INSCRIÇÃO: 00451
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO02
 
TÍTULO: Projeto de assessoria de imprensa: Associação da criança e do adolescente
 
AUTORES: Liziane Conceição de Souza (Fundação Oswaldo Aranha); Angélica Aparecida Silva Arieira (Fundação Oswaldo Aranha); Tiago Alfano da Mota de Carvalho (Fundação Oswaldo Aranha); Pedro Henrique Menezes (Fundação Oswaldo Aranha); Pâmela Silva de Medeiros (Fundação Oswaldo Aranha); Bruna Santos Rio Verde Dias (Fundação Oswaldo Aranha)
 
PALAVRAS-CHAVE: Assessoria de Imprensa, Jornalismo comunitário, Projeto voluntário, ,
 
RESUMO
Esse trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de Assessoria de Imprensa para a Acac (Associação de Amigos das Crianças e dos Adolescentes do Complexo da Califórnia) um projeto social que tem como finalidade levar oficinas de aprendizagem, dança e lazer às crianças e adolescentes. O projeto acontece em um Complexo de Bairros da cidade de Barra do Piraí -RJ, cujo nome é Califórnia. A intenção é que o projeto de Assessoria possa fazer com que a entidade consiga novas parcerias, sejam elas voluntárias ou financeiras. Neste trabalho, será apresentado um plano de comunicação com sugestões para que a associação consiga alcançar uma maior visibilidade, e consequentemente apoio e novos voluntários.
 
INTRODUÇÃO
A Associação de Amigos da Criança e do Adolescente do Complexo da Califórnia (Acac) é um projeto que se iniciou em 2003, na cidade de Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, com João Paulo Pereira da Silva que reuniu uma equipe de voluntários com a intenção de criar um espaço educativo para os jovens. Na associação, os jovens têm acesso às aulas de ballet, hip hop, artesanato, taekwondo, informática, violão e reforço escolar nas disciplinas de matemática e português. Em 2016, 372 jovens foram atendidos pelo projeto, já esse ano (2017), que está apenas começando, foram 172. Desde 2010, o projeto é comandado por Laerte Félix de Lima, já que o então fundador veio a falecer em um acidente.਀唀洀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 猀攀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀氀最甀渀猀 愀渀漀猀Ⰰ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 瀀愀爀愀 愀 䄀挀愀挀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 昀漀椀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 瘀爀椀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 昀漀爀洀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㐀 昀攀稀 甀洀愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀漀甀 渀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀琀甀爀愀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 樀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀爀椀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀ O intuito dessa pesquisa é traçar um plano de comunicação para aproximar a faculdade da Acac, instituições que tem em comum a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação. Desse modo, tentaremos potencializar por meio de estratégias comunicativas, a imagem da entidade que, embora tenham crescentes números de assistidos, não tem conseguido atender a todos, visto a não colaboração constante de governos e nem de pessoas físicas. Essa tentativa de visibilidade será sugerida por meio de projetos, que explicaremos mais a frente.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀㨀 攀猀琀攀 攀渀猀愀椀漀 瘀椀猀愀 搀愀爀 甀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䄀洀椀最漀猀 搀愀猀 䌀爀椀愀渀愀猀 攀 搀漀猀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀 搀愀 䌀愀氀椀昀爀渀椀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀樀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 攀 最愀渀栀攀 愀瀀漀椀漀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 攀⼀漀甀 漀甀琀爀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ ਀伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀㨀 䄀⤀ 吀爀愀愀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 ᰀ䄠猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 愀洀椀最漀猀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 搀漀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀 䌀愀氀椀昀爀渀椀愀ᴀⰠ 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 渀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀⼀漀甀 渀漀瘀漀猀 攀  䈀⤀ 䄀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 琀攀渀琀愀渀搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 愀洀戀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀最愀 琀爀愀稀攀爀 渀漀瘀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀
 
JUSTIFICATIVA
A assessoria de imprensa está ligada ao cuidado com a imagem do assessorado mediante os meios de comunicação e sociedade. A comunicação, de acordo com Bueno (2003, p. 4), “é o espelho da cultura empresarial e reflete, necessariamente, os valores das organizações”. Visto que a Associação de Amigos da Criança e do Adolescente do Complexo da Califórnia é uma instituição sem fins lucrativos, que busca ajudar a comunidade onde está inserida, oferecendo atividades recreativas, o projeto tem como propósito colaborar com a associação por meio da realização de estratégias comunicativas.਀ऀ䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 焀甀愀氀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 漀 渀漀猀猀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 瘀愀椀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 爀攀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 猀攀甀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀攀氀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 䄀挀愀挀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 挀漀渀猀椀最愀 渀漀瘀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O desenvolvimento deste trabalho ocorreu de forma cronológica, facilitando a compreensão da instituição assessorada e o desenvolvimento de um plano de comunicação. De acordo com Tavares (2010, p.141), um plano de comunicação é um “processo pelo qual os objetivos, metas, estratégias de comunicação, plano de ação, controle, avaliação e investimento otimizam o negócio do cliente”. Já Ferraretto (2009, p. 34) caracteriza que, a elaboração de um plano de comunicação não deve ser realizada a qualquer modo, mas sim com “organização e a constante avaliação dos resultados”.਀䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀  椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 焀甀攀 猀攀 搀攀昀椀渀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀 䴀愀甀爀挀椀漀 吀愀瘀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㘀㠀⤀ 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 爀最漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 漀 攀氀漀 攀渀琀爀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀ᴀ⸠ 䄀椀渀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀甀渀攀猀 搀愀 甀洀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀  洀愀渀琀攀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 挀爀椀愀爀 挀氀椀瀀瀀椀渀最猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀 攀 攀渀挀愀洀椀渀栀ⴀ氀漀猀 愀漀猀 爀最漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀椀渀搀愀 挀愀瀀愀挀椀琀愀爀 漀 瀀漀爀琀愀ⴀ瘀漀稀 搀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀 愀最椀爀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ Já o papel do assessor de imprensa, pode ser definido através da federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (2007, p.8), que diz que essa função tem como propósito “facilitar a relação entre seu cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições – e os formadores de opinião”. Contudo cabe ao profissional orientar o seu assessorado sobre o que deve ou não interessar aos veículos de comunicação para ser noticia. Ferraretto (2009) conclui que é uma atribuição importante do assessor de imprensa essa intermediação entre e seu assessorado e os veículos de comunicação, tendo como matéria-prima a informação. ਀一攀猀猀攀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 瘀椀渀挀甀氀愀爀攀洀漀猀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀攀渀琀愀渀搀漀 琀爀愀稀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀 瀀攀爀琀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀攀 昀愀琀漀爀 琀攀渀琀愀爀攀洀漀猀 甀猀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 倀愀椀瘀愀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ  甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 攀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 愀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀 甀渀攀 愀瀀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 挀漀洀 愀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀 愀 洀搀椀愀 猀攀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 䘀爀攀椀琀愀猀 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀Ⰰ ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀漀猀猀椀戀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 攀猀瀀愀漀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 焀甀攀 渀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 攀 焀甀愀渀搀漀 猀漀Ⰰ 漀 瘀椀猀 渀漀  漀 洀攀猀洀漀ᴀ⸠ Sendo assim, esse projeto se caracteriza também como uma atividade comunitária, pois visa atender os anseios de uma comunidade e dar voz a ela por meio de práticas jornalísticas. É importante salientar que o UniFOA, uma vez que já possui parceria com a unidade há algum tempo, entende-se como componente desta dada comunidade inclusive tendo seus alunos como voluntários da mesma. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 琀漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 搀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀漀搀漀㨀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀 猀攀爀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀Ⰰ 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 漀渀搀攀 猀攀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀  A princípio, o grupo fez a delimitação do estudo. Como o plano intenta contribuir com o crescimento do projeto na comunidade onde está inserido, de modo que o trabalho tivesse sua contribuição reconhecida pelo corpo social e acadêmico, a equipe optou por trabalhar com uma instituição que já vinha sendo objeto de estudo de outros estudantes, a Associação de Amigos das Crianças e dos Adolescentes do Complexo Califórnia, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀甀 椀渀挀椀漀 猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀  椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀 猀甀愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 搀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀甀渀琀漀  䄀挀愀挀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瀀猀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 琀爀愀愀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 洀琀漀搀漀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 渀漀瘀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀最愀 漀戀琀攀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 挀愀爀琀愀稀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 甀洀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 爀搀椀漀 挀漀洀 漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 一漀 瀀爀砀椀洀漀 椀琀攀洀 瘀攀爀攀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Visando obter uma maior visibilidade diante da população, alunos do UniFOA promoveram a divulgação de materiais sobre a Acac. Esta ação foi pensada para ser divulgada no espaço da comunidade e também dentro de todos os campi do UniFOA, tendo em vista que são espaços que juntos possuem uma circulação diária que gira em torno de 5 mil pessoas/dia e cujas formações e interesses podem servir ao propósito de voluntários requerido pela Acac.਀ऀ倀愀爀愀 攀猀琀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀爀琀攀 最爀昀椀挀愀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 甀洀 愀氀甀渀漀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 愀渀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀爀 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀洀瀀椀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 瘀椀猀愀渀搀漀 焀甀攀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀猀猀攀洀 愀 昀愀稀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 挀漀洀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀渀攀砀漀 ㄀ ⠀挀愀爀琀愀稀⤀⸀ Consequentemente, a turma de segundo ano de jornalismo se uniu com a ideia de desenvolver um jornal mural, que resultou em três edições (anexos 2,3 e 4), o qual produziram todos os textos nele inseridos. Ele foi realizado na disciplina de Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa em parceria com a disciplina de Jornalismo Comunitário, que ocorre no quarto ano de jornalismo, ambas as disciplinas bem como o projeto estiveram sob a supervisão da professora e jornalista Angélica Arieira.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 ⠀愀渀攀砀漀 㔀⤀ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀甀樀漀 最愀渀挀栀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀攀渀漀 挀栀愀洀愀爀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 昀愀稀ⴀ氀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀渀琀爀攀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀栀愀洀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 漀 唀渀椀䘀伀䄀 攀 䄀挀愀挀⸀ 䌀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㜀 ⤀ ᰀ删攀氀攀愀猀攀  甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 戀猀椀挀愀  氀攀瘀愀爀 愀猀 爀攀搀愀攀猀 渀漀琀椀挀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 愀瀀漀椀漀 漀甀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀ᴀ⸠ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀洀漀猀 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀  愀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀 攀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀洀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 戀漀砀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 伀 爀攀氀攀愀猀攀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 䄀䌀䤀 ⠀䄀最渀挀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀⤀ 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 匀甀氀 䘀氀甀洀椀渀攀渀猀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀愀椀氀椀渀最 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀   Outra atividade proposta pelo plano foi uma entrevista (anexo 6) conseguida na rádio comercial Sintonia do Vale (98,9 FM), de Barra do Piraí. Com orientação feita pelos acadêmicos do projeto, o presidente da Acac, Laerte Félix de Lima, concedeu a entrevista que foi ao ar no dia 20 de abril (em anexo), onde falou sobre a associação, as necessidades, principalmente a falta de professores voluntários para as aulas, e como o projeto está se mantendo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䔀氀椀猀愀 䬀漀瀀瀀氀椀渀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 攀 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ甠洀愀 搀愀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀  愀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀 攀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀ⴀ瀀爀椀洀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀ᴀ⸠ 䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀爀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 昀攀稀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 最愀渀栀愀爀 甀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 䄀挀愀挀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 洀甀椀琀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀氀最甀渀猀 愀渀漀猀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ É considerável pontuar o fato de que o projeto sobre a instituição movimentou vários alunos dentro da instituição, de modo que além desse projeto enviado, diferentes categorias tiveram a Acac como objeto de suas pesquisas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀㨀 ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䔀氀椀猀愀 䬀漀瀀瀀氀椀渀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 攀 愀琀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 伀 攀猀瀀爀椀琀漀 挀漀洀甀洀㨀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀搀椀愀 攀 最氀漀戀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀䄀唀䄀䐀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䴀愀甀爀挀椀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀