O local foi escolhido pois, pelos idealizadores do projeto pois, alguns dos integrantes já possuíam contato com as ações realizadas pela ONG, o que facilitaria a execução de uma ação comunicacional no mesmo, que precisa aumentar sua visibilidade perante a sociedade bauruense. 䄀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀漀猀猀甀椀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 猀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀愀猀 瀀攀搀愀最最椀挀愀猀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 愀 愀樀甀搀愀爀 渀攀猀猀愀 爀攀愀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀猀猀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀㨀
o vídeo, de uma forma geral, tem o poder de facilitar a comunicação entre uma organização e os seus públicos. Muito disso se deve ao fato de as pessoas estarem acostumadas com a linguagem audiovisual da TV e do cinema, ambos veículos de comunicação de massa. (WESTERKAMP; CARISSIMI, 2011, p. 1).
Os vídeos institucionais também dão credibilidade e ênfase nos objetivos da instituição, usando informações sobre a mesma de forma simples, objetiva e atraente, de modo que chame a atenção do espectador. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀愀洀戀洀 搀攀挀椀搀椀甀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 甀洀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀攀 洀搀椀愀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 愀漀猀 洀愀渀琀攀渀攀搀漀爀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀 琀爀愀稀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 洀愀渀琀攀爀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀戀愀猀琀攀挀椀搀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀渀焀甀椀猀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 瀀愀猀猀漀猀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 愀 挀漀渀昀椀愀渀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀ᴀ⸠ ⠀䜀唀䔀刀刀䄀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀⸀
Com este treinamento de mídia o grupo visa contribuir com o projeto por um longo prazo, pois se as gestoras puderem manter as páginas atualizadas e atrativas de uma forma autossuficiente, o Projeto não dependerá da ajuda de voluntários da área de Comunicação, que muitas vezes não buscam estes tipos de trabalho.
|
O projeto Assessoria de imprensa para o terceiro setor: a ação de melhorias da comunicação comunitária nas mídias digitais do Projeto Formiguinha foi idealizado e colocado em prática por alunos 5º semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração, como produto final e integrado entre as disciplinas de Comunicação Pública e Comunitária” e Comunicação nas Organizações.䐀攀渀琀爀攀 愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 伀一䜀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䘀漀爀洀椀最甀椀渀栀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 爀攀氀愀漀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 攀渀琀爀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 猀甀戀猀搀椀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 愀琀攀渀搀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀攀氀攀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀搀攀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㈀Ⰰ 栀 焀甀愀琀漀爀稀攀 愀渀漀猀Ⰰ 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀椀昀椀挀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 洀愀搀甀爀漀⸀
Através de uma análise feita pelo grupo, por meio de uma Pesquisa Exploratória, que segundo Gil (2008), é uma pesquisa que se utiliza de entrevistas, conversas, pesquisas bibliográficas e documentais, visando trazer maior conhecimento sobre o tema para o pesquisador, o grupo percebeu certa carência de recursos para manter o projeto, já que este é totalmente sem fins lucrativos.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 搀椀猀猀攀爀琀愀攀猀 攀 琀攀猀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 䌀攀爀瘀漀Ⰰ 䈀攀爀瘀椀愀渀 攀 搀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀Ⰰ 攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 ᰀ映漀爀洀愀爀椀愀 漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀猀 瀀攀氀漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 戀甀猀挀愀 漀 搀漀洀渀椀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀愀 愀爀琀攀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀ᴀ⸠
E por meio destas pesquisas, os idelaizadores verificaram qual seria a ferramenta mais adequada para ajudar a aumentar a visibilidade do projeto e, assim, atrair mais colaboradores para si.䄀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䘀漀爀洀椀最甀椀渀栀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 昀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 圀攀猀琀攀爀欀愀洀瀀 猀漀戀爀攀 漀 瀀漀搀攀爀 焀甀攀 漀 洀攀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 瀀愀爀愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀ⴀ愀氀瘀漀⸀
伀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 瘀爀椀愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀瀀漀渀琀愀 䘀漀爀琀攀猀 ⠀㈀ ㈀⤀㨀 挀愀琀氀漀最漀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀猀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀 攀砀瀀漀爀琀愀漀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 瘀搀攀漀 氀愀稀攀爀Ⰰ 洀愀渀甀愀氀 搀攀 椀渀猀琀爀甀攀猀Ⰰ 瘀搀攀漀 洀攀洀漀爀椀愀氀Ⰰ 洀漀琀椀瘀愀漀Ⰰ 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 攀 漀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ ⠀圀䔀匀吀䔀刀䬀䄀䴀倀Ⰰ 䌀䄀刀䤀匀匀䤀䴀䤀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ ⤀⸀
吀愀洀戀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 氀甀最愀爀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀爀椀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䨀 焀甀攀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 愀琀椀渀最椀爀 洀愀椀漀爀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀 䈀甀攀渀漀
“A manutenção das redes sociais não só dissemina a ideia do projeto, mas também viabiliza que as organizações menores e com menos recursos possam passar a ter maior visibilidade. A internet tem propiciado condições para um trabalho efetivo, permitindo a disseminação de suas ideias, seja pelos sites próprios, seja pela participação de seus representantes em grupos de discussão que se multiplicam pelo mundo todo”. (BUENO, 2003, p.143 apud FERRARETO; KOPPLIN, 2009, P.56)
E estabelecendo esta relevância e o poder de abrangência da internet e das mídias digitais, o grupo preparou um treinamento básico de mídia para as mantenedoras das redes sociais do Projeto, para ajudá-las a atingirem o público de maneira mais eficaz, sem perder o lado lúdico que já era utilizado por elas. Para a realização do vídeo, o grupo buscou projetar no meio audiovisual as bases do Projeto Formiguinha que tem por principal ideologia proporcionar a “Oportunidade para o Crescimento dos Sonhos das Crianças”.䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 椀搀攀椀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 ᰀ䌠爀椀愀渀愀 猀攀樀愀 愀 倀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 搀攀 吀甀搀漀ᴀⰠ 漀 最爀甀瀀漀 焀甀椀猀 琀爀愀稀攀爀 椀猀猀漀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀攀爀挀攀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀猀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 搀攀椀砀漀甀 焀甀攀 攀氀愀猀 搀攀挀椀搀椀猀猀攀洀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 攀猀琀攀 瘀搀攀漀 攀 焀甀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 伀一䜀 猀攀爀椀愀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 洀漀猀琀爀愀搀漀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀
Logo após esse momento, uma das coordenadoras do projeto relatou a dificuldade de ter um voluntário fixo na área de comunicação e assessoria de imprensa o que dificultava a projeção do projeto em mídias tradicionais e alternativas. 䐀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀攀 洀搀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀猀 攀 挀甀椀搀愀搀漀爀愀猀 昀椀砀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀氀愀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀甀琀渀漀洀愀猀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 伀渀最Ⰰ 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 洀攀椀漀 漀渀氀椀渀攀⸀
Para isso foi necessária, novamente, uma pesquisa bibliográfica que indicou que uma apresentação oral que apontasse os erros e acertos, tanto daquela instituição como de outra, seria a forma mais simples e clara de preparar as coordenadoras do projeto para quando elas não tivessem nenhum voluntário da área de comunicação social, o que infelizmente, é algo bem recorrente. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀洀 ㈀ 瘀椀猀椀琀愀猀 愀漀 倀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀甀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀 漀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㌀㘀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀
Gravado com 3 câmeras, sendo elas uma GoPro, modelo Hero 3+ – Silver Edition, uma Nikon, modelo D3200 e uma Sony, modelo CyberShot DSC-H100 para a gravação dos frames de vídeos contidos no vídeo institucional. 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 搀漀 焀甀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀切戀氀椀挀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀漀甀 爀攀琀爀愀琀愀爀 渀漀 瘀搀攀漀 愀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀攀搀椀挀愀搀愀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀 瘀椀猀愀渀搀漀 瀀愀猀猀愀爀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀漀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 倀爀漀樀攀琀漀⸀
O vídeo foi montado pensando em atrair o público logo com seu início, que mostra alguns olhares e sorrisos de crianças do projeto. Logo depois, 3 crianças são mostradas estudando para alcançarem seus objetivos profissionais – na ordem do vídeo: biólogo marinho, cantora e jogar de futebol. 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀渀攀挀攀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 䰀甀愀渀Ⰰ 昀愀氀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀樀甀搀愀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀
Algumas fotos de atividades são passadas ao longo de um tempo do vídeo, que termina com um momento das crianças cantando uma das músicas do projeto e logo depois, a identidade visual do projeto.倀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 攀 琀爀愀琀愀爀 搀漀猀 猀漀渀栀漀猀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ匠漀渀栀愀爀ᴀⰠ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀漀爀 ᰀ䴠䌀 䜀甀椀ᴀⰠ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ愀 搀攀 䈀䜀⸀
O treinamento de mídia foi executado junto às gestoras fixas do projeto, isto é, das funcionárias contratadas pela instituição que possuem um vínculo empregatício com ela e, por isso, permanecem no local, podendo continuar executando o monitoramento das redes sociais digitais.䌀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀瘀愀 ᰀ䔠爀爀漀猀ᴀ†攀 ᰀ䄠挀攀爀琀漀猀ᴀ†搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䘀漀爀洀椀最甀椀渀栀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 吀甀洀戀氀爀Ⰰ 漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀愀 愀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀 椀渀搀椀挀愀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀
Nesta mesma palestra foram apresentadas páginas de outras instituições que realizam a manutenção de suas redes sociais digitais de maneira correta, visando ensinar e incentivar as gestoras a realizarem a postagem de forma efetiva e eficaz dos seus conteúdos, para atrair mais patrocinadores, voluntários e visibilidade à ONG.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 瀀漀甀挀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀 攀 搀攀洀愀渀搀愀 甀洀 攀猀昀漀爀漀 愀戀渀攀最愀搀漀 搀漀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀⸀ 䄀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀愀 最攀猀琀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 挀栀攀最愀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀漀愀攀猀 漀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀⸀
A proposta do artigo foi demonstrar a prática da comunicação comunitária dentro do Projeto Formiguinha. Para isto, o grupo estudou, se organizou e se aplicou na criação de um vídeo institucional para as plataformas digitais do projeto, com a colaboração das crianças que frequentam a instituição e com as educadoras do mesmo. Além disso, foi aplicado também um treinamento de mídia ou media training, para auxiliar as educadoras nas postagens de conteúdo para redes sociais, a fim de torná-lo mais conhecido e promovê-lo perante o público.伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀瀀猀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀 倀爀漀樀攀琀漀 琀攀瘀攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 㐀 ─ 渀漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 愀 猀甀愀 瀀最椀渀愀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 㔀 渀漀瘀漀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀 攀 搀漀戀爀漀甀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀⸀
Quanto ao treinamento de mídia, o grupo observou um avanço significativo, já que as gestoras que só abasteciam as páginas a cada 3 meses, começaram a postar conteúdos diariamente, se tornando autossuficientes neste trabalho.嘀愀氀攀 愀 瀀攀渀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀 琀攀漀爀椀愀 猀攀 氀椀最愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 焀甀攀 猀攀 氀椀最愀 愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 猀攀洀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 瀀愀甀琀愀搀愀猀 攀洀 愀攀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀 瀀爀琀椀挀愀 猀攀爀椀愀 椀渀瘀椀瘀攀氀⸀
Por fim, como aponta Kunsch (2007), é essencial a formação de um profissional, gestor da comunicação, mais preparado para atuar em uma realidade social contemporânea e que busque como resultado a produção de um produto ou serviço essencial e em benefício da sociedade. E este é o caso das organizações sociais comunitárias, nas quais, o Projeto Formiguinha, se encaixa.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䄀匀吀섀䌀䤀伀Ⰰ 䄀渀渀愀 䘀切氀瘀椀愀 搀愀 䰀甀稀⸀ 䐀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀㨀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ ㈀ 㔀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 倀愀甀氀椀猀琀愀 ᰀ䨠切氀椀漀 搀攀 䴀攀猀焀甀椀琀愀 䘀椀氀栀漀ᴀ†䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀Ⰰ 䄀爀琀攀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⴀ 䘀䄀䄀䌀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀渀攀猀瀀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㐀㐀㤀⼀㈀㠀㈀㈀⼀ 㠀㐀㘀㈀㜀㘀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀☀椀猀䄀氀氀漀眀攀搀㴀礀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀㨀 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 漀猀 挀漀渀琀漀爀渀漀猀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䌀漀渀攀砀漀 ጀ†䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 唀䌀匀Ⰰ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ⴀ㈀ Ⰰ 樀愀渀⸀⼀樀甀渀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀㨀 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 漀猀 挀漀渀琀漀爀渀漀猀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䌀漀渀攀砀漀 ጀ†䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 唀䌀匀Ⰰ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ⴀ㈀ Ⰰ 樀愀渀⸀⼀樀甀渀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀㨀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ 㤀⸀
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀⸀ 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀
DUARTE, J. C. S. Rede Sociais: Uma estratégia de ação local para o desenvolvimento. 2000. www.rits.org.br 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀⸀ 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀
DUARTE, J. C. S. Rede Sociais: Uma estratégia de ação local para o desenvolvimento. 2000. www.rits.org.br 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀⸀ 䬀伀倀倀䰀䤀一Ⰰ 䔀氀椀猀愀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 渀愀 吀攀漀爀椀愀 攀 渀愀 倀爀琀椀挀愀⸀ ㈀ 㤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䔀刀刀䄀Ⰰ 䄀⸀ 倀⸀ 䐀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 漀 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 倀爀攀猀戀椀琀攀爀椀愀渀漀 䴀愀挀欀攀渀稀椀攀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 渀漀瘀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䰀甀椀稀愀 搀攀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 倀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䌀漀爀琀攀稀 䔀搀椀琀漀爀愀⸀ 㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀一吀䔀䤀刀伀Ⰰ 䜀爀愀愀 䘀爀愀渀愀⸀ 䄀 渀漀琀挀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
MORAES, Fabiane; GUESSER, Graciely. "Mídia Training: O Papel do Gestor de Comunicação na capacitação das Fontes De Notícia." Universidade de Tuiti no Paraná. Curitiba. 2013. Disponível em: < http://tcconline.utp.br/media/tcc/2015/04/TCC_Fabiane_Graciely_260713.pdf> Acesso em: 17 maio de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀一䐀伀Ⰰ 刀漀搀爀椀最漀Ⰰ 攀琀⸀ 愀氀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 漀 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 䔀搀⸀ 䤀渀猀琀⸀ 倀爀攀猀戀椀琀攀爀椀愀渀漀 䴀愀挀欀攀渀稀椀攀⸀ 匀倀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
Projeto Formiguinha. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/projetoformiguinha/?fref=ts> . Acesso em 28de abril de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
Projeto Formiguinha. Instagram Disponível em: < https://www.instagram.com/projeto.formiguinha/>. Acesso em 28 de abril de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
Projeto Formiguinha. Tumblr. Disponível em: < http://projetoformiguinha.tumblr.com/>. Acesso em: 28 de abril de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀娀Ⰰ 䜀⸀ 一⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀㨀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䔀匀吀䔀刀䬀䄀䴀倀Ⰰ 䌀⸀ 䌀䄀刀䤀匀匀䤀䴀䤀Ⰰ 䨀⸀ 嘀搀攀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀⸀∀ 堀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 匀甀氀⸀ ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㈀ ⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㘀ⴀ 㘀㌀ⴀ⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|