A importância de realizar o “Expurga em Ação” para as alunas envolvidas foi, além de ter a oportunidade de conviver com profissionais da área do audiovisual o que proporcionou a aplicação prática de um conhecimento desenvolvido teoricamente na universidade, ter a chance de valorizar o cenário audiovisual capixaba.䔀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 攀 昀甀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 刀愀瀀栀愀攀氀 䜀愀猀瀀愀爀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀甀 猀攀甀 搀攀猀挀漀渀琀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 愀漀 瘀攀爀 樀漀瘀攀渀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 渀攀猀琀愀 爀攀愀 椀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 挀愀瀀椀琀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 ጀ†洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 渀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瀀漀爀 渀漀 琀攀爀攀洀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 渀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 焀甀攀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 最愀渀栀愀 攀猀瀀愀漀⸀
Dessa forma, o vídeo documentário tenta mostrar os bastidores de uma produção audiovisual e as possibilidades de se trabalhar em um mercado como este no Espírito Santo. Da mesma forma que as alunas precisaram submergir na rotina do coletivo, o intuito do vídeo, através de sua narrativa, era trazer o espectador para este espaço apresentando possibilidades e desmistificando a ideia de que não é produzido audiovisual de qualidade no estado do Espírito Santo. Nesse ponto, compreendemos o documentário como produtos passíveis de estabelecer (novas) relações entre a sociedade e a realidade social, ou seja, que “não são somente abertos para o mundo: eles são atravessados, furados, transportados pelo mundo. Eles se apresentam de uma maneira mais forte que eles mesmos, maneira que os ultrapassa e, ao mesmo tempo, os funda” (COMOLLI, 2001, p.100).䔀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 ⠀爀攀⤀ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀攀猀搀攀 愀 昀甀渀搀愀漀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀⸀ 䌀漀洀漀 刀愀瀀栀愀攀氀 䜀愀猀瀀愀爀 攀砀瀀氀椀挀愀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 瘀攀椀漀 瀀愀爀愀 ᰀ戠爀椀最愀爀ᴀ†瀀攀氀漀 攀猀瀀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀⸀ 唀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀挀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀猀琀 渀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀洀 愀 愀爀琀攀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀洀Ⰰ 搀椀昀甀渀搀攀洀 攀 爀攀猀最愀琀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀愀瀀椀砀愀戀愀㬀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 爀攀焀甀愀氀椀昀椀挀愀洀 攀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀洀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀⸀ 䤀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 猀甀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 戀攀洀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䌀爀椀愀搀漀 攀洀 ㈀ 㜀Ⰰ 漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀漀猀琀愀 攀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 渀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀⸀ 䔀洀 ㈀ ㌀Ⰰ 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 爀攀挀攀戀攀甀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 挀漀洀 漀 倀爀洀椀漀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀 ጀ†䌀愀琀攀最漀爀椀愀 䴀漀搀攀氀漀 搀攀 䜀攀猀琀漀⸀ 匀甀愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 猀漀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀爀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 洀甀猀椀挀愀氀 攀 愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀
O coletivo busca valorizar o Cinema brasileiro tanto em território nacional como internacional com o Programa Cinema Brasil, o qual faz parte e possibilita diversas parcerias. Expurgação também participa do Arranjo Produtivo Local (APL) que visa incentivar a economia criativa com produtos e serviços. Localizado na Rua Nestor Gomes, no Centro Histórico de Vitória, o coletivo adota a ideia de uma Cidade Criativa. Conhecida por suas ações culturais, a rua – formada por ladeiras – sempre foi conhecida por ser inspiradora; ponto de encontro de escritores e intelectuais. Hoje, 15 empreendimentos de economia criativa e projetos da APL estão sedeados na rua. Dentro do audiovisual, o Expurgação organiza mostras abertas ao público: o CineExpurga. Na música, eles produzem bandas autorais e projetos próprios; nas artes visuais, trabalhos com design, fotografia e ilustração. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ䔠砀瀀甀爀最愀 攀洀 䄀漀ᴀ† 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀愀猀 挀愀搀攀椀爀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 吀瀀椀挀漀猀 䔀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀砀椀最椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 椀洀攀爀猀漀 攀洀 甀洀 渀椀挀栀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 栀戀椀琀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀攀爀椀愀洀 焀甀攀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀 攀猀琀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀攀 甀洀 渀椀挀栀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 猀攀甀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀Ⰰ 攀洀 搀攀瘀漀氀甀琀椀瘀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀最愀爀 愀漀 最爀甀瀀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 焀甀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀猀猀攀 猀甀愀 愀琀甀愀漀⸀
Já a segunda disciplina tinha o foco de levar o aluno à produção de audiovisual pensando em possibilidades de atuação profissional fora dos circuitos tradicionais do jornalismo, abrindo frentes de trabalho independentes. A escolha pelo coletivo Expurgação se deu pelo interesse das alunas no ramo audiovisual, numa tentativa de tentar compreender como este funciona no Espírito Santo já que é uma área de interesse profissional comum entre as participantes. 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀瘀椀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀㨀 漀爀椀最攀洀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䄀瀀猀 攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 猀甀愀 漀爀椀最攀洀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀猀 攀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀氀攀猀 挀漀洀 愀 刀甀愀 一攀猀琀漀爀 䜀漀洀攀猀⸀
O primeiro impasse que o grupo enfrentou foi decidir como falar de um coletivo audiovisual através de um produto audiovisual. Nesse ponto, partimos do pressuposto de que documentar dada realidade é, em grande medida, construí-la e que “a câmera é visível para aquele que ela filma. Ela se inscreve no quadro do meu campo visual como a marca do olhar do outro sobre mim” (COMOLLI, 2001, p. 109-110). Como construir esse olhar com alteridade, deixando que os personagens tivessem voz na condução do espectador num universo que também era novidade para as estudantes de jornalismo que se propunham a documentá-lo? 一愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 焀甀攀 愀戀愀爀挀愀猀猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 伀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 昀漀爀洀愀搀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 樀漀瘀攀渀猀 攀 愀 昀椀洀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 攀猀猀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 攀洀 琀漀爀渀愀爀 攀猀猀愀 瘀椀猀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 琀洀 搀攀 猀椀 洀攀猀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀⸀ 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀挀椀搀椀甀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀氀攀猀 昀漀猀猀攀 挀漀渀琀愀搀愀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 瘀攀爀 琀愀洀戀洀 猀攀甀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 攀洀 愀漀 ጀ†渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 琀漀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 椀洀攀爀猀愀猀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 攀猀琀愀爀椀愀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 攀爀愀 昀甀最椀爀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀 甀洀愀 戀漀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 攀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 攀猀琀愀 爀漀琀椀渀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀
Antes de elaborar o roteiro e de começar as gravações, as alunas visitaram dois dias de trabalho na sede do Expurgação em Vitória. As visitas foram fundamentais para compreender o clima e a dinâmica do ambiente. Este primeiro contato colaborou para a construção da narrativa na intenção de levar ao público as mesmas impressões da descoberta que as alunas tiveram – uma vez que estas também não eram familiarizadas com o coletivo. 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 渀甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀愀渀琀漀 漀 氀漀挀愀氀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 昀甀渀搀愀漀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀㨀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 䐀嘀䐀 搀攀 甀洀 愀爀琀椀猀琀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀愀挀愀挀欀漀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䐠攀猀瀀漀渀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀㨀 挀漀洀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀愀挀愀挀欀漀ᴀ†挀愀爀椀渀栀漀猀愀洀攀渀琀攀 挀栀愀洀愀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ䐠攀猀瀀漀渀琀愀渀搀漀 漀 䘀椀氀洀攀ᴀ⸠ 䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䐀嘀䐀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀 ᰀ䔠砀瀀甀爀最愀 攀洀 䄀漀ᴀ†攀爀愀 瀀漀搀攀爀 椀氀甀猀琀爀愀爀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀 爀漀琀椀渀愀 攀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
Desde então, as alunas acompanharam e registraram uma semana de reuniões e as gravações para o DVD que aconteceram antes do show, incluindo o ensaio da banda, ensaio geral e as entrevistas com os familiares do artista que duraram dois dias inteiros. No dia do show, o grupo acompanhou a montagem do palco e a preparação da equipe do Expurgação na tarefa de mapear onde ficariam as câmeras e como seria feita a captação do áudio. 䄀漀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 挀漀洀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀甀椀琀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 琀愀氀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀愀 洀攀搀椀搀愀Ⰰ 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 漀 洀攀氀栀漀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀 切渀椀挀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 瀀爀攀稀愀 瀀攀氀愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䔀砀攀洀瀀氀漀 搀椀猀猀漀 猀攀 搀攀甀 渀漀 搀椀愀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 ᰀ䐠攀猀瀀漀渀琀愀渀搀漀 漀 䘀椀氀洀攀ᴀ⸠ 䄀 昀椀洀 搀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 琀爀愀稀攀爀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 攀砀攀挀甀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 䰀漀爀攀渀愀 䰀漀甀稀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀漀甀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀愀 最爀愀瘀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 焀甀攀 愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀甀洀瀀爀椀爀愀洀 挀漀洀 猀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀 洀愀欀椀渀最 漀昀 搀漀 猀栀漀眀Ⰰ 攀氀愀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀愀洀 渀愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀愀爀愀洀 渀愀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 䐀嘀䐀⸀
Depois do final de semana de gravação do show, as alunas retornaram à sede do Expurgação para gravar as entrevistas com Raphael Gaspar, Alexandre Barcelos e Gustavo Senna, integrantes e fundadores do coletivo. À pedido, eles disponibilizaram às alunas imagens de arquivo tanto de produções já finalizadas realizadas pelo coletivo, quanto de arquivo pessoal que registravam momentos da história deles.䄀瀀猀 爀攀最椀猀琀愀爀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀挀甀瀀愀搀愀猀 攀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 最甀椀愀瘀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 猀攀瀀愀爀愀瘀愀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 瀀漀爀 戀氀漀挀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 瀀搀攀 猀攀爀 攀搀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 愀氀甀渀愀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀 䌀匀㘀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 攀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 爀攀挀攀戀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀渀琀甀愀氀 攀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀愀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 漀 瘀搀攀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䌀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 吀瀀椀挀漀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀搀漀 攀 氀愀瀀椀搀愀搀漀⸀
Para decidir a trilha sonora, as alunas se preocuparam em escolher artistas que tivessem alguma relação com o coletivo. Desta forma, os três cantores que compõem a trilha – André Prando, FePaschoal e Gustavo Macacko – já produziram com o coletivo em outros projetos, como videoclipes, por exemplo e já participaram de edições do evento “Ensaio Aberto”, organizado pelo coletivo para valorizar artistas locais e incentivar o cenário musical capixaba. O evento acontece na sede do Expurgação. Da roteirização à edição, todo processo foi desenvolvido integralmente pelas alunas. Para as gravações foram utilizadas câmeras Canon T3i, T4i e T5, com lentes 18-135mm f/3.5-5.6, 70-200mm f/4-5.6, 40mm f/2.8, 50mm f/1.8 e um fresnel.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀搀攀漀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 甀洀愀 愀爀琀攀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瘀搀攀漀 ጀ†ᰀ䔠砀瀀甀爀最愀 攀洀 䄀漀ᴀ†ጀ†攀 洀漀猀琀爀愀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 挀栀攀最愀渀搀漀 猀攀搀攀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 琀愀欀攀猀 挀甀爀琀漀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 漀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 ᰀ䌠愀搀愀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀ᴀ†搀漀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀愀挀愀挀欀漀⸀ 䔀猀琀攀猀 琀爀椀渀琀愀 猀攀最甀渀搀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 挀漀渀瘀椀搀愀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 攀渀琀爀愀爀 渀攀猀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀 琀漀爀渀愀ⴀ氀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 攀猀琀攀瘀攀 氀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 攀爀愀洀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀 愀 攀渀琀爀愀爀 攀 琀椀渀栀愀洀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀愀漀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 攀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 戀爀攀瘀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 攀猀瀀愀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 ጀ†甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀猀 洀攀猀洀漀猀⸀
Inicia-se, então, o primeiro bloco responsável por contar os primórdios do Expurgação: a reunião de estudantes universitários em uma república, e depois em uma casa, para tentar experimentar novos projetos, pesquisar, debater, aprender um pouco mais e então a transformação para um coletivo em si. Nesse ponto, nos alinhamos com o pensamento Comolli (2001) que afirma que as pessoas que são filmadas e se tornam personagens de um documentário ofertam a percepção de elementos que extrapolam o roteiro do vídeo. Na interação entre entrevistador e entrevistados há espaço para contradições, surpresas e desvios. Por isso, apesar de todo o planejamento prévio e dos traços autorais presentes nesse tipo de trabalho, a performance dos personagens é algo que, em grande medida, escapa do controle do documentarista. 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀愀 挀漀渀搀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀愀爀爀愀搀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 焀甀攀 椀氀甀猀琀爀愀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀漀 焀甀愀氀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 搀攀猀猀攀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 洀甀搀愀渀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀瘀愀 猀攀搀攀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 攀 愀甀琀漀爀愀椀猀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀猀 瀀漀爀 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䈀愀爀挀攀氀漀猀 挀漀洀漀 ᰀ漠 昀愀愀 瘀漀挀 洀攀猀洀漀ᴀ†ጀ†椀搀攀椀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀瀀氀椀挀愀洀 愀琀 栀漀樀攀 攀洀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 ጀ†攀 挀漀洀漀 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 愀渀琀攀猀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀
Além de se enxergar de tal forma, Raphael Gaspar explica a necessidade de revitalizar o centro de Vitória – como dito anteriormente –, enquanto as imagens mostram ao espectador a localização e o ambiente no qual o coletivo está inserido; em seguida, imagens de arquivo que ilustram eventos culturais organizados pelo coletivo na Rua Nestor Gomes, como o Ensaio Aberto enquanto Gaspar reforça a importância de se manter um diálogo com a cidade, causa que eles defendem e acreditam. 준 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 焀甀攀 漀 瘀搀攀漀 猀攀 瀀爀漀瀀攀洀 愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 渀愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 䐀嘀䐀 ᰀ䐠攀猀瀀漀渀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䄀渀漀渀椀洀愀琀漀㨀 挀漀洀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀愀挀愀挀欀漀ᴀ†攀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 猀攀 爀攀切渀攀洀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 搀攀琀愀氀栀攀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 琀漀洀愀爀 搀攀挀椀猀攀猀 搀攀 氀漀最猀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 漀戀琀攀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 洀愀椀猀 漀爀最渀椀挀漀 攀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀氀攀猀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 渀漀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀愀洀 漀甀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀愀洀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 ጀ†搀攀挀椀猀漀 琀漀洀愀搀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 漀甀琀爀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 渀愀 爀攀甀渀椀漀 洀漀洀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 猀栀漀眀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀 爀攀甀渀椀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 最爀愀瘀愀瘀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀漀氀琀愀 攀 瀀爀砀椀洀愀 挀漀洀漀 猀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 愀氀椀⸀ 一攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 爀攀猀最愀琀愀洀漀猀 愀猀 焀甀愀琀爀漀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀㨀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 㤀㤀⤀⸀ 䄀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀搀漀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀 洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 甀洀 漀氀栀愀爀 愀甀琀漀爀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀爀爀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀 渀愀 琀攀猀猀椀琀甀爀愀 搀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 愀 爀攀氀愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 攀猀猀愀 椀渀琀攀爀愀漀⸀
Seguindo essa proposta, o documentário continua com Gustavo Senna e Alexandre Barcelos explicando a vantagem e a liberdade profissional que o Expurgação proporciona. Neste bloco, o foco é apresentar a forma como os próprios integrantes pensam sobre o coletivo e a forma como eles se envolvem em cada trabalho realizado explicando o trabalho como um alimento para a alma e a relação entre projetos autorais e prestação de serviço; enquanto as imagens mostram produções anteriores do coletivo como filmes, documentários e videoclipes – este último, do músico capixaba André Prando, produzido, roteirizado, dirigido e editado pelo Expurgação. Os desafios de se trabalhar de forma coletiva, da rotina que, para um melhor funcionamento, exige a presença diária de todos e a importância da colaboratividade e troca de ideias são apresentados enquanto é possível ver o grupo trabalhando na gravação do DVD.吀爀愀稀攀渀搀漀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀 攀渀猀愀椀漀 搀愀 戀愀渀搀愀Ⰰ 渀攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 䐀嘀䐀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀攀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 猀甀爀最椀甀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 漀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 ጀ†挀漀洀漀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀 昀甀渀漀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 攀氀攀猀 昀愀氀愀洀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀漀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀愀挀愀挀欀漀 攀 搀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 渀漀 搀椀愀 搀漀 猀栀漀眀 ጀ†攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀 爀攀甀渀椀漀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 猀漀洀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㨀 甀洀 挀洀漀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 瀀攀焀甀攀渀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 昀椀渀愀椀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀 搀漀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀漀爀 愀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀 搀攀 攀猀琀愀爀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀搀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀琀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 最爀愀搀甀愀氀Ⰰ 挀栀攀最愀爀 愀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 猀栀漀眀 攀洀 猀椀 ጀ†漀 焀甀攀 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䈀愀爀挀攀氀漀猀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀洀漀 ᰀ瀠愀爀攀挀攀 愀琀 焀甀攀 瘀漀挀 攀猀琀 琀漀挀愀渀搀漀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 戀愀渀搀愀ᴀ†渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 琀攀爀 焀甀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀爀 挀愀爀琀攀猀Ⰰ 戀愀琀攀爀椀愀 攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 渀漀 瀀攀爀搀攀爀 渀攀渀栀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀⸀
O “Expurga em Ação” se preocupa em finalizar mostrando ao espectador de forma bem clara aquilo que foi percebido pelas alunas durante todo o processo de realização do vídeo: um ambiente que, além de ser um ambiente de trabalho, é repleto de parceria, amizade e companheirismo. Enquanto eles se abraçam e comemoram o fim da gravação do show, Gustavo Senna finaliza explicando a sua perspectiva sobre o coletivo: “É a minha vida isso aqui. Aqui dentro a gente tem espaço para se expressar e encontrar esse caminho que a gente está construindo junto”. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀 䔀砀瀀甀爀最愀漀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀愀瀀椀砀愀戀愀 攀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 一漀 猀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 攀氀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀⸀ 䔀猀琀愀爀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 椀洀攀爀猀漀 攀 琀爀漀挀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 渀漀猀 琀椀爀漀甀 搀愀 稀漀渀愀 搀攀 挀漀渀昀漀爀琀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀甀渀琀漀 攀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀猀猀攀洀漀猀 渀漀 猀 瀀攀氀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀琀愀琀愀爀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀椀猀琀椀渀琀漀Ⰰ 椀洀攀爀最椀爀 渀攀氀攀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 漀昀攀爀琀愀爀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀
Desde a elaboração do roteiro até a montagem, dois elementos se fizeram fundamentais: o primeiro era proporcionar de forma real a mesma experiência de descoberta, para que as percepções acerca do Expurgação não se limitassem apenas às cinco alunas, mas que pudessem atingir um público maior; o segundo era estabelecer uma proximidade com as pessoas que viessem assistir ao vídeo. Nesse ponto, nos alinhamos com a proposta de Fonseca (1998, p. 37), que considera o audiovisual “um meio eficaz na mediação do processo de apropriação do conhecimento, porque comporta em sua composição vários elementos de linguagem que propiciam uma compreensão em vários níveis”. 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 渀漀猀 搀攀瀀愀爀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀 瀀漀爀 䴀愀挀栀愀搀漀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 愀漀 爀攀昀氀攀琀椀爀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 挀愀爀琀攀爀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 攀洀戀愀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 愀 攀洀愀渀挀椀瀀愀猀猀攀洀 攀 最攀爀愀猀猀攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 挀爀琀椀挀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 琀爀漀甀砀攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀 搀攀琀愀氀栀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀椀砀愀猀猀攀 搀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀 ጀ†瀀爀攀洀椀猀猀愀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 ጀ†攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 瀀愀爀愀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀愀瀀椀砀愀戀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀䴀伀䰀䰀䤀Ⰰ 䨀攀愀渀ⴀ䰀漀甀椀猀⸀ 匀漀戀 漀 爀椀猀挀漀 搀漀 爀攀愀氀⸀ 䤀渀㨀 昀漀爀甀洀搀漀挀⸀戀栀⸀㈀ 㨀 㔀먀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 攀琀渀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 䘀爀甀洀 搀攀 愀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀椀渀攀洀愀 攀 瘀搀攀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ 㤀 愀 㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ⠀瀀⸀ 㤀㤀 愀 㠀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 吀攀爀攀稀愀 搀攀 䄀稀攀瘀攀搀漀 搀愀⸀ 刀攀愀氀椀稀愀漀 攀 爀攀挀攀瀀漀㨀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 䔀搀甀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 氀攀瘀愀搀愀 愀 猀爀椀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀椀渀最 爀攀愀氀椀琀礀㨀 椀猀猀甀攀猀 愀渀搀 挀漀渀挀攀瀀琀猀 椀渀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀礀⸀ 䈀氀漀漀洀椀渀最琀漀渀 愀渀搀 䤀渀搀椀愀渀愀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀搀椀愀渀愀 唀倀Ⰰ 㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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