ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00413</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A Tradição Centenária dos Irmãos Simões</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caio Lucas Braga (Centro Universitário UNA); Juliana Lopes de Almeida Souza (Centro Universitário UNA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;arte, circo, multimídia, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) atua diretamente na vertente de adaptação do estudante ao ambiente profissional. O presente trabalho aborda a proposta feita pelo Centro Universitário UNA, através da disciplina TIDIR do 4° semestre da grade, a escolha de um cliente real vinculado à cultura e arte e, posteriormente, a elaboração de uma campanha de produção multimídia voltada para o escolhido. O cliente escolhido é o tradicional Circo Irmãos Simões, que foi o foco do plano de comunicação, a fim de recriar e/ou aprimorar toda a estética publicitária da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper documenta o trabalho feito da Agência Quartzo - Comunicação Estratégica. Trata-se da elaboração de uma campanha de produção multimídia que foi executada para um cliente real. O filtro para a escolha do cliente é o vínculo direto com a cultura e a arte, devendo se apresentar em formato empresarial, desconsiderando a magnitude. A campanha de produção multimídia foi desenvolvida pela agência, formada por 7 (sete) profissionais. O cliente em questão é o histórico Circo Irmãos Simões, atuante desde 1865 no Brasil, totalizando mais de 140 anos de existência. Dentro do universo de possibilidades de se discutir cultura e arte, iniciaremos em seus conceitos. A cultura é fortemente ligada à antropologia, sendo assim partiremos da ótica de Luiz Gonzaga de Mello para explicitar e desmembrar melhor os nuances conceituais. Em sua obra, Mello (1986) relaciona a cultura com a ótica antropológica, valendo-se da base de grandes pensadores como Lévi-Strauss, cujos conceitos se encontram na obra Antropologia Estrutural. "Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, lei, costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (LÈVI-STRAUSS, apud MELLO 1986, p. 397). A cultura, analisada na ótica atual, recebe distorções em sua produção e consumo que também evoluíram com o passar dos anos. Por exemplo, vimos durante o tempo feudal, no século V, a definição hierárquica acontecer através de bens e posses. Já atualmente, a cultura é fortemente margeada de acordo com o grau de instrução e poder aquisitivo de quem a consome. Um segundo conjunto de questões e desafios lançados pela sociologia da cultura de Pierre Bourdieu diz respeito à elucidação da lógica que rege o consumo e as práticas culturais. Uma noção chave, aqui, é a de "capital cultural"  esboçada em O amor pela arte e explicitada em A Distinção (GOLDSTEIN, 2008, p. 60).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Multimídia é palavra-chave desta produção, que nos colocou frente a frente com um cliente real, associado à produção cultural, que possui demandas e necessidades comunicacionais reais a serem sanadas. Se tratando de um circo clássico, o objetivo foi traçado de forma bastante precisa, uma vez que a empresa ainda carrega traços tradicionais. A associação entre o clássico e o moderno foi pensada de forma bastante equilibrada, para que a comunicação multimídia objetivada fosse assertiva. Ao detectar as demandas no processo de comunicação do cliente em questão, elaboramos alternativas para que a marca fosse propagada com o melhor alcance possível. Portanto, o objetivo foi criar uma campanha de produção multimídia, viabilizando a renovação visual da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha do cliente foi feita de forma coesa, principalmente por necessitar de elementos de arte e cultura na atividade exercida, uma vez que o circo é um espetáculo cultural, no qual artistas se apresentam. A escolha do cliente envolveu empatia e identificação, além de ser um cliente que nos forçou a ampliar ainda mais nossos conhecimentos sobre a área. Os primeiros contatos efetuados com o cliente apontaram uma estratégia de comunicação que visivelmente carecia de melhoras. Apesar de alcançar boa parte do público com os métodos adotados até então, percebemos a necessidade de interação entre os canais comunicacionais, além da ampla melhoria da plataforma virtual, pouco trabalhada. Por se tratar de um circo, o apelo visual é o contato primário do cliente com a marca e, estando bem desenvolvido, acarreta em retorno positivo. Ao notarmos a baixa interação entre os canais de comunicação do cliente, chegamos a dois conceitos iniciais para produção da campanha: multimídia e hipermídia. Ambos se relacionam com um conceito primário, o hipertexto, que sob a ótica de George P. Lowdon, pesquisador do campo, pode ser definido como "uma mídia que pode conectar informações verbais a informações não-verbais" (LANDOW, 2006, p. 3). Ao iniciarmos a produção, nos atentamos ao fato necessário das mídias serem convergentes entre si, iniciando no hipertexto. Prosseguindo, mergulhamos no conceito de hipermídia a fim de aplicar novos mecanismos de interação entre as mídias que seriam criadas. Como observa Gosciola, "sua ampliação natural e consecutiva  a hipermídia  tem o mesmo recurso básico: o acesso e a navegação não-linear entre conteúdos  textos, fotos, gráficos, animações e vídeos" (GOSCIOLA, 2003, p. 32). Ainda em seu texto, Gosciola aprimora mais essa definição, em que apresenta a hipermídia também em relação ao conceito de multimídia: A hipermídia, do ponto de vista deste livro, está mais para um produto com um nível de navegabilidade, de interatividade e de volume de documentos maior do que a multimídia e com mais intensidade em conteúdos audiovisuais do que o hipertexto (GOSCIOLA, 2003, p. 34). A não-linearidade entre as mídias garantiram uma conversação independente, sob o ponto de vista funcional e prático, mas com a unidade da campanha mantida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O início de qualquer trabalho publicitário requer o conhecimento com o cliente que irá trabalhar, com pesquisas de caráter exploratório. Dessa forma, através de entrevistas realizadas na casa do proprietário do Circo, coletamos dados essenciais para o direcionamento estratégico da campanha de produção multimídia. As entrevistas foram realizadas no mês de Setembro, e posteriormente nos direcionamos para o estudo aprofundado da atividade circense no passar dos anos, atentando para sua evolução e fatores  principalmente comunicacionais  que determinaram a sua longevidade e o encerramento de grandes marcas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha de produção multimídia elaborada pela agência teve como primeiro passo a elaboração, adaptação e aprimoramento de toda a identidade visual do Circo Irmãos Simões, desde fanpage e site até logo e design de produtos comercializados, unindo as mídias on-line e off-line de forma harmoniosa, transmitindo unidade entre as peças e dividindo-se entre o clássico e o moderno. Enquanto organização, é imprescindível que o cliente tenha um site em ótimas condições de acesso a informação, trazendo clareza para o público. Desta forma, recriamos todo o site institucional, adicionando informações sobre os espetáculos e dados relativos aos próximos eventos, tal como endereços (virtuais e tradicionais) de contato, como fangape, número de telefone, etc. Prosseguindo na análise comunicacional, voltamos nossos olhos para o contato com o cliente e percebemos que as formas de interação já existentes estavam defasadas. Desta forma, decidimos criar uma fanpage no Facebook, além da recriação do site do cliente, para conectá-lo de forma prática e interativa com a rede social mais utilizada atualmente. Acompanhando a rede, também elaboramos um roteiro de postagens na rede, para que seja alimentada da forma correta, instigando o engajamento. Seguindo a linha de mídias on-line, optamos também pela criação de uma conta no aplicativo Instagram, por um motivo bastante relevante e já mencionado: o apelo visual. O circo é um espetáculo de cores, formas e imagens, e será retratado dessa forma na plataforma. Ainda imersos na cultura mobile, também desenvolvemos um aplicativo chamado IngresSimões, que facilita a aquisição de ingressos. Todo o layout do aplicativo e de todas as mídias on-line respeitam o Manual de Uso da Marca, com sincronia e conversação entre todas as peças. Partindo para as mídias off-line, a mais utilizada pelo cliente durante nossa análise, elaboramos formas atuais e diretas de comunicação assertiva nesse modo. Selecionamos três mídias: outdoor, busdoor e backlight para banca de jornal, sendo veiculadas em locais previamente estudados, para que atinja o público-alvo desejado. Buscando entrelaçar o tradicionalismo com a modernidade de produtos, também nos atentamos para a veiculação da marca durante os espetáculos circenses, com a criação de modelos personalizados de sacos de pipoca, que trazem a logo do Circo Irmãos Simões. 5.1 Site Oficial A recriação do sitevisa a comunicação institucional da marca, reunindo os menus essenciais como:história, localização, contatos e informações sobre a marca e os espetáculos realizados, conforme pode ser visualizado nas Figura 1. Figura 1  Site Oficial do Circo Irmãos Simões - Home 5.2 Fanpage A fanpage foi desenvolvida para otimizar ocontato entre a marca e o cliente, contendo uma maneira popular e prática de comunicação. Respeitando o Manual de Uso da Marca, traz a nova logo produzida, além do esquema de cores e texto definidos para a produção multimídia. O conteúdo da fanpage será desenvolvido mediante calendário editorial sugerido. A fanpage pode ser visualizada na Figura 2. Figura 2  FanPage Facebook 5.3 Instagram O Instagram é uma ótima forma de retratar belos momentos e decidimos utilizar essa plataforma mobile, que está presente em quase todos os aparelhos que circulam por aí  especialmente o público-alvo em questão. Seu layout apresenta imagens de espetáculos, artistas e bastidores, que podem ser visualizadas na figura a seguir. Figura 3  Perfil no Instagram 5.4 Outdoor A primeira mídia out of home utilizada é o outdoor, que será veiculado estrategicamente, levando em conta a localização geográfica do público alvo, podendo ser visualizado nas Figura 4. Figura 4  Outdoor 5.5 Busdoor Seguindo a linha de mídias off-line optamos pelo busdoor (Figura 5), que possui caráter itinerante, ou seja, o conteúdo aplicado é visualizado em vários pontos da cidade. Figura 5  Busdoor 5.6 Backlight A última mídia off-line associada a mobiliário urbano é o backlight (Figura 6), projetado para a veiculação em bancas de jornal. As três mídias destacam o espetáculo, a longevidade e a fantasia, elementos característicos dos Irmãos Simões. Figura 6  Backlight 5.7 Aplicativo IngresSimões O aplicativo desenvolvido busca fortalecer a interação entre a marca, o cliente e o ambiente mobile. Através de uma interação provocada após o acesso, o aplicativo fornece um ingresso promocional para quem conseguir realizar todoso(s) jogo(s) proposto(s), sendo válido apenas para um único acesso. Os jogos fornecem a opção de compartilhamento na rede social Facebook, sendo uma das etapas necessárias para acúmulo de pontos, o que  do ponto de vista do marketing  garante a repercussão do aplicativo em outras plataformas. A usabilidade do aplicativo é garantida, em futuros acessos, através de atualizações. Modelo do aplicativo pode ser visualizado nas figuras 7 a 19. Figura 7  Aplicativo  Interface Principal Figura 8 - Aplicativo  Aba Galeria Figura 09  Aplicativo  Aba História Figura 10  Aplicativo  Aba Informações Figura 11  Aplicativo  Jogo Bambolê / Fase 1 Figura 12  Aplicativo  Jogo Bambolê / Fase 2 Figura 13  Aplicativo  Jogo Bambolê / Fase 3 Figura 14  Aplicativo  Jogo Bambolê / Fim Figura 15  Aplicativo  Jogo Equilibrista Figura 16  Aplicativo  Jogo Equilibrista / Fim Figura 17  Aplicativo  Jogo Palhaço Figura 18  Aplicativo  Jogo Palhaço / Cadastro para retirada de ingresso 5.8 Embalagens estilizadas Atentando para a divulgação durante os espetáculos e colhendo do brieffing a informação do alto número de venda de alimentos, optamos por criar embalagens (figuras 20 e 21) para uma das refeições mais representativas do circo: a pipoca. Uma forma de manter o tradicionalismo e contagiar a marca no público. Figura 20  Embalagem de Pipoca  Modelo I Figura 21  Embalagem de Pipoca  Modelo II CLIENTE: Circo Irmãos Simões PEÇA: Spot/30'' TÍTULO: Simões Através do Tempo DATA: 07/10/2016 1. TEC: (SOM DE ABERTURA DE ESPETÁCULO CIRCENSE) 2. LOC: O espetáculo deve continuar, Mesmo que o tempo passe As pessoas mudem E o mundo se torne outro. A alegria sempre será importante, Por isso, o espetáculo vai continuar. Vocês estão convidados ao mágico mundo do Circo Irmãos Simões. 3. TEC: (SOM DE APLAUSOS) Acessem www.circoirmaossimoes.com.br CLIENTE: Circo Irmãos Simões PEÇA: VT/30'' TÍTULO: O Espetáculo Começa Aqui. DATA: 07/10/2016 LINK: https://www.youtube.com/watch?v=lQ_Rftis55w&feature=youtu.be </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao explorar a prática e a vivência com clientes reais, provoca a aplicação de todo o aprendizado obtido durante o semestre, que foi amplamente desenhado para que houvesse conversação entre as disciplinas. A campanha de produção multimídia foi devidamente aplicada e absorvida, enquanto teoria e prática. A agência desenvolveu um trabalho acreditando ter solucionado as demandas que o Circo Irmãos Simões possuía. Em tempo, registramos nosso agradecimento com toda a direção do circo, que nos recebeu e atendeu prontamente, provando que o circo é, de fato, uma manifestação artística muito atrativa e forte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BOURDIEU, P. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1983.<br><br>GOLDSTEIN, Ilana. Hierarquias da cultura. Revista Cult. n. 128, setembro de 2008.<br><br>GOSCIOLA, V. Roteiro para as Novas Mídias. Do game à TV interativa. São Paulo: Editora do Senac, 2003<br><br>KOELLREUTTER, Hans-Joachim. O Ensino da Música Num Mundo Modificado. Disponível em: http://www.latinoamerica-musica.net/ensenanza/koell-ensino-po.html 1997.<br><br>LÉVI-STRAUSS, CLAUDE. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Ed.Tempo Brasileiro, 2003.<br><br>MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural. Petrópolis: Vozes. 1986.<br><br> </td></tr></table></body></html>