ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00394</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Gatvc: integrando a cidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Letícia Silva de Oliveira (Universidade Federal Fluminense); Patrícia Gonçalves Saldanha (Universidade Federal Fluminense); Gabriel de Souza Jaccoud Cardoso (Universidade Federal Fluminense); Gabriel Faza Guedes de Souza (Universidade Federal Fluminense); Karla Maria Ferreira Takenawa (Universidade Federal Fluminense); Vitor Silva Chagas (Universidade Federal Fluminense); Luiz Eduardo Nunes Rodrigues Fernandes do Nascimento (Universidade Federal Fluminense)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de comunicação integrada, teatro amador , vinculação social, história da cidade, memória do GATVC</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto apresenta o planejamento e execução da campanha de comunicação integrada realizada para o Grupo de Amadores Teatrais Viriato Correa (grupo de teatro amador mais antigo do Brasil ainda em atividade) que ganhou as ruas, as redes e o cotidiano de Três Rios (RJ). Este trabalho impactou o cenário da cidade com adesivos espalhados por lojas, casas e carros, os integrantes ganharam brindes que reaqueceram seu orgulho de pertencer e os muros receberão grafites contando a história. Técnicas de Marketing Digital aumentaram o engajamento nas redes sociais e o público nos espetáculos. O slogan se tornou enredo de escola de samba, a história do grupo virou matéria nas escolas municipais e aula inaugural nos cursos da companhia. A campanha reaproximou o grupo da cidade, resgatou sua história e o vínculo entre os amadores e o grupo, mostrando para todos que o  nosso amor faz história .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por utilizar as redes sociais, muros, comércio, casas, salas de aula e desfile das escolas de samba de forma estratégica, podemos dizer que este se trata de um projeto de comunicação integrada - entendendo tal conceito como a convergência das atividades de comunicação de uma organização que possibilita ações mais estratégicas e eficazes (KUNSCH, 2003) visando o  fortalecimento de seu conceito institucional, mercadológico e corporativo (KUNSCH, 1986, p.112)  desenvolvido durante duas disciplinas na Universidade Federal Fluminense. A disciplina de Planejamento de Campanha propõe atividades práticas com clientes reais no intuito de aproximar os graduandos da realidade do mercado publicitário, desenvolvendo nos alunos a habilidade de pensar estrategicamente, contemplando as marcas escolhidas com planejamentos inovadores e que atendam às demandas de cada organização. A partir daí, surgiu a proposta de elaboração de uma campanha para o Grupo de Amadores Teatrais Viriato Correa (GATVC). A turma recebeu o briefing, se dividiu em grupos, que desenvolveram os projetos e apresentaram para uma banca composta por diretores da companhia e profissionais da área. A campanha do presente trabalho foi escolhida pelo grupo teatral como a que melhor contemplou as necessidades específicas em várias esferas: financeira, ideológica, estratégica e relacional para com seus integrantes. O GATVC é a companhia de teatro amador mais antiga do país ainda em atividade, com 80 anos e mais de 300 espetáculos produzidos. Sua história é marcada pela profunda relação com a cidade de Três Rios, na qual está inserido, e com seus mais de 800 integrantes, chamados de  amadores , ou seja, que fazem teatro por amor. No entanto, como relatado pelo cliente, atualmente, os vínculos entre os componentes e o grupo vinham se desgastando e a história se perdendo na memória. Diante de tais desafios, fez-se necessário um planejamento de comunicação integrada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da análise do briefing, puderam ser observadas duas questões principais. A primeira, de natureza mais externa, diz respeito ao resgate da história da companhia e à manutenção da relação intrínseca com a cidade, que foi fundada após o surgimento do grupo. Devemos considerar que a cidade é mais que acervos pessoais, conjuntos de serviços, instituições ou instrumentos administrativos,  a cidade é, antes, um estado de espírito, um corpo de costumes e tradições, e dos sentimentos e atitudes organizados inerentes a esses costumes e transmitidos através desta tradição. (PARK, 1984, p.1). Entretanto, a mutualidade entre a companhia e a cidade foi se dissolvendo à medida que a população foi se renovando e a história foi se perdendo, sendo de grande importância sociocultural a retomada da convergência entre grupo e cidade. Já a segunda questão, de natureza mais interna, é referente aos membros que entraram no grupo recentemente, os quais têm desenvolvido uma relação mais funcionalista para com a companhia, deixando claro o depauperamento do vínculo entre alguns amadores e o grupo. Se considerarmos como vínculo o traço que atravessa o  eu e o outro fazendo-os se comunicarem, colocando-os efetivamente em contato e sendo, portanto, uma força que os leva a sociabilidade (SODRÉ, 2002), tomamos a dimensão da importância deste trabalho quando nos deparamos com a necessidade da reassunção do vínculo entre indivíduos e instituição para a sobrevivência do GATVC nos anos subsequentes. Exposto o cenário, os objetivos traçados para a campanha giraram em torno de resgatar o imaginário histórico da companhia em um panorama interno e externo. Ao promover o compartilhamento de background comum e a interação entre os componentes do grupo foi possível fortalecer a inserção e identificação do GATVC com a cidade, conforme previsto no planejamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes de nos aprofundarmos nas técnicas utilizadas no desenvolvimento e execução deste presente trabalho precisamos abordar alguns conceitos, a fim de que se compreenda a importância do GATVC para a cidade de Três Rios. Se tomarmos por base o conceito de comunidade, defendido por Raquel Paiva (2013), veremos que a autora entende que o agrupamento dos indivíduos nas comunidades é graças a determinadas características, são elas: coesão da identidade, laços afetivos, consenso, localidade geográfica, sentimentos éticos e moral. Se considerarmos que o GATVC foi fundado antes da cidade de Três Rios, quando a localidade ainda era chamada de Distrito de Entre-Rios, podemos compreender que as histórias de ambos não podem ser analisadas de forma dissociada. Ou seja, ao desenvolver este trabalho que resgata a história e a importância do grupo para a cidade estamos impactando diretamente na fomentação e valorização da cultura local e no fortalecimento da história e da identidade da comunidade. Enquanto o desgaste da memória sobre a história do grupo compromete o passado, o esfarelamento do vínculo entre alguns amadores e o grupo compromete o futuro da companhia. O GATVC é um grupo amador, ou seja, tem a arte como um amor e não uma forma de renda para os indivíduos que dele participam, promovendo a cultura local sem nenhuma forma de remuneração. Ou seja, é o vínculo entre os amadores e o grupo que fez com que a instituição sobrevivesse ativamente por 80 anos. E, para Sodré (2012),  o objeto da comunicação é a vinculação social. É como se dá o vínculo, a atração social, como é que as pessoas se mantêm unidas, juntas socialmente.  A este planejamento de comunicação integrada coube a missão desenvolver ações que promovessem a história e, concomitantemente, reforçassem o orgulho de pertencimento, garantindo o conhecimento do passado e contribuindo para a existência do grupo pelos próximos anos. Com base nestes desafios, o modelo de campanha deveria priorizar o caráter institucional, com enfoque nas construções simbólicas acerca da companhia e às relações que a mesma estabelece com seus membros e seu público. Seguindo, portanto, a definição de Kunsch (1986), temos comunicação institucional como a responsável  pela construção da imagem e identidade (...) de uma instituição, considerando identidade como  a soma das maneiras que uma organização escolhe para identificar-se perante seus públicos (TORQUATO, 1986 apud SIMÕES, 2010, p.3) e imagem como  a percepção da organização por aqueles públicos. (TORQUATO, 1986 apud SIMÕES, 2010, p.3). No entanto, com base nos conceitos de Kunsch (1986), também foram feitos esforços para conjugar as comunicações institucional e mercadológica, a fim de contemplar as necessidades do cliente da maneira mais estratégica e eficaz possível, em uma comunicação integrada. A partir dessas noções e dos objetivos já traçados, a estratégia foi trabalhar o significado da companhia para os novos Amadores, a fim de estabelecer uma relação de valor simbólico que viabilizaria a identificação dos novos membros com o GATVC. Da mesma forma, não só resgatar a história da companhia, mas apresentá-la como algo em constante construção, evidenciando que os novos membros são tão participantes dela quanto os outros e permitindo que essa noção de pertencimento e de participação se desenvolvesse. Tudo isso fazendo uso de uma linguagem majoritariamente emocional, uma vez que os objetivos da campanha giram em torno da ativação de uma relação simbólica, capaz de fortalecer o vínculo com o social. Nesse sentido, nasceu o conceito de definir o Amador como aquele que é e que faz a história do GATVC, movendo a noção de história de algo passado, para algo que está sendo continuamente construído por aqueles que não só fazem parte da companhia, mas que SÃO a companhia. Assim foi originado o slogan:  Nosso amor faz história , que resgata diversas noções: a de coletividade, senso de comunidade, vínculo afetivo, participação, construção e memória.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Briefing O trabalho começou com um briefing, passado em uma reunião pelo Diretor de Comunicação do GATVC, que detalhou a história e o contexto atual do grupo, quando os alunos puderam arguir o cliente sobre cada detalhe do GATVC. Segundo Rafael Sampaio (2013), o briefing ocorre todas as vezes que existe a passagem de uma certa informação na hora certa, para a pessoa certa e a um custo correto. Sendo, para ele, o planejamento e o briefing dois elementos inseparáveis. Por este motivo, apenas após esta reunião de briefing, avançou-se para as próximas fases. - Análise de concorrência e target A partir do briefing supracitado e de pesquisas e entrevistas realizadas com amadores do grupo de diferentes características, trilharam-se alguns caminhos, o primeiro diz respeito à concorrência. Como relatado pelo cliente, a falta de vinculação afetiva com a companhia se dava ao mesmo passo que a conexão intra elencos. Ou seja, os amadores estariam desenvolvendo uma relação mais próxima com os elencos, o que é natural, uma vez que nove elencos compõem o corpo da companhia e que, por conta dos ensaios e apresentações, seria provável haver mais interação entre os integrantes dessa forma. No entanto, esse processo de vinculação, pertencimento e apego não estaria acontecendo na relação com o GATVC enquanto companhia. Se considerarmos que os integrantes do grupo não recebem remuneração e trabalham de forma voluntária para a organização, o esboroamento do vínculo coloca em xeque a existência do grupo pelos próximos anos, pois o vínculo é um sentimento capaz de tirar o sujeito da sua zona de conforto, do seu ambiente e expô-lo a novos sentimentos, ações e riscos. (SODRÉ, 2012). Dessa forma, a concorrência não foi considerada algo externo, como uma outra fonte de entretenimento na cidade, mas algo interno que estaria representando uma mudança de foco da companhia para outro lugar: os elencos. Em segundo lugar, estaria o Target e para determiná-lo, foi realizada uma pesquisa in loco a partir das informações fornecidas no briefing. Como constatado na pesquisa, existiam ruídos de comunicação entre os amadores mais engajados e os mais novos, mas o ponto de encontro entre ambos é que eram amadores ativos na companhia. Em segundo lugar detectou-se, também, a presença de amadores inativos, que já haviam sido vinculados à companhia, mas não participavam mais das atividades do grupo. E em terceiro lugar, identificaram-se pessoas que não eram amadoras, mas por terem interesse por esse tipo de entretenimento, costumavam frequentar as atividades desenvolvidas, assim como aqueles já faziam o curso de teatro do GATVC. A partir disso, o principal quesito utilizado na segmentação dos targets foi o grau de envolvimento com a companhia. As idades apresentadas foram apenas uma sugestão do público a ser atingido, constatando a complexidade de, assim, separá-los, já que muitos fatores pessoais estão envolvidos. Portanto todos os targets comportam ambos os sexos, de classes A, B, C e D com idades entre 15 - 50 anos, divididos em dois clusters por conta da faixa etária, o primeiro para aqueles entre 15 a 24 anos e o segundo 20 - 50 anos: - Target Primário: Amadores  ativos , tanto os com maior grau de envolvimento com o teatro, quanto aqueles que ainda não têm noção de pertencimento. O foco é atingir os Amadores que, de uma forma ou de outra, estão participando ativamente das atividades do grupo, como ensaios e produções culturais diversas. - Target Secundário: Amadores  inativos , que não comparecem nem participam mais das atividades do grupo. Aqueles que já foram membros ativos do grupo, mas por diversos motivos não estão mais participando ativamente. - Target Terciário (Aspiracional): pessoas interessadas em cultura, alunos dos cursos de teatro e já frequentadores da casa. - Slogan  Nosso amor faz história  Esta foi a frase escolhida para marcar toda a campanha e as ações estratégicas do GATVC. A palavra  nosso transmite a ideia de coletividade. O  amor , sentimento que é a base de um grupo de amadores, se une ao verbo  faz , que convoca para a execução das atividades e coloca a companhia como um organismo vivo e atuante na cidade, e, por fim, a história, o maior patrimônio do GATVC. Esta frase transmite aos amadores a sensação de que eles são os principais atores da construção do grupo, sendo fundamentais para que a história continue sendo escrita. O slogan foi muito bem aceito pelos amadores, que passaram a repetí-lo no fim de suas falas em locais públicos, nas rádios e TVs ao término das entrevistas, no momento de agradecimento dos espetáculos, nas suas publicações nas redes sociais e em todas as ocasiões que tinham oportunidade. - Criação Todo o material gráfico e criativo foi desenvolvido com base no manual de identidade do GATVC, seguindo, portanto, sua tabela cromática (laranja, verde e amarelo) e linguagem. Mantendo a comunicação alinhada ao que já era desenvolvido pelo grupo e reforçando a identidade visual, estabelecendo um conjunto de relações aplicadas a cada elemento utilizado, apropriando-se dos símbolos para que estes transfiram informações para o target, ampliando a experiência com a marca. (STRUNCK, 2007). Os softwares utilizados foram o Illustrator, para a criação e manipulação de imagens vetoriais e Photoshop para manipulação de imagens e concepção das peças. As fontes foram escolhidas para gerar leveza e descontração. O cliente, o conceito, o target, tudo pedia um layout moderno, fluido, com impacto visual, mas que chamasse a atenção e despertasse a simpatia de quem visse. E para isso as fontes com um estilo  manuscrito cumpriram muito bem o papel. Por sua vez, para compor, foram usadas fontes sem serifa que, apesar disso, tinham seus cantos boleados e estruturas menos rígidas. - Orçamento e custos Outro ponto importante foi a natureza sem fins lucrativos do GATVC, o que exigia soluções que não contassem com grandes investimentos financeiros. Portanto, embasando-se no grande potencial afetivo que envolvia a companhia - o qual, por sua vez, mobilizava um nível de engajamento orgânico muito alto - foi possível pensar as ações dentro desse universo, utilizando o afeto dos amadores e a capilaridade dos mesmos dentro da cidade de Três Rios para viralizar a campanha. E funcionou. - Comunicação Integrada Segundo Sodré (2012, p. 51),  o vínculo pode ser facilitado pelo uso técnico , mas a vinculação acontece de forma efetiva no ambiente offline. Por este motivo, a estratégia foi utilizar o online não só como ferramenta para fomentar a interação e ativar esse compartilhamento de sentimento comum, mas para impulsionar o funcionamento das ações offline, as quais trabalhariam com a interação e integração real dos Amadores (sobre as quais estaria o foco da campanha). Desta forma, todas as plataformas e mídias utilizadas para a campanha seriam utilizadas de forma integrada, maximizando a eficiência da comunicação e amplificando os resultados. (KUNSCH, 1986; 2003) Um desdobramento importante foi o resgate e fortalecimento da proximidade entre o GATVC e a cidade de maneira mais territorial. O Teatro Celso Peçanha, a casa do GATVC, fica bem no centro de Três Rios, o que já o coloca em posição de destaque no meio urbano. As ações foram pensadas para colocar o grupo também no cerne do imaginário afetivo da população, desta forma, o GATVC voltaria ao coração de todo Trirriense. - Legislação A apropriação de espaços públicos, mesmo que para campanhas como as previstas por este plano, demandam autorizações por parte das instâncias municiais, e, por este motivo, algumas delas ainda aguardam a aprovação da prefeitura, que já sinalizou positivamente para a realização de todas as ações, mas que possui seus processos e trâmites internos. As ações que ainda seguem aguardando as liberações estão sinalizadas a seguir e só serão executadas após a liberação, cumprindo todas normas legislativas previstas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito se baseia em definir o Amador como aquele que é e que faz a história do GATVC, reforçando as noções de identificação e pertencimento dos membros com relação ao grupo, integrando-os como Amadores e agentes ativos na construção da história. Para isso foi utilizado o slogan  Nosso amor faz história que reforça a proposta de integração e sentimento de comunidade ao se referir a amor como um sentimento pessoal e coletivo, da mesma forma como resgata o real sentido de amador, que é aquele que é movido por esse sentimento. Ainda, traz a questão da construção da história do GATVC com seus membros enquanto agentes principais, retomando a noção de que a história é algo em constante construção e que ela se dá  pelas mãos dos Amadores. A relação entre os Amadores foi considerada, através de um fomento à interação, buscando despertar o senso de reconhecimento mútuo e a consciência coletiva enquanto comunidade (PAIVA, 1998), atingindo um estado de identificação e integração com a companhia que propicie os sentimentos de orgulho por fazer parte dela. As ações conseguiram, como propostos, transpor os muros do teatro e entraram, de fato, para o cotidiano da cidade de Três Rios. Uso da linguagem emocional, trabalhando a ativação da relação simbólica e de pertencimento, deram resultados muito significativos. Para dinamizar a interação online/offline, serão sempre utilizadas nas peças impressas a hashtag #GATVC. Com isso, o número de curtidas na página do Facebook dobrou nos primeiros três meses de implementação das ações e o engajamento na página aumentou em mais de 70%. - Ação: Conte Conosco Integrar os novos Amadores e fortalecer o laço dos mais antigos, para não deixar que a tradição do GATVC se perca. Como proposto no planejamento, a partir do início de 2017 a história do Teatro passou a ser apresentada, para todas as turmas, nos cursos de teatro oferecidos pela Companhia, assim como, para aqueles que acabaram de se tornar Amadores. Antigos Amadores que tiverem interesse em relembrar as conquistas do Grupo também poderão participar. A apresentação é aberta e pode contemplar diversos formatos cênicos. A ideia é justamente trabalhar a criatividade e a inovação, utilizando formatos lúdicos, não lineares, buscando integrar o passado, presente e futuro, compartilhando experiências e feitos de forma horizontalizada. A ação já está fazendo sucesso desde que foi implementada, no início de 2017 nas primeiras aulas das turmas desse ano, é amor à primeira vista! As crianças ficam apaixonadas pela história do grupo e já querem se tornar Amadores  quando crescer . (Anexo 1  p. 2) - Ação: Fazedores de história Celebrar a companhia resgatando e homenageando os 80 anos de história por meio de espetáculos teatrais temáticos. Da mesma forma, reforçar o vínculo do GATVC com a cidade e os Amadores, inserindo todos esses elementos nas histórias contadas e evidenciando o quão indissociáveis são. Em abril de 2017 foi reapresentada a peça  A força do perdão , a qual não era encenada há 15 anos pelo Grupo. O espetáculo contou com mais de 900 espectadores em suas três apresentações e emocionou amadores que fizeram parte das montagens anteriores do espetáculo.  Zuzu , a primeira peça apresentada e cujo autor é homenageado no nome do Grupo, está em preparação para entrar em cartaz no mês de julho, quando se comemora o aniversário de 80 anos da Companhia. Em 2017 também estreará o espetáculo  G.R.E.S. Esquina do Brasil , que contará a história da cidade de Três Rios visto de dentro do barracão de uma escola de samba, reforçando a história da cidade, a presença do grupo em sua formação e a importância da cultura para o povo trirriense. (Anexo 1  p. 3) - Ação: Sessá rua fosse minha Durante a fase de pesquisa foi percebido que muitas ruas da cidade levavam o nome de amadores. Por isso foi proposto resgatar e reforçar a conexão histórica do GATVC com a cidade, por meio de intervenções urbanas e artísticas. Através de um mapeamento foi possível identificar as ruas e prédios públicos que homenageiam amadores, o objetivo é intervir artisticamente nesses locais, reforçando a memória de que aquela pessoa já foi membro do Grupo. A Avenida Isaltino Silveira, uma das principais da cidade, leva o nome do fundador e primeiro presidente do grupo, um grafite desta importante figura será feito em um longo muro branco, presente do Teatro para a Cidade. A proposta de arte feita pelo artista Guilherme Krast já foi aprovada, estando agora aguardando a liberação da Prefeitura. Com esta ação a arte começará a invadir o cotidiano do povo trirriense, não deixando-o esquecer da relação profunda da cidade com o Teatro. (Anexo 1  p. 4) - Ação: Somos Amadores Foram confeccionados e distribuídos adesivos, com viés identitário, para que os Amadores pudessem espalhar pela cidade, demonstrando o orgulho de pertencer ao GATVC e também dando dimensão do quão presente estão os Amadores no cotidiano da cidade. Quatro diferentes adesivos levavam as frases:  Aqui tem um amador! #GATVC ,  Nosso amor faz história ,  #GATVC e  Sou amador! #GATVC . O que se viu foi uma invasão de adesivos pela cidade, amadores que são comerciários colocaram nos caixas de seus estabelecimentos, outros adesivaram a porta das suas casas, traseira dos carros e bicicletas. O GATVC que antes se restringia as paredes do Teatro Celso Peçanha ganhou as ruas da cidade. Uma linha de produtos também foi desenvolvida para que os amadores passassem a utilizar em sua rotina, alternando estampas que continham as seguintes frases  Grupo de amadores mais antigo do país e  Nosso amor faz história . Foram desenvolvidos quadros, agendas, canetas, abridores de garrafa, botons e camisas. A utilização da #GATVC em boa parte dos materiais ajudou a direcionar os amadores para o ambiente online e engajá-los nas redes sociais. (Anexo 1  p. 5 a 11) - Ação: Eu vou Gerar participação e engajamento online do público nas atividades desenvolvidas no Teatro Celso Peçanha e demais atividades do GATVC. Criação de eventos públicos no Facebook, gerando mídia espontânea, por permitir que qualquer um convide seus amigos e veja que outras pessoas da comunidade trirriense estão participando do evento, fortalecendo a noção de comunidade. As postagens devem sempre contar com a hashtag #GATVC. Desde o início desta estratégia a média de público presente nos espetáculos aumentou de 32% para 91% da lotação do Teatro Celso Peçanha. (Anexo 1  p. 12) - Ação: Corredor da fama Com o objetivo de fortalecer a memória daqueles que fizeram o GATVC chegar tão longe, além de demonstrar que todos, sem exceção, têm igual importância e são igualmente lembrados. Uma parede do Teatro será envelopada com os nomes dos Amadores e respectivos anos em que entraram no Grupo. A ação também atua gerando união entre os próprios participantes que podem encontrar nomes de parentes e amigos. - Ação: Nosso amor dá samba Através da relação e influência de amadores em diversos setores da comunidade trirriense o enredo  Nosso amor faz história invadiu a Avenida durante o carnaval e foi o tema da escola Independentes do Triângulo, do grupo de acesso do carnaval trirriense. O carnavalesco da escola é um dos amadores ativos do Grupo, deixando claro como os artistas do GATVC circulam por diversas formas e expressões artísticas dentro da cidade. A Escola trouxe o nome de diversos amadores na letra do samba e foi consagrada como campeã do grupo de acesso. Nossa história deu samba! (Anexo 1  p. 13) - Ação: Nosso amor nas escolas Em um momento em que matérias como artes e ciências humanas estão sendo retiradas das grades curriculares, nos colégios municipais de Três Rios a história do GATVC se tornou matéria obrigatória. Após uma reunião da diretoria com o prefeito da cidade e representantes da secretaria de Educação, a história da fundação do grupo e sua importância para a cidade passarão a compor o currículo dos alunos do ensino fundamental. (Anexo 1  p. 14)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O briefing foi recebido na Agência Experimental da UFF (AÊ!), que permite uma aproximação dos graduandos com a vivência mercadológica. Foi-se a campo conversar com os amadores e entender como se organizavam e como enxergavam sua relação com o grupo, fez-se o planejamento, criação, e a execução de cada detalhe desta campanha. Podemos dizer que este planejamento resultou em um desenvolvimento profissional, técnico, baseado em princípios éticos tanto para os alunos, como para a Universidade, amadores, e os moradores de Três Rios - com ênfase aos alunos das escolas municipais que, atualmente, têm no conteúdo pedagógico a história da cidade. Ainda na reunião de briefing era visível o encantamento do amador que narrou a história do grupo, da mesma forma que estava transparente a apreensão. Uma pequena parcela dos cidadãos de Três Rios conhecia a história do GATVC e, consonante com este cenário, o vínculo dos atuais amadores se esfarelava com o passar dos anos, fazendo com que muitos questionassem a sobrevivência da companhia. Para Domingos de Oliveira,  Nada une mais as pessoas do que o teatro , e este trabalho ajudou a unir a cidade. Ao participar deste projeto foi possível evidenciar a capacidade da comunicação de impactar positivamente a sociedade. Através de ações planejadas e a utilização de diversas técnicas publicitárias foi possível dar longos passos para a solução destes problemas supracitados. Antes a história do grupo de amadores mais antigo do país estava escondida por detrás das bambolinas, imersas nas coxias e presas dentro das paredes do teatro. Estas ações levaram o GATVC para as ruas, sua história ganhou as salas de aula, as redes sociais, os muros, o desfile das escolas de samba e, principalmente, um espaço na memória do povo trirriense. A campanha contou a história do GATVC para a população, reforçou o vínculo dos amadores com o grupo e mostrou que, em Três Rios, o amor faz história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">PAIVA, Raquel. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad, 2013<br><br>SODRÉ. Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes,2002.<br><br>SODRÉ, M. Objeto da comunicação é a vinculação social. PCLA, v. 3, n. 1, 2001a. Disponível em: <http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/entrevista%209-1.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012. <br><br>SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002 <br><br>SIMÕES, F. R. Comunicação Institucional: um Estudo sobre sua Prática em uma Indústria Paranaense. Rio Grande do Sul: Abrapcorp - Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2010.<br><br>MATOS, B. B. C. et al. A Comunicação Institucional como Agente Criador da Imagem e Identidade Corporativa: O Caso Vale. Rio Grande do Norte: Intercom  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.<br><br>KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 1986.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Eselvier, 2003<br><br> </td></tr></table></body></html>