INSCRIÇÃO: 00548
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA04
 
TÍTULO: Videoclipe não oficial da canção "Move Your Body" da cantora Sia
 
AUTORES: Leonardo dos Santos Pereira (Universidade Federal de Viçosa); Maria Clara da Silva Epifania (Universidade Federal de Viçosa); Letícia Gusmão Oliveira Magalhães (Universidade Federal de Viçosa); Mariana Ramalho Procópio Xavier (Universidade Federal de Viçosa)
 
PALAVRAS-CHAVE: audiovisual, corpo, diversidade, videoclipe,
 
RESUMO
O videoclipe da canção “Move Your Body” da cantora australiana Sia foi produzido como atividade experimental da disciplina de Telejornalismo I, do curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais. A proposta do clipe é pautar-se na mensagem da própria música, que fala sobre celebramos o nosso corpo da forma que ele é. Partindo dessa premissa produzimos um vídeo em que fosse possível destacar as diferenças e peculiaridades de cada um, valorizando a diversidade de cada personagem que participou. Como aporte metodológico, baseamos nas considerações de Moletta (2009) sobre produção audiovisual.
 
INTRODUÇÃO
A possibilidade técnica ampliada, sobretudo a partir da incorporação de recursos advindos do cinema, e o surgimento de fenômenos musicais e artísticos de alcance global, na década de 80, culminaram na difusão de um novo gênero audiovisual: o videoclipe. Tal gênero passou a ser uma peça-chave na reconfiguração da cultura musical da época. ਀䐀攀猀搀攀 漀 猀攀甀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 洀愀猀猀椀瘀漀Ⰰ 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 挀栀愀洀漀甀 愀 愀琀攀渀漀 挀漀洀漀 甀洀 最渀攀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 洀甀氀琀椀昀愀挀攀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 甀洀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀爀椀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 搀椀洀攀渀猀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 挀愀洀瀀漀 洀甀猀椀挀愀氀⸀ 䔀洀 䄀 䤀渀瘀攀渀漀 搀漀 嘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀㨀 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀攀 甀洀 最渀攀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䄀爀椀愀渀攀 䐀椀渀椀稀 䠀漀氀稀戀愀挀栀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀  搀漀琀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 搀攀猀漀爀搀攀渀愀搀愀 攀 愀挀攀氀攀爀愀搀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 琀愀氀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀 攀搀椀琀愀搀愀猀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀爀搀攀洀Ⰰ 漀甀 愀漀 洀攀渀漀猀 猀攀最甀渀搀漀 甀洀愀 漀爀搀攀洀 焀甀攀 搀攀猀愀昀椀愀 漀猀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀氀猀猀椀挀愀⸀  Os clipes podem apresentar construções narrativas, lineares ou não. Na composição do clipe, as imagens se relacionam em maior ou menor intensidade com a letra. A dimensão imagética é criada nesta tensão entre o sonoro e as possíveis traduções em forma de imagem que cada música suscita. No videoclipe, nem sempre o que é dito na música é visto na imagem. ਀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀椀猀挀漀爀爀攀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀氀椀瀀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䴠漀瘀攀 夀漀甀爀 䈀漀搀礀ᴀ†搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 愀甀猀琀爀愀氀椀愀渀愀 匀椀愀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 漀挀漀爀爀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀⸀ 䄀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 爀漀琀攀椀爀漀  最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 ⠀瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 漀昀椀挀椀愀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 渀漀 猀攀 瀀爀攀渀搀攀甀 愀 渀攀渀栀甀洀愀 椀搀攀椀愀 瀀爀ⴀ挀漀渀挀攀戀椀搀愀 搀愀 瘀椀搀攀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀搀椀琀漀 攀 漀爀椀最椀渀愀氀⸀ 
 
OBJETIVO
O objetivo da produção consiste em desenvolver as habilidades de roteiro, direção, edição e cinegrafia aprendidas na disciplina de Telejornalismo I, para que através de experimentações e técnicas diferenciadas, fôssemos capaz de explorar as possibilidades e recursos do audiovisual. Ao mesmo tempo, objetiva-se criar um produto (videoclipe) capaz de transmitir a mensagem da música, até mesmo para aqueles que não sabem o que diz respeito a letra da canção, uma vez que a mesma é em inglês. ਀伀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 甀洀 瘀椀猀 攀猀琀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 挀漀爀瀀漀爀愀氀Ⰰ 猀攀 昀愀稀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 昀爀愀洀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 攀 搀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 瘀搀攀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀椀渀琀愀洀 漀爀最甀氀栀漀 瀀漀爀 猀椀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀  甀洀 氀甀最愀爀 搀攀 攀渀挀攀渀愀漀 搀攀 猀椀Ⰰ 甀洀 愀搀攀爀攀漀Ⰰ 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀甀琀愀漀Ⰰ 甀洀 爀攀昀愀稀攀爀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 昀椀洀 搀攀 漀戀琀攀爀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
O videoclipe é um dos gêneros que agregam o maior número de possibilidades a serem trabalhadas no campo do audiovisual, uma vez que passa pelos processos de roteiro, story board, gravação, edição, entre outros. Eduardo de Jesus (2004) afirma que o cenário audiovisual contemporâneo caracteriza-se por uma intensa hibridação entre formatos, suportes, gêneros e técnicas. O videoclipe é um gênero audiovisual que agrega valores de outros gêneros proporcionando a experimentação. Longe de ser um produto que complementa outros, hoje o videoclipe passou a ser o protagonista de um grande número de fenômenos socioculturais, como por exemplo, a ascensão da cultura digital, das novas plataformas midiáticas e de novas experiências entre a música e a imagem. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䴠漀瘀攀 夀漀甀爀 䈀漀搀礀ᴀⰠ 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 匀椀愀Ⰰ 猀攀 搀攀甀 愀瀀猀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀洀 焀甀攀爀攀爀 甀洀愀 挀愀渀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀攀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 挀攀氀攀戀爀愀爀洀漀猀 漀 渀漀猀猀漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀氀攀  漀 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 渀漀猀 漀爀最甀氀栀愀爀洀漀猀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀  愀 洀愀琀爀椀愀 焀甀攀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 琀攀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 最攀猀琀愀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀猀猀攀 攀猀琀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 愀琀 猀甀愀 洀漀爀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀攀挀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 吀栀爀猀攀 䈀攀爀琀栀攀爀愀琀 ⠀㄀㤀㠀㘀⤀ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 伀 䌀漀爀瀀漀 吀攀洀 匀甀愀猀 刀愀稀攀猀㨀 䄀渀琀椀最椀渀猀琀椀挀愀 攀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 匀椀Ⰰ 渀漀猀猀漀 挀漀爀瀀漀 猀漀洀漀猀 渀猀 攀 猀漀洀漀猀 漀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀洀漀猀 猀攀爀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 漀 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 切渀椀挀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀漀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀漀猀 琀漀洀愀爀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀爀瀀漀 攀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 猀攀爀 椀渀琀攀椀爀漀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 挀漀爀瀀漀 攀 攀猀瀀爀椀琀漀Ⰰ 瀀猀焀甀椀挀漀 攀 昀猀椀挀漀Ⰰ 攀 愀琀 昀漀爀愀 攀 昀爀愀焀甀攀稀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 渀漀 愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 猀攀爀Ⰰ 洀愀猀 猀甀愀 甀渀椀搀愀搀攀⸀ O corpo carrega todas as lembranças e memórias do ser humano. Sem perceber, desde os primeiros meses de vida, o homem reage a pressões familiares, sociais, morais, entre outras. A partir das experiências de cada indivíduo ao longo de sua vida, pode-se verificar a importância de se valorizar as experiências corporais: ਀ᰀ䄠洀愀爀 漀 挀漀爀瀀漀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 琀爀愀琀ⴀ氀漀⸀ 䔀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀 琀爀愀琀愀爀 漀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀 愀琀攀渀漀Ⰰ 搀攀氀椀挀愀搀攀稀愀 攀 挀甀椀搀愀搀漀Ⰰ 攀 搀攀 瘀ⴀ氀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 昀挀椀氀 攀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 愀漀 焀甀攀 猀攀 昀攀稀 瀀漀爀 攀氀攀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀洀漀猀 ጀ†挀椀爀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 ጀ†焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 愀 愀洀愀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 ᠀搠攀渀琀爀漀ᤀ†搀攀氀攀㨀 渀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ᴀ†⠀䘀䔀䰀䐀䔀一䬀刀䄀䤀匀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 瀀⸀ 氀㔀⤀ O corpo deve pois ser entendido como suporte de valores, marcado por uma relação histórica, social e cultural. (LE BRETON, 2007). Na Grécia Antiga e mais tarde na Idade Média, o corpo gordo e cheias de curvas era sinônimo de saúde e de beleza, estabelecido como padrão a ser seguido. Com o passar do tempo, esses paradigmas foram mudando. Hoje a representação do padrão de corpo e a imposição de padrões corporais se dão pelas passarelas da moda, com modelos de corpos esguios e magros, pelo crescente discurso fitness e pela difusão destes padrões pela mídia. Estes valores acabam se tornando presentes no imaginário das pessoas como referencial para ser e para agir, fazendo com que muitas se sintam deprimidas por não alcançar o padrão estético tido como ideal. ਀一漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀猀 愀搀愀瀀琀漀甀 愀 瘀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 愀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 甀洀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 瀀攀氀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀攀爀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀椀砀愀爀 漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 氀愀搀漀⸀ 䔀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 漀 挀氀椀瀀攀 瀀愀猀猀愀  樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀⸀ 伀 焀甀攀 渀漀猀 琀漀爀渀愀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀  漀 昀愀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 猀攀爀 搀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 氀栀攀 挀漀渀瘀洀Ⰰ 猀攀洀 愀爀爀攀瀀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀瀀爀攀攀渀猀攀猀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀攀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瘀椀瘀ⴀ氀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀ⴀ氀漀 攀 猀攀渀琀椀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 渀漀猀猀愀 瀀爀瀀爀椀愀 洀漀爀愀搀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 挀漀爀瀀漀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 愀渀挀漀爀愀搀愀 渀漀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䴀漀氀攀琀琀愀 ⠀㈀  㤀⤀ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀⸀ 吀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 搀椀爀攀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 䄀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 挀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 焀甀愀氀 洀切猀椀挀愀 椀爀愀洀漀猀 昀愀稀攀爀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 愀 挀愀渀漀 ᰀ䴠漀瘀攀 夀漀甀爀 䈀漀搀礀ᴀ†愀椀渀搀愀 渀漀 琀椀渀栀愀 猀椀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 挀漀洀漀 猀椀渀最氀攀 漀昀椀挀椀愀氀 瀀攀氀愀 挀愀渀琀漀爀愀 匀椀愀Ⰰ 攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 挀愀渀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ Decidimos que a nossa principal intenção com o videoclipe era de valorizar os aspectos sonoros da canção, com o foco na mensagem que ela transmite. Notamos que a música carrega consigo performances inscritas, e a partir daí fomos pautando como a voz da artista se apresenta, como a canção inscreve uma forma de dançá-la, que cenários podem ser evocados pelo seu significado, de que forma a audição de uma determinada voz já apresenta uma série de conceitos socialmente construídos. Como atesta Danilo Fraga Dantas (2005):਀ ᰀ匠攀 栀 甀洀 挀漀爀瀀漀 攀洀 甀洀愀 挀愀渀漀 漀甀瘀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 洀攀椀漀 愀甀搀椀琀椀瘀漀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 洀愀椀猀 瘀ⴀ氀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 猀攀甀 猀攀砀漀Ⰰ 瀀甀氀猀愀攀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀猀琀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 渀愀 洀搀椀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀愀 挀愀渀漀 最爀愀瘀愀搀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀椀爀椀愀洀 琀爀愀漀猀 搀攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 焀甀攀 最甀椀愀爀椀愀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀洀 猀甀愀 攀猀挀甀琀愀⸀ 䌀漀洀漀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 愀瀀琀漀猀 愀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 攀猀猀攀猀 琀爀愀漀猀 攀 ᠀搠愀爀 瘀椀搀愀ᤀ† 挀愀渀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 ጀ†猀攀樀愀 攀氀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀漀愀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀樀攀椀攀猀 漀甀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 最渀攀爀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀瘀攀渀攀猀⸀ᴀ†⠀䐀䄀一吀䄀匀Ⰰ ㈀  㔀㨀 瀀⸀ 㘀⤀ Sendo assim, definimos neste roteiro quais os perfis de pessoas participariam, o que iríamos precisar como objetos ou recursos de cenografia e como se dariam as tomadas de cada parte da canção, os cortes, enquadramento de câmeras e sequência de cenas. Após o fechamento do roteiro, foi dado início ao processo de produção do vídeo, conforme Moletta (2009). Já que os recursos financeiros eram limitados, usamos os equipamentos do Departamento de Comunicação Social e as locações do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa. A sala escolhida para o cenário foi de extrema importância, já que a cor preta das paredes iriam contrastar com as roupas claras que os participantes do vídeo usariam. Os próprios membros do grupo que compraram os pós coloridos que foram usados na concepção do clipe. ਀䄀 挀洀攀爀愀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 昀漀椀 甀洀愀 一椀欀漀渀 䐀㌀㈀  Ⰰ 焀甀攀 昀椀氀洀愀 攀洀 䘀甀氀氀 䠀䐀 ⠀挀漀洀 ㄀ 㠀 瀀⤀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 愀甀琀漀洀琀椀挀漀 挀漀渀琀渀甀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀猀ⴀ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 最爀愀瘀愀 漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀愀椀猀 昀挀攀椀猀 攀 爀瀀椀搀漀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 攀搀椀琀愀搀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀猀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 愀 漀瀀漀 瀀愀爀愀 愀猀 挀攀渀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 昀漀椀 瀀漀爀 瀀氀愀渀漀猀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 攀 洀搀椀漀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 昀漀挀愀渀搀漀 渀漀 漀戀樀攀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀琀攀渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 搀漀 昀爀愀洀攀⸀  Já para as cenas da coreografia, foi utilizado o plano aberto, de modo que a câmera ficasse centralizada e conseguisse capturar todos os dançarinos presentes. Foi utilizada a regra dos quatro terços para este momento. A regra dos terços é um exercício visual onde o cinegrafista olha pelo visor para o cenário que quer filmar e divide-o, mentalmente, em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados. Graças a esta técnica, as quatro esquinas do quadrado central revelam quatro pontos de interesse da imagem, ou seja, serão nestas zonas que deve posicionar os elementos mais atraentes a cinegrafar. Em adição, as quatro linhas que formam este plano (Duas horizontais, duas verticais) são uma espécie de local de repouso para aquilo que quer focar e é sobre as próprias linhas ou então nos pontos onde cruzam que compomos e enquadramos as cenas.਀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀匀㘀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 挀氀椀瀀攀 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀爀搀攀洀 搀攀猀挀爀椀琀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䴀倀㐀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 瘀爀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 猀甀瀀漀爀琀攀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀椀戀椀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀  愀洀瀀氀椀愀搀愀⸀  䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 挀氀椀瀀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀砀椀戀椀搀漀 琀愀渀琀漀 渀愀 吀嘀 愀戀攀爀琀愀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀氀挀愀渀挀攀⸀  No contexto de convergência midiática, as possibilidades de acesso ao videoclipe extrapolam as telas do suporte televisivo. Agora, os displays são móveis e projetados para promover a participação do enunciatário por meio de ferramentas de interatividade. Em Cultura da Convergência, Jenkins (2008) procura explicar o momento atual, em que as mídias novas e tradicionais colidem e a comunicação alternativa e corporativa passa a ter mais presença na cena midiática, na qual o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem. Segundo esse autor:਀ᰀ䄠 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 爀攀猀猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 瘀攀氀栀愀猀 攀 渀漀瘀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 琀攀渀琀愀洀 椀洀愀最椀渀愀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀 漀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀 搀愀 爀攀瘀漀氀甀漀 搀椀最椀琀愀氀 瀀爀攀猀甀洀椀愀 焀甀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀爀椀愀洀 愀猀 愀渀琀椀最愀猀Ⰰ 漀 攀洀攀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 瀀爀攀猀甀洀攀 焀甀攀 渀漀瘀愀猀 攀 愀渀琀椀最愀猀 洀搀椀愀猀 椀爀漀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀⸀ᴀ†⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ ㌀ ⴀ㌀㄀⤀ Mediante a entrega do produto final para a professora da disciplina, e pensando em uma divulgação para o mesmo, o grupo decidiu postar o videoclipe na plataforma de vídeos, YouTube. Primeiramente, os membros do grupo compartilharam o videoclipe em suas redes sociais, o que foi gerando certo número de acessos. Resolvemos então enviar o link do videoclipe para os sites de fãs brasileiros da cantora Sia. A partir daí, o videoclipe foi ganhando cada vez mais acessos.਀䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 瀀最椀渀愀猀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 匀椀愀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀猀攀猀 挀漀洀漀 䄀爀最攀渀琀椀渀愀Ⰰ 䔀猀瀀愀渀栀愀 攀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀愀洀 漀 氀椀渀欀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀氀椀瀀攀 ᰀ瘠椀爀愀氀椀稀漀甀ᴀ†愀氀挀愀渀愀渀搀漀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 ㄀  洀椀氀 愀挀攀猀猀漀猀⸀ 嘀爀椀漀猀 猀椀琀攀猀 攀 昀爀甀渀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 琀愀洀戀洀 渀漀琀椀挀椀愀爀椀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 最攀爀漀甀 洀愀椀猀 搀攀 㔀   挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A atividade proposta pela professora era a realização de uma produção audiovisual, de forma que o grupo poderia escolher livremente o gênero em questão a ser trabalhado. Por ser um desejo antigo de alguns dos membros do grupo em realizar tal tipo de produção, optamos por escolher o videoclipe. Posteriormente, começamos a busca pela canção. A ideia principal era de que queríamos fazer algo que transmitisse uma mensagem, logo procuramos músicas que tivessem algo de interessante a ser transmitido para quem assistisse ao videoclipe.਀䄀瀀猀 氀漀渀最愀猀 戀甀猀挀愀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 焀甀攀 愀 挀愀渀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 猀攀爀椀愀 ᰀ䴠漀瘀攀 夀漀甀爀 䈀漀搀礀ᴀⰠ 昀愀椀砀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 猀琀椀洀漀 氀戀甀洀 搀攀 攀猀琀切搀椀漀 ᰀ吠栀椀猀 䤀猀 䄀挀琀椀渀最ᴀⰠ 氀愀渀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 瀀攀氀愀 挀愀渀琀漀爀愀 愀甀猀琀爀愀氀椀愀渀愀 匀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀愀 愀甀搀椀漀 挀漀渀樀甀渀琀愀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 椀爀愀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 渀漀 挀漀爀爀攀猀猀攀 漀 爀椀猀挀漀 搀攀 昀椀挀愀爀 猀攀洀 猀攀渀琀椀搀漀 漀甀 搀攀洀愀猀椀愀搀愀洀攀渀琀攀 攀砀愀最攀爀愀搀漀⸀ 䄀琀攀渀琀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 琀渀栀愀洀漀猀 甀洀愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 氀椀洀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 氀漀最漀 瀀愀爀琀椀洀漀猀 攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀攀 焀甀攀 漀 ᰀ洠攀渀漀猀ᴀ†猀攀爀椀愀 ᰀ洠愀椀猀ᴀ†渀愀 猀椀琀甀愀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀瘀愀洀漀猀⸀ O conceito do clipe seria basicamente os personagens se descobrindo através da expressão corporal e celebrando a sua singularidade. A primeira ideia em pauta foi sobre fechar uma parceria com os estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa para que fosse criada uma coreografia para a canção, de forma que os mesmos participariam do videoclipe. Depois iríamos buscar por pessoas com perfis diferentes e variados, entre adultos, jovens e crianças. Para a composição visual, usaríamos pó colorido do tipo “holi”, simbolizando o momento de descoberta dos personagens que culminaria no refrão da canção. ਀䌀漀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ 洀愀爀挀愀洀漀猀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀愀猀猀愀爀洀漀猀 愀 椀搀攀椀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䐀愀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 猀攀 琀攀爀椀愀 挀漀洀漀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀爀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀猀猀攀洀 挀漀洀 挀攀爀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀⸀ 䄀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 愀瀀爀漀瘀漀甀 攀 昀漀洀漀猀 愀琀 漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 攀 䠀甀洀愀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䐀愀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀猀猀攀洀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䰀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀攀 挀甀爀猀漀 攀 攀氀愀 渀漀猀 攀渀挀愀洀椀渀栀漀甀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀栀爀椀猀琀椀渀愀 䘀漀爀渀愀挀椀愀爀椀⸀  Reiteramos as ideias com a professora Christina e ela se demonstrou muito animada com o nosso trabalho, uma vez que propiciaria um momento de experimentação também aos alunos do curso de Dança, já que os mesmos passariam por todo um processo de planejamento da coreografia, ensaios e gravação. A professora sugeriu realizarmos o convite aos alunos do primeiro período, uma vez que eles eram os mais dispostos a se inteirar com a proposta. Marcamos um horário em que a professora Christina estivesse ministrando aula para a turma em questão, para irmos convidar os estudantes. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 昀愀氀愀爀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 攀氀攀猀 愀挀攀椀琀愀爀攀洀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀栀爀椀猀琀椀渀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀愀稀漀猀 搀攀 攀渀猀愀椀漀猀⸀ 䔀氀攀猀 琀攀爀椀愀洀 琀爀猀 猀攀洀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀攀洀 挀漀洀 愀 挀愀渀漀 攀 攀砀攀挀甀琀愀爀 甀洀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀⸀ 唀洀愀 焀甀攀猀琀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 琀攀渀琀愀渀搀漀 爀攀猀漀氀瘀攀爀Ⰰ 攀爀愀 猀漀戀爀攀 漀渀搀攀 椀爀椀洀漀猀 最爀愀瘀愀爀 漀 挀氀椀瀀攀⸀ 䔀渀琀爀攀 椀搀愀猀 攀 瘀椀渀搀愀猀 愀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 攀 䠀甀洀愀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瘀椀洀漀猀 甀洀愀 猀愀氀愀 攀猀挀甀爀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瀀愀爀攀搀攀 搀攀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀 椀爀椀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 琀椀洀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀 戀爀愀渀挀愀猀 攀 漀 瀀 挀漀氀漀爀椀搀漀⸀ 一漀瘀愀洀攀渀琀攀 搀椀愀氀漀最愀洀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀栀爀椀猀琀椀渀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 最爀愀瘀愀爀洀漀猀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 渀愀 猀愀氀愀 搀漀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 攀氀愀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 挀漀洀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀  Realizamos a compra do pó colorido pela internet, em que foram compradas dez tonalidades diferentes. Em certa parte da canção, notamos a presença de um tambor utilizado no instrumental de forma bem marcante. Pensamos que seria interessante para a composição do clipe, utilizarmos um tambor. Para isso, entramos em contato com a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da Universidade Federal de Viçosa, mais especificamente com os membros da Lateria. Eles foram bastante receptivos e se dispuseram em emprestar o tambor para o clipe. Depois continuamos a busca pelas pessoas que seriam os personagens individuais do clipe. A procura aconteceu de forma bem tranquila, já que conhecidos em comum dos membros do grupo se disponibilizaram a participar. Encaminhamos aos participantes como gostaríamos que eles fossem vestidos e marcamos as gravações individuais com cada um. ਀倀愀爀愀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 昀漀爀爀愀洀漀猀 漀 挀栀漀 搀愀 猀愀氀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 猀甀樀愀猀猀攀 挀漀洀 漀 瀀 挀漀氀漀爀椀搀漀⸀ 䄀 猀愀氀愀 樀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 攀砀挀攀氀攀渀琀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀漀甀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀渀搀漀 氀攀瘀愀爀 漀甀琀爀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 氀甀稀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 甀洀愀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀愀 搀攀 昀爀攀渀琀攀 攀 漀甀琀爀愀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀⸀ 一攀猀琀攀 搀椀愀 最爀愀瘀愀洀漀猀 挀漀洀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀漀 搀椀愀Ⰰ 爀攀瀀攀琀椀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 猀愀氀愀 攀 最爀愀瘀愀洀漀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀瀀猀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀猀琀椀洀漀猀 愀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 搀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀 瀀攀氀愀 琀甀爀洀愀 搀攀 䐀愀渀愀⸀  Na semana seguinte, finalizamos as gravações individuais com as duas últimas pessoas escolhidas. Para a gravação da coreografia, utilizamos apenas uma câmera com plano aberto posicionada no centro da sala, de forma que conseguisse capturar todos os dançarinos. Antes de iniciarmos, pintamos cada um deles com o pó colorido. Logo depois, começamos a gravação. Fizemos três filmagens consecutivas da coreografia para escolhermos a melhor e mais sincronizada durante o processo de edição. ਀䌀漀洀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀洀漀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 伀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 爀攀甀渀椀爀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀猀琀椀爀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀甀琀漀 攀 樀 挀漀洀攀愀爀 愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀ 䄀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 瘀愀洀漀猀 愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 愀洀漀猀 洀愀爀挀愀渀搀漀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 瀀愀爀愀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀爀⸀ 䌀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 搀攀洀漀猀 椀渀挀椀漀  攀搀椀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀匀㘀⸀ 䜀愀猀琀愀洀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 琀爀猀 搀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀⸀ 䄀猀猀椀猀琀椀洀漀猀 琀愀氀 瘀攀爀猀漀 攀 昀椀稀攀洀漀猀 洀愀椀猀 愀氀最甀洀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀猀 挀漀爀爀攀攀猀 攀 愀樀甀猀琀攀猀 昀椀渀愀椀猀⸀ 吀愀洀戀洀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 甀洀愀 愀爀琀攀 搀攀 挀愀瀀愀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 ⠀䐀嘀䐀⤀ 攀渀琀爀攀最甀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀  挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  䔀猀猀攀 最渀攀爀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ⠀挀椀渀攀洀愀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀渀椀洀愀漀 攀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀⤀ 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 最渀攀爀漀⸀  A utilização dos conceitos do campo do Telejornalismo, aprendidas e desenvolvidas na disciplina do curso, como iluminação, cenografia, composição e enquadramento foi crucial para a produção e o resultado final do videoclipe. O processo de criação foi bastante desafiador para o grupo, já que cada detalhe do projeto teve de ser resolvido pelos próprios membros, servindo como uma ótima experiência profissional. ਀伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 昀漀椀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䐀愀渀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 嘀椀漀猀愀⸀ 䄀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 最攀爀漀甀 椀渀切洀攀爀漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀洀戀漀猀 漀猀 氀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 爀攀愀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀攀猀⸀ 伀 昀攀攀搀戀愀挀欀 爀攀挀攀戀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 挀氀椀瀀攀 攀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 昀漀椀 愀氀洀 搀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 攀洀瀀漀氀最漀甀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 搀攀 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀爀 搀攀猀愀昀椀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀吀䠀䔀刀䄀吀Ⰰ 吀栀爀猀攀⸀ 伀 䌀漀爀瀀漀 吀攀洀 匀甀愀猀 刀愀稀攀猀㨀 䄀渀琀椀最椀渀猀琀椀挀愀 攀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 匀椀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀一吀䄀匀Ⰰ 䐀愀渀椀氀漀 䘀爀愀最愀⸀ 䄀 䐀愀渀愀 䤀渀瘀椀猀瘀攀氀㨀 匀甀最攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 吀爀愀琀愀爀 搀愀 倀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 渀漀猀 䴀攀椀漀猀 䄀甀搀椀琀椀瘀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀堀嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䤀渀琀攀爀挀漀洀⤀㨀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀䰀䐀䔀一䬀刀䄀䤀匀Ⰰ 䴀猀栀攀⸀ 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 倀攀氀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀䰀娀䈀䄀䌀䠀Ⰰ 䄀爀椀愀渀攀 䐀椀渀椀稀⸀ 䄀 椀渀瘀攀渀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀㨀 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀攀 甀洀 最渀攀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䄀瀀瀀爀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 匀甀猀愀渀愀 䄀氀攀砀愀渀搀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀匀唀匀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 搀攀⸀ 䌀椀爀挀甀椀琀漀 搀攀 攀砀椀戀椀漀 攀 栀椀戀爀椀搀椀猀洀漀 ጀ†漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 攀洀 攀砀瀀愀渀猀漀⸀  䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀堀嘀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀 䈀刀䔀吀伀一Ⰰ 䐀⸀ 䄀 猀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀   㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䰀䔀吀吀䄀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 䌀爀椀愀漀 搀攀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 攀洀 瘀搀攀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀