INSCRIÇÃO: 00550
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Porto, maravilha para quem?
 
AUTORES: Jaqueline Suarez Bastos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Gabriela Cristina Maia Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Luis Henrick Teixeira da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Maria de Fátima Costa de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, Porto Maravilha, Rio de Janeiro, Zona Portuária, Revitalização
 
RESUMO
O documentário "Porto, maravilha pra quem?" nasce com a missão de registrar as mudanças impulsionadas pelo Porto Maravilha na Região Portuária do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é revelar as contradições entre a proposta e as ações reais do plano de revitalização, mostrando os impactos sociais e culturais do projeto. Em contraponto aos monumentos que ganharam fama internacional, o filme mostra o abandono das obras nas ruas internas do Porto. Através do relato dos moradores, é possível compreender que o projeto de revitalização se tornou, também, um processo de remoções e de apagamento da cultura local. O curta-metragem foi produzido para a disciplina Criação Audiovisual do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
 
INTRODUÇÃO
Nos últimos seis anos, o Rio de Janeiro sediou eventos mundiais que impulsionaram grandes transformações físicas e simbólicas na cidade. Com a escolha do Rio como sede das Olimpíadas 2016, a prefeitura decide pôr em prática o plano de revitalização da Zona Portuária. O então prefeito Eduardo Paes (PMDB) lança, em 2009, o Porto Maravilha, com a promessa de reintegrar a área ao centro da cidade. O plano prevê a implantação de um novo modelo de transporte, o aumento do número de moradias, a restauração de equipamentos históricos e a construção de museus e praças, que juntos configuram um novo polo de turismo e cultura no Rio de Janeiro (DOSSIÊ, 2016). ਀倀漀爀洀Ⰰ 渀愀猀 爀甀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 搀愀 刀攀最椀漀 倀漀爀琀甀爀椀愀Ⰰ 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀漀昀爀攀爀 挀漀洀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 搀漀 嘀攀挀甀氀漀 䰀攀瘀攀 猀漀戀爀攀 吀爀椀氀栀漀猀 ⠀嘀䰀吀⤀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀搀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀㐀⸀ 一漀 氀甀最愀爀 搀愀猀 愀瘀攀渀椀搀愀猀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 挀爀愀琀攀爀愀猀 焀甀攀 椀洀瀀攀搀攀洀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀漀猀 渀椀戀甀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 挀漀洀 攀猀最漀琀漀Ⰰ 氀甀稀 攀 最甀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 瀀椀漀爀攀猀 猀漀 漀 愀琀爀愀猀漀 攀 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 搀甀爀愀洀 洀愀椀猀 搀攀 琀爀猀 愀渀漀猀 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 搀愀 䜀愀洀戀漀愀 攀 匀愀渀琀漀 䌀爀椀猀琀漀⸀  No alto do morro da Providência, o programa de reurbanização da favela planejava remover 800 famílias para as construções do teleférico e do plano inclinado. Uma ação pública, movida por moradores, suspendeu a continuidade da obra, mas cerca de 200 famílias chegaram a ser removidas, de acordo com o levantamento da Comissão de Moradores da Providência. ਀䔀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ ∀倀漀爀琀漀Ⰰ 洀愀爀愀瘀椀氀栀愀 瀀爀愀 焀甀攀洀㼀∀ 渀愀爀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀⸀ 伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀洀 漀猀 渀漀瘀漀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 攀猀瀀愀漀猀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 愀樀甀搀愀洀 愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀漀甀挀漀 搀攀戀愀琀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀甀爀戀愀渀椀稀愀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀甀最攀爀攀洀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀攀 漀 瀀愀挀漀琀攀 搀攀 爀攀昀漀爀洀愀猀 愀琀攀渀搀攀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀 渀愀 爀攀最椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 伀氀椀洀瀀愀搀愀猀Ⰰ 漀 䈀漀甀氀攀瘀愀爀搀 伀氀洀瀀椀挀漀 昀漀椀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀琀椀渀漀 搀漀猀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀渀搀漀 挀攀爀挀愀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 刀椀漀 ⠀䘀伀䰀䠀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀漀 嘀䰀吀 攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 愀琀爀愀椀爀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 攀 挀爀椀愀爀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀 爀攀搀甀稀椀搀愀 猀 最爀愀渀搀攀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 漀爀氀愀 搀愀 䈀愀愀 搀攀 䜀甀愀渀愀戀愀爀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 戀甀猀挀漀甀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀甀爀戀愀渀椀稀愀漀 洀漀搀椀昀椀挀漀甀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀爀 甀洀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀洀瀀氀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀攀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀漀 渀愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ O trabalho visa contribuir para a produção e circulação de informações sobre o Porto Maravilha e a região portuária. A intenção é apresentar a proposta da Prefeitura do Rio, dialogando com a experiência de moradores e pesquisadores de forma a ampliar a discussão sobre o tema. O intuito é também trazer visibilidade para espaços pouco conhecidos ou estigmatizados, além de apresentar os pontos de interesse da história e cultura africanas, presentes no local. Por fim, objetiva-se chamar atenção para o contraste entre as novas construções e os espaços tradicionais; entre a estrutura que se ergue na orla e a precariedade nas ruas internas do Porto.
 
JUSTIFICATIVA
A importância histórica da Zona Portuária e a devastação nas ruas da Gamboa e Santo Cristo foram os fatores iniciais que motivaram a produção deste trabalho. Porém, durante a pesquisa e pré-produção do filme, etapa onde a equipe conheceu toda a região, se percebeu que “Porto, maravilha pra quem?” não poderia ser apenas um trabalho universitário, precisava ir além, oferecer espaço de fala aos moradores, visibilizar violações de direitos e o esquecimento de espaços culturais tradicionais da região.਀䄀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀 搀漀 刀椀漀 琀攀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀挀攀戀攀 琀爀愀渀猀愀琀氀渀琀椀挀漀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀 洀愀椀漀爀 瀀漀爀琀漀 搀攀 搀攀猀攀洀戀愀爀焀甀攀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀漀猀 搀愀猀 䄀洀爀椀挀愀猀 ⠀䨀伀刀䐀쌀伀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀⸀ 伀 挀愀椀猀 搀漀 嘀愀氀漀渀最漀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀 愀爀焀甀攀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 漀戀爀愀猀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀Ⰰ  甀洀 猀洀戀漀氀漀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 渀漀 瀀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀漀 嘀愀氀漀渀最漀Ⰰ 漀 䌀攀洀椀琀爀椀漀 搀漀猀 倀爀攀琀漀猀 一漀瘀漀猀Ⰰ 漀 䰀愀爀最漀 搀漀 䐀攀瀀猀椀琀漀Ⰰ 漀 䨀愀爀搀椀洀 匀甀猀瀀攀渀猀漀Ⰰ 愀 倀攀搀爀愀 搀漀 匀愀氀 攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 䨀漀猀 䈀漀渀椀昀挀椀漀 猀漀 栀攀爀愀渀愀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 栀漀樀攀 椀渀琀攀最爀愀洀 䌀椀爀挀甀椀琀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 攀 䄀爀焀甀攀漀氀最椀挀漀 搀愀 䌀攀氀攀戀爀愀漀 搀愀 䠀攀爀愀渀愀 䄀昀爀椀挀愀渀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀 椀渀猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 攀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀⸀  Para o jornalista e pesquisador Rogério Pacheco, a redescoberta do Valongo e a criação do circuito, dentro do modelo desenvolvido pela Prefeitura do Rio, visam atender interesses comerciais de venda da Zona Portuária e do próprio plano de revitalização. O Porto Maravilha leva a uma impressão equivocada de resgate de memória, quando em verdade o significado e a história desses espaços continuam desconhecidos. ਀ Nas peças publicitárias do Projeto Porto Maravilha, cultura, história e negócios se fundem (...) a Zona Portuária se transfigura em uma enseada tomada por prédios de escritório e hotéis, construções esguias com vidros espelhados. Nesse novo cenário, o Valongo é um ponto de referência, entre outros, de uma nova cartografia da cidade, orientada para uma economia globalizada e as oportunidades negociais que esta propicia (JORDÃO, Rogério, 2015, p.42).਀ Dentro dessa nova cartografia, mencionada por Rogério, o VLT é anunciado como uma das principais estratégias para integrar a Zona Portuária ao centro da cidade. Com a promessa de futuras melhorias, quem vive na região passou a sofrer com obras intermináveis que prejudicam o acesso à área, à saúde dos moradores e ao comércio local. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 嘀䰀吀Ⰰ 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 渀椀戀甀猀 昀漀椀 猀甀猀瀀攀渀猀愀 攀 愀琀 瀀愀爀愀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 漀 愀挀攀猀猀漀 昀椀挀漀甀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀⸀ 匀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瘀椀愀猀 琀漀洀愀搀愀猀 搀攀 瀀漀攀椀爀愀 攀 氀愀洀愀Ⰰ 漀 挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀 氀漀挀愀氀 挀漀洀攀漀甀 愀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀猀 瀀爀攀樀甀稀漀猀⸀ 一漀 栀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 椀渀搀椀焀甀攀洀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 爀攀猀椀猀琀攀洀 昀愀氀愀洀 搀攀 爀甀愀猀 椀渀琀攀椀爀愀猀 搀攀 瀀漀爀琀愀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀琀攀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀漀洀愀搀漀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 挀漀洀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 洀愀氀 猀甀挀攀搀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀甀戀甀氀愀攀猀 搀攀 攀猀最漀琀漀 攀 最甀愀 焀甀攀戀爀愀搀愀猀 攀 爀攀搀攀 攀氀琀爀椀挀愀 愀琀椀渀最椀搀愀⸀  Além dos impactos visíveis, as transformações trazidas pelo projeto impulsionaram ainda outro fenômeno: as remoções. Direta ou indiretamente, os moradores começaram a ser retirados ou foram obrigados a sair devido ao aumento exponencial do custo de vida. Na parte baixa, terrenos ocupados por quilombos, cortiços e pessoas sem moradia foram desapropriados pelo poder público. No alto dos morros, obras de reurbanização planejavam remoções de centenas de famílias. Indiretamente, a especulação imobiliária e o aumento no valor dos aluguéis fez com que moradores e comerciantes deixassem a região (WERNECK, 2016).਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀洀 挀甀爀猀漀 渀愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀  搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 儀甀攀洀 瘀椀猀椀琀愀 漀 琀爀攀挀栀漀 爀攀昀漀爀洀愀搀漀 搀愀 漀爀氀愀 渀漀 昀愀稀 椀搀攀椀愀 搀漀 焀甀攀 栀 渀愀猀 爀甀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 搀漀 瀀漀爀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 攀氀攀 愀樀甀搀愀 愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀 琀爀愀稀攀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀  攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀 攀渀琀爀攀 洀甀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀  愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀⰠ 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀㨀 ਀䔀猀猀攀猀 昀椀氀洀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀愀渀最瘀攀氀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀 甀洀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 樀 漀挀甀瀀愀洀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀漀猀⸀ 吀漀爀渀愀洀 瘀椀猀瘀攀氀 攀 愀甀搀瘀攀氀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀猀琀椀渀琀愀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 焀甀攀  昀攀椀琀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀攀氀攀漀 攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀椀渀攀愀猀琀愀⸀ 䔀砀瀀爀攀猀猀愀洀 渀漀猀猀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 昀漀椀Ⰰ  攀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀 瘀椀爀 愀 猀攀爀⸀ 䔀猀猀攀猀 昀椀氀洀攀猀 琀愀洀戀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 瘀攀爀搀愀搀攀猀Ⰰ 猀攀 愀猀猀椀洀 焀甀椀猀攀爀洀漀猀⸀ 倀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 愀瘀愀氀椀愀爀 猀甀愀猀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀攀猀 攀 愀昀椀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 愀漀 洀甀渀搀漀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀Ⰰ 攀 搀攀挀椀搀椀爀 猀攀 洀攀爀攀挀攀洀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀攀洀漀猀 渀攀氀攀猀⸀ 伀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 渀漀瘀愀猀 瘀椀猀攀猀 搀攀 甀洀 洀甀渀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 攀砀瀀氀漀爀攀洀漀猀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀洀漀猀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀ⴀ㈀㜀⤀⸀ ਀䌀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 挀漀渀琀愀搀愀猀 攀洀 ᰀ倠漀爀琀漀Ⰰ 洀愀爀愀瘀椀氀栀愀 瀀爀愀 焀甀攀洀㼀ᴀ†愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 昀愀稀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 漀 搀漀猀猀椀 搀攀 挀愀渀搀椀搀愀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀 猀攀搀攀 搀愀猀 伀氀椀洀瀀愀搀愀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀 搀漀 刀椀漀⸀  A respeito dos impactos do projeto, sendo este um fenômeno mais recente, ainda não há vasta bibliografia. Neste sentido, o grupo buscou apoio em artigos acadêmicos, reportagens e, principalmente, veículos de comunicação popular, criados por associações de moradores, grupos auto-organizados e movimentos sociais. Entre estes, destacam-se o Fórum Comunitário do Porto e o Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio. ਀䄀椀渀搀愀 渀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀攀稀 甀洀愀 瘀椀猀椀琀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 漀渀搀攀 琀攀瘀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 琀漀搀愀 愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 匀漀戀爀攀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀攀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ 昀漀椀 切琀椀氀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 戀漀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀⸀ Nesse momento, também foram escolhidas as locações das entrevistas. Essa visita prévia foi fundamental para familiarizar o grupo com o tema. Além disso, “mapear e fazer um cuidadoso estudo dos locais de filmagem pode ser útil para prevenir possíveis imprevistos ou problemas técnicos relacionados à iluminação e captação de som” (Puccini, 2012, p.183). Considerando que cinco das sete entrevistas foram realizadas em espaços abertos, o conhecimento prévio da locação foi imprescindível. A ideia de gravar os depoimentos ao ar livre na Zona Portuária atende à proposta de relacionar a fala do entrevistado, bem como ele próprio, ao lugar. ਀䄀渀琀攀猀 搀攀 愀最攀渀搀愀爀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 攀爀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀昀椀渀椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 渀漀 栀 挀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 瀀爀攀瘀攀爀 昀愀氀愀猀 攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ ਀䔀猀猀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 攀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 渀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 ☀⌀㘀㐀㈀㔀㜀㬀挀漀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀 甀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 椀渀椀挀椀愀爀 挀愀爀爀攀椀爀愀 挀漀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀猀⸀ 䄀☀⌀㘀㐀㈀㔀㜀㬀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀 甀洀 ☀⌀㘀㐀㈀㔀㜀㬀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㼀 ⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀㜀⤀⸀ ਀䄀猀猀甀洀椀渀搀漀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀爀椀漀甀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 爀攀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀㨀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 爀攀洀漀攀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀最爀愀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀瘀椀猀漀 最甀椀漀甀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀琀 愀 攀搀椀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀  Para a filmagem foram utilizadas duas câmeras Nikon DSLR D3100, um microfone de lapela, um gravador e um tripé. Cabe destacar que o material, apesar de prioritariamente fotográfico, tem sido utilizado em produções audiovisuais de produtoras e videomakers, sendo até o momento o único disponível no curso de Jornalismo da UFRRJ. Criado há apenas sete anos, o curso ainda não possui laboratórios, estúdios de rádio e TV, nem todos os equipamentos ideais às atividades práticas de jornalismo. Porém, professores e alunos aceitam o desafio de ensinar e produzir em condições adversas e é nesse cenário que nasce “Porto, maravilha pra quem?”. Por não ser uma câmera própria de vídeo, a filmagem era interrompida a cada dez minutos e, em dias quentes, o equipamento superaquecia e desligava. Ainda assim, foi possível produzir mais de 15 horas de filmagem, entre entrevistas e imagens de apoio.਀伀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀漀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 搀漀椀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀㨀 愀 挀洀攀爀愀 昀椀砀愀 昀漀椀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 攀 愀 洀瘀攀氀 攀洀 挀氀漀猀攀⸀ 䄀氀洀 搀愀 搀甀瀀氀愀 焀甀攀 漀瀀攀爀漀甀 愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀瘀愀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 搀愀 挀洀攀爀愀 昀椀砀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 渀漀 漀氀栀愀猀猀攀 瀀愀爀愀 愀 氀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 洀愀渀琀椀瘀攀猀猀攀 漀 漀氀栀愀爀 昀椀砀漀 攀洀 漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 ⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀⸀ Para as imagens de apoio, procuramos registrar pelo menos três ângulos do mesmo objeto, isto é, filmagens que alternaram entre a câmera fixa e em movimento; entre os planos fechado e aberto. ਀䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 愀猀猀椀猀琀椀搀愀猀 渀愀 渀琀攀最爀愀 瀀愀爀愀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 䌀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀愀椀猀 攀渀砀甀琀漀Ⰰ 漀猀 挀漀爀琀攀猀 搀愀猀 猀攀琀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀渀搀漀 攀渀琀爀攀氀愀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀猀猀攀 漀 漀甀琀爀漀 攀 搀攀猀猀攀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀  栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀漀戀爀攀瀀漀爀 愀猀 昀愀氀愀猀 氀漀渀最愀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 挀甀爀琀愀⸀  A abertura foi editada em outro momento. Com pouco mais de dois minutos, é composta de falas curtas e imagens que ora confirmam, ora contradizem o que é dito. Foi escolhido um rap instrumental usado na transição entre a abertura e a vinheta, que segue um modelo simples, transformando o nome do projeto Porto Maravilha no título “Porto, maravilha pra quem?”. ਀䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 洀切猀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 愀 琀爀椀氀栀愀 搀漀 昀椀渀愀氀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀椀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 甀猀漀 氀椀瘀爀攀⸀ 伀 猀愀洀戀愀 䰀愀琀愀 䐀ᤀ最甀愀 渀愀 䌀愀戀攀愀Ⰰ 甀洀 挀氀猀猀椀挀漀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㔀 Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀 挀漀洀 漀 瀀漀攀洀愀 爀攀挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀愀 切氀琀椀洀愀 挀攀渀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 吀漀搀愀 愀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀爀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 最爀甀瀀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ倠漀爀琀漀Ⰰ 洀愀爀愀瘀椀氀栀愀 瀀爀愀 焀甀攀洀㼀ᴀ† 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀 渀愀猀挀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀刀刀䨀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䴀愀爀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀 䌀漀猀琀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀栀椀搀漀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀椀氀攀爀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 搀漀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 ㄀㔀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 甀洀 洀搀椀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 㐀㔀 洀椀渀甀琀漀猀⸀  O nome do documentário, “Porto, maravilha pra quem?”, surge da junção de duas ideias: primeiro, do objetivo de revelar a contradição entre o projeto de “revitalização” que se autodenomina maravilhoso e as histórias e imagens que o produto reúne. O questionamento sobre a quem o projeto serve é inspirado nos movimentos “Copa e Olimpíadas pra quem?”, que buscavam denunciar gastos, remoções e outros prejuízos aos cidadãos em decorrência dos megaeventos. ਀䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 漀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀切渀攀 昀愀氀愀猀 爀瀀椀搀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀椀琀愀瘀愀洀 漀 䈀漀甀氀攀瘀愀爀搀 攀 愀 倀爀愀愀 䴀愀甀⸀ 䄀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 昀漀椀 瀀攀搀椀搀漀 焀甀攀 搀攀猀猀攀洀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀戀爀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀爀最甀渀琀愀搀漀 猀攀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀 攀 猀攀 樀 栀愀瘀椀愀洀 瘀椀猀椀琀愀搀漀 漀甀琀爀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 愀氀洀 搀愀 漀爀氀愀 爀攀昀漀爀洀愀搀愀⸀ 䌀漀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 爀攀瘀攀氀愀瘀愀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 渀漀 猀愀戀攀爀 洀甀椀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀漀猀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀攀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀甀Ⰰ 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 椀氀甀猀琀爀愀瘀愀洀 漀 漀瀀漀猀琀漀㨀 爀甀愀猀 攀猀戀甀爀愀挀愀搀愀猀Ⰰ 攀猀最漀琀漀 攀 漀戀爀愀猀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀愀猀⸀  A história narrada pelos sete entrevistados pode ser dividida em quatro momentos: remoções, impacto das obras, cultura negra e novos monumentos. Antes de cada entrevista, a equipe elaborava um roteiro de perguntas orientado pela experiência do personagem e subtema ao qual se enquadrava. Desta forma, o grupo conseguiu aproveitar melhor a vivência própria de cada um. Os locais de gravação foram determinados a partir da relação da fonte com o espaço. Em média, cada uma das entrevistas teve duração de 30 minutos.਀倀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀猀 爀攀洀漀攀猀 渀愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀Ⰰ 䌀漀猀洀攀 䘀攀氀椀瀀瀀猀攀渀 攀 刀漀戀攀爀琀漀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀愀爀愀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀⸀ 䌀漀猀洀攀  洀漀爀愀搀漀爀 搀漀 洀漀爀爀漀 搀愀 倀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 搀攀稀攀渀愀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀洀漀瘀椀搀愀猀 搀攀瘀椀搀漀 猀 漀戀爀愀猀 搀攀 爀攀甀爀戀愀渀椀稀愀漀 搀漀 䴀漀爀愀爀 䌀愀爀椀漀挀愀⸀ 一愀 瘀漀稀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀甀 洀甀搀愀渀愀猀 焀甀攀 渀漀 愀琀攀渀搀攀洀 猀 爀攀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀 渀愀 昀愀瘀攀氀愀⸀ 一愀 倀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀   昀愀洀氀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 琀攀氀攀昀爀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 漀瀀攀爀愀爀 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀猀 爀攀洀漀攀猀 琀愀洀戀洀 洀愀爀挀愀爀愀洀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀椀愀洀 渀愀 瀀愀爀琀攀 瀀氀愀渀愀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 刀漀戀攀爀琀漀 瘀椀瘀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 ㄀㔀 愀渀漀猀 渀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀 搀愀猀 䜀甀攀爀爀攀椀爀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 甀洀 瀀爀搀椀漀 愀漀 氀愀搀漀 搀愀 刀漀搀漀瘀椀爀椀愀 一漀瘀漀 刀椀漀⸀ 䌀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀漀渀愀 搀漀 椀洀瘀攀氀 攀渀琀爀漀甀 渀愀 䨀甀猀琀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀愀瘀攀爀 漀 攀搀椀昀挀椀漀⸀ 䐀攀稀攀渀愀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀洀漀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 搀攀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 爀攀愀猀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ 匀攀琀攀 愀渀漀猀 愀瀀猀 搀攀椀砀愀爀攀洀 漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀猀 洀漀爀愀搀椀愀猀 瀀爀漀洀攀琀椀搀愀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀⸀ Para falar sobre os impactos da implantação do VLT, foram convidados a aposentada Erotilde Carvalho, moradora do Santo Cristo, e o comerciante Flávio Costa, que mantém uma loja na Gamboa. Erotilde conhece de perto o transtorno das obras: sua casa teve a estrutura abalada, com pisos e paredes rachadas e tubulação de esgoto quebrada. Aos 70 anos, a aposentada se queixa, principalmente, do atraso nas obras; além disso, a poeira e o acúmulo de água trouxeram problemas à saúde de quem vive na região. A presença de Flávio é importante para representar o comerciante local, duramente afetado pelas interdições das ruas. Durante a entrevista, ele falou também sobre o aumento no custo de vida, fator que tem determinado a saída de muitos moradores e comerciantes da região. Flávio e Erotilde foram fontes selecionadas na etapa de pré-produção, durante a visita de campo da equipe.਀䌀攀氀椀渀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀Ⰰ 漀甀 䴀攀 䌀攀氀椀渀愀 搀攀 堀愀渀最 挀漀洀漀  洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 愀 昀漀渀琀攀 焀甀攀 愀樀甀搀漀甀 愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 愀渀挀攀猀琀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 刀攀最椀漀 倀漀爀琀甀爀椀愀⸀ 䔀氀愀 昀漀椀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 洀愀琀爀椀稀 愀昀爀椀挀愀渀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀猀挀愀瘀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 䴀攀 䌀攀氀椀渀愀 渀漀 昀椀氀洀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀洀愀 琀愀洀戀洀  愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 刀漀最爀椀漀 倀愀挀栀攀挀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀甀搀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀漀猀 搀漀 嘀愀氀漀渀最漀⸀ 䔀氀攀 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀Ⰰ 漀 䌀愀椀猀 搀漀 嘀愀氀漀渀最漀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀最爀愀 瀀攀爀搀攀洀 漀 猀攀甀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀 瀀愀猀猀愀洀 愀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 椀洀漀戀椀氀椀爀椀愀⸀  Cabe destacar que os entrevistados não foram restringidos a falar sobre um único assunto. Essa organização vale apenas para compreender que alguns personagens têm mais propriedade e/ou vivência em um determinado tema dentro do projeto, valendo ressaltar e explorar mais sua contribuição neste ponto. A exemplo disso, a discussão sobre os novos espaços de lazer foi um assunto comum a todos os entrevistados. Na fala dos moradores, os museus, o VLT e os eventos que passaram a ocorrer na Praça Mauá não servem a quem vive na região. Seja pelo valor ou por um sentimento de deslocamento social, eles dizem que não conseguem usufruir desses novos espaços. ਀伀 猀琀椀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀  䄀氀戀攀爀琀漀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀攀椀琀漀甀 漀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 刀椀漀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 唀爀戀愀渀漀 搀漀 倀漀爀琀漀 ⠀䌀䐀唀刀倀⤀Ⰰ 愀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀愀 最攀猀琀漀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 倀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 䄀氀戀攀爀琀漀 渀漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 猀攀甀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀氀攀 瀀搀攀 搀攀椀砀愀爀 挀氀愀爀漀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 猀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 甀琀瀀椀挀愀 瀀攀氀愀 椀洀瀀愀爀挀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀樀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 搀椀氀漀最漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀漀猀椀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ ⠀䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ ㈀   ⤀⸀  Na montagem do documentário, a diversidade de opiniões e temas se entrelaça buscando passear por vários assuntos dentro de um grande tema: o projeto Porto Maravilha. A seleção e edição do material, entre entrevistas e imagens de apoio, em muito se aproxima dos princípios defendidos por Sheila Curran Bernard, em seu livro “Documentário, técnicas para uma produção de alto impacto”: ਀ À medida que você projetar as tomadas, passará a procurar os momentos que o afetem de alguma forma, emocional ou intelectualmente. Procure cenas e sequências que possam se valer por si próprias, trechos de entrevistas que pareçam fortes e claros, material que tenha potencial para revelar temas e questões que você queria suscitar e os momentos especiais que você espera que as pessoas discutam entre si no trabalho no dia seguinte. (BERNARD, 2008, p. 201).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 ᰀ倠漀爀琀漀Ⰰ 洀愀爀愀瘀椀氀栀愀 瀀爀愀 焀甀攀洀㼀ᴀ†猀攀 搀攀甀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 瘀椀瘀攀甀 渀甀愀渀挀攀猀 愀挀攀渀琀甀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 愀 爀攀挀攀瀀漀 搀攀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 琀甀爀椀猀琀愀猀 攀 漀 攀猀瘀愀稀椀愀洀攀渀琀漀 瀀猀ⴀ伀氀椀洀瀀愀搀愀猀⸀ 䄀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 昀漀椀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 焀甀攀 昀椀挀愀爀椀愀 搀攀 氀攀最愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 娀漀渀愀 倀漀爀琀甀爀椀愀 攀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀  Discutir os impactos do Porto Maravilha é discutir as políticas públicas de moradia, transporte e cultura no Rio de Janeiro. No plano original, as intervenções do projeto só devem ser concluídas em 2026, mas na prática o que se observa é a desaceleração das obras. Até abril de 2017, a implantação do VLT não havia sido concluída. O funcionamento do teleférico da Providência foi suspenso após o Governo do Estado decretar calamidade financeira no final do ano passado. As moradias de interesse social destinadas às famílias removidas da área do porto ainda não saíram do papel. As instituições de história e cultura negra correm o risco de fechar as portas, após a nova prefeitura anunciar a suspensão dos incentivos financeiros.਀一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 搀椀猀挀甀猀猀漀⸀ 伀昀攀爀攀挀攀爀 攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀 搀攀 昀愀氀愀 愀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀 渀愀 爀攀最椀漀  甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀  É consenso entre os três estudantes que compõem a equipe que o filme não pode ser tratado apenas como um trabalho acadêmico concluído. A missão é levar as histórias contadas ao máximo de pessoas e lugares possíveis. Em vista disso, o grupo tem participado de festivais, debates e outros espaços que possibilitem a exibição do documentário. Cabe destacar a evolução técnica da equipe ao longo da produção, notada na fotografia, roteiro e edição do filme. Por fim, vale ressaltar, inclusive, que as experiências e aprendizados conquistados ao longo do processo nos formam não só como profissionais, mas nos modificam como pessoas e cidadãos.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BERNARD, Sheila Curran. Documentário: técnicas para uma produção de alto impacto. Rio de Janeiro: Campus, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀匀匀䤀쨀 䐀䔀 䌀䄀一䐀䤀䐀䄀吀唀刀䄀 刀䤀伀 䐀䔀 䨀䄀一䔀䤀刀伀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀搀愀琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀挀椀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀爀椀漀㈀ ㄀㘀⼀开愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀搀漀猀猀椀攀开搀攀开挀愀渀搀椀搀愀琀甀爀愀开瘀㌀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀팀刀唀䴀 䌀伀䴀唀一䤀吀섀刀䤀伀 䐀伀 倀伀刀吀伀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀昀漀爀甀洀挀漀洀甀渀椀琀愀爀椀漀搀漀瀀漀爀琀漀⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㄀⼀㄀㈀⼀爀攀氀愀琀挀㌀戀㌀爀椀漀ⴀ洀瀀昀ⴀ昀挀瀀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀刀䐀쌀伀Ⰰ 刀漀最爀椀漀⸀ 唀洀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀㨀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀Ⰰ 愀瀀愀最愀洀攀渀琀漀猀 攀 栀攀爀愀渀愀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀漀猀 搀漀 嘀愀氀漀渀最漀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ ㄀㐀㐀昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀搀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀ ጀ†䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䰀攀琀爀愀猀⸀ 倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀䨀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀刀一䄀䰀 䘀伀䰀䠀䄀 䐀䔀 匀쌀伀 倀䄀唀䰀伀⸀ 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 刀椀漀 攀猀琀椀洀愀 焀甀攀 琀甀爀椀猀琀愀猀 琀攀渀栀愀洀 最愀猀琀漀 刀␀ 㐀Ⰰ㄀ 戀椀 攀洀 伀氀椀洀瀀愀搀愀⸀ ㈀㌀⼀ 㠀⼀㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㄀⸀昀漀氀栀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀猀瀀漀爀琀攀⼀漀氀椀洀瀀椀愀搀愀ⴀ渀漀ⴀ爀椀漀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㠀⼀㄀㠀 㘀 㜀㤀ⴀ瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀ⴀ搀漀ⴀ爀椀漀ⴀ攀猀琀椀洀愀ⴀ焀甀攀ⴀ琀甀爀椀猀琀愀猀ⴀ最愀猀琀愀爀愀洀ⴀ爀ⴀ㐀  ⴀ洀椀氀栀漀攀猀ⴀ攀洀ⴀ漀氀椀洀瀀椀愀搀愀⸀猀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㜀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䄀 倀爀琀椀挀愀 搀愀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀 匀爀最椀漀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 䐀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ጀ†㌀ꨀ 攀搀⸀ ጀ†䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ ጀ†⠀䌀漀氀攀漀 䌀愀洀瀀漀 䤀洀愀最琀椀挀漀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䔀刀一䔀䌀䬀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀㨀 愀最攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀愀氀椀稀攀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀 渀攀漀氀椀戀攀爀愀氀椀稀愀漀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 唀爀戀愀渀漀 攀 刀攀最椀漀渀愀氀⤀ ጀ†䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 唀爀戀愀渀漀 攀 刀攀最椀漀渀愀氀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀