ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00430</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Código de Conduta para uma empresa de eventos Tim Soier</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Patricia da Silva Almeida (Centro Universitário Una); Sonia A Martins Lazzarini (Centro Universitário Una); Iane Silva Sena (Centro Universitário Una); Gabriel Alexandre Ferreira (Centro Universitário Una); Taina de Melo Mendonça Ribeiro (Centro Universitário Una)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Código de conduta, Código de ética, Condutas legais, Condutas intoleráveis , Tim Soier Eventos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper visa apresentar um produto de comunicação institucional impresso que foi desenvolvido em uma disciplina no curso de Relações Públicas. O produto elaborado foi o código de conduta construído para a empresa Tim Soier, expressando os interesses e cultura da empresa. O código de conduta é um documento que tem o intuito de orientar as decisões dos colaboradores e tornar transparente o que se espera de todos os envolvidos, colaborando assim para o desenvolvimento da governança corporativa. Pela sua importância, a postura da organização pode ser avaliada e comparada com o seu código de conduta, já que se espera que o conteúdo seja refletido na postura e atitudes dos envolvidos no processo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de um trabalho acadêmico proposto pela professora do Curso de Relações Públicas, do Instituto de Comunicação e Artes  ICA, do Centro Universitário UNA, na disciplina de Ética e Legislação, foi desenvolvido um produto institucional impresso, o código de conduta para a empresa de eventos Tim Soier Promoções. No ramo desde a década de 90, a Tim Soier ainda não possuía um documento que apresentasse diretrizes para serem realizadas em sua missão, visão e valores. E como no mundo contemporâneo, a ética também é um fator de decisão de compra, vê-se a importância de transparecer o que essa instituição entende por necessidade de conduta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A finalidade do Código de Conduta Ética para a Tim Soier é servir como Guia prático de conduta profissional para os colaboradores, funcionários, terceirizados como forma de legitimar a filosofia da empresa de produção e eventos. Objetivo geral: Elaborar um código de conduta para uma empresa de produção e eventos de pequeno porte Objetivos específicos: 1- elaborar um código de ética que sirva de guia prático de conduta pessoal e profissional, 2- construir o conteúdo de forma a zelar a cultura da empres, 3- ter aplicabilidade com todos os possíveis stakeholders </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O colaborador que trabalha em uma empresa com um código de conduta claro, transparente e acessível pode se sentir mais amparado porque consegue saber quais são direitos e deveres dentro daquela instituição. O código serve também para que o colaborador saiba se posicionar diante de situações que podem vir a ocorrer durante as suas horas laborais. Nesse sentido, a peça torna-se importante e uma grande reflexão dentro das atividades privativas do profissional de Relações Públicas. Entende-se que este documento é uma construção coletiva, mas que pode partir da iniciativa do profissional de RP. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do código foram necessárias pesquisas para compreensão da área de mercado analisada, o conhecimento do objeto de estudo e entrevistas com os empresários e envolvidos com a empresa. A etapa de entrevistas foi a mais relevante, visto que um código de conduta deve ser produzido junto com os idealizadores da organização para ser reconhecida a cultura empresarial e, principalmente, para que o que for documentado não seja apenas uma maneira de se promover socialmente e sim como ações que realmente são indispensáveis para o cotidiano de quem o deve seguir. Além das entrevistas, foi pesquisado códigos de conduta de outras empresas, entretanto, observou-se que as referências encontradas não serviam para expressar a cultura de uma empresa de eventos. Ao estudar os vários tópicos que podem ser abordados em um código de ética, foram encontradas propostas de Arruda, Whitaker e Ramos (2005), além da cartilha do Instituto Ethos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do conteúdo do código de conduta se deu de uma forma coletiva entre os componentes do grupo, baseadas das informações contidas no briefing. Criou-se um layout que refletiu todos valores da marca Tim Soier. De forma simples, mas que a ideia das diretrizes propostas no texto se destacasse, e também para não distrair a mensagem em si. O layout explorou a cor da empresa e a peça recebeu o nome de  Nossas Condutas  Tim Soier Produções e Eventos . Para garantir uma sinergia com o texto, foi proposta uma cartela de adesivo para o colaborador. Uma mensagem simples, clara e focada é a abertura da peça, também com o fundo no pantone da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Uma empresa de eventos que tem vários stakeholders necessita de mecanismo de sensiblização de todos os interessados e um código de conduta é uma ponta entre todos os interessados, para reflexão e compartilhamento de ideias. Esta foi a premissa que orientou o desenvolvimento de  Nossas Condutas  Tim Soier Produções e Eventos . O texto claro e objetivo no qual todos os colaboradores poderão ter falicidade no entendimento, com isso poderão ajudar a construir uma imagem positiva da empresa e estar incluído na cultura dela. Os envolvidos neste trabalho acadêmico puderam perceber ações que eles não consideravam relevantes, mas viram que era necessária uma ação de esclarecimento de seu código e também no dia a dia da empresa. Com isso, entende-se que a construção de um código mostra a relação de preocupação e transparência da empresa com a sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABREU, Niedja. A importância do código de ética nas organizações. Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-do-codigo-de-etica-nas-organizacoes/5122/. Acessado em: 20 de mar. de 2017.<br><br>ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho, WHITAKER, Maria do Carmo, RAMOS, José Maria R. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 3 Ed. São Paulo: Atlas<br><br>C&A Código de Conduta para o fornecimento de mercadoria. Disponível em: http://e-cdn.cea.com.br/arquivos/downloads/CoC_Portuguese_brazil_oficial.pdf. Acessado em: 20 de mar. de 2017.<br><br> INSTITUTO ETHOS. Disponível em: http://www3.ethos.org.br/categoria/publicacoes/ Acessado em: 20 de mar. de 2017. <br><br>RODRIGUES, Carlos Airton. O código de ética de conduta corporativa. Disponível em: https://endeavor.org.br/o-codigo-de-conduta-corporativa/. Acessado em: 20 de mar. de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>