ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00418</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Taste the feeling</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pryscylla Lima dos Santos (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Leandro Aparecido de Oliveira (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Eduardo Garcia Santos (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Jéssica Martins de Oliveira (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Michael Douglas Zorzetto (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Daiany Suzigan Ignacio (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Paulo Nascimento Delgado (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Évelin Freitas de Jesus (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Danielle da Silva Soares (Centro Universitário Adventista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;coca-cola, lembranças, momentos especiais, sinta esse sabor, spot</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Relacionada à credibilidade e boa imagem, a Coca-cola tornou-se uma das empresas mais lembradas do mundo. Com o objetivo de despertar as emoções, sonhos, lembranças e aguçar os sentidos do consumidor, foi criado um spot com apelo emocional para fortalecer a imagem da marca. Sua duração é de 40 segundos, incluindo trilha musical e efeitos sonoros. Permaneceu o mote da última campanha da marca, relacionando a empresa á ótimos momentos vividos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo procuram uma Coca-Cola bem gelada. Com isso, essa bebida se tornou a mais popular entre os brasileiros e uma das mais lembradas mundialmente. Suas campanhas sempre foram emocionais e envolventes, tornando-se uma marca única e envolvente. Sua preocupação com o consumidor é nítida, construindo a cada ano um grande relacionamento com o cliente. Novos produtos e embalagens são desenvolvidos, e até as pessoas que não consomem açúcar são lembradas, por isso, foi desenvolvido um spot para a marca para ressaltar essas qualidades e relembrar grandes momentos vividos juntos com ela.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desse spot é despertar os sonhos, emoções e lembranças do consumidor, ressaltando os atributos intangíveis como o bem-estar e a felicidade. Queremos aguçar os sentidos do ouvinte, mostrando que a Coca-cola está presente em todos os momentos de sua vida, desde um almoço de domingo em família até um momento romântico com seu namorado. Como a vida é cheia de altos e baixos, a proposta é relacionar a imagem da empresa à momentos especiais e únicos que tornam nossa vida mais feliz. E já que a maioria desses momentos especiais não foram vividos sozinhos, aonde quer que você esteja, será incentivado o compartilhamento de uma Coca-cola com outras pessoas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A empresa Coca-Cola já está no mercado há um bom tempo, possuindo credibilidade e confiança do consumidor, por isso, a estratégia de utilizar o apelo emocional em suas campanhas foi mantida. Toda pessoa possui um lado emotivo, e já que no spot não tem como utilizar imagens, a campanha sensitiva poderá ser mais eficaz para induzir o desejo no consumidor do que seguir uma linha racional. Quando a pessoa ouvir o barulho de uma lata de refrigerante sendo aberta, e ainda, lembrar de todos os momentos felizes e importantes que ela já viveu, inconscientemente ela irá ligar todos esses acontecimentos à Coca-cola e irá desejar comprá-la para reviver esses bons momentos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, o spot é o formato de anúncio publicitário com maior difusão no rádio do Brasil (REIS, 2004, p. 344-347). A técnica narrativa utilizada foi a apresentação direta e poética, com inserção de trilha musical e efeitos sonoros, possuindo duração de 40 segundos. O efeito sonoro utilizado foi de uma bebida gaseificada sendo servida em um copo. As trilhas musicais foram as mesmas do mote da nova campanha da Coca-cola, Taste the feeling. Ao final da narração, é utilizado 4 frases de efeito que rimam entre si, para fortalecer a imagem da marca e facilitar a lembrança da empresa pelo ouvinte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para preparar o roteiro do spot, foi pensado em todos os momentos mais marcantes ou simples do dia a dia, mas que tornam-se especiais. Com isso, foi escolhido quatro acontecimentos: O almoço de domingo em família, churrasco com os amigos, momento romântico com seu namorado e você em casa, comendo e assistindo um seriado. Foi incluído o efeito sonoro de um refrigerante sendo servido em um copo e a trilha musical da campanha passada da Coca-Cola, para que o ouvinte possa saber de que marca estamos falando sem necessariamente ser dita no começo. Já que a maioria desses momentos não foram vividos sozinhos, foi pensado em quatro frases para incentivar o compartilhamento da marca. A locução é terminada da seguinte forma:   Viva o amor e sinta esse sabor. No trabalho ou na escola, compartilhe Coca-Cola  . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Depois de ser realizado o briefing da marca e o modelo de spot mais funcional, foi concluído que a Coca-cola não precisa de um novo reposicionamento, apenas reforçar a imagem da marca na mente do consumidor. Com isso, foi preparado uma ótima apresentação direta. A locução está clara, o apelo emocional que gostaríamos de passar para o ouvinte foi alcançada e os sentidos foram aguçados. Como o objetivo era despertar os desejos, lembranças e emoções das das pessoas, com esse spot, o objetivo foi alcançado e poderá ser de grande utilidade para a marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DATA FOLHA. Coca-Cola, Omo, Nike, Nestlé e Samsung lideram Top of Mind 2016. 2016. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2016/10/1826495-coca-cola-omo-nike-nestle-e-samsung-lideram-top-of-mind-2016.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2017.<br><br>G1.GLOBO.COM. Coca-Cola troca o slogan após 7 anos e lança campanha global. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/01/coca-cola-troca-o-slogan-e-lanca-campanha-global.html>. Acesso em: 26 abr. 2017.<br><br>REIS, C. Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio. 2008. Blumenau: Edifurb, 119p.<br><br> </td></tr></table></body></html>