ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00427</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Encontro com o demônio: A Série</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernando Henrique Tognon da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba); Brayan Eduard Dias da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba); Lucas Frigatto Farnochi (Universidade Metodista de Piracicaba); Reisla Patricia de Oliveira Cacique (Universidade Metodista de Piracicaba); Tainara Marinho Oliveira Barros &#8288;&#8288;&#8288; (Universidade Metodista de Piracicaba); Elissa schpallir Silva (Universidade Metodista de Piracicaba); Keiciane Tesche Ievenes (Universidade Metodista de Piracicaba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ficção , Terror, Séries, Headstone Films, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A narrativa da websérie Encontro com o Demônio é desenvolvida em três episódios como expansão do universo narrativo do curta metragem "Encontro com o Demônio. A ideia da criação da série partiu da necessidade de contar outras histórias por trás dos acontecimentos revelados no curta metragem. Após assistir um vídeo o qual um adolescente morre durante sua postagem para a internet, Amanda, a protagonista, mergulha em um universo macabro em busca de resposta para o acontecido. Em meio a tudo isso, ela possui alguns segredos e alguns outros, ela procura respostas. Dentro de toda essa bagunça ela começa a ser atormentada por um demônio que fará de tudo para consumi-la, e ela mal sabe que tudo isso faz ligação com seus objetivos e frustrações. Tudo está conectado. O passado e o presente estarão frente a frente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"Encontro com o demônio - A Série" (2016), é uma websérie de três episódios cada temporada, que se passa nos dias atuais, que conta a história de Amanda, misteriosa personagem que, ao se aprofundar em um mundo desconhecido e maligno, começa a descobrir segredos por trás de uma secreta seita de invocações demoníacas e consequentemente, sobre si mesma. A série acontece dentro do mesmo universo criado no curta metragem de mesmo nome, o qual se passa no ano de 1990 enquanto a websérie se passa nos dias atuais. Existem muitos mistérios mundo à fora. E existem muitos segredos que cada pessoa guarda. Dentro destas afirmações, existe Amanda. Uma personagem um tanto quanto complexa. Ela aparece na série apenas como uma "mocinha" tradicional das histórias de terror, mas aos poucos vamos descobrindo segredos do seu passado, coisa que ela esconde e outras que procura respostas. Tudo isso está conectado à uma força sobrenatural, um demônio que a persegue e não vai desistir até conseguir consumir todas as forças que ela apresenta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O universo da websérie tem como objetivo a conclusão do curso de Cinema e Audiovisual, com a qualidade obtida nos estudos desenvolvidos ao decorrer dos 4 anos, assim podendo presentar um produto com fácil acesso, e que retrata o cinema no gênero terror. Um dos pontos que mais destaca o produto é o universo expandido, assim sendo um produto transmídia e tendo como objetivo retratar o terror/horror em diferentes plataformas, o que mais torna evidente ao fazer um produto desse gênero, é a dificuldade de cativar o público. "Encontro com o Demônio  A Série" é um produto que além de ser parte de um universo expandido, tem também como finalidade a divulgação do curta metragem na web. A produtora universitária Headstone Films sempre teve a consciência de que ao criar um universo, ele tem que ser bem amarrado, assumimos o clichê e sempre inovamos o conteúdo comercial, assim não deixando de criar novos olhares para o público. A websérie é um produto criado para a internet, para ser divulgado e dissolvido como um produto universitário, comercial e artístico de qualidade, assim promovendo não só o curso, mas também os alunos envolvidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O campo da comunicação mudou muito com a tecnologia e o consumo de produtos audiovisuais para internet, assim afirmamos que os produtos estão em constante desenvolvimento, o que gerou espaço para uma nova criação de produtos e obtenção nesse cenário, as webséries representam um novo caminho, um fluxo de conteúdos através de diferentes suportes, uma transformação cultural participativa. Os conteúdos são diluídos nas redes como forma de divulgação e apreciação como por exemplo nos celulares, tablet que é uma forma de visualização rápida e de fácil acesso através da internet. Esta nova tendência gera oportunidades e espaço para novos profissionais da área do audiovisual. Por meio disto, a produção de uma websérie tente a atender as necessidades do mercado, além de apresentar para o público um produto inédito e criado especificamente para as tendências da internet. Este projeto se justifica como contribuição ao estudo da formação em nível de graduação do curso de cinema e audiovisual da faculdade UNIMEP. O contexto utilizado para criação como referências foram em bases das monografias escritas pelos estudantes, devido a estética, roteiro, direção de fotografia, direção de arte com base no gênero Terror e estudos desenvolvidos ao decorrer dos semestres estudados. Em conclusão o projeto que explora essa nova área da tecnologia do mercado audiovisual com a difusão das webséries, visa formar cineastas que estejam capacitados para atender as novas tendências e paradigmas transmitindo produtos de qualidade para as diversas mídias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os nossos trabalhos começaram muito antes da apresentação do projeto da universidade. Sempre tivemos uma grande preocupação com a qualidade e desde que já tínhamos escolhido os nossos temas de monografia, já nos organizamos para a criação do roteiro e brainstorm de criação. Com isso tivemos um certo tempo para a escolha do elenco, para a preparação das cenas e, para a busca dos produtores Lucas Frigatto e Reisla Cacique, de patrocínios que foram cruciais para a realização deste projeto. Para as gravações utilizamos os equipamentos fornecidos pela UNIMEP, e alguns, que faltaram, fizemos parceria com produtoras audiovisuais da região, e conseguimos como patrocínio. As imagens foram captadas por uma câmera Nikon D800 e foram utilizados rebatedores, fresnéis e leds, para iluminação. Após a captação das imagens, iniciou o trabalho de montagem. Primeiramente tudo foi colocado na timeline do programa Premiere, da Adobe, juntando o áudio com vídeo e realizando o primeiro corte. Após esta primeira análise, começamos a retirar cenas desnecessárias e que não construíam muito para o produto. Após a finalização da montagem, o produto foi despachado para 3 processos: Sound Design, Coloração e efeitos especiais. Após finalizados estes processos, o produto passou para a parte de criação de capa de DVD e de material de divulgação como posteres e trailer. A divulgação do filme aconteceu principalmente com uma página criada no facebook e com postagens de making off, durante as gravações. O diretor chegou a fazer algumas transmissões ao vivo, utilizando redes sociais, mostrando um pouco das locações e dos atores para o público da página. Por fim, o material será divulgado em festivais e mostras do gênero, com o intuito de ter suas visualizações ampliadas e alcançar o maior número de público possível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar um produto destinado para a web e com uma carga que envolve tanto o passado quanto ações da personagem principal não é algo tão simples. Primeiramente é preciso criar uma pesquisa, desenvolver relatórios e mapeamentos que facilitem o entendimento do espectador, ao que está acontecendo na história. Direção: em "Encontro com o Demônio  A Série", tivemos uma grande preocupação com a decoupagem das cenas, com o intuito de que fizesse referência ao curta, mas que não ficasse uma cópia, optamos pela utilizando de planos parecidos. Durante a chegada de Amanda (Reisla Cacique), na casa abandonada, utilizamos um plano zenital, muito utilizado também no curta metragem que deu origem a série. Outro aspecto que mantemos, foi o de câmera em movimento e escondida atrás de algum objeto, isso para dar a sensação de que existe alguém ali espionando os personagens todo o tempo. Procuramos trazer transições mais rápidas, mais objetivas. No final do terceiro episódio da websérie existe uma pequena homenagem ao curta metragem, uma cena muito parecida com o produto de origem, mas trabalhada de uma maneira diferente, a semelhança é o black out, que aumenta o suspense durante a cena, na websérie, esse evento dá-se pela falta de energia na casa, assim, a protagonista usa uma câmera polaroide para enxergar através dos flashs. Direção de fotografia: A fotografia da websérie tende a apresentar pontos similares encontrados no filme, assim mostrando que ambos fazem parte do mesmo universo, porém, cuidando para que o espectador não confunda épocas. A grande questão é, não inovar o mercado, mas sim trabalhar conceitos novos dentro do que nos é fornecido. O conceito de fotografia dentro da websérie é justamente trabalhar as cores o oposto do curta metragem, enquanto a paleta do filme é pastel e cores "mortas", tons vermelhos e amarelos, a websérie é totalmente azul, justamente para causar um incomodo, trazer uma certa frieza, pois as pessoas atualmente são mais fechadas quando tratamos do tema em questão, todos temos opiniões fechadas sobre o assunto. Pode se dizer que a fotografia é uma "brincadeira" do demônio, essa mesma construção existe no curta metragem, mas é apresentada de forma diferente na websérie. O conceito de cor da websérie dá-se pela verdade por trás das cores, lembrando que quando tratamos a temperatura de cor como ela realmente é, o azul é mais quente que todas as outras cores, quando aquecemos uma barra de ferro, a primeira cor é o vermelho, conforme vai ficando cada vez mais quente, a barra tende a ficar azul. Direção de arte: O maior desafio da arte é compor um espaço atual que tenha indícios de tempos antigos, muitos dos objetos de cena são predeterminados pela história, porém outros vão fazer a construção dos cenários para demonstrar a época em que se passa e a caracterização dos personagens. Seguindo a paleta de cores da fotografia, as cores serão claras e opacas e os ambientes escuros nos momentos certos, para demonstração do local sombrio. Alguns objetos trabalhos pela direção de arte do curta metragem, retornam na websérie, como o boneco, que é um dos símbolos principais do filme. Na composição do apartamento de Amanda, Tainara Marinho buscou criar um ambiente feminino, mas que fosse funcional para uma mulher que mora sozinha. Nos anos 1990, no Brasil, ainda se existia o preconceito dos direitos igual para as mulheres, coisa que mudou muito nos dias de hoje. Denise, personagem do curta metragem é totalmente dependente do marido, ela faz o que ele pede e obedece como uma dona de casa tradicional. Já Amanda é independente. Ela sofre no início, para entender os acontecidos, mas estes fatos só ajudarão para fortalece-la, o que será muito útil para o combate contra o mal e o demônio que começará uma caçada até a morte. Outro ambiente composto foi o da casa abandonada, a qual tinha o objetivo de ser misteriosa e assustadora. A produção encontrou uma casa que colaborou muito com a arte, porém isso não diminuiu o trabalho de composição para deixar o local ainda mais adaptado para a história. Pichações e acessórios foram utilizados para intensificar o ambiente. Em relação ao figurino, os trajes são mais atuais e sensuais. Amanda é uma personagem que se tornará uma guerreira, no decorrer da série, mas isso não vai tirar esse tom sensual que ela exala. Sound Desingn: umas das principais propostas de "Encontro com o Demônio" é trazer um horror mais próximo da realidade brasileira, com diversos elementos do dia a dia da população, e o trabalho em sua trilha sonora não é diferente. Carregada de elementos que rementem às raízes brasileiras, porém não perde o suspense e tensão que carrega na trilha de horror, o áudio propõe assustar e ressaltar a densidade e angústia das cenas da websérie em cada uma de suas camadas. A ambiência, além de trazer mais veracidade às cenas, reforça aos espectadores os horários em que ocorrem a ação, sendo maior os ruídos de cidade, trânsito e animais ao dia e, em cenas noturnas, os ruídos silenciam juntamente com cidade. Muitos dos efeitos sonoros foram elaborados em estúdio. Ao decorrer dos episódios fora utilizado, como um dos principais efeitos, o startle effect, que é o aumento abrupto em momentos específicos, auxiliando em cenas de maior impacto. Enquanto isso, a trilha musical é densa, composta principalmente por tambores e chocalhos, instrumentos de sonoridade que, quando construídas musicalmente, remetem a músicas baianas de descendência africanas, característica principal do ritual. Ela está totalmente ausente nos momentos gravados pelas personagens, além do momento final. Já os diálogos foram todos captados junto com as filmagens (som direto), com auxílio de microfones do tipo lapela, shotgun e, no momento das filmagens dos vídeos mostrados na websérie, além dessas duas opções houve o auxílio do áudio da própria câmera utilizada pelos personagens, trazendo assim um maior realismo. Toda a composição dessa linha sonora ocorreu com jogos de ponto de escuta, tornando os ouvidos dos espectadores próximos aos do personagem principal. As músicas auxiliam muito, demarcando os momentos em que os espectadores ouvirão como eles próprios dos momentos que vestirão a pele do personagem principal. Devido a isso, o áudio dos vídeos assistidos ao decorrer da websérie não foram tratados como parte da série em si, mas sim como parte de vídeos gravados em nossa realidade e assistidos através de outras mídias. E, para finalizar a websérie, no momento em que a Amanda atende à ligação de seu amigo no Skype, a trilha musical para completamente, emergindo o espectador novamente ao ponto de escuta da personagem. O maior desafio, não apenas nesse, mas também nos trechos de vídeos assistidos ao decorrer das cenas de todos os episódios, foi o de causar o susto e o medo apenas através dos ruídos, para aproximar a realidade do personagem à do espectador, e vice-versa, um fator de grande importância para a ocorrência de sustos e pavor em "Encontro com o Demônio". Produção: para a realização de um grande produto de cinema ou audiovisual, uma das funções essenciais para a concretização do projeto é a produção. Eles são responsáveis em organizar os trabalhos, em deixar cada um em sua área e se encarregam de que tudo funcione no dia da execução. Dentro do projeto, os produtores responsáveis tiveram muitas tarefas desde a pré-produção, com a captação do elenco e com a procura pelas locações, até a pós-produção, que são responsáveis pelo cumprimento dos prazos. Para organizar todas as informações, alguns documentos são utilizados, tais como, cronograma, ficha de providencias, ficha de alimentação, ordem do dia, entre outros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho de conclusão de curso, tanto o de audiovisual, quanto o de cinema, atenderam as expectativas de toda equipe, todos aprenderam muito ao decorrer de árduos 4 anos, e conseguimos aplicar tudo o que fora aprendido. Ao final, ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, o universo "Encontro com o Demônio" é rico em referencias, não só no terror/horror, mas também em outros nichos. Trabalhar em equipe não é fácil, o projeto foi extenso, todos deram o máximo de si, e todos trabalharam com o seu melhor, esse é o diferencial no mercado, pessoas apaixonadas pela 7º arte, não é simplesmente fazer filmes, e sim, amar fazer filmes. Infelizmente o mercado de terror/horror, no brasil é pequeno, mas com força de vontade chegaremos longe, com isso, o apoio de empresas para com esse gênero torna-se difícil, assim dificultando as produções. "Encontro com o demônio" é muito mais do que um universo de sangue e medo, trata do egoismo, individualismo, que nós, humanos, temos, e sobre nossa cina de controlar tudo. O universo fala principalmente sobre o "encontro" que temos com nossos "demônios", todos temos chances de mudar nosso futuro, mas temos que saber como escolher os caminhos, pois toda ação, tem uma reação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALTRAFINI, T. GAMO, A. Web-séries no contexto dos Universos Narrativos Expandidos. Revista GEMINIS, 2010.<br><br>BERCHMANS, T. A Música do Filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. 4°. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.<br><br>BRAGA, C. Cinema brasileiro busca diversificação de temas, mas ainda esbarra na logística; Disponível em <http://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2014/07/25/noticias-cinema,157631/cinema-brasileiro-busca-diversificacao-de-temas-mas-ainda-esbarra-na.shtml> (acessado em 30 de outubro de 2016 as 13:05h).<br><br>FLORES, V. O Cinema uma arte sonora. São Paulo. Annablume, 2013.<br><br>JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. 2009.<br><br>LUIZ, M. L. S. LEDs - Origem, atualidade, aplicações e futuro. Workshop On-Line - portal lighting now, 2012.<br><br>MATTOS, F. Porque fazemos o mal?. São Paulo: Ed. Scortecci, 2009.<br><br>MATTOS, T.; Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros in BAMBA, M. (Org.), A Recepção Cinematográfica: teoria e estudos de casos, Salvador: EDUFBA, 2013.<br><br>MARQUEZ, B. Trilha sonora: o cinema e seus sons. Revista Novos Olhares - Vol.1 N.2, 2012.<br><br>MELO, M. B. M. Zé do Caixão: Personagem de Horror. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação Social)  Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo. 2010.<br><br>RICKITT, R. Special Effects The History and Techniques. Billboard Books, 2000, Nova Iorque.<br><br>RODRÍGUEZ, Á. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.<br><br>TAVARES, C. Cinema de Horror: O Medo É A Alma do Negócio. 2010. 10 f. Dissertação ( Graduação em Jornalismo)  Universidade Federal de Alagoas, Bahia.<br><br>VARELA, J. Conheça os principais festivais de cinema do Brasil; 2014; Guia da Semana; Disponível em <http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/conheca-os-principais-festivais-de-cinema-do-brasil> (Acessado em 30 de outubro de 2016 as 15:2,h).<br><br>VISUAL EFFECTS SOCIETY. The VES Handbook of Visual Effects  Industry Standard VFX Practices and Procedures. Focal Press, 2010, Massachusetts.<br><br> </td></tr></table></body></html>