INSCRIÇÃO: 00464
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Crônicas do mundo moderno
 
AUTORES: Bruno Alves Tomáz de Mattos (Universidade Metodista de Piracicaba); Ricardo Antônio Ferreira Santana (Universidade Metodista de Piracicaba); Ana Clara Godoy Hacker (Universidade Metodista de Piracicaba); Cristiane Mendes Ferreira Claser (Universidade Metodista de Piracicaba)
 
PALAVRAS-CHAVE: antologia, atualidade, audiovisual, crônicas do mundo moderno, web série
 
RESUMO
Crônicas do Mundo Moderno é o projeto audiovisual da produtora universitária Imaginaire Filmes para o trabalho de conclusão de curso. Uma web série de três episódios antológicos que apresenta, de forma lúdica, problemas presentes na sociedade atual, com o intuito de levar o espectador a uma reflexão aos seguintes temas: depressão, dependência tecnológica, e o poder das informações midiáticas na vida das pessoas.
 
INTRODUÇÃO
Crônicas do Mundo Moderno é o trabalho audiovisual de conclusão de curso da produtora universitária Imaginaire Filmes. Uma web série de três episódios antológicos que apresenta problemas do nosso cotidiano, com o intuito de levar o espectador a uma reflexão sobre pontos vividos pela humanidade nos últimos anos. ਀䘀漀最漀 䄀稀甀氀Ⰰ 儀甀愀爀琀漀 㘀㘀㐀Ⰰ 攀 唀洀 伀甀琀爀攀洀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 洀漀氀搀愀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀猀猀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 攀 昀猀椀挀愀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀爀爀攀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 氀攀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀愀甀猀愀渀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀  Com base em três monografias, correspondente aos seis integrantes da produção, tivemos o desafio de conciliar os assuntos pautados para criar os enredos e a linguagem apresentada nos roteiros, e no produto final. Tivemos a liberdade de escolher o formato seriado e a plataforma de divulgação online, buscando assim alcançar um maior número de pessoas, visto a crescente demanda de conteúdo para mídias digitais.਀伀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 甀猀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 挀爀椀琀椀挀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀渀搀漀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 愀爀琀攀 瀀漀搀攀 最攀爀愀爀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 昀爀攀渀琀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 猀爀椀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 攀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 搀攀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀Ⰰ 挀漀洀 爀攀氀愀漀 猀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀漀洀 琀攀洀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 愀最爀甀瀀ⴀ氀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀㨀 ∀䜀渀攀爀漀 䘀愀渀琀猀琀椀挀漀㨀 䄀渀氀椀猀攀 猀攀洀椀琀椀挀愀 搀愀 挀攀渀愀 ᰀ䄠 猀愀氀愀 搀漀 栀漀洀攀洀 瀀氀椀搀漀ᴀ†搀漀 昀椀氀洀攀 伀 䰀愀戀椀爀椀渀琀漀 搀漀 䘀愀甀渀漀Ⰰ 搀攀 䜀甀椀氀氀攀爀洀漀 搀攀氀 吀漀爀漀∀㬀 ∀唀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 琀爀愀渀猀瀀漀猀椀漀 搀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 挀氀猀猀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 琀漀洀愀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 漀戀爀愀 䐀漀洀 䌀愀猀洀甀爀爀漀 攀 愀 洀椀渀椀猀猀爀椀攀 䌀愀瀀椀琀甀∀ 攀 ∀唀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 䜀甀攀爀爀愀 渀愀猀 䔀猀琀爀攀氀愀猀∀⸀ O gênero fantástico e os estudos da semiótica peirceana serviram como base para a construção da ideia e agrupamento dos demais temas. A transposição da direção de arte e os efeitos especiais foram acrescentados já no roteiro e ganhando forma desde a pré-produção, sendo pontos fortes no visual final da obra.਀䄀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 昀漀椀 搀攀猀椀最渀愀搀愀 瀀攀氀愀 昀氀甀椀搀攀稀 焀甀攀Ⰰ 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀 攀 漀 昀愀稀攀爀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 琀攀洀 洀椀最爀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最Ⰰ 挀漀洀漀 愀 一攀琀昀氀椀砀 攀 愀 䄀洀愀稀漀渀Ⰰ 漀甀 瀀愀爀愀 猀椀琀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀攀 瘀搀攀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 嘀椀洀攀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀攀洀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀椀戀椀漀 搀攀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀椀最爀愀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ጀ†攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 洀攀椀漀猀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最Ⰰ 挀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 ጀ†渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 搀攀猀搀攀 漀 挀漀洀攀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 氀攀瘀愀搀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀愀 猀爀椀攀⸀ 䄀 漀瀀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 琀攀爀 攀洀 洀搀椀愀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 漀渀搀攀 琀甀搀漀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 爀瀀椀搀漀⸀ 䄀 洀甀搀愀渀愀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀  搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 䰀攀漀渀攀 ☀ 䴀漀甀爀漀 ⠀㄀㤀㠀㜀⤀ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 䌀椀渀攀洀愀 攀 䴀漀渀琀愀最攀洀㨀 ਀匀攀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀 漀 挀椀渀攀洀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀漀甀 猀甀愀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 攀 愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 愀戀猀漀爀瘀攀爀愀洀 攀猀猀攀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀氀攀猀 猀攀 瘀愀氀攀洀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 攀洀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 搀攀戀愀椀砀漀 搀漀 洀愀渀琀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀渀搀漀 渀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀攀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 瀀爀漀搀甀稀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 琀攀洀瀀漀猀 攀 猀攀甀猀 攀猀瀀愀漀猀 ⠀䰀䔀伀一䔀 ☀ 䴀伀唀刀쌀伀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀⤀⸀ ਀䄀 椀搀攀椀愀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 昀愀稀攀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 爀攀昀氀攀琀椀爀 愀 瀀愀甀琀愀 瀀漀猀琀愀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 椀猀猀漀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 攀砀瀀氀挀椀琀漀⸀ 倀爀漀瘀愀渀搀漀 焀甀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀洀 猀甀爀琀椀爀 攀昀攀椀琀漀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀  Com base nas monografias, tentamos incorporar da melhor forma possível os temas, entrelaçando-os até o material final. O gênero fantástico pôde, especialmente junto a direção de arte e aos efeitos práticos, ser explorado de forma extremamente visual. Logo, por se tratar de um trabalho profundamente imagético, incorporamos os estudos da semiótica, utilizando os livros da autora Lucia Santaella com base no trabalho criado por Charles Sanders Peirce e a ciência dos signos ou da linguagem, buscando a acepção do ser quanto a linguagem ou sua ação frente ao signo. Essa consciência permite a capacidade de técnicas e mecanismos de investigação para os estudos de fenômenos de linguagem, dando um maior significado para tudo aquilo que estiver presente na tela ao decorrer dos episódios da série. ਀⸀ ਀ Entendendo-se por fenômeno qualquer coisa que esteja de algum modo e em qualquer sentido presente à mente, isto é, qualquer coisa que apareça, seja ela externa (uma batida na porta, um raio de luz, um cheiro de jasmim), seja ela interna ou visceral (uma dor no estômago, uma lembrança ou reminiscência, uma expectativa ou desejo), quer pertença a um sonho, ou uma ideia geral e abstrata da ciência, a fenomenologia seria, segundo Peirce, a descrição e análise das experiências que estão em aberto para todo homem, cada dia e hora, em cada canto e esquina de nosso cotidiano. (SANTAELLA, 1983, p.07)਀ A partir desse pensamento, seguimos para a análise significativa dos temas escolhidos acima dos roteiros escritos, havendo um estudo sobre cada assunto apresentado.਀伀 瘀椀猀甀愀氀 猀甀爀爀攀愀氀椀猀琀愀 昀漀椀 愀搀攀爀椀搀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀 搀漀 最渀攀爀漀 昀愀渀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 琀攀洀愀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 搀愀爀 昀漀爀洀愀 昀猀椀挀愀 愀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 渀愀猀 琀爀愀洀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 猀攀渀猀愀攀猀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 挀愀洀瀀漀 椀洀愀最琀椀挀漀 攀 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ漀 愀 椀洀攀爀猀漀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 攀渀爀攀搀漀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 樀 攀猀挀爀椀琀愀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 猀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀  No primeiro episódio da série, Fogo Azul, o tema abordado é a doença mais comum na área de psicanálise, a depressão. De forma surrealista, é mostrado como a mente de uma pessoa vaga entre vários pensamentos e sua dificuldade em os organizar. Como uma doença que está em sua mente pode ramificar por todo seu corpo, interno e externo. Em seu segundo episódio, Quarto 664, mostra de forma palpável a necessidade das redes sociais na sociedade atual. Como nos alimentamos de curtidas, seguidores e comentários, fazendo uma crítica a falta de verdade em um mundo em que ficamos atrás de um monitor. E em seu terceiro e último episódio, parte do princípio do estudo do Ich (palavra que em alemão significa ‘eu’ e na psicologia é descrita como o ego) e em como está cada vez mais presente na atualidade. Aborda a necessidade de cada ser se definir, não para o mundo, mas para si, tornando os discursos sociais inválidos, hora que o pensamento é egoísta. Pensamentos esses com base nas informações recebidas e passadas através do usuário. ਀䄀 搀椀爀攀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀猀琀椀渀琀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀ 䔀洀 䘀漀最漀 䄀稀甀氀 琀攀洀漀猀 挀攀渀愀猀 氀漀渀最愀猀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀 漀甀 挀氀漀猀攀Ⰰ 椀渀琀攀爀挀愀氀愀搀漀 瀀漀爀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 攀洀攀爀最椀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀漀氀椀搀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䔀洀 儀甀愀爀琀漀 㘀㘀㐀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 渀甀渀挀愀 猀漀 愀戀攀爀琀漀猀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀琀 瀀氀愀渀漀猀 洀搀椀漀猀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 愀 猀攀渀猀愀攀猀 挀氀愀甀猀琀爀漀昀戀椀挀愀猀 攀 搀攀 攀渀挀氀愀甀猀甀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 氀甀最愀爀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 攀洀 猀攀甀 椀渀琀攀爀椀漀爀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀Ⰰ 渀愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀椀爀椀愀 搀攀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀爀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 戀漀愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 猀椀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 最愀渀栀愀爀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 椀猀猀漀⸀ 唀洀 伀甀琀爀攀洀Ⰰ 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀搀椀漀  昀攀椀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀氀愀渀漀猀 最攀爀愀椀猀 攀 瀀氀愀渀漀 攀 挀漀渀琀爀愀 瀀氀愀渀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 昀愀氀愀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 昀氀甀椀搀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀  漀 切渀椀挀漀 挀甀爀琀愀 昀愀氀愀搀漀 搀愀 猀爀椀攀⸀  A direção de arte é um elemento narrativo essencial no cinema e pode causar um efeito direto nos espectadores de diversas maneiras, aguçando suas reações e emoções, que podem ser provocadas explorando detalhes que vão além das ações e expressões dos personagens, compondo de uma maneira mais rica o universo diegético do filme. Proposta essa que casa diretamente com a semiótica peirceana. Vera Hamburger, uma das estudiosas de direção de arte no nosso país, afirma: ਀䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀洀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 猀甀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 瀀漀猀猀愀 瀀攀爀挀漀爀爀攀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 愀氀洀 搀漀 琀攀砀琀漀 漀甀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ ⠀䠀䄀䴀䈀唀刀䜀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㜀⤀ Sendo assim, a direção de arte foi pensada e trabalhada pelo grupo em todos os três episódios, compondo o cenário com os objetos e o figurino e a maquiagem das personagens principalmente através das cores. ਀吀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 愀稀甀氀 攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀 愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瘀椀瘀攀爀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀 搀甀戀椀攀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 椀渀挀漀渀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 愀 瘀椀搀愀⸀ 伀 愀稀甀氀  甀洀愀 挀漀爀 昀爀椀愀 攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 洀漀渀漀琀漀渀椀愀Ⰰ 攀 愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀漀猀猀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 瘀椀瘀漀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 挀漀洀漀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 琀攀洀 渀甀愀渀挀攀猀 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 洀漀氀搀愀渀搀漀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀⸀ 䄀 氀漀挀愀漀  琀漀搀愀 攀洀 琀漀渀猀 戀爀愀渀挀漀猀 攀 瀀愀猀琀椀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 渀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀⸀ No segundo episódio a cor predominante é a verde e está composta em um dos figurinos da personagem na intenção de intitular o status de online e a dependência do mundo virtual. A paleta de cores é composta também por tons terras presentes no quarto de hotel, dando mais significações para o figurino do que para o ambiente. Sendo assim, existem dois momentos para o figurino, sendo o primeiro a escolha por uma roupa feita inteiramente de plástico, passando um significado de exposição, pois quanto mais se posta, mais exposto fica. E no segundo momento a escolha foi por um vestido simples na cor verde, passando o significado de “status online” dito anteriormente. A maquiagem é de estilo e de efeito, contando com a colocação de entradas de USB no antebraço da atriz. ਀一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 栀 甀洀愀 昀甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 攀 搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀Ⰰ 攀洀 琀漀渀猀 攀猀瘀攀爀搀攀愀搀漀猀 攀 愀挀椀渀稀攀渀琀愀搀漀猀⸀ 䄀 氀漀挀愀漀  甀洀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 漀渀搀攀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀洀 琀漀渀猀 瀀愀猀琀椀猀Ⰰ 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀  氀椀洀瀀漀 攀 猀攀洀 洀甀椀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀渀琀攀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 渀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 攀洀 猀攀甀猀 攀猀琀椀氀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀愀爀爀攀最愀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 昀椀最甀爀椀渀漀 攀 瀀攀氀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀⸀ 䔀渀琀爀愀渀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 瀀爀漀挀甀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 搀攀 猀攀 琀攀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 戀攀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀猀 攀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 焀甀攀 昀漀最攀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀琀攀渀漀 瀀攀氀愀 猀甀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀  Dessa maneira, observando os elementos presentes na estética dos três episódios da web série, é possível compreender melhor a importância deles na composição do enredo e do universo que ele engloba. ਀嬀⸀⸀⸀崀 攀砀椀猀琀攀洀 搀漀椀猀 攀猀瀀愀漀猀 渀漀 挀椀渀攀洀愀㨀 漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀漀 焀甀愀搀爀漀 ⠀琀甀搀漀 漀 焀甀攀 漀 漀氀栀漀 瀀攀爀挀攀戀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀攀氀愀⤀Ⰰ 攀 漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 昀漀爀愀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 ⠀瀀爀漀樀攀攀猀 椀洀愀最椀渀爀椀愀猀 攀 攀猀瀀愀漀 昀猀椀挀漀 愀琀爀猀 搀愀 挀洀攀爀愀 攀 搀漀 挀攀渀爀椀漀⤀⸀ 伀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 攀猀琀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 洀愀渀椀瀀甀氀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀攀爀琀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ ⠀䈀唀刀䌀䠀Ⰰ ㄀㤀㤀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀 愀瀀甀搀 䌀伀唀吀伀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀  Partindo para a trilha musical, ela foi pensada junto a construção do roteiro, onde cada uma auxiliaria na forma que a história é levada. A escolha para o primeiro episódio se deu pelas variantes, onde há ápices junto a calmaria na melodia. Partindo para a escolha do segundo episódio, onde a música é mais agitada, e um ar frenético ajudou a construir o tom robótico da personagem na edição. A terceira serve como pano para o ambiente, sendo que a trilha sonora faz parte do cenário. ਀䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 搀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀渀搀漀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀愀 䄀搀漀戀攀㨀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 䌀匀㘀 攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 漀 洀愀椀猀 挀爀瘀攀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀猀 琀愀欀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀渀琀攀猀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀 䌀䌀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 挀漀爀爀攀琀漀爀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀挀愀猀猀攀 漀 洀愀椀猀 瀀攀爀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀  Com a finalização da montagem e da sonorização, partiu-se para a colorização das imagens. Fazendo uso das ferramentas Lumetri disponíveis no próprio software de edição. Esse processo seguiu sem utilização de bases LUT, sendo o processo todo conduzido manualmente por meio das ferramentas Lumetri. Levando em consideração a discrepância entre a exibição do resultado nos diversos monitores testados, as imagens foram coloridas fazendo uso quase que exclusivo dos gráficos disponíveis no editor.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Crônicas do Mundo Moderno é uma web série de três episódios antológicos que apresenta problemas presentes na sociedade atual, com o intuito de levar o espectador a uma reflexão aos temas apresentados.਀倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 猀攀 搀攀甀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 搀愀猀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀猀 琀攀洀愀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀  Seguindo para reuniões para definições de funções e decupagem das áreas de direção, fotografia e design de produção da série. Também foi discutido a definição de plataforma e púbico alvo, pensando na crescente demanda do conteúdo para mídias digitais, e a expansão de conteúdo cinematográfico nas plataformas de streaming e sites com conteúdo audiovisual, optou-se pela ideia de fazer um produto cabível a este novo mercado. ਀吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀甀爀漀甀 攀洀 洀搀椀愀 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀Ⰰ 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 愀猀 氀漀挀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀 甀猀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀漀琀愀氀 昀漀爀愀洀 搀甀愀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 攀洀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 琀愀洀戀洀 昀攀椀琀漀猀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 昀椀最甀爀椀渀漀 攀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 搀椀爀椀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 甀洀愀 瀀爀瘀椀愀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 漀爀搀攀洀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 愀 瀀爀砀椀洀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 琀爀猀 搀椀愀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 甀洀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 吀漀搀愀 攀猀猀愀 昀愀猀攀 昀漀椀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀 戀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀猀猀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀攀爀洀椀渀愀爀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀猀 搀椀愀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀⸀ A preparação é a parte mais importante de um filme. Nessa fase, fazemos um levantamento minucioso de tudo que será necessário para que o filme seja feito de acordo com a visão e necessidades do diretor[...] (RODRIGUES, 2007, p. 105).਀伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀ 䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 匀漀渀礀 䄀㜀匀 攀 氀攀渀琀攀猀 䌀愀渀漀渀 搀攀 ㈀㐀洀洀 攀 㔀 洀洀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 氀攀渀琀攀 最爀愀渀搀攀 愀渀最甀氀愀爀 猀攀 搀攀甀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 㔀 洀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 瀀氀愀渀漀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀猀 爀攀愀攀猀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀⸀ 唀洀愀 最爀甀愀 搀攀 瀀漀爀琀攀 洀搀椀漀 瀀愀爀愀 瀀氀愀渀漀猀 稀攀渀椀琀愀椀猀 攀 甀洀 琀爀椀氀栀漀 瀀愀爀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀洀攀爀愀Ⰰ 攀 瀀氀愀渀漀猀 䠀椀琀挀栀挀漀挀欀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀㨀 昀爀攀猀渀攀氀Ⰰ 猀攀琀 氀椀最栀琀Ⰰ 氀甀稀攀猀 搀攀 氀攀搀Ⰰ 攀 琀爀椀瀀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 挀洀攀爀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 琀愀洀戀洀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 ጀ†洀椀挀爀漀昀漀渀攀 猀栀漀琀最甀渀Ⰰ 氀愀瀀攀氀愀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 吀愀猀挀愀洀 攀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 ጀ†猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 挀愀瀀琀愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 猀攀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䄀䐀刀 ⠀䄀甀琀漀洀愀琀攀搀 搀椀愀氀漀最甀攀 爀攀瀀氀愀挀攀洀攀渀琀㨀 搀甀戀氀愀最攀洀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⤀ 渀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ Após as gravações, trabalhamos em um espaço de dois meses para chegar ao produto final. Nesta fase de montagem e edição foi trabalhado de forma sucinta e livre, para que a obra, sendo ela de cunho não realista, fosse apresentada de forma fluida ao espectador. Assim afirma Tarkoviski (2010):਀䄀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 攀洀 切氀琀椀洀愀 椀渀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 渀愀搀愀 洀愀椀猀  焀甀攀 愀 瘀愀爀椀愀渀琀攀 椀搀攀愀氀 搀愀 樀甀渀漀 搀愀猀 琀漀洀愀搀愀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀椀搀愀 渀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 渀漀 爀漀氀漀 搀攀 瀀攀氀挀甀氀愀⸀ 䴀漀渀琀愀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 愀猀 挀攀渀愀猀 猀攀 樀甀渀琀攀洀 攀猀瀀漀渀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀攀爀琀漀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 攀氀愀猀 猀攀 洀漀渀琀愀洀 瀀漀爀 猀椀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 猀攀最甀渀搀漀 漀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀搀爀漀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀⸀  ⠀吀䄀刀䬀伀嘀䤀匀䬀䤀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㘀⤀ Seguindo essa linha de raciocínio, a fase de montagem e edição seguiu o material capturado, buscando a fluidez dos planos e cortes. Desta forma, cada episódio seguiu uma linha de pensamento. ਀䔀洀 䘀漀最漀 䄀稀甀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀 挀甀爀琀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 挀漀爀琀攀猀 攀 挀攀渀愀猀 洀愀椀猀 氀漀渀最愀猀 ጀ†愀 洀攀搀椀搀愀 搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 琀攀洀 攀洀 洀搀椀愀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀 ጀ†瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 愀猀 愀攀猀 昀漀猀猀攀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 挀漀攀爀攀渀琀攀⸀ 䔀猀猀攀 琀愀洀戀洀  漀 洀漀琀椀瘀漀 搀漀 挀漀爀琀攀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 攀 愀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀愀 洀攀猀洀愀 攀洀 瀀氀愀渀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 攀 琀攀渀琀愀爀 氀攀瘀愀爀 焀甀攀洀 琀椀瘀攀爀 愀猀猀椀猀琀椀渀搀漀 愀 洀甀搀愀渀愀 挀漀渀琀渀甀愀 搀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 愀猀 瘀攀稀攀猀 猀攀 猀攀渀琀攀 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 椀渀切洀攀爀漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀洀 瘀爀椀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 切渀椀挀漀 猀攀爀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀漀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 搀愀爀 渀昀愀猀攀 攀洀 挀愀搀愀 椀洀愀最攀洀 瀀漀猀琀愀 攀洀 琀攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀渀爀攀搀漀 猀椀最愀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 昀氀甀椀搀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 唀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀漀攀洀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀  Para Quarto 664, desde o roteiro, a trilha sonora já havia sido definida, ou seja, os cortes e muitos momentos do episódio já haviam sido pensados onde seriam colocados ao decorrer da música. A montagem se deu como uma espécie de clipe, em que cada corte e junção acompanha a batida da música, além de algumas das ações da personagem, como a cena onde ela se encontra no chuveiro piscando os olhos no ritmo em que a melodia tem suas notas mais altas. Tentando levar o espectador para um mundo mais digital, dando destaque para que a personagem tenha seus momentos robóticos, tendo lapsos de memória de sua rotina, pois a visualização que ela tem nas redes sociais é seu alimento. Por isso a opção de usar as reações do Facebook, pois é a maior rede social da atualidade. ਀伀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 唀洀 漀甀琀爀攀洀Ⰰ 琀攀瘀攀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 洀愀椀猀 猀切琀椀氀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 挀攀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 攀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀攀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 猀攀 搀 栀 瀀氀愀渀漀 攀 挀漀渀琀爀愀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 挀攀渀愀 攀洀 ㄀㠀 먀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀愀挀攀琀愀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀 栀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀愀 焀甀愀爀琀愀 瀀愀爀攀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀漀渀氀漀最漀 昀攀椀琀漀⸀  Vale ressaltar a importância da introdução das trilhas, completando toda a atmosfera necessária da série, em principal nos dois primeiros episódios, pois como Gil (2005) destaca:਀倀漀搀攀ⴀ猀攀 搀攀昀椀渀椀爀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 攀渀攀爀最琀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 昀漀爀愀猀 瘀椀猀瘀攀椀猀 漀甀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 焀甀攀 琀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀 攀 愀昀攀琀漀猀 渀漀猀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀⸀ 준 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀攀猀猀愀猀 昀漀爀愀猀Ⰰ 漀 猀攀甀 爀椀琀洀漀 攀 愀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀⸀ ⠀䜀䤀䰀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㈀㈀⤀ Ou seja, a atmosfera de um filme é o resultado de combinações tanto de elementos visuais quanto sonoros, se responsabilizando por dar credibilidade a obra criada, dando ao espectador uma experiência não só visual, mas sensorial. O projeto foi terminado com sucesso e na data prevista no cronograma.
 
CONSIDERAÇÕES
Com uma visão abrangente, é possível constatar que as mídias digitais têm causado grande impacto em praticamente todos os segmentos da nossa sociedade, da nossa vida e, sobretudo, no desenvolvimento do conhecimento. Neste sentido, é possível dizer que os meios de comunicação estão em constante mutação, certamente a linguagem de cada formato também mudou e, portanto, não pode ser tratada como antes. Desta forma, a série Crônicas do Mundo Moderno foi elaborado para que o entretenimento pudesse gerar indagações sobre as questões postas em pauta ao espectador.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀氀漀挀愀猀猀攀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀最爀攀最愀渀搀漀 愀漀 昀椀洀 搀愀 樀漀爀渀愀搀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀椀猀猀漀 挀甀洀瀀爀椀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀刀䌀䠀Ⰰ 一漀攀氀⸀ 倀爀砀椀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀伀Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀愀 匀琀愀渀挀椀漀氀椀 䌀漀猀琀愀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ ㈀  㐀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀⤀ ጀ†䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䈀攀氀愀猀 䄀爀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䤀⸀ 䄀 䄀琀洀漀猀昀攀爀愀 渀漀 䌀椀渀攀洀愀㨀 伀 䌀愀猀漀 搀攀 䄀 匀漀洀戀爀愀 搀漀 䌀愀愀搀漀爀 搀攀 䌀栀愀爀氀攀猀 䰀愀甀最琀栀漀渀 攀渀琀爀攀 漀 伀渀椀爀椀猀洀漀 攀 刀攀愀氀椀猀洀漀⸀ 䰀椀猀戀漀愀⸀ 䘀甀渀搀愀漀 䌀愀氀漀甀猀琀攀 䜀甀氀戀攀渀欀椀愀渀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䴀䈀唀刀䜀䔀刀Ⰰ 嘀攀爀愀⸀ 䄀爀琀攀 攀洀 䌀攀渀愀㨀 䄀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 渀漀 挀椀渀攀洀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ ㄀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀伀一䔀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 ☀ 䴀伀唀刀쌀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䐀漀爀愀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 攀 䴀漀渀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䌀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 攀 愀 倀爀漀搀甀漀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䰀愀洀瀀愀爀椀渀愀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀⸀ 伀 焀甀攀  匀攀洀椀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀⸀ ㄀㤀㠀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀刀䬀伀嘀䤀匀䬀䤀Ⰰ 䄀⸀ 䔀猀挀甀氀瀀椀爀 漀 吀攀洀瀀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䴀愀爀琀椀渀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀