destinada a virar o almoço de domingo da família. Durante dias, ela está no canto da cozinha, quieta, e seu silêncio causa estranheza em Nice, a emprega da casa. Nice é uma personagem que, de tanto mau-humor, chega a ser engraçada. Apesar disso, guarda dentro de si muita simplicidade e um grande coração. Gosta muito de todos da casa, principalmente da filha dos patrões, a menina Clara. Esperta e faladeira, Clara e Nice desenvolvem diálogos envolventes e engraçados. A reviravolta da trama surge a partir do momento em que a galinha resolve fugir da cozinha. A empregada se desespera e sobra para o padrão, Otávio, ir em busca da fugitiva. Juntos, eles protagonizam uma longa perseguição, que acaba envolvendo o quarteirão inteiro. Nesse momento, surge uma equipe de rádio e um psicólogo, que contribuem ainda mais para a confusão no local. O ouvinte é envolvido pela perseguição e acaba por refletir sobre temas como feminismo, incorporado pela roteirista da radionovela.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo de produzir uma radionovela na disciplina "Rádio: produção de programas" é permitir que os estudantes possam ter contato com um gênero que fez tanto sucesso na história do rádio no Brasil. Escrevendo, produzindo, gravando e editando uma radionovela, os alunos vivenciam o poder deste gênero sobre os ouvintes. Além disso, pretende-se estimular a criatividade dos estudantes, bem como trabalhar a locução dos mesmos, uma vez que a prática da locução para radiodrama pode influenciar positivamente a locução jornalística. A produção de radionovela vem sendo praticada já há alguns anos dentro da disciplina, como atividade constante no Plano de Ensino da mesma. Já em relação à radionovela "A galinha de domingo", o objetivo do grupo foi apresentar, no rádio, um texto de grande sucesso da escritora Clarice Lispector. O conto da escritora serviu como inspiração para o texto do radiodrama, com atenção à linguagem radiofônica, bem como à criação das personagens e à composição das trilhas sonora e musical.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho surgiu através da proposta desenvolvida para a matéria "Rádio: Produção de Programas". O objetivo era desenvolver uma radionovela, valendo-se das características e dos elementos desse gênero, que já fez tanto sucesso no país. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de praticar suas desenvolturas na hora de se expressar  encontrar a entonação certa, o momento de seguir e respeitar o momento da pausa - de roteiro e de edição. Tendo conhecimento dos trabalhos desenvolvidos por Clarice Lispector, escritora de grande sucesso, o grupo viu a oportunidade de, além de usufruir de um texto tão envolvente, trazer para o mundo do rádio uma narrativa que vai do cotidiano ao imprevisível. "A galinha de domingo" nos remete a vários sentimentos: simplicidade, afeto familiar, resistência, emoção, amor e compreensão. Mas, além disso, também é um texto social. Em certo momento do texto, são questionadas as diferenças entre os galos e as galinhas, a superestima que o macho tem. Esse tema, trazendo para a nossa realidade, vai ao encontro das lutas feministas e das discussões de gêneros da atualidade. A galinha é uma fêmea que luta por si e pelo seu filho, sozinha no mundo, sem família e sem o pai de sua cria. Ela é forte e, mesmo grávida, enfrenta a todos para garantir sua sobrevivência e de seu filho. A família, apesar de boa, custa a entender do que essa galinha realmente necessita. Utilizando discursos muitas vezes cômicos, vários temas são incorporados à narrativa original, como o vegetarianismo. Por que será que as galinhas merecem morrer? O grupo não teve a pretensão de ficar defendendo lados, para, sim, incorporar ao texto base, conceitos que são muito discutidos na atualidade e, por meio do humor, envolver o ouvinte até que ele perceba que está sendo questionado e levado à reflexão em vários momentos. O grupo acredita que a comunicação é instrumento de reflexão e transformação social e, por isso, seus integrantes escolheram adaptar o texto "A galinha de domingo", para que o ouvinte, ao final da radionovela, perceba que, por meio de um texto lúdico, acabou repensando vários paradigmas sociais. Essa é a importância do trabalho. Mostrar que é possível, com uma radionovela, fazer com que as pessoas, hoje em dia tão preocupadas com si próprias, e tão conectadas pelo visual, parem, deem espaço para suas imaginações e sintam-se envolvidos com as vozes e os ruídos que vêm da caixa de som. E, além disso, mostrar como um texto produzido há tantos anos consegue ainda ser tão atual. Para envolver o ouvinte, mais do que incorporar ritmo e proximidade ao roteiro, é preciso valer-se de todas as ferramentas comunicacionais possíveis: fala, entonação, sons, instrumentos musicais e até mesmo o silêncio. Os alunos recorreram a várias possibilidades técnicas para que a criação de cada cena fosse produzida da melhor maneira e, no final do trabalho, perceberam o quanto, ao desenvolver métodos que conquistem o ouvinte, acabaram descobrindo um mundo de possibilidades dentro de si e dentro de suas habilidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente, a autora da radionovela releu o texto do conto  A galinha de domingo , de Clarice Lispector. Depois, transformou as ideias básicas do conto em roteiro para rádio, inserindo, além do texto, os efeitos sonoros e musicais que seriam necessários, bem como rubricas sobre a entonação/interpretação que os colegas de grupo deveriam observar na leitura dos diálogos. Após isso, o grupo foi para o estúdio do Laboratório de Rádio do CES/JF e gravou a radionovela. Poucas intervenções foram feitas na edição e todas para acertar um ou outro detalhe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A radionovela "A galinha de domingo" é baseada no conto homônimo da escritora Clarice Lispector. Produzida para a disciplina  Rádio: Produção de Programas , do sexto período do Curso de Jornalismo do CES/JF, teve quatro capítulos. Cada capítulo tem duração média de cinco minutos. A adaptação do texto original e o roteiro radiofônico foram feitos em horário extraclasse. Já para a gravação e a edição da radionovela, foram disponibilizadas quatro aulas da disciplina  Rádio: Produção de Programas . A peça de radiodrama foi escrita por uma aluna e gravada pela autora e mais cinco colegas, além da professora orientadora.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Produzir a radionovela  A galinha de domingo foi muito importante para os alunos. Em primeiro lugar, o texto em questão conseguiu promover a empatia dos produtores e atores da radionovela e também dos colegas da turma e da professora, que ouviram o resultado dentro da sala de aula. Os componentes do grupo sentiram que desenvolveram várias habilidades que nem pensavam que tinham e que nunca tiveram muita oportunidade de desenvolver antes: a entonação e a interpretação na hora de fala e o trabalho em conjunto, além da narrativa por meio de roteiros. Quanto aos ouvintes, a receptividade foi grande, e os colegas da turma conseguiram embarcar na história da família e da galinha. Riram em vários momentos e, em outros, foi instaurado o silêncio. Silêncio de quem, envolvido no drama, esperava pelo seu desenrolar. Ou o silêncio de quem refletia sobre alguma fala que ouviu. Além disso, para os produtores e atores, ouvir o próprio trabalho foi aprender com o resultado, entender a importância de cada escolha estilística e o efeito que isso provoca em quem está ouvindo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001.<br><br>CÉSAR, Cyro. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005.<br><br>FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.<br><br>GONÇALVES, N. A importância do falar bem: a expressividade do corpo, da fala e da voz valorizando a comunicação verbal. Rio de Janeiro: Lovise, 2000.<br><br>LISPECTOR, Clarice. Uma galinha. In LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.<br><br>PICOLLOTO, L.; SOARES, R.M.F. Técnicas de impostação e comunicação oral. São Paulo: Loyola, 1977.<br><br> </td></tr></table></body></html>