INSCRIÇÃO: 00417
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: O Ardil da Raposa
 
AUTORES: Caíque Pereira Ribeiro da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Roberta do Prado Consul Rey (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Beatriz de Souza Rodrigues (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Jean Carlos Telles Mendes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Brenno Farias Carvalho (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Karen de Carvalho Bandeira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radiodramaturgia, Radiodrama, Ficção, Romance, Drama
 
RESUMO
O radiodrama "O Ardil da Raposa" propõe-se a empreender uma experiência sonora que evoque estruturas narrativas canônicas das radionovelas clássicas, sem abdicar das estratégias atuais de preservação da audiência no âmbito audiovisual. Dessa forma, desenvolvemos um áudio-ficção de cunho romântico, presente em um programa de rádio fictício, tal qual eram reproduzidas as radionovelas originais. O enredo acompanha um casal de jovens que se separa na adolescência, mas se reencontra anos depois para retomar os deleites e tragédias de sua história de amor.
 
INTRODUÇÃO
O radiodrama "O Ardil da Raposa" foi elaborado para a disciplina de Mídia Sonora II, lecionada no curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor José Ferrão. A narrativa resgata o aspecto das radionovelas tradicionais do suporte, em que um dos carros-chefe eram as histórias de amor atravessadas por impossibilidades e desencontros. Por outro lado, inserido em contextos sociais contemporâneos, o áudio-ficção pretende abordar um romance em curso, do âmbito juvenil ao adulto, e as dificuldades que perpassam a idade. À vista disso, almejamos suscitar uma discussão sobre as escolhas pessoais e interpessoais desse romance em paridade ao cenário atual das interrelações, tal qual valorizar o formato radiodramático e explorar as potências específicas do meio sonoro.
 
OBJETIVO
A radiodramaturgia deseja historiar a retomada de um romance adolescente, expondo a durabilidade de conflitos para além do amadurecimento pela idade dos envolvidos. Nessa visão, também há uma conservação do modelo canônico de contar histórias via rádio, através de cenas curtas, diálogos expositivos e sons de ambientação.਀䔀洀 瘀椀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ ᰀ传 䄀爀搀椀氀 搀愀 刀愀瀀漀猀愀ᴀ†㄀⤀ 瀀氀攀椀琀攀椀愀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 椀渀猀攀爀琀漀 攀洀 甀洀愀 爀搀椀漀 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 ㈀⤀ 猀椀琀甀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 ㌀⤀ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 愀洀漀爀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 㐀⤀ 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀琀爀攀 猀椀 攀 猀甀愀猀 瀀愀爀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 栀漀樀攀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Desde o surgimento da primeira emissora de rádio com programação regular, a KDKA em Pittsburgh/EUA, em 1920 (BALSEBRE, 1994), o meio radiofônico alcançou um patamar significativo de credibilidade entre os meios de comunicação, inclusive para trabalhar as narrativas (real ou ficcional), além da própria radiodramaturgia.਀䌀愀甀搀愀琀爀椀漀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 渀漀 猀甀瀀漀爀琀攀Ⰰ 漀 愀爀挀愀戀漀甀漀 搀攀猀猀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 搀爀愀洀琀椀挀愀猀 搀愀琀愀洀 搀攀 ㄀㤀㈀㐀Ⰰ 渀愀 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀漀 爀搀椀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 攀洀 洀攀愀搀漀猀 搀攀 ㄀㤀㌀ Ⰰ 焀甀攀 搀椀昀甀渀搀椀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀爀椀愀搀愀猀 渀漀 瘀攀挀甀氀漀⸀ ᰀ吠爀愀琀愀瘀愀ⴀ猀攀 搀攀 搀爀愀洀愀猀 挀漀洀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀 ⠀㄀㔀 洀椀渀甀琀漀猀⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 栀漀爀爀椀漀 搀椀甀爀渀漀ᴀ†⠀䈀刀䄀一䐀쌀伀 ☀ 䘀䔀刀一䄀一䐀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㐀㨀㄀㈀㄀⤀⸀ Por outro lado, o drama em capítulos – também conhecido como radionovela – seria concebido em Cuba, em 1935, quando o escritor Félix Caignet abraçou o estilo melodramático e redigiu inúmeros roteiros, como Los Ángeles de la Calle e El Direcho de Nacer. Sua proximidade com grandes cidades, tal qual Miami, e o interesse financeiro americano em ampliar fronteiras levaram Cuba a desenvolver um sistema radiofônico de vanguarda.਀䔀洀 琀攀爀爀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀Ⰰ 漀 最渀攀爀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 渀漀 爀搀椀漀 漀爀椀甀渀搀愀ⴀ猀攀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㌀ Ⰰ 攀洀 焀甀攀 ∀琀攀砀琀漀猀 攀渀挀攀渀愀搀漀猀 渀漀猀 瀀愀氀挀漀猀 搀攀 琀攀愀琀爀漀 爀攀焀甀攀爀椀愀洀 愀搀攀渀搀漀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 愀最漀爀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀瘀愀洀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀∀ ⠀䤀搀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㐀㨀㄀㈀㌀⤀⸀ 一愀 瘀椀猀漀 搀漀猀 挀椀挀氀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀 爀愀搀椀漀琀攀愀琀爀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 挀栀攀最漀甀 愀 愀渀琀攀瘀攀爀 挀攀爀琀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 猀攀甀 猀甀挀攀猀猀漀爀Ⰰ 漀 琀攀氀攀琀攀愀琀爀漀 ⠀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ ㈀  㔀 愀瀀甀搀 䈀刀䄀一䐀쌀伀 ☀ 䘀䔀刀一䄀一䐀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 搀攀 攀氀攀渀挀漀 昀椀砀漀 搀攀 愀琀漀爀攀猀⸀ Tal gênero narrativo brilhou nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, carro-chefe de inúmeras emissoras de rádio no país. Nomes consagrados do teatro também estiveram nas produções dramáticas, como Fernanda Montenegro e Chico Anysio, mas o formato caiu no ostracismo devido ao desinteresse comercial, sobrevivendo, na maioria das vezes, em propagandas e programas de humor.਀䌀愀戀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 愀戀愀爀挀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䈀愀氀猀攀戀爀攀 ⠀㄀㤀㤀㐀⤀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 渀漀ⴀ猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 猀椀猀琀攀洀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 猀椀氀渀挀椀漀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀  搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀爀琀椀昀挀椀漀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀 攀 琀挀渀椀挀漀猀 搀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 愀搀攀洀愀椀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀洀愀最椀渀愀琀椀瘀漀ⴀ瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀漀渀漀爀愀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 渀琀攀爀椀洀Ⰰ 唀搀漀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 焀甀攀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀Ⰰ 爀攀搀甀渀搀渀挀椀愀Ⰰ 爀椀琀洀漀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀 甀洀愀 氀漀挀甀漀 戀攀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀愀⸀ O drama radiofônico é composto por uma história baseada em ações e diálogo, geralmente em volta de um conflito (HAUSMAN, 2010). No enredo, a estrutura de começo-meio-fim permanece, incluindo técnicas dramáticas tais quais a exposição – revelação de detalhes de modo lógico e verossímil – e o suspense – alternância de enfoque entre conflito e resolução.਀吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 挀攀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 ⠀唀䐀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀氀栀攀琀椀渀攀猀挀愀 昀爀愀挀椀漀渀愀搀愀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 搀攀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 栀漀爀愀 搀攀 搀甀爀愀漀 ⠀挀椀渀焀甀攀渀琀愀 攀 搀漀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 漀椀琀漀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀⤀⸀  Por consequência, “O Ardil da Raposa” visa respeitar tais estruturas, que há quase um século constroem sentidos e cativam audiências por todo o mundo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀㨀 甀洀 挀愀猀愀氀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 猀攀 猀攀瀀愀爀愀瘀愀 渀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 攀 猀攀 爀攀攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀 渀愀 瘀椀搀愀 愀搀甀氀琀愀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀挀愀爀愀爀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 愀挀椀搀攀渀琀攀 猀攀最甀椀搀漀 搀攀 挀漀洀愀 攀 愀 爀攀挀漀渀挀椀氀椀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀椀瘀愀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 爀攀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䌀漀渀挀氀甀洀漀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀猀攀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 攀爀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 洀搀椀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ A princípio, realizamos uma pesquisa aprofundada sobre o gênero radiodramatúrgico, com o respaldo do orientador José Ferrão. Analisamos o material teórico, em concomitância ao recolhimento de exemplos radiodramáticos, como a série "Paisagens sonoras do Rio", da Rádio EBC. Posteriormente, iniciamos os primeiros rascunhos do roteiro, delimitando os personagens, seus respectivos atores, localidades, temporalidades, reviravoltas e os pontos de partida e encerramento do enredo.਀嘀椀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀爀 攀洀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 搀攀 愀渀漀猀 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀椀漀爀愀渀愀Ⰰ 氀漀渀最攀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀攀琀爀瀀漀氀攀猀Ⰰ 最漀稀愀渀搀漀 搀攀 挀攀渀爀椀漀猀 瀀爀漀瀀挀椀漀猀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 䤀搀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 昀椀挀琀挀椀愀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀愀 搀攀 䈀漀愀 匀攀洀攀渀琀攀⸀ 伀 渀漀洀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 焀甀攀 昀椀最甀爀愀洀 渀ᤀ传 䄀爀搀椀氀Ⰰ 愀戀爀愀愀 甀洀愀 愀氀攀最漀爀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 ᰀ猠攀洀攀渀琀攀ᴀ†爀攀洀攀琀攀 愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀攀瘀攀洀 瀀愀猀猀愀爀⸀ Ainda, os nomes do casal principal, Ísis e Heitor, também se apoiam em significados tendenciosos às suas respectivas personalidades. A decepção amorosa de Ísis inicia fortalece sua formação na adolescência para se tornar uma mulher independente, bem-sucedida e progressista, tal qual a origem de seu nome, iestai, que, segundo o historiador Plutarco (46 d.C - 120 d.C), significa “adiantar-se”. Apesar disso, seu lado romantizado e as consequências de seu arco narrativo no epílogo fazem paridade com outra raiz nominal: na Mitologia Egípcia, Ísis era considerada a deusa da maternidade e fertilidade. Heitor, por outro lado, faz referência ao termo grego héktor, da raiz ekhein, que significa “possuo, tenho em meu poder, aquele que retém o inimigo”. O segredo de Heitor n’O Ardil é sua posse mais resguardada e, acima de tudo, seu maior adversário.਀䤀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀Ⰰ ᰀ传 䄀爀搀椀氀 搀愀 刀愀瀀漀猀愀ᴀⰠ 猀攀 搀攀瘀攀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 愀渀椀洀愀氀 攀洀 挀攀渀愀猀 挀爀甀挀椀愀椀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀ⴀ愀 渀漀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀攀 琀爀愀洀愀猀 爀攀最椀漀渀愀氀椀猀琀愀猀 ጀ†瘀椀搀攀 愀 昀愀渀琀愀猀椀愀 搀攀 䴀漀渀琀攀椀爀漀 䰀漀戀愀琀漀 攀洀 ᰀ䄠 䴀攀渀椀渀愀 搀漀 一愀爀椀稀椀渀栀漀 䄀爀爀攀戀椀琀愀搀漀ᴀ†⠀㄀㤀㈀ ⤀ 攀 漀 洀椀猀琀爀椀漀 搀漀 氀漀戀椀猀漀洀攀洀 攀洀 ᰀ删漀焀甀攀 匀愀渀琀攀椀爀漀ᴀ†⠀㄀㤀㠀㔀⤀⸀ 䄀 爀愀瀀漀猀愀 琀愀洀戀洀  甀洀 搀漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀 攀洀 瘀漀最愀⸀ Após algumas algumas correções, que deram origem a versões diferentes do roteiro, chegamos ao script final. As últimas alterações determinaram os efeitos sonoros e as músicas de transição ao final das cenas, com letras que sempre faziam alusão aos últimos acontecimentos, em respeito ao valor de redundância nos cânones da radiodramaturgia. O texto de Fauzi Arap na abertura do programa unificou a obra, e já adiantava os ocorridos de algumas cenas – estratégia narrativa conhecida como foreshadowing (MOGENSEN, 2009).਀䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀甀爀愀爀愀洀 琀爀猀 搀椀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 瀀漀爀 渀切挀氀攀漀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 洀椀渀椀ⴀ最爀愀瘀愀搀漀爀 匀漀渀礀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀甀搀愀挀椀琀礀 愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀椀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀洀 琀爀猀 搀椀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 椀渀猀攀爀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀洀 渀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀爀愀洀琀椀挀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀 ᰀ传 䄀爀搀椀氀 搀愀 刀愀瀀漀猀愀ᴀⰠ 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀㘀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀Ⰰ ㄀㈀ 挀攀渀愀猀 攀 甀洀 攀瀀氀漀最漀Ⰰ 挀漀洀攀愀 挀漀洀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 䘀愀甀稀椀 䄀爀愀瀀Ⰰ 渀愀 瘀漀稀 搀攀 䴀愀爀椀愀 䈀攀琀栀渀椀愀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀搀漀 搀愀 昀愀椀砀愀 ㌀ 渀漀 䌀䐀 ᰀ倠猀猀愀爀漀 搀愀 䴀愀渀栀ᴀ†⠀㄀㤀㜀㜀⤀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 挀漀渀瘀椀搀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 搀攀 촀猀椀猀 攀 䠀攀椀琀漀爀Ⰰ 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀栀攀挀攀洀 搀攀猀搀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀昀渀挀椀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀漀愀 匀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀⸀ 刀攀挀洀ⴀ昀漀爀洀愀搀漀猀 渀漀 䔀渀猀椀渀漀 䴀搀椀漀Ⰰ 愀洀戀漀猀 最愀爀愀渀琀攀洀 瘀愀最愀猀 攀洀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瀀攀氀漀 瀀愀猀 ጀ†䠀攀椀琀漀爀 昀愀爀 䴀切猀椀挀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 촀猀椀猀 挀甀爀猀愀爀 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀 䘀氀漀爀攀猀琀愀氀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 刀甀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䄀 猀攀瀀愀爀愀漀 瀀攀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 攀氀攀猀 樀 愀挀漀爀搀愀爀愀洀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 漀 渀愀洀漀爀漀  搀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀猀 愀渀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀⸀ Contudo, Heitor larga mão do que planejaram e põe fim na relação, um dia antes de sair da cidade rumo ao Paraná. Ísis fica inconsolável, tal qual as famílias envolvidas, profundamente ligados ao namoro dos adolescentes.਀匀攀椀猀 愀渀漀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 촀猀椀猀 爀攀琀漀爀渀愀  挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀漀愀 匀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀最漀爀愀 挀漀洀 ㈀㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 攀洀 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀 䘀氀漀爀攀猀琀愀氀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀琀椀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 洀漀琀椀瘀漀 搀愀 瘀椀愀最攀洀  愀 昀攀猀琀愀 搀漀 挀攀渀琀攀渀爀椀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 猀攀 搀椀瘀攀爀琀攀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 攀洀 爀椀琀洀漀 搀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀Ⰰ 攀氀愀 爀攀攀渀挀漀渀琀爀愀 䠀攀椀琀漀爀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 甀洀 搀漀 漀甀琀爀漀 ጀ†䠀攀椀琀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀洀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 洀甀猀椀挀愀氀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀⰠ  攀氀攀猀 愀挀愀戀愀洀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 渀漀椀琀攀 樀甀渀琀漀猀⸀ Durante a madrugada, Ísis dorme tranquilamente, mas Heitor desperta de um pesadelo assustador. Eles estão no casarão dos pais do rapaz. Heitor corre pelo quarto ao lembrar do que sonhou, indo até sua cômoda e roupas e, de uma das gavetas, retirar uma aliança de noivado com “Érica” cravado no interior.਀䄀猀 猀攀洀愀渀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 攀 漀 挀愀猀愀氀 猀攀最甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 挀漀渀琀愀爀 愀 渀椀渀最甀洀⸀ 䄀洀戀漀猀 搀攀挀椀搀椀搀愀洀 焀甀攀  漀 洀攀氀栀漀爀 愀 猀攀爀 昀攀椀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 猀愀戀攀洀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀攀 猀攀甀 渀漀瘀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 渀漀 焀甀攀爀攀洀 焀甀攀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 瀀愀猀猀攀洀 搀攀 渀漀瘀漀 瀀漀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀攀挀攀瀀漀⸀ 䔀洀 甀洀 搀攀猀挀愀洀瀀愀搀漀 瀀攀爀琀漀 搀漀 刀椀漀 儀甀攀戀爀愀ⴀ䄀渀稀漀氀Ⰰ 촀猀椀猀 猀攀 搀攀挀氀愀爀愀 瀀愀爀愀 䠀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀挀愀戀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 愀 愀氀椀愀渀愀⸀ Heitor tenta se explicar, argumentando que vejo à Boa Semente, na verdade, para uma despedida de solteiro. Ele está noivo de Érica, a dona da produtora musical paulista onde trabalha. Entretanto, segundo ele, a viagem trouxe dúvidas sobre o que realmente queria e, com a chegada de Ísis, ele confirmou que não queria se casar com Érica. Ísis explica que, mais do que a existência de uma noiva, o que realmente a machuca na situação é a mentira de Heitor. Ela vai embora e o deixa sozinho.਀一愀 洀愀渀栀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 촀猀椀猀 攀猀琀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 挀漀洀瀀爀愀爀 猀甀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 愀瘀椀漀 搀攀 瘀漀氀琀愀 愀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀甀愀 洀攀 氀栀攀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 䠀攀椀琀漀爀 猀漀昀爀攀甀 甀洀 愀挀椀搀攀渀琀攀 搀攀 挀愀爀爀漀 攀 攀猀琀 攀洀 挀漀洀愀⸀ 唀洀 戀漀氀攀琀椀洀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 ጀ†渀愀爀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 䨀漀猀 䘀攀爀爀漀 ጀ†爀攀氀愀琀愀 焀甀攀 䠀攀椀琀漀爀 猀漀昀爀攀甀 甀洀 愀挀椀搀攀渀琀攀 渀愀 刀漀搀漀瘀椀愀 䘀攀爀爀漀 䐀椀愀猀Ⰰ 爀甀洀漀 愀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ Três meses se passam desde o acidente. O verão acabou, o outono passou e é o primeiro dia do inverno. Ísis chega à vaga mais distante do estacionamento do Hospital de Boa Semente, no horário de almoço, como faz todos os dias desde o acidente. Ela conversa imaginariamente com Heitor, mas é surpreendida quando o vê saindo do lugar, com alta, acompanhado de Érica.਀䴀愀椀猀 琀愀爀搀攀 渀愀焀甀攀氀攀 搀椀愀Ⰰ 䠀攀椀琀漀爀 氀椀最愀 瀀愀爀愀 촀猀椀猀⸀ 䔀氀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 焀甀攀 攀氀攀 攀渀琀爀漀甀 攀洀 挀漀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀甀 琀爀愀渀猀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 昀椀氀椀愀氀 搀愀 洀甀氀琀椀渀愀挀椀漀渀愀氀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 瘀愀椀 愀漀 攀猀琀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 栀漀猀瀀椀琀愀氀 渀愀 栀漀爀愀 搀漀 愀氀洀漀漀⸀ 倀攀渀猀漀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀洀 攀渀琀爀愀爀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 瀀漀爀 攀氀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 昀愀氀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀椀渀最甀洀 搀攀 猀攀甀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 준爀椀挀愀 攀猀琀愀瘀愀 挀甀椀搀愀渀搀漀 搀攀氀攀Ⰰ 渀漀 琀攀爀椀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀瘀愀爀 渀愀搀愀⸀ Encerrando as expectativas de Ísis, que acreditava em um final feliz para os dois depois de Heitor sair do coma, o rapaz explica que não tem coragem de terminar o noivado com Érica, já que ela largou tudo e cuidou dele por todo esse tempo.਀一漀 攀瀀氀漀最漀Ⰰ 촀猀椀猀 昀愀稀 甀洀 琀攀猀琀攀 搀攀 最爀愀瘀椀搀攀稀 攀Ⰰ 猀愀椀渀搀漀 搀漀 戀愀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀攀 焀甀攀 搀攀甀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀㬀 攀氀愀 攀猀琀 最爀瘀椀搀愀 搀攀 䠀攀椀琀漀爀⸀ 준 漀 昀椀洀 搀漀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A produção do radiodrama "O Ardil da Raposa" consolidou nosso entendimento dos mecanismos e técnicas por trás da mídia sonora. Dessa forma, o exercício criativo proporcionado, as fases de elaboração do roteiro, os ensaios e a edição corroboraram para nossa perspectiva de valorização do meio de comunicação utilizado.਀䄀昀椀渀愀氀 搀攀 挀漀渀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 漀 爀搀椀漀 焀甀攀 ᰀ挠爀椀漀甀 洀漀搀愀猀Ⰰ 椀渀漀瘀漀甀 攀猀琀椀氀漀猀Ⰰ 椀渀瘀攀渀琀漀甀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀漀甀 渀漀瘀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 猀漀挀椀愀氀椀戀椀氀椀搀愀搀攀∀ ⠀䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ ㈀  ㈀㨀㜀⤀⸀ 匀攀洀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀漀 琀攀爀愀洀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 琀愀氀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 ጀ†椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 搀愀 爀愀搀椀漀搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 ጀⰠ 洀攀猀洀漀 愀琀爀漀昀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 搀攀猀椀渀琀攀爀攀猀猀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀猀最愀琀愀搀愀 渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀ᤀ传 䄀爀搀椀氀⸀ 䐀攀猀挀漀戀爀椀洀漀猀 甀洀 攀渀挀愀渀琀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 栀愀瘀愀洀漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀漀 愀琀 攀渀琀漀 渀愀 瘀椀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䰀匀䔀䈀刀䔀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀⸀ 䔀氀 氀攀渀最甀愀樀攀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 䌀琀攀搀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀 ☀ 䘀䔀刀一䄀一䐀䔀匀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䴀漀爀攀椀爀愀⸀ 伀 倀愀猀猀愀搀漀 攀 漀 倀爀攀猀攀渀琀攀 搀愀 䐀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 刀愀搀椀漀昀渀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 刀搀椀漀ⴀ䰀攀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 愀渀漀 㔀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 攀搀椀漀 樀愀渀攀椀爀漀ⴀ樀甀渀栀漀Ⰰ 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 伀甀爀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ 䰀椀愀⸀ 䄀 䔀爀愀 搀漀 刀搀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀⸀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀唀匀䴀䄀一Ⰰ 䌀愀爀氀㬀 䴀䔀匀匀䔀刀䔀Ⰰ 䘀爀椀琀稀㬀 伀✀䐀伀一一䔀䰀Ⰰ 䰀攀眀椀猀㬀 䈀䔀一伀䤀吀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 刀搀椀漀㨀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䜀䔀一匀䔀一Ⰰ 䠀愀渀猀 䔀氀最愀愀爀搀 ⠀漀爀最⤀⸀ 䄀氀漀渀最 䰀椀琀攀爀愀爀礀 䰀椀渀攀猀㨀 䄀 欀攀礀 琀漀 琀攀砀琀 愀渀愀氀礀猀椀猀⸀ 䌀漀瀀攀渀栀愀最甀攀㨀 䜀礀氀搀攀渀搀愀氀 唀搀搀愀渀渀攀氀猀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䐀伀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 刀愀搀椀漀搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最渀攀爀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀㨀 瀀漀爀 甀洀 渀漀瘀漀 猀攀渀猀漀 搀攀 愀甀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀椀最漀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀 渀漀 㤀먀 䤀渀琀攀爀瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 䴀攀猀琀爀愀搀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀挀愀猀瀀攀爀氀椀戀攀爀漀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀ 㐀⼀䜀甀椀氀栀攀爀洀攀ⴀ唀搀漀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀