|
INSCRIÇÃO: | 00377 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO14 |
|
TÍTULO: | A Utilização do Jornal Mural Na Prática do Jornalismo Comunitário |
|
AUTORES: | Pâmela Silva de Medeiros (Centro Universitário de Volta Redonda); Pedro Henrique Menezes (Centro Universitário de Volta Redonda); Tiago Alfano da Mota de Carvalho (Centro Universitário de Volta Redonda); Angélica Aparecida Silva Arieira (Centro Universitário de Volta Redonda) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | ACAC, jornalismo, jornalismo comunitário, jornal mural, |
|
RESUMO |
O artigo apresenta a produção de três edições do jornal mural nomeado “Mural Acac”. O produto foi feito por alunos do segundo e quarto de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda, com o objetivo de prestar assessoria à Associação de Amigos da Crianças e do Adolescente do Complexo da Califórnia (ACAC). Todas as edições foram fixadas na unidade da Acac para serem vistas pelos assistidos e pessoas próximas, e pelos membros da Associação e em locais estratégicos da comunidade, bem como nos campi do UniFOA. |
|
INTRODUÇÃO |
Fundada em Barra do Piraí em 2003, a Associação de Amigos da Crianças e do Adolescente do Complexo da Califórnia (ACAC) é um projeto que tem como objetivo atender aos jovens do bairro Califórnia através do voluntariado. O “Mural ACAC” é um jornal mural, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e a Acac, com o objetivo de melhorar a comunicação entre os jovens assistidos pela unidade e a própria Associação. Todos os textos foram apurados pelos alunos do segundo ano do curso de Jornalismo do UniFOA durante a disciplina de Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa e passaram por revisão de professores da Agência de Comunicação Integrada (ACI) e por alunos do quarto ano.䐀攀猀搀攀 猀攀甀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀砀瀀氀椀挀漀甀 匀瀀攀渀椀氀氀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀琀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 渀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 焀甀攀 挀攀爀挀愀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 瘀椀瘀攀洀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 瀀漀搀攀爀 愀琀爀愀椀爀 愀琀攀渀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 洀漀戀椀氀椀稀ⴀ氀愀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀⸀ ᰀ䄠猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 攀 漀 挀漀氀漀爀椀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀琀洀甀氀漀 愀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 瘀椀猀漀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 搀攀 猀甀戀琀攀爀昀切最椀漀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 攀氀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 猀攀 猀漀洀愀洀ᴀ†⠀匀倀䔀一䤀䰀䰀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀⸀
Para atender ao público, o jornal foi pensado e montado com um layout leve, que contivesse o maior número de informações possíveis atentando-se para o cuidado de não promover poluição visual. As peças foram produzidas para serem fixadas nas paredes da unidade da Acac e também nos campi do UniFOA, além de pontos de ônibus nos arredores da Associação.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ䴠甀爀愀氀 䄀䌀䄀䌀ᴀ† 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䄀洀椀最漀猀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀猀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 搀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀 搀愀 䌀愀氀椀昀爀渀椀愀 攀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 挀爀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀琀 攀氀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀猀 渀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀 洀愀琀爀椀愀猀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 氀漀挀愀氀ጀ†琀甀搀漀 椀猀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀氀愀爀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 昀挀椀氀⸀
Através da criação do jornal mural tivemos como objetivo fomentar o jornalismo comunitário, que é feito especificamente para um público que, normalmente, não é ouvido. Assim, com o jornal mural, esta comunidade consegue divulgar suas atividades.䄀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀爀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䔀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 愀渀漀Ⰰ 攀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 愀渀漀⸀
Vale ressaltar que em decorrência de já ter havido outros projetos em parceria do UniFOA com a Acac, a própria execução do jornal mural se configura como um produto cujo propósito era oferecê-lo gratuitamente à comunidade. Todo o trabalho de levantamento de dados, apuração e escrita de texto, bem como a diagramação do jornal foi também voluntária, o que nos configura, por tanto, também como componentes da comunidade. |
|
JUSTIFICATIVA |
A Associação de Amigos da Criança e do Adolescente do Complexo Califórnia surgiu em Barra do Piraí no ano de 2003, quando João Paulo Pereira da Silva, seu fundador, reuniu alguns voluntários ao ver a situação de crianças e adolescentes do bairro. O objetivo da Acac é promover projetos voltados à educação, para que os jovens carentes do Complexo Califórnia possam ocupar o tempo livre que passavam fora da escola formal.倀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀椀愀⸀ 䘀爀愀渀愀 ⠀㤀㠀㠀⤀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 搀椀爀椀最椀搀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀甀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 준 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀瀀椀搀愀 攀 椀洀攀搀椀愀琀愀⸀ ᰀ䄠猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瀀漀爀 攀氀攀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀攀爀攀挀攀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 最攀爀愀氀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ漀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀渀琀攀 搀攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀ᴀ†⠀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 㤀㠀㠀⤀⸀
O jornal mural é um modelo comunicacional bastante utilizando dentro de empresas para se comunicar com seu público interno, pois consegue aproximar todas as pessoas envolvidas naquele ambiente. França (1988) afirma que o jornal mural, por ser voltado a um público interno, possibilitando uma comunicação rápida e eficiente. Para tal, a seleção de notícias deve ser feita de forma cuidadosa, para não repetir as pautas com frequência e, também, não veicular alguma informação que possa não chamar a atenção do público alvo. Segundo o autor, “tais critério devem ser feitas de acordo o objetivo do jornal mural. A razão de maior permanência de certas notícias no JM [Jornal Mural] é que por sua importância exigem maior tempo de exposição para que todos saibam o que está sendo divulgado” (FRANÇA, 1998).伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀漀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 愀 䄀挀愀挀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 ጀ†渀切洀攀爀漀 焀甀攀 攀洀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀 猀漀洀愀瘀愀 洀愀椀猀 搀攀 㜀 ⴀⰀ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀 甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀 琀愀洀戀洀 猀攀爀椀愀 昀椀砀愀搀漀 渀漀猀 挀愀洀瀀椀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀猀猀攀洀 漀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 昀爀愀焀甀攀稀愀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 渀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀⸀
O trabalho justifica-se também pelo viés comunitário. O jornalismo comunitário é focado em um público especifico com o objetivo de fazer com que o mesmo se reconheça no veículo. De tal forma, os envolvidos na comunicação podem realizar práticas sociais que visam a melhoria da comunidade. De acordo com Pena (2005), o jornalismo comunitário serve como instrumento de mobilização social. “O jornalista de um veículo comunitário deve enxergar com os olhos da comunidade. Mesmo que já pertença a ela, deve fazer um esforço no sentido de verificar uma real apropriação dos processos de mediação pelo grupo” (PENA, 2005, p.185).䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀攀 倀攀渀愀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀 䴀甀爀愀氀 䄀挀愀挀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
As pautas foram definidas na disciplina de Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa, ministrada aos alunos do segundo ano de Jornalismo do UniFOA. Foram destinados a cada grupo a produção de duas matérias sobre a Acac. Os discentes foram até a Associação, fizeram a apuração dos dados, recolheram os depoimentos com fontes primárias e secundárias, além da feitura das fotografias. Este momento foi fundamental, pois as entrevistas enriqueceram a produção dos textos. Lage (2001) define entrevista como “o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. É uma expansão da consulta às fontes, objetivando, geralmente, a coleta de interpretações e a reconstituição de fatos” (LAGE, 2001, p. 73).䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀挀渀椀挀愀猀 攀渀猀椀渀愀搀愀猀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀⸀ 䌀愀猀琀爀漀 ⠀㈀ ㈀⤀ 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀爀愀稀 焀甀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 漀 洀甀渀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀⸀ 倀攀 渀漀 瀀愀瀀攀氀 昀愀琀漀猀Ⰰ 挀攀渀愀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀 漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 渀甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀砀琀爀愀椀 搀漀 洀甀渀搀漀 愀 洀愀琀爀椀愀ⴀ瀀爀椀洀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀愀 攀洀 渀愀爀爀愀漀ᴀ†⠀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㌀⤀⸀
Após o material ser entregue à professora, houve a edição do conteúdo. Para isso, foram chamados alunos do quarto ano de Jornalismo para retrabalharem o texto, adaptando-os para o formato do jornal mural. A escolha dos alunos do quarto ano foi devido a maior experiência com texto e programas de edição. Por fim, houve a diagramação, seguida da fixação dos exemplares nos espaços predefinidos pelo planejamento.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ䴠甀爀愀氀 䄀䌀䄀䌀ᴀ† 甀洀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀挀愀挀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀⸀ 匀甀愀 洀椀猀猀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 伀 洀攀猀洀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 洀攀渀猀愀氀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀 猀椀搀漀 氀愀渀愀搀愀 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 一漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀猀 攀搀椀攀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 洀攀猀攀猀㨀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀爀漀 攀 愀戀爀椀氀⸀
Em sua primeira edição, que saiu no mês de fevereiro, apresentamos a matéria principal “Acac muda vida de crianças e adolescentes”, que faz uma apresentação das ações voluntárias realizadas pela Associação, através de uma entrevista com o professor de dança Jackson Silva. Além disto, dois pequenos boxes completam a matéria: “Histórico Acac”, responsável por fazer uma introdução sobre a unidade; e “Exemplo que se multiplica”, que conta a história da jovem Daniele Santos, que passou de assistida à voluntária da Associação. Fechando a edição temos a matéria “Alunos do UniFOA prestam assessoria à Acac”, que traz para conhecimento do público a novidade referente a parceria fechada com alunos do UniFOA, que prestarão serviço de assessoria de imprensa.䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 洀猀 搀攀 洀愀爀漀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 ᰀ䄠挀愀挀 琀攀渀琀愀 爀攀搀甀稀椀爀 渀搀椀挀攀 搀攀 最爀愀瘀椀搀攀稀 渀漀 䌀愀氀椀昀爀渀椀愀ᴀⰠ 焀甀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 愀漀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 渀愀 爀攀愀 搀愀 猀愀切搀攀 樀甀瘀攀渀椀氀 攀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 洀攀猀洀愀 瀀漀爀 瀀猀椀挀氀漀最漀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䨀 漀 戀漀砀 ᰀ䈠愀稀愀爀 戀攀渀攀昀椀挀攀渀琀攀ᴀ†琀爀愀稀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 戀愀稀愀爀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 愀爀爀攀挀愀搀愀爀 漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 焀甀攀 挀漀戀爀攀 漀猀 最愀猀琀漀猀 挀漀洀 愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀 愀漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀⸀ 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ ᰀ†匀攀琀攀 攀洀 挀愀搀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 渀甀渀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 甀洀愀 愀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀ᴀⰠ 昀愀稀 甀洀 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 漀 戀愀椀砀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 猀攀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀爀攀洀 䄀猀猀漀挀椀愀漀⸀
A terceira edição, referente ao mês de abril, têm como seu principal foco destacar a necessidade de apoio à Associação. A matéria “Acac busca apoio para manter oficinas” fala da dificuldade enfrentada pela unidade para manter suas oficinas funcionando, enquanto a matéria “Associação funciona sem apoio do poder público” destaca a falta de interesse do governo municipal em incentivar as atividades oferecidas no local. Fechando a edição apresentamos o box “O Complexo Califórnia”, que conta um pouco da história do bairro e dos demais que compõem a comunidade no qual se localiza a Associação.ऀ嘀愀氀攀 愀椀渀搀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀爀猀 攀搀椀攀猀 挀漀渀琀愀爀愀洀 挀漀洀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 氀攀瘀攀稀愀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 瀀漀爀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 唀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 戀漀砀 挀漀渀琀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 猀攀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀爀 渀愀 甀渀椀搀愀搀攀 漀甀 昀愀稀攀爀 搀漀愀攀猀 琀愀洀戀洀 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀漀氀甀洀攀猀⸀
Para a diagramação do produto foram utilizados os programas InDesign CC e Photoshop CC. O objetivo foi produzir um jornal mural acessível, optando por um layout bem produzido. França (1988) defende que o visual tem de ser bem feito e as notícias diagramas de forma agradável, fáceis de se identificar como matérias individuais. O autor destaca que “o quadro do jornal mural pode contar com tarjas e separadores coloridos, títulos chamativos e curiosos, além do uso de fundos em cor para ressaltar determinadas informações” (FRANÇA, 1988).伀 樀漀爀渀愀氀 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 攀洀 昀漀氀栀愀 䄀㌀Ⰰ 渀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 ㈀㤀㜀 휀 㐀㈀ 洀洀Ⰰ 攀洀 洀漀搀漀 瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 挀漀氀甀渀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 ⠀瘀攀爀搀攀 攀 愀稀甀氀⤀ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 樀 攀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 栀 琀攀洀瀀漀猀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 氀漀最漀琀椀瀀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 瀀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 昀漀渀琀攀 䜀漀琀栀愀洀Ⰰ 瀀攀氀愀 猀甀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀椀氀漀⸀ 䄀猀 攀搀椀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 昀椀砀愀搀愀猀 渀愀猀 瀀愀爀攀搀攀猀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 䄀挀愀挀 攀 琀愀洀戀洀 渀漀猀 挀愀洀瀀椀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 渀椀戀甀猀 洀愀椀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀猀 愀爀爀攀搀漀爀攀猀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
O Mural Acac proporcionou aos alunos de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda a prática jornalística através da produção de matérias sobre a Associação. Os discentes do segundo ano puderam desenvolver a prática de apuração e redação jornalística durante a produção das matérias, enquanto os alunos do quarto ano puderam pôr em prática conteúdos relacionados à diagramação que foram vistos em sala de aula, bem como a real noção do que se configuram como práticas jornalísticas comunitárias.䨀 愀 䄀挀愀挀 猀攀 戀攀渀攀昀椀挀椀漀甀 愀漀 猀攀爀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀最漀爀愀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 攀 漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 攀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ 䐀攀 琀愀氀 昀漀爀洀愀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 攀氀攀猀⸀ 伀猀 洀攀猀洀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀椀渀搀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 猀攀甀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀瀀漀椀漀 攀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 渀漀瘀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀⸀
O jornal mural atingiu seu objetivo ao proporcionar a prática jornalística aos alunos e um espaço de comunicação eficiente para a Acac.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 䜀⸀ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀瀀愀爀琀椀搀愀⸀ 䤀渀㨀 䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 䜀⸀㬀 䜀䄀䰀䔀一伀Ⰰ 䄀⸀ ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀㨀 愀 猀攀搀甀漀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀挀爀椀琀甀爀愀猀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀ⴀ㠀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀㨀 渀漀瘀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 漀瀀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀㠀㠀⸀ 䤀渀㨀 匀椀渀搀椀挀愀琀漀 搀漀猀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 䰀椀戀攀爀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀椀渀瀀爀漀爀瀀⸀漀爀最⸀戀爀⼀䌀氀椀瀀瀀椀渀最⼀㈀ 㘀⼀ 㤀㔀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 吀攀漀爀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀倀䔀一䤀䰀䰀伀Ⰰ 䜀椀甀猀攀瀀瀀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 ጀ†瀀漀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀挀漀洀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀搀昀猀⼀㘀㠀㈀㠀 ㌀㐀㤀㈀㐀㐀㜀㠀㤀㘀㠀㌀㘀㐀㐀㜀 㤀㘀㘀㘀㈀㐀㐀 㤀㈀⸀瀀搀昀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|