INSCRIÇÃO: 00514
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Livro-reportagem " Para Além do Arco-íris"
 
AUTORES: Robson Evangelista dos Santos Filho (Universidade Federal de Viçosa); Mariana Ramalho Procópio Xavier (Universidade Federal de Viçosa)
 
PALAVRAS-CHAVE: livro-reportagem, perfis, gays, ,
 
RESUMO
Para Além do Arco-íris é um livro-reportagem produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social – Jornalismo. O livro apresenta fotografias e textos jornalístico-literários em perfis que contam as histórias de alguns gays, de lugares, idades, ocupações, raças, classes sociais e tipos físicos variados. Os capítulos são distribuídos em seis seções temáticas – homofobia, HIV, preconceito no grupo gay, família e religião, visibilidade e militância, casamento e adoção – sendo cada uma delas associada a uma cor da bandeira do arco-íris. O produto destina-se tanto à comunidade gay, que pode se sentir representada e se reconhecer nos relatos e experiências dos personagens, quanto à sociedade em geral, visando a promover discussões importantes, desmistificar estereótipos e combater a discriminação. Além disso, o livro foi o meio usado pelo próprio autor para se assumir como gay.
 
INTRODUÇÃO
A homossexualidade sempre existiu na humanidade, mas foi interpretada e admitida de modos diversos (DANIEL; BAUDRY, 1977 apud PINHO, 2010), pois a sua história, "como a de qualquer sexualidade ou identidade, acompanha o modo de ver da sociedade" (ALMEIDA, 2016, p.22). Assim, "já ocupou a esfera religiosa como pecado, a legal como crime e a médica como doença" (UZIEL, 1999, p.4). Do século XX para o XXI, os homossexuais passaram a se identificar como indivíduos homossexuais e não se limitavam mais a praticantes de atos homossexuais, deixaram de ser os invertidos, desviantes ou sinônimos de homem-mulher e passaram a pertencer a uma cultura própria gay (ALMEIDA, 2016).਀䄀 昀椀最甀爀愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀 昀漀椀 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀切戀氀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀愀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 刀攀戀攀氀椀漀 搀攀 匀琀漀渀攀眀愀氀氀 攀洀 ㄀㤀㘀㤀Ⰰ 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 伀爀最甀氀栀漀 䜀愀礀 攀 瀀愀爀愀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀猀㬀 愀 攀氀椀洀椀渀愀漀 搀愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 搀漀攀渀愀 搀愀猀 氀椀猀琀愀猀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䄀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 倀猀椀焀甀椀愀琀爀椀愀 攀洀 ㄀㤀㜀㌀ 攀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀攀 匀愀切搀攀 攀洀 ㄀㤀㤀  ⠀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀㬀 愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀爀攀瘀攀渀漀 猀 搀漀攀渀愀猀 猀攀砀甀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀瘀攀椀猀㬀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀 愀 最愀礀猀㬀 攀 愀 愀琀甀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀 ⠀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ A mídia permitiu maior entendimento por parte dos homossexuais sobre a liberdade de poder ser quem são e foi tornando mais aceitável a imagem deles para a sociedade (TIRELLI, 2011), mas por vezes atuou na contramão. E dependendo de como retrata os homossexuais, esta poderosa formadora de opinião pública pode reforçar o contexto social do grupo ao invés de revertê-lo, intensificando estereótipos e preconceitos que serão reproduzidos pela sociedade, sem trazer à baila discussões importantes.਀䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 最愀礀Ⰰ 琀爀愀琀愀爀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 攀 氀攀瘀ⴀ氀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 漀 氀椀瘀爀漀 倀愀爀愀 䄀氀洀 搀漀 䄀爀挀漀ⴀ爀椀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 嘀椀漀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀攀爀昀椀猀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 琀爀愀琀愀Ⰰ 挀漀洀 搀攀瘀椀搀漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 愀琀攀渀漀 洀攀爀攀挀椀搀愀Ⰰ 搀攀 瘀爀椀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀氀攀猀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 倀愀爀愀 䄀氀洀 搀漀 䄀爀挀漀ⴀ爀椀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 最愀礀Ⰰ 焀甀攀 樀 琀漀 攀猀琀椀最洀愀琀椀稀愀搀愀 攀 渀攀最氀椀最攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 瀀漀搀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 渀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 攀 愀挀攀椀琀愀漀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 漀戀琀椀搀愀猀⸀ Nisso, a mídia é preponderante, por dar voz às minorias que buscam o direito de se representar ao invés de serem representadas pelos grupos dominantes. E essa busca pelo reconhecimento social será bem sucedida quando a imprensa transformar o caráter arbitrário da cultura dominante em culturas paralelas entendidas como diversidade (DARDE, 2008). Sabe-se que os gays têm tido visibilidade na mídia atualmente, mas é preciso refletir sobre como os veículos têm os apresentado, pois, geralmente, não dão profundidade ao tratar de determinadas questões tampouco revelam o lado humano deles, daí a proposta do livro-reportagem de mostrar o que há além do arco-íris, como seu título propõe.਀䄀氀洀 搀攀猀琀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 愀椀渀搀愀 挀漀渀瘀椀搀愀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 最愀礀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 猀漀戀爀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 洀攀猀洀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀猀琀椀渀愀ⴀ猀攀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 爀攀攀搀甀挀愀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 攀 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 搀攀戀愀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 挀漀洀戀愀琀攀爀 愀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀⸀ E, como um trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social, objetiva refletir sobre as práticas jornalísticas vigentes e experimentar formas alternativas de se produzir jornalismo, além da praticada pelas academias e mídias tradicionais, encontrando no Jornalismo Literário espaço para isso. Este produto pretende, assim, se valer dos preceitos desta corrente e das técnicas de produção de livro-reportagem, aplicando conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante os anos de graduação.
 
JUSTIFICATIVA
Apesar de alguns avanços, como a garantia de igualdade de alguns direitos para os homossexuais em relação aos heterossexuais, a exemplo do casamento civil e da adoção, ainda há resistência por parte da sociedade, o que pode ser confirmado pela pesquisa "Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil: intolerância e respeito às diferenças sexuais", realizada em 2008 pela Fundação Perseu Abramo. Quase todos os entrevistados concordaram que existe preconceito contra LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) no Brasil, uma média de 27% deles admitiu ter preconceito e 26% declarou ter, especificamente, contra gays.਀匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 䜀愀礀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 愀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 搀漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㔀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 ㌀㄀㠀 洀漀爀琀攀猀 搀攀 䰀䜀䈀吀猀 渀漀 瀀愀猀 攀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 昀漀爀愀洀 ㌀㐀㌀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀焀甀椀瘀愀氀攀 愀 甀洀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 愀 挀愀搀愀 ㈀㔀 栀漀爀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀愀猀 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䔀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 搀愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 攀爀愀洀 最愀礀猀⸀ 䨀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 猀攀 愀戀漀爀搀愀爀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀爀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ Este tema também justifica-se por motivações pessoais, principalmente pelo fato de o autor ser gay, inclusive tendo decidido utilizar o produto como forma de deixar o armário e se assumir, contando em um dos capítulos a sua própria história. Originalmente, o projeto tinha a proposta de trazer personagens de todo o grupo LGBT, mas foi feito um recorte em razão do tempo de produção que seria insuficiente para tratar de todos os segmentos, correndo o risco de não conseguir abordá-los com a profundidade necessária. ਀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀  愀戀漀爀搀愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀洀 瀀爀椀漀爀椀稀愀搀漀 琀攀砀琀漀猀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 愀瀀甀爀愀攀猀 愀瀀爀攀猀猀愀搀愀猀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 琀椀挀漀 攀 猀攀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 焀甀攀 愀 洀愀猀挀愀爀愀洀 攀 爀攀搀甀稀攀洀 漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 愀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀漀甀挀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀攀猀⸀ 倀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀愀挀琀甀愀氀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀㬀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀漀洀 洀愀氀攀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀㬀 昀甀渀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀甀 搀攀昀攀渀搀攀爀 愀氀最漀㬀 瀀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀㬀 洀愀椀漀爀 渀昀愀猀攀 渀漀 琀攀洀愀Ⰰ 渀愀 攀砀琀攀渀猀漀 攀 渀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀㬀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 搀攀 愀渀最甀氀愀漀Ⰰ 搀攀 攀椀砀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 昀甀最椀爀 搀漀 挀爀挀甀氀漀 氀攀最椀琀椀洀愀搀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 搀愀渀搀漀 愀戀攀爀琀甀爀愀 愀 瘀漀稀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀㬀 愀 渀漀ⴀ漀戀爀椀最愀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 愀 搀椀爀攀琀爀椀稀 搀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ O jornalismo literário foi escolhido para a construção das narrativas porque esta modalidade possibilita abordagens sensíveis, profundas e humanas sobre os personagens; fornece visões amplas da realidade; foge da rotina tradicional e das limitações impostas pelo lide e pelo deadline, por exemplo; potencializa os recursos do jornalismo; aplica técnicas literárias e usa a subjetividade e a criatividade; procura por cidadãos comuns; exercita a cidadania, pensando no compromisso com a sociedade e na formação dos cidadãos (PENA, 2006).਀䨀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀爀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最爀甀瀀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 瀀攀爀猀漀渀椀昀椀挀愀猀猀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀攀 最爀甀瀀漀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 最愀礀⸀ 䌀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 琀攀砀琀漀 戀椀漀最爀昀椀挀漀 焀甀攀 渀愀爀爀愀 猀椀渀琀攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀氀最甀渀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 挀漀渀琀ⴀ氀愀 瀀漀爀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀攀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 爀攀瘀攀氀愀 攀 搀攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 ⠀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ ㈀  ㈀⤀⸀ 伀 瀀攀爀昀椀氀 挀甀洀瀀爀攀 漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 最攀爀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ ∀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 愀 琀攀渀琀愀爀 猀攀渀琀椀爀 漀 焀甀攀 猀攀渀琀椀爀椀愀 猀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 渀愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 攀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀∀ ⠀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀㐀⤀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 氀攀椀琀漀爀攀猀 渀漀ⴀ䰀䜀䈀吀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 挀漀洀漀 吀䌀䌀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䌀伀䴀 ㌀㤀  ጀ†倀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀渀猀 琀攀洀愀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀攀爀昀椀氀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 䨀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 倀愀爀愀 䄀氀洀 搀漀 䄀爀挀漀ⴀ爀椀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䌀伀䴀 㐀㤀  ጀ†吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀Ⰰ 攀 昀漀椀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 攀洀 琀爀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀洀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ Na primeira fase, foi feito um levantamento de possíveis fontes, encontradas a partir de indicações por conhecidos, matérias na mídia e grupos LGBTs nas redes sociais. Em um primeiro contato com elas, foram realizadas pré-entrevistas para conhecê-las e, em seguida, os perfilados foram selecionados. Um dos critérios de seleção foi que os personagens deveriam se identificar assumidamente como gays, uma vez que, para o objetivo de dar visibilidade ao grupo e aos assuntos abordados, a imagem destas pessoas deveria ser divulgada. Outro critério usado foi de que os personagens fossem de lugares diversos e tivessem idades, ocupações, raças, classes sociais e tipos físicos variados, de modo a promover a diversidade de fontes e conseguir abarcar o preconceito existente no próprio grupo gay. A seleção se deu, ainda, por meio do feeling, ou seja, pela sensibilidade despertada e pela empatia sentida sobre os personagens durante o contato com eles. Com os perfilados definidos, foram marcadas as entrevistas e agendadas as viagens.਀䄀椀渀搀愀 渀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀挀攀椀琀愀漀Ⰰ 爀攀挀攀瀀漀 瀀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ 倀愀爀愀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 攀爀愀洀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 瀀攀爀昀椀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀渀搀漀 搀攀猀搀漀戀爀愀搀愀猀  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 爀攀猀瀀漀渀搀椀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀⸀ Na fase de produção, foram realizadas entrevistas abertas semi-estruturadas, que seguiram o roteiro-base e caracterizam-se, conforme aponta Duarte (2005), pela flexibilidade e por permitir que se explore ao máximo os temas. Este roteiro, portanto, não foi limitador, serviu apenas como um guia na condução das entrevistas, que ocorreram de modo que as fontes pudessem se sentir livres para contar as suas histórias, sem a preocupação de responder a perguntas pré-estabelecidas. Todas as entrevistas foram realizadas presencialmente, pois, para Vilas Boas, "não se faz história oral, jornalismo literário ou livro-reportagem por meio que anule a relação direta. O encontro é fundamental e se encaixa perfeitamente em um projeto biográfico" (2002, p.64).਀䄀瀀猀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 洀漀搀攀氀漀 䐀㌀㄀  Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀琀最爀愀昀愀 愀洀椀最愀 搀漀 愀甀琀漀爀 焀甀攀 愀挀攀椀琀漀甀 漀 挀漀渀瘀椀琀攀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀ⴀ氀漀 渀愀猀 瘀椀愀最攀渀猀 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀 挀漀氀攀最愀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 愀猀 昀漀琀漀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀猀 攀渀猀愀椀漀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 愀戀攀爀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀愀椀愀Ⰰ 瀀愀爀焀甀攀Ⰰ 瀀爀愀愀 攀 爀甀愀Ⰰ 攀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀猀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀⸀ Em agosto, foram feitas as entrevistas e as sessões fotográficas com os personagens de Minas Gerais: Virgílio, em Belo Horizonte, Eduardo, em Mariana, Nathan, em Ouro Preto, e Caíque, em Viçosa. Neste mesmo mês, aconteceu o encontro com o casal Tárcio e Georgenes, em Vitória, Espírito Santo. As fotos do casamento foram gentilmente cedidas pela fotógrafa da cerimônia, pois seria mais significativo mostrar momentos desta ocasião no capítulo sobre eles. Em setembro, a equipe viajou para São Paulo, onde entrevistaram e fotografaram o Leonardo. De lá, foram para o Rio de Janeiro para conhecer os outros personagens: Jonathan, Pyter, Gilberto, Rodrigo e Paulo Henrique. Em seguida, retornaram para São Paulo para encontrar com Ozzy, que estava viajando para a Bahia durante o tempo da primeira estadia na cidade. Nesta segunda estadia, descobriram um personagem que ainda faltava e que pôde contemplar vários quesitos, como visibilidade na mídia, militância e Parada do Orgulho Gay, entretanto o Iran estava em Santos cobrindo um festival, então viajaram até lá para encontrá-lo. De volta à Viçosa, foi a vez do Henrique, que estava na cidade para promover uma festa. E a última viagem foi em outubro, para Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para fazer o perfil do Rafael.਀吀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀 搀攀挀甀瀀愀搀愀猀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 搀椀爀椀漀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀椀愀 挀漀洀漀 猀甀戀猀搀椀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀猀猀椀渀愀爀愀洀 甀洀 琀攀爀洀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀攀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀 搀攀 搀攀挀氀愀爀愀漀⸀ Em outubro, os textos foram escritos, a partir dos relatos das entrevistas, das percepções durante os encontros e de pesquisas realizadas sobre cada um dos temas abordados. Os perfis foram construídos sob a forma de narrativas jornalístico-literárias em terceira pessoa, o que evidencia a perspectiva do autor sobre os personagens, observações e sensibilidades como parte de uma análise biográfica, como sugere Isabel Carvalho (2003), para a qual após os informantes contarem suas histórias de vida, descrever situações, argumentar sobre problemas e como se relacionam com eles, o pesquisador obtém um material que deve ser trabalhado meticulosamente, pois a partir de então ele também se torna um interlocutor.਀䄀瀀猀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 爀攀瘀椀猀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀攀氀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 攀 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 樀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 攀搀椀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 昀漀琀最爀愀昀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 瀀攀氀漀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀Ⰰ 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 愀 挀愀瀀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀漀琀漀 搀漀 愀甀琀漀爀 猀攀最甀爀愀渀搀漀 愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 最愀礀⸀ 䔀渀琀漀 瀀爀漀渀琀漀Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 爀攀瘀椀猀愀搀漀 漀甀琀爀愀 瘀攀稀 攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䔀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 戀愀渀挀愀 愀瘀愀氀椀愀搀漀爀愀 攀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㔀Ⰰ 焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀 ㄀㐀Ⰰ㠀 砀 ㈀㄀ 挀洀Ⰰ 攀洀 瀀愀瀀攀氀 猀甀氀昀椀琀攀 挀漀洀 最爀愀洀愀琀甀爀愀 搀攀 ㄀㈀ 最 瀀愀爀愀 漀 洀椀漀氀漀 攀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀攀 搀攀 ㌀㘀 最 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀愀⸀ 一愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 愀猀 昀漀氀栀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 漀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 攀 渀愀 氀漀洀戀愀搀愀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 愀甀琀漀爀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 挀漀渀琀洀 ㄀㔀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀 ㄀㌀ 挀愀瀀琀甀氀漀猀 ጀ†挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 愀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 ጀ†挀漀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀漀爀 琀攀砀琀漀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀愀爀琀攀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 䄀搀漀戀攀 䌀愀猀氀漀渀Ⰰ 爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 ㄀㈀Ⰰ㔀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 愀 洀攀猀洀愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 攀洀 渀攀最爀椀琀漀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 㐀 ⸀ 䨀 瀀愀爀愀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀愀猀 猀攀攀猀 攀 搀漀 氀椀瘀爀漀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 刀攀氀椀愀戀氀攀Ⰰ 瀀漀爀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀爀 瀀椀渀挀攀氀愀搀愀猀 搀攀 琀椀渀琀愀⸀ Os capítulos foram distribuídos em seis seções temáticas – homofobia, HIV, preconceito no próprio grupo gay, família e religião, visibilidade e militância, casamento e adoção. Embora os temas se repitam em vários capítulos, os perfis foram alocados nas seções de acordo com o assunto em destaque na história do personagem em questão.਀一愀 猀攀漀 猀漀戀爀攀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 栀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 䨀漀渀愀琀栀愀渀 䄀氀瘀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 愀最爀攀搀椀搀漀 渀愀 爀甀愀㬀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 嘀椀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 攀洀 猀甀愀 挀愀猀愀㬀 攀 搀攀 嘀椀爀最氀椀漀 䴀甀渀椀稀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 渀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ 匀漀戀爀攀 䠀䤀嘀Ⰰ 栀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀漀戀爀攀 刀愀昀愀攀氀 䈀漀氀愀挀栀愀 攀 伀稀稀礀 䌀攀爀焀甀攀椀爀愀⸀ 一愀 猀攀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 最爀甀瀀漀 最愀礀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 䌀愀焀甀攀 䘀愀甀猀琀椀渀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 猀漀昀爀椀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 渀攀最爀漀㬀 攀 䰀攀漀渀愀爀搀漀 䰀椀洀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀 猀漀戀爀攀 猀攀爀 愀昀攀洀椀渀愀搀漀 攀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀⸀ 匀漀戀爀攀 昀愀洀氀椀愀 攀 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 栀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 一愀琀栀愀渀 刀漀挀栀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 愀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 攀 搀攀 倀礀琀攀爀 䄀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 爀攀氀椀最椀漀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀搀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 搀漀 最爀甀瀀漀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀⸀ 䌀漀洀漀 樀 栀愀瘀椀愀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 焀甀攀洀 琀攀瘀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀焀甀椀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 漀甀琀爀漀猀 氀愀搀漀猀 搀攀猀琀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀⸀ 一愀 猀攀漀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 栀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 䤀爀愀渀 䜀椀甀猀琀椀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 猀甀愀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀 倀愀爀愀搀愀 䜀愀礀 攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 渀愀 瀀漀挀愀 愀椀渀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 搀攀 挀爀椀愀爀 愀 䌀愀猀愀 唀洀 瀀愀爀愀 愀挀漀氀栀攀爀 䰀䜀䈀吀猀 攀砀瀀甀氀猀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀猀愀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀攀猀琀愀 猀攀漀 栀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀爀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 䜀椀渀愀 䤀渀搀攀氀椀挀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀攀搀椀挀愀 愀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀⸀ 䔀 愀 切氀琀椀洀愀 猀攀漀 洀漀猀琀爀愀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 吀爀挀椀漀 䈀愀猀琀漀猀 攀 䜀攀漀爀最攀渀攀猀 䴀甀渀椀稀 攀 搀漀 挀愀猀愀氀 䜀椀氀戀攀爀琀漀 匀挀漀昀椀攀氀搀 攀 刀漀搀爀椀最漀 䈀愀爀戀漀猀愀Ⰰ 焀甀攀 愀搀漀琀漀甀 倀愀甀氀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀⸀ Seis personagens foram escolhidos para representar cada uma das seis seções do livro e a cada um deles foi associada uma das cores da bandeira LGBT e do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e lilás), que também fazem referência a uma seção temática. Nas sessões fotográficas destes personagens, houve uma maior produção, com utilização de pó colorido e objetos de cena nas cores representativas da seção, como placa, flores, turbante, fumaça e balões.਀䄀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀 愀猀 猀攀攀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 渀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 愀渀挀漀爀愀搀愀 攀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 渀漀 ∀䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀攀洀瀀漀∀ ⠀㄀㤀㤀㜀⤀Ⰰ 搀攀 䴀椀挀栀攀氀 倀愀猀琀漀甀爀攀愀甀Ⰰ 攀 攀洀 洀愀琀爀椀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 䘀漀氀氀漀眀 琀栀攀 䌀漀氀漀甀爀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 漀戀爀愀 搀攀 䔀瘀愀 䠀攀氀氀攀爀Ⰰ ∀䄀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀 ጀ†挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀∀ ⠀㈀   ⤀⸀ 伀猀 漀戀樀攀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀攀 挀愀搀愀 猀攀漀 琀愀洀戀洀 攀猀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀猀琀攀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 䔀 漀 猀甀洀爀椀漀 琀愀洀戀洀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 攀猀猀愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀Ⰰ 瘀愀氀攀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 挀漀洀漀 爀攀挀甀爀猀漀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀漀⸀ Para a seção sobre homofobia, foi usada a cor vermelha por representar perigo, proibição, sangue, e uma placa de trânsito com a palavra Pare para deixar uma mensagem e fazer referência ao local em que o personagem foi agredido. A cor laranja foi usada para a seção sobre HIV por significar a cura, a força e a vitalidade. As flores empunhadas pelo personagem fazem referência à ideia de vida, contrariando àquela de morte que durante muito tempo esteve atrelada ao vírus. Para a seção sobre preconceito no próprio grupo, a cor amarela foi escolhida para simbolizar que o assunto deve ser trazido à luz, que deve ser refletido. E o turbante na mesma cor foi escolhido como um símbolo representativo do personagem negro retratado nas fotos. O verde utilizado na seção sobre família e religião faz alusão à esperança, à permissão, à liberdade, esta última também simbolizada pelos balões e pelas bolhas de sabão. Localizada no meio do livro, assim como a cor verde está na metade do espectro, esta seção está simbolizando uma transição das histórias mais pesadas para as mais leves. Na sequência, a seção sobre militância foi atrelada à cor azul e à fumaça, por elas significarem visibilidade. E, por fim, a cor lilás, simbólica para a comunidade gay em muitas culturas, foi empregada na seção sobre casamento e adoção.਀一愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 猀攀攀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀愀Ⰰ 漀挀甀瀀愀渀搀漀 搀甀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 甀洀愀 昀漀琀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀 挀漀洀 漀 瀀 渀愀 挀漀爀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀⸀ 䄀漀 氀愀搀漀 昀漀椀 椀渀猀攀爀椀搀愀 甀洀愀 戀愀爀爀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 渀愀 挀漀爀 搀愀 猀攀漀⸀ 伀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 攀渀甀渀挀椀愀搀漀 搀愀 挀漀爀 攀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 猀攀漀 攀 甀洀愀 挀椀琀愀漀 焀甀攀 昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀甀戀猀攀焀甀攀渀琀攀猀⸀ No início de cada perfil há, de um lado, uma foto do personagem, ocupando uma página inteira, e do outro, o título com o nome do perfilado e a parte textual. Em todas as páginas procurou-se intercalar escrita e imagens, de modo a equilibrar o visual gráfico e fornecer um descanso na leitura.਀伀 氀椀瘀爀漀 挀漀渀琀愀 愀椀渀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 搀攀 爀漀猀琀漀Ⰰ 昀椀挀栀愀 琀挀渀椀挀愀 攀 攀瀀最爀愀昀攀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀搀椀最椀搀漀 甀洀 挀愀瀀琀甀氀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀Ⰰ ∀䄀猀 挀漀爀攀猀 搀攀猀琀攀 愀爀挀漀ⴀ爀椀猀∀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 猀甀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀 甀洀 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 猀攀漀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 搀漀椀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀㨀 ∀匀漀戀爀攀 攀氀攀猀∀ 挀漀渀琀愀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 ∀匀漀戀爀攀 洀椀洀∀ 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 猀攀 愀猀猀甀洀攀 挀漀洀漀 最愀礀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀椀猀琀椀爀 攀洀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 愀甀琀漀爀⸀ 䔀 愀瀀愀爀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀 戀爀愀渀挀漀 攀 漀 瀀爀攀琀漀 搀攀 洀漀搀漀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ Agora, em 2017, o livro será lançado através de uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma do Catarse.
 
CONSIDERAÇÕES
Conforme foi descrito no livro, a produção desde produto foi a maior experiência que seu autor já teve, tanto como jornalista quanto como pessoa. Além de permitir que conhecesse e contasse histórias de alguns personagens, aproximando ainda mais dos temas e de desenvolver a coragem de se assumir como gay, o livro também possibilitou que refletisse sobre o compromisso como jornalista neste importante momento de formação. E não apenas para mostrar os perfis, mas principalmente para problematizar e promover os debates necessários sobre os assuntos abordados, uma vez que o livro irá circular na sociedade e levar informação para as pessoas.਀伀 氀椀瘀爀漀 瀀爀攀瀀愀爀漀甀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 愀琀甀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀Ⰰ 挀椀攀渀琀攀 搀漀猀 猀攀甀猀 搀攀瘀攀爀攀猀 焀甀愀渀琀漀  琀椀挀愀 攀 攀渀最愀樀愀搀漀 渀愀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀 焀甀攀洀Ⰰ 瀀漀爀 琀愀渀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 瘀攀稀⸀ 䌀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 焀甀攀 搀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瘀漀稀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 焀甀攀 戀甀猀焀甀攀 爀攀瘀攀爀琀攀爀 猀甀愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀洀 琀爀漀挀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀椀砀愀爀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 甀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀攀猀琀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀猀椀漀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀 愀昀攀琀愀爀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀爀最攀渀琀攀猀 洀甀搀愀渀愀猀 攀 愀搀愀瀀琀愀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀 䴀愀稀稀愀爀漀 嘀椀氀愀爀⸀ 倀攀爀昀漀爀洀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 最愀礀猀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀 愀爀最攀渀琀椀渀愀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀ ጀ†倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䔀猀琀甀搀漀猀 䰀椀渀最甀猀琀椀挀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 ⠀唀䘀䴀䜀⤀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 ጀ†䴀䜀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀⸀ 䈀椀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀㨀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 栀攀爀洀攀渀甀琀椀挀愀⸀ 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 瘀漀氀⸀ 㤀Ⰰ 渀⸀ ㄀㤀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀刀䐀䔀Ⰰ 嘀椀挀攀渀琀攀 圀椀氀氀椀愀洀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 洀搀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀洀 儀甀攀猀琀漀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㐀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㌀ⴀ㈀㌀㐀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 樀甀氀⼀搀攀稀 ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀㨀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 ⠀漀爀最猀⤀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㈀ⴀ㠀㌀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䤀猀愀搀漀爀愀 䰀椀渀猀⸀ 䌀攀爀挀愀猀 攀 瀀漀渀琀攀猀⸀ 伀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䜀䰀䈀吀 攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 䜀䰀匀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 洀攀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 䄀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀 匀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 唀匀倀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀⸀ 倀最椀渀愀猀 䄀洀瀀氀椀愀搀愀猀⸀ 伀 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 䔀砀琀攀渀猀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀 ጀ†匀倀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀一䠀伀Ⰰ 䘀愀戀椀漀 䄀猀猀椀猀⸀ 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 琀椀挀漀猀 攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀  栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 攀洀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀攀 椀渀搀攀砀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀⤀ ጀ†倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 倀愀甀氀椀猀琀愀 ⠀唀一䔀匀倀⤀⸀ 䴀愀爀氀椀愀 ጀ†匀倀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䤀刀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 䌀栀爀椀猀琀椀愀渀⸀ 䌀漀渀猀甀洀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 渀漀琀甀爀渀漀 瀀漀爀 挀愀猀愀椀猀 最愀礀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 攀洀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀Ⰰ 瘀⸀ 㔀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㤀ⴀ㤀㐀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀椀⼀愀最漀 ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀娀䤀䔀䰀Ⰰ 䄀渀渀愀 倀愀甀氀愀⸀ 刀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀椀瘀椀氀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 䜀渀攀爀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 䤀䴀匀⼀唀䔀刀䨀Ⰰ 渀⸀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㠀ⴀ㄀㄀Ⰰ 樀甀氀栀漀 ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ 匀攀爀最椀漀⸀ 䈀椀漀最爀愀昀椀愀猀 ☀ 䈀椀最爀愀昀漀猀㨀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ 匀攀爀最椀漀⸀ 倀攀爀昀椀猀 攀 挀漀洀漀 攀猀挀爀攀瘀ⴀ氀漀猀⸀ 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀