|
INSCRIÇÃO: | 00476 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT06 |
|
TÍTULO: | Glória em Foco |
|
AUTORES: | Mariana Solis Corrêa (Universidade Federal de Uberlândia); Ivanise Hilbig de Andrade (Universidade Federal de Uberlândia); Vinicius Guedes Pereira de Souza (Universidade Federal de Uberlândia); Felipe Gustavo Guimarães Saldanha (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Júlia Gotardelo (Universidade Federal de Uberlândia); Carolina Fernandes Cunha (Universidade Federal de Uberlândia); Gabriela Cardoso Bonatto de Sousa (Universidade Federal de Uberlândia); Gustavo Vilela Ribeiro (Universidade Federal de Uberlândia); Raphaela Augusta Alcantara de Amorim (Universidade Federal de Uberlândia); Luciano Vieira Júnior (Universidade Federal de Uberlândia); Rosangela Gomes Daniel (Universidade Federal de Uberlândia); Millena Santana Machado (Universidade Federal de Uberlândia); David Douglas Naves Rodrigues (Universidade Federal de Uberlândia); Wendell Yukishigue Steinel Arai (Universidade Federal de Uberlândia) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Blog, Direitos Humanos, Jornalismo Digital, Movimentos Sociais, |
|
RESUMO |
"Glória em Foco" é um blog jornalístico produzido pelos acadêmicos do segundo período do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como parte das atividades da disciplina Projeto Interdisciplinar de Comunicação II (PIC II), durante o semestre 2016.2. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de produção do blog e refletir sobre as potencialidades dessa plataforma digital como ferramenta de aprendizado e de visibilidade para questões sociais. O Glória, colocado como ponto central do projeto, é uma ocupação urbana de Uberlândia que está no centro de uma disputa judicial envolvendo os moradores e a UFU, que tem a posse formal da área. |
|
INTRODUÇÃO |
O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar a produção do blog jornalístico “Glória em Foco” (www.gloriaemfoco.com.br) pelos estudantes da oitava turma de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O produto midiático que tem como temática principal a ocupação uberlandense no local conhecido como antiga Fazenda do Glória e que atualmente recebe, pelos moradores, o nome de Bairro Elisson Prieto, foi desenvolvido durante disciplina “Projeto Interdisciplinar em Comunicação II, pelos alunos do segundo período do curso. 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瘀爀椀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 倀䤀䌀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀漀 焀甀椀渀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 唀䘀唀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 漀 倀䤀䌀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀
A ocupação do Glória foi escolhida como tema do projeto por permitir uma gama de reflexões sobre questões sociais, econômicas e de moradia que envolvem a cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. O assentamento, existente desde 2012, está localizado em uma área que pertencia à UFU que foi ocupada por pessoas sem-teto, principalmente ligadas ao Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB). Atualmente, ele abriga cerca de 18.000 pessoas, aproximadamente 2.350 famílias, que vivenciam períodos de tensão enquanto aguardam o desenrolar da decisão político-judicial que vai definir pela reintegração ou não da posse do terreno.一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 漀挀甀瀀愀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 瀀愀甀琀愀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 洀搀椀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀漀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀愀 爀攀愀Ⰰ 猀攀甀猀 愀渀猀攀椀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀⸀ 伀 戀氀漀最 猀甀爀最攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 挀漀洀漀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 洀漀爀愀搀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 戀氀漀最 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ†琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 瀀攀氀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 搀愀 爀攀愀 搀漀 䜀氀爀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 搀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 搀椀氀漀最漀猀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀 漀 倀漀搀攀爀 倀切戀氀椀挀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 樀甀爀搀椀挀漀猀 焀甀攀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀⸀ 匀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀漀 䜀氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀㨀
- Informar a população de Uberlândia sobre a ocupação sem as distorções que normalmente aparecem no noticiário sobre a área;ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 漀挀甀瀀愀漀㬀
- Desmistificar tabus e conceitos relacionados ao movimento, por exemplo a diferença entre ocupação e invasão, que, quando esclarecidos, contribuem não só para informar a sociedade sobre a comunidade Glória, mas para propiciar o olhar crítico a respeito de outros movimentos sociais, como o Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB);ⴀ 倀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 愀氀椀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 琀攀爀椀挀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀㬀
- Incentivar a escrita fundamentada em critérios jornalísticos, desde elaboração de pautas, apuração, noticiabilidade, revisão, edição até a atualização dos conteúdos do site pelos estudantes de Jornalismo. |
|
JUSTIFICATIVA |
O blog “Glória em Foco” tem o intuito de retratar a ocupação de forma objetiva e humanizada, tendo como foco principal o cotidiano, os perfis dos moradores e o andamento do processo de legalização da área. O objetivo principal é mostrar a situação real de vida no Glória ao público interno da Universidade Federal de Uberlândia e à população uberlandense em geral. O projeto também está assentado nos preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prevê, em seu artigo 25, parágrafo 1º, que “todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle”.䐀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 琀椀挀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 攀洀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 愀漀 焀甀攀 瀀爀攀瘀 漀 㤀 搀愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 䐀攀挀氀愀爀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 渀漀琀椀挀椀愀爀Ⰰ 愀最攀渀搀愀爀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 琀攀洀愀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䔀搀甀愀爀搀漀 䴀攀搀椀琀猀挀栀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀椀猀琀椀渀最甀椀爀 攀渀琀爀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 嬀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀崀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀愀焀甀攀氀攀猀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀甀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 猀攀琀漀爀椀愀椀猀 漀甀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ†琀攀洀 挀愀爀琀攀爀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 猀 瀀攀氀愀 甀爀最渀挀椀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀氀愀 昀甀渀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瘀攀琀漀爀攀猀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀椀猀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
A relevância do projeto encontra-se na possibilidade de, por meio da imersão na realidade dos moradores e do bairro, incentivar os leitores a refletirem e desconstruírem conceitos pré-concebidos sobre a ocupação do Glória. Num âmbito mais geral, a importância do blog relaciona-se principalmente em sensibilizar os mais diversos tipos de leitores e, com isso, auxiliar na maior visibilidade da situação. 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀搀椀漀 攀 洀愀椀漀爀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀 愀椀渀搀愀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀愀爀 漀猀 瘀爀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀搀挀愀猀琀 攀 瘀搀攀漀猀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 焀甀攀 漀 戀氀漀最 瀀漀猀猀甀猀猀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 搀攀 昀挀椀氀 渀愀瘀攀最愀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀ 伀 攀猀瀀愀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 氀椀搀漀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀椀琀甀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀漀爀 嘀愀爀攀氀愀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 漀 戀氀漀最 甀洀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀猀琀漀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀 攀洀 爀攀搀攀猀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀渀搀漀 ᰀ椠搀攀椀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀ᴀ†焀甀攀 瘀漀 ᰀ攠猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀洀 爀攀搀攀ᴀ†⠀嘀䄀刀䔀䰀䄀Ⰰ ㈀ 㜀⸀ 瀀⸀ 㔀㐀⤀⸀ 준 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀 挀漀渀攀砀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 椀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 戀氀漀最 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀愀氀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
ᰀ圠攀戀氀漀最 甀洀 洀攀椀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 挀椀渀挀漀 瀀漀渀琀漀猀㨀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀戀漀爀搀愀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 攀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀Ⰰ 漀 猀甀樀攀椀琀漀 焀甀攀 漀猀 攀氀愀戀漀爀愀 瀀漀搀攀 甀猀愀爀 氀椀渀欀猀 愀 漀甀琀爀漀猀 猀琀椀漀猀 搀愀 眀攀戀 焀甀攀 琀攀洀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 攀 愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀瀀漀爀琀愀 甀洀 愀氀琀漀 瘀愀氀漀爀 愀最爀攀最愀搀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀椀渀愀洀椀稀愀搀漀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ†⠀䄀䰀伀一匀伀 攀 䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀⤀
伀 琀攀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀漀 戀氀漀最 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 攀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 爀攀挀椀瀀爀漀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 琀攀漀爀 猀漀挀椀愀氀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀漀⸀
Lévy (1999) defende que é possível definir o tipo de interatividade dos meios a partir da relação entre receptor e mensagem, chamando essa interação de “reciprocidade da comunicação”. Essa reciprocidade é uma das marcas dos blogs, que se mostram como ambientes propícios para a troca de informações, para o diálogo e para a construção coletiva da notícia, o que caracteriza o jornalismo participativo. Todos os alunos participantes do projeto trabalharam em grupos e em conjunto com várias pessoas externas ao trabalho que estavam interessadas em apoiar o projeto.䄀 搀椀猀猀漀氀甀漀 搀漀 瀀漀氀漀 攀洀椀猀猀漀爀ⴀ爀攀挀攀瀀琀漀爀Ⰰ 愀 洀甀搀愀渀愀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 ⴀ 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 搀攀 攀洀椀猀猀漀爀 瀀愀爀愀 挀漀ⴀ愀甀琀漀爀 ⴀⰀ 攀 漀 挀愀爀琀攀爀 氀焀甀椀搀漀Ⰰ 椀渀挀漀渀猀琀愀渀琀攀 攀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀 猀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䌀漀洀 最爀愀渀搀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀氀攀猀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀 洀甀椀琀愀猀 洀漀猀Ⰰ 渀甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀⸀
Assim, o blog, enquanto um dos fenômenos mais importantes da cultura digital contemporânea, permitiu realizar uma prática jornalística mais flexível e com maior liberdade de edição e construção. A possibilidade da produção de um jornalismo coletivo contribuiu para o aumento do teor humanizado e social do projeto, uma vez que cada participante pôde contribuir com o que julgava importante ser divulgado.
4.1 O processo técnico jornalístico匀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀攀 琀爀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀唀㨀 漀 倀爀漀昀⸀ 䐀爀⸀ 嘀椀渀椀挀椀甀猀 匀漀甀稀愀Ⰰ 倀爀漀昀⸀ 䴀攀猀琀爀攀 䘀攀氀椀瀀攀 匀愀氀搀愀渀栀愀 攀 倀爀漀昀⸀ꨀ 䐀爀⸀ꨀ 䤀瘀愀渀椀猀攀 䄀渀搀爀愀搀攀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 戀氀漀最 攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 爀攀搀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ⸠
Foram feitas, durante a disciplina da professora Ivanise Andrade (PIC II), reuniões de pauta com todos os alunos responsáveis pela produção de conteúdo do blog, antes de realizar as visitas ao bairro. Os alunos, durante mais de seis meses, organizaram visitas ao Glória para conhecerem melhor o bairro, entrevistando moradores, cobrindo eventos como o Dia das Crianças no Glória e produzindo conteúdos de acordo com as demandas dos assentados.䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 甀洀 爀漀搀稀椀漀 搀攀 昀甀渀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀ⴀ愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 攀 攀搀椀琀漀爀ⴀ挀栀攀昀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 䄀瀀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀 搀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀猀 爀攀瘀椀猀攀猀 攀 攀搀椀攀猀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀渀琀攀猀 搀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀⸀
No primeiro momento de produção das matérias que foram publicadas no “Glória em Foco”, grupos de alunos já foram estabelecidos e cada grupo ficou responsável por um número específico de produções jornalísticas. Obedecendo as técnicas do jornalismo e as práticas de cobertura dos acontecimentos, cada aluno, cumprindo sua função no grupo, realizou sua parte do trabalho e contribuiu para a produção das matérias em pauta.䤀渀椀挀椀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀⸀ 䄀猀 椀搀愀猀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 漀挀甀瀀愀漀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 爀漀洀瀀攀爀 挀漀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 琀愀戀甀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 攀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀漀 氀漀挀愀氀⸀
Durante a primeira visita de observação conduzida pelos professores, o grupo fotografou e filmou momentos e situações que possivelmente seriam interessantes para futuras postagens do blog. Fotografadas principalmente com as câmeras disponibilizadas pela universidade, essas imagens foram utilizadas por toda a turma em suas reportagens e matérias.䰀漀最漀 愀瀀猀 愀 愀瀀甀爀愀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 爀攀甀渀椀爀愀洀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 攀 猀甀愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀攀挀椀猀漀 攀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀ⴀ氀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 爀攀搀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀
Quando prontas, as matérias eram enviadas para o integrante do grupo responsável pela edição, o qual preparava o texto segundo os métodos de edição jornalísticos. Em seguida, a matéria era enviada para a professora da disciplina, quem ficou responsável por revisar a edição feita pelos alunos e publicar as matérias no blog. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
6 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSOऀ
6.1 Identidade visual䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ† 愀 洀漀 攀洀 瀀甀渀栀漀Ⰰ 渀愀猀 挀漀爀攀猀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 攀 瀀爀攀琀漀⸀ 䔀猀琀愀 攀猀挀漀氀栀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 氀甀琀愀 搀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 㠀 洀椀氀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 氀椀搀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀漀爀愀爀攀洀 攀洀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 渀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䔀猀琀攀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 ㈀ Ⰰ 猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀洀攀愀愀搀漀猀 搀攀 琀攀爀 漀 戀愀椀爀爀漀 搀攀猀漀挀甀瀀愀搀漀 挀漀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 ⠀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 搀攀猀漀挀甀瀀愀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 倀漀氀挀椀愀 䴀椀氀椀琀愀爀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀愀 唀䘀唀 琀爀愀稀椀愀 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀攀 愀琀 㐀 洀漀爀琀攀猀 攀 ㌀ 昀攀爀椀搀漀猀 挀漀洀 最愀猀琀漀猀 搀攀 刀␀ 㜀⸀㔀 洀椀氀栀攀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 戀愀渀挀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⤀⸀
Outras lutas também são travadas por estes cidadãos: diversos direitos básicos não são garantidos a essas pessoas (como o bairro não é regularizado não existem Códigos de Endereçamento Postal para as casas, o que impede o cadastro dos moradores em serviços essenciais como matrícula em escolas públicas sem uma carta da Associação dos Moradores) e, além disso, uma parcela considerável da própria sociedade uberlandense não apoia a causa dos assentados. Assim, estes moradores lidam com preconceito nos hospitais, postos de saúde, escolas, instituições bancárias, etc.䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀甀渀栀漀 昀攀挀栀愀搀漀 愀 猀渀琀攀猀攀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 氀攀最椀猀氀愀琀椀瘀愀猀 攀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 挀愀甀猀愀 搀漀 䜀氀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀攀爀洀攀椀愀 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 挀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䘀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀 瀀愀氀攀琀愀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 戀爀愀渀挀漀 攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀ⴀ琀攀爀爀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 氀漀最漀 搀漀 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ†焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 搀漀 戀氀漀最⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀洀 愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 焀甀攀 甀洀 搀椀愀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 瘀椀瘀攀爀 甀洀愀 瘀椀搀愀 搀椀最渀愀 攀 猀攀洀 愀洀攀愀愀猀Ⰰ 甀洀愀 ᰀ瘠椀搀愀 挀漀氀漀爀椀搀愀ᴀ⸠ 伀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀 渀漀 氀愀礀漀甀琀 搀漀 戀氀漀最 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀猀 愀挀漀爀搀漀猀 焀甀攀 漀猀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 琀攀渀琀愀洀 猀攀氀愀爀 猀漀戀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 瀀愀稀⸀ 䨀 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀ⴀ琀攀爀爀愀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 挀栀漀 搀攀 琀攀爀爀愀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀 愀 爀攀愀 搀漀 䜀氀爀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 瀀愀瘀椀洀攀渀琀愀漀 猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 戀愀椀爀爀漀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀⸀ 䔀猀琀愀 挀漀爀 琀愀洀戀洀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 猀愀渀最甀攀 搀攀爀爀愀洀愀搀漀 渀攀猀猀攀猀 猀攀椀猀 愀渀漀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀爀洀愀搀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 漀 猀愀渀最甀攀 ᰀ渠漀 搀攀爀爀愀洀愀搀漀ᴀ†搀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 愀漀 搀攀昀攀渀搀攀爀攀洀 漀 䜀氀爀椀愀⸀
㘀⸀㈀ 一漀洀攀 搀漀 戀氀漀最 攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀
O nome do projeto “Glória em Foco – Luta e Informação” sugere a aliança entre a causa dos moradores e a necessidade de o Jornalismo colocar em pauta temas tão relevantes e urgentes na mídia. Trata-se de dar visibilidade, voz e oportunidade para estas pessoas terem a sua realidade retratada, na busca de acompanhar a rotina do e apurar os fatos com seriedade.䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀洀 焀甀攀 漀 䈀氀漀最 攀猀琀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 漀 䈀氀漀最最攀爀Ⰰ 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀攀爀椀爀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀漀椀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 漀 攀渀搀攀爀攀漀 眀眀眀⸀最氀漀爀椀愀攀洀昀漀挀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 攀洀 䠀吀䴀䰀 昀漀椀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 猀攀爀 甀洀 氀愀礀漀甀琀 搀攀 昀挀椀氀 渀愀瘀攀最愀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀猀猀攀 漀猀 瘀爀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 戀氀漀最⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀漀爀漀甀 漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 琀甀爀洀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 伀 氀愀礀漀甀琀 搀漀 䜀氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 戀愀猀攀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀愀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀 愀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 ⠀挀漀洀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀Ⰰ 搀攀猀欀琀漀瀀猀Ⰰ 琀愀戀氀攀琀猀 攀 渀漀琀攀戀漀漀欀猀⤀ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀爀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 戀氀漀最⸀
A estrutura do blog conta com dois menus, um vertical e outro horizontal. O horizontal tem o funcionamento por meio de cascata, que facilita o acesso às editorias do blog. Ambos os menus foram elaborados de forma responsiva, para que sejam visualizados corretamente em qualquer dispositivo. O cabeçalho da página é uma fotografia feita no Glória. A imagem é uma forma de concretizar e demonstrar a realidade de quem vive nesta ocupação e instiga o leitor a imaginar o caminho trilhado por essas pessoas. No rodapé da fotografia, os ícones de possíveis redes sociais do projeto facilitam a visualização do leitor de onde encontrar mais informações.䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 戀氀漀最 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 挀漀洀 愀 氀愀爀最甀爀愀 洀砀椀洀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 猀攀洀 挀漀氀甀渀愀 氀愀琀攀爀愀氀⸀ 䔀猀琀愀 攀猀挀漀氀栀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀漀爀椀稀愀爀 攀 洀愀砀椀洀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀 猀攀爀 瀀漀猀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀漀 搀漀琀愀搀愀猀 搀愀 氀愀爀最甀爀愀 洀砀椀洀愀Ⰰ 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀愀洀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀欀琀漀瀀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 洀漀戀椀氀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀⸀
A linguagem do blog foi definida pelos acadêmicos e privilegia, além do conteúdo jornalístico clássico (notícias, reportagens), também espaço para textos mais informais e opinativos com relatos dos moradores, aproximando, assim, os leitores ao cotidiano e à voz dos assentados. Os formatos utilizados pelos autores foram desde os textos mais comuns até o uso de vídeos, fotografias e quaisquer outras linguagens que podem ser veiculadas no blog, além de textos em formatos como de jornalismo literário e crônicas. Como suporte, o blog contou com uma página no Facebook (www.facebook.com/gloriaemfoco/) e um canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCftDQE_QGfActzz39GTldiw), para divulgar ainda mais o seu conteúdo e atingir diversos públicos.匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 猀攀爀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀愀氀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 猀甀愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 愀甀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀 攀猀琀最椀漀 搀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 攀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䜀氀爀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀愀猀 瘀椀搀愀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 戀氀漀最 挀漀渀琀愀 挀漀洀 猀攀琀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 攀猀琀琀椀挀愀猀 ⠀挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀椀砀漀⤀ 攀 搀椀渀洀椀挀愀猀 ⠀挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀爀椀漀搀椀挀愀洀攀渀琀攀⤀⸀
㘀⸀㌀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀
As editorias estáticas são as seguintes:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ匀漀戀爀攀㨀 攀搀椀琀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀甀戀搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀㨀
● O Glória: essa é a primeira subdivisão da editoria do menu e conta com texto explicativo sobre a formação da ocupação e o esclarecimento do caso desde o princípio.☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ伀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 樀 愀 猀攀最甀渀搀愀 猀甀戀搀椀瘀椀猀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 搀攀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 愀 昀甀渀漀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 焀甀攀洀 猀漀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀 愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
● Contato: formulário que permite com que o leitor do blog entre em contato com os autores para sugestões, críticas, comentários, entre outros.
Já as editorias dinâmicas são as que seguem:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ倀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䈀愀椀爀爀漀㨀 䔀猀猀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 爀攀切渀攀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䜀氀爀椀愀⸀
● Cotidiano: nessa editoria são postadas matérias (notícias, reportagens, fotorreportagens, vídeos, etc) sobre o dia a dia de quem mora na ocupação.☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䜀攀渀琀攀 搀攀 䠀漀渀爀愀 攀 䜀氀爀椀愀㨀 爀攀切渀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀攀爀昀椀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 攀 琀愀洀戀洀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 氀漀挀愀氀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
A experiência de montar e idealizar o blog “Glória em Foco”, desde a escolha de um nome e paleta de cores, até a produção de conteúdo e postagens, foi extremamente bem-sucedida. A expectativa inicial era a construção de uma plataforma que possibilitasse informar o público externo à Universidade Federal de Uberlândia, a própria comunidade acadêmica e os moradores do assentamento.伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 戀氀漀最 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀搀椀漀 攀 猀攀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 昀氀攀砀瘀攀氀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 漀 ᰀ䜠氀爀椀愀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ†昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 渀愀瘀攀最愀漀⸀
A criação do blog foi vista como uma necessidade, já que as mídias da cidade de Uberlândia só estavam cobrindo parte da história da ocupação do Glória, especialmente pelo viés do Poder Público e dos impasses legais envolvendo o caso. A plataforma foi então criada para oferecer à sociedade outros aspectos da situação, buscando aumentar a visibilidade de um lado da história que não estava sendo contado: o lado dos mais de 18.000 moradores do assentamento.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀䤀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀甀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 琀甀爀洀愀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 戀氀漀最Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 ᰀ漠 焀甀攀 猀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀ᴀⰠ 挀爀椀愀爀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 攀 爀攀搀椀最椀爀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 洀漀猀琀爀漀甀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀 甀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 漀甀瘀椀爀 攀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 搀攀氀攀椀琀攀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀樀甀搀愀爀 焀甀攀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀攀挀椀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀伀一匀伀Ⰰ 䨀愀椀洀攀㬀 䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ 䰀漀甀爀搀攀猀⸀ 䴀攀搀椀漀猀 椀渀琀攀爀愀挀琀椀瘀漀猀㨀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀挀椀渀 礀 挀漀渀琀攀渀椀搀漀猀⸀ 䤀渀㨀 匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀愀洀渀㬀 一伀䌀䤀Ⰰ 䨀愀瘀椀攀爀 䐀愀稀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀攀搀愀挀挀椀渀 䌀椀戀攀爀瀀攀爀椀漀搀猀琀椀挀愀⸀ 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀㨀 䄀爀椀攀氀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 挀愀瀀⸀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀ⴀ㌀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 ㌀㐀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一伀Ⰰ 䰀甀椀猀 䴀愀甀爀漀 匀愀⸀ 䈀氀漀最猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 漀 瀀爀椀瘀愀搀漀⸀ 䤀渀㨀 吀攀漀爀椀愀猀 搀愀猀 䴀搀椀愀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀 爀攀搀攀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 瀀⸀ 㘀㤀ⴀ㜀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 一漀瘀愀猀 攀 瘀攀氀栀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀㨀 漀猀 搀椀氀攀洀愀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瘀⸀Ⰰ 渀⸀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀刀䔀䰀䄀Ⰰ 䨀甀愀渀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀㨀 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ㌀⸀ ⸀ 䤀渀㨀 伀刀䐀唀一䄀Ⰰ 伀琀愀瘀椀漀 䤀⸀ 刀漀樀愀猀 ⠀漀爀最⤀⸀ 䈀氀漀最猀㨀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|