INSCRIÇÃO: 00454
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA04
 
TÍTULO: Em algum lugar no tempo
 
AUTORES: lucas falleiros rodrigues pereira (universidade anhembi morumbi); Lucas Costa Araujo (universidade anhembi morumbi); Jonnathas de Sousa Caetano (universidade anhembi morumbi); Ricardo Tsutomu Matsuzawa (universidade anhembi morumbi); Felipe Sandoval Monteiro (universidade anhembi morumbi)
 
PALAVRAS-CHAVE: AMOR, CLIPE, RODAGIGANTE, ,
 
RESUMO
਀ ਀ ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀㰀昀漀渀琀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 刀漀搀愀ⴀ最椀最愀渀琀攀 consiste em um videoclipe que apresenta a história de Bruno, um velho escritor਀焀甀攀 爀攀瘀椀瘀攀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀攀 猀甀愀 愀洀愀搀愀 攀猀瀀漀猀愀 樀 昀愀氀攀挀椀搀愀⸀ 䄀 瀀攀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 realizada em um parque de diversão, caracterizado como um marcador da passagem਀搀攀 琀攀洀瀀漀⸀ 伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瘀漀 攀渀瘀攀氀栀攀挀攀渀搀漀 愀 挀愀搀愀 瘀漀氀琀愀 渀愀 爀漀搀愀ⴀ最椀最愀渀琀攀 搀攀猀搀攀 quando se apaixonaram até alguns anos depois de casados sempre sendo observado਀瀀漀爀 䈀爀甀渀漀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀挀漀爀搀愀攀猀 攀洀 猀攀甀 挀愀搀攀爀渀漀⸀ 㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ਀ ਀

A banda Biquíni Cavadão é o foco da peça਀愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 escritor sofrendo pela perda de sua esposa, que encontra nas páginas de seu਀挀愀搀攀爀渀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀爀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 昀攀氀椀稀攀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 攀氀愀Ⰰ recordando a felicidade do jovem casal e compartilhando estes momentos como um਀琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 琀攀砀琀ⴀ椀渀搀攀渀琀㨀 ㄀㠀瀀琀㬀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀昀漀渀琀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ椀渀搀攀渀琀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀㰀昀漀渀琀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀∀㸀伀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 刀漀搀愀ⴀ最椀最愀渀琀攀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 ᰀ䔠洀 䄀氀最甀洀 䰀甀最愀爀 渀漀 Tempo”, uma peça ficcional que engloba mais dois videoclipes. Eles estão ligados਀瀀漀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀攀渀琀爀愀氀 攀 攀猀戀漀愀洀 猀椀琀甀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ compondo um média-metragem.

 
OBJETIVO
਀ ਀ ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ椀渀搀攀渀琀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀㬀∀㸀㰀昀漀渀琀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀伀 最爀甀瀀漀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀 banda Biquíni Cavadão. Além de divulgar o projeto em plataformas diferentes਀挀漀洀漀 㰀椀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀∀㸀夀漀甀吀甀戀攀㰀⼀椀㸀 攀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀

Nosso objetivo também é de ter um਀愀挀爀猀挀椀洀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 攀 搀攀洀愀渀搀漀甀 muito dos integrantes, fazendo com que todos tivessem aprimorado técnicas਀椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ਀ ਀

A relevância do projeto é o desenvolvimento de um videoclipe que aborda਀搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 渀愀瘀攀最愀渀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀愀 䈀愀渀搀愀 䈀椀焀甀渀椀 䌀愀瘀愀搀漀⸀ 㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀✀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀∀㬀✀㸀刀攀猀最愀琀愀渀搀漀 para a nova geração um hit de uma਀戀愀渀搀愀 挀漀渀猀愀最爀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 䈀椀焀甀渀椀 䌀愀瘀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 琀愀渀琀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 nessa faixa etária.

 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
਀ ਀ ਀㰀瀀 挀氀愀猀猀㴀∀䴀猀漀一漀爀洀愀氀∀ 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀㰀昀漀渀琀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀∀㸀刀漀搀愀ⴀ最椀最愀渀琀攀ᴀ†瀀漀猀猀甀椀 elementos retrô por apresentar lapsos de momentos felizes da história de Bruno,਀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 昀椀最甀爀椀渀漀 攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 愀樀甀搀愀洀 愀 挀爀椀愀爀 愀 sensação de passar de tempo.

 

O uso de movimentação਀搀攀 挀洀攀爀愀 昀漀椀 愀氀最漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 愀 氀攀渀琀椀搀漀 攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 do vídeo para trazer a sensação e combinar com o ritmo da música.

 A coloração possui um tom mais avermelhado e਀挀漀爀攀猀 洀愀椀猀 焀甀攀渀琀攀猀 渀愀猀 栀漀爀愀猀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 漀 挀愀猀愀氀 甀洀 琀攀砀琀甀爀愀 洀愀椀猀 攀渀瘀攀氀栀攀挀椀搀愀Ⰰ além do tons vermelhos do figurino da atriz, preenchendo a paleta com os cores਀焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 愀洀漀爀 攀 瀀愀椀砀漀⸀ 㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ਀ ਀

A obra Roda Gigante é਀甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 搀攀 㐀㨀㐀㜀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀攀 挀氀椀瀀攀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 usar referências de como obras que usam a ficção e a linguagem cinematográfica਀瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀爀椀氀栀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 琀攀洀 愀氀最甀渀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 挀漀洀漀 Beatles, no projeto A Hard Days Night.

 

A ideia de unir uma਀栀椀猀琀爀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瘀攀洀 挀漀洀 䴀椀挀栀愀攀氀 Jackson em Thriller. Eleito como o clipe mais influente da história pela NFR਀⠀一愀琀椀漀渀愀氀 䘀椀氀洀 刀攀最椀猀琀爀礀⤀ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 漀 切渀椀挀漀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀猀 愀 猀攀爀 escolhido até hoje para fazer parte da galeria de obras preservadas, ele਀爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀漀甀 琀漀搀愀 愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 洀甀猀椀挀愀氀 攀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 䴀椀挀栀愀攀氀 戀甀猀挀漀甀 甀洀 começo, meio e fim para contextualizar e dar um peso maior para sua música, ele਀焀甀攀爀椀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀洀 洀攀氀栀漀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀Ⰰ 瀀攀氀愀 猀甀愀 瀀愀椀砀漀 declarada por cinema, buscou criar um curta a partir do clipe resultando no਀洀愀椀漀爀 攀 洀愀椀猀 戀攀洀 猀甀挀攀搀椀搀漀 挀氀椀瀀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀氀椀渀攀ⴀ栀攀椀最栀琀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀∀㸀 㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ਀ ਀

O desenvolvimento e a realização de “Roda gigante”਀琀爀漀甀砀攀 瀀愀爀愀 漀 最爀甀瀀漀 琀漀搀漀 甀洀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀漀瘀愀猀 瀀愀爀愀 todos os integrantes. Cada integrante tem uma zona de conforto mas ao longo do਀瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ complicado, porém recompensador. Foi muito interessante aprender e visualizar਀挀漀洀漀 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 挀漀渀琀漀爀渀愀爀 挀愀搀愀 椀洀瀀爀漀瘀椀猀漀 焀甀攀 猀甀爀最椀愀 攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ fazendo com que aquele problema virasse um elemento incorporado ao projeto.

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALBUQUERQUE, João Luiz. Rock Book – Biquíni Cavadão. São Paulo: Gryphus, 1996.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䔀匀Ⰰ 娀椀挀漀⸀ 䴀吀嘀Ⰰ 戀漀琀愀 攀猀猀愀 瀀⌀䀀─ 瀀爀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀℀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀渀搀愀 䈀漀漀欀猀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䴀愀搀攀 椀渀 䈀爀愀猀椀氀㨀 琀爀猀 搀挀愀搀愀猀 搀漀 瘀搀攀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䤀琀愀切 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 匀漀渀猀 搀攀 甀洀 琀攀洀瀀漀㨀 伀 爀漀挀欀 搀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㠀  攀 漀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 吀攀猀攀 搀攀 搀漀甀琀漀爀愀搀漀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 VANOYE, Francis e GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus. 2005.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀