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INSCRIÇÃO: | 00565 |
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CATEGORIA: | PP |
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MODALIDADE: | PP10 |
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TÍTULO: | Recicle o Celular |
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AUTORES: | CAROLINNE CACHOEIRA DA CONCEIÇÃO (Universidade Metodista de São Paulo); Desirree de Jesus Vitoriano (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Celular, Coleta seletiva, Publicidade e Propaganda, Reciclagem, Sustentabilidade |
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RESUMO |
O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo e teve como objetivo a criação de uma campanha publicitária com o tema “Sustentabilidade e Publicidade – Coleta seletiva e descarte de resíduos sólidos”. Com base em diversas pesquisas a Agência Trivium escolheu o celular como foco da campanha de conscientização, entre as peças desenvolvidas está o cartaz, que tem como objetivo informar o leitor acerca dos danos causados pelo descarte incorreto de celulares, sendo apresentado nesse trabalho pesquisas e análises que fundamentam todo o desenvolvimento desta peça. |
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INTRODUÇÃO |
A sustentabilidade não afeta somente o meio ambiente, mas também a sociedade em geral e a economia, onde os três juntos formam o tripé da sustentabilidade, que é extremamente importante, sendo necessário que estejam equilibrados, pois um afeta o outro. 儀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀氀愀ⴀ猀攀 洀甀椀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀 搀攀 瀀愀瀀椀猀Ⰰ 瀀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 瘀椀搀爀漀猀 攀 洀攀琀愀椀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 搀攀 氀愀搀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 爀攀猀搀甀漀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀漀 瀀爀攀樀甀搀椀挀椀愀椀猀 渀漀 猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀猀搀甀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 猀甀戀猀琀渀挀椀愀猀 琀砀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 愀漀 猀攀爀攀洀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀愀猀 椀渀挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀爀 猀漀氀漀Ⰰ 愀爀 攀 最甀愀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀
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A partir do tema escolhido, dos dados pesquisados pela própria agência e pesquisas anteriores, foi montada uma campanha de divulgação, e promovida uma ação de descarte de celulares dentro da faculdade, com o intuito de coletar o máximo possível para o descarte ecológico e ainda conscientizar e informar o público sobre o assunto abordado.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 攀洀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 椀琀攀渀猀 猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀攀氀攀 挀漀渀琀椀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 漀甀 愀洀戀漀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀 漀 甀猀漀 搀攀 愀洀戀漀猀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 愀氀最漀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 ᰀ䤠洀愀最攀洀 攀 瀀愀氀愀瘀爀愀 洀愀渀琀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 嬀⸀⸀⸀崀⸀ 䌀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀 愀 攀猀挀爀椀琀愀㬀 瘀椀瘀攀洀漀猀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 渀甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瘀椀猀甀愀氀ᴀ†⠀䐀䤀伀一촀匀䤀伀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀㤀⤀⸀
Para a campanha de conscientização do descarte correto de celulares, desenvolvida pela agência Trivium, uma das peças criadas foi o cartaz, que tem como principal função de comunicar algo à alguém. Segundo Castilho (2013, p.12) “o cartaz como peça de design gráfico, é essencialmente promocional: apresenta palavras e/ou imagens que devem ser passíveis de entendimento rápido e fácil”. É comum ele ter um visual muito bem trabalhado e ser apelativo, na tentativa de uma comunicação mais ágil. O cartaz é uma das principais ferramentas utilizadas na comunicação, por possuir variados formatos e tamanhos.䄀漀 瘀椀渀挀甀氀愀爀洀漀猀 漀 挀愀爀琀愀稀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 愀瀀攀氀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀
Após uma pesquisa quantitativa realizada por formulário eletrônico através da internet, foi observado que 60,8% dos entrevistados possuíam celulares sem uso; desses, 62% deixavam eles guardados. A partir desta informação foi desenvolvido o conceito criativo “Não me esqueça” para a campanha intitulada “Não guarde. Recicle”, com o objetivo geral de provocar identificação com nosso público-alvo, conscientizando a população sobre os danos causados ao meio ambiente quando não há o descarte correto dos celulares, levando-os a destinar seus aparelhos antigos em pontos de coleta adequado e mostrando que seu aparelho de celular antigo pode ser reciclado e voltar a ter uso de outra forma.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 愀瘀愀渀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀爀漀搀甀稀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 攀 漀琀椀洀椀稀愀攀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 最攀爀愀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 樀 攀猀琀 搀攀 愀氀最甀洀 洀漀搀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀 昀愀戀爀椀挀愀搀漀猀 挀漀洀 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀攀 瘀椀搀愀 切琀椀氀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀攀渀漀爀Ⰰ 琀攀渀搀漀 搀愀琀愀 洀愀爀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 漀戀猀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀Ⰰ 琀攀爀洀漀 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀攀 㤀㈀ Ⰰ 挀漀洀 漀猀 昀愀戀爀椀挀愀渀琀攀猀 搀攀 氀洀瀀愀搀愀猀 攀氀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀攀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀愀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 洀愀椀猀 瘀愀渀琀愀樀漀猀漀 瀀愀爀愀 攀氀攀猀 猀攀 猀攀甀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀甀爀愀猀猀攀 洀攀渀漀猀 ⠀倀䄀䐀䤀䰀䠀䄀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀
Segundo Padilha (2016), o mercado de celulares é um dos melhores exemplos do emprego da obsolescência programada e pela lei da logística reversa (BRASIL, 2010), os fabricantes e vendedores têm a obrigação de recolher adequadamente os celulares, mas na prática, não é exatamente o que acontece. Muitos ainda dizem que estão se adequando a lei, não disponibilizam informações sobre o local de descarte correto e com isso o consumidor que aderiu a um novo aparelho, fica sem informações sobre o que fazer com o celular que não vai mais usar, o que faz com que muitos guardem, mas que outros acabem descartando no lixo comum. 䄀 最爀愀渀搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀椀猀琀愀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 猀攀琀漀爀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 瘀 瀀愀爀愀 漀 氀椀砀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 挀攀氀甀氀愀爀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 琀砀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀 瀀漀搀攀洀 挀愀甀猀愀爀 搀愀渀漀猀 愀漀 猀漀氀漀 愀漀 猀攀爀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 攀洀 愀琀攀爀爀漀猀 漀甀 氀椀砀攀猀 ⠀䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ 䬀愀爀攀渀㬀 䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ 䬀愀琀琀礀㬀 倀䔀刀䄀䰀䔀匀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀⸀ 伀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 琀砀椀挀漀猀 渀攀氀攀 挀漀渀琀椀搀漀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀爀 氀攀渀椀猀 昀爀攀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 最甀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀猀漀洀攀洀⸀
Para entender melhor o mercado de celulares, foram realizadas diversas pesquisas sobre o tema. Segundo a TELEGEOGRAPHY (2015), renomada empresa americana que realiza pesquisa e consultoria no mercado de telecomunicações, existe mais de 7,1 bilhões de celulares ativos no mundo. Só no Brasil esse número chegou a 252,1 milhões até setembro de 2016 (TELECO, 2016). Os dados fornecidos pela TELECO (2016) revelam que já existem mais celulares do que brasileiros, sendo 121,64 celulares para cada 100 habitantes. Contudo, segundo dados da Eco-Cel (LOPES, 2013), empresa de reciclagem de celulares no Brasil, apenas 2% dessas pessoas, destinam seus aparelhos celulares sem uso para a reciclagem, considerando que até 80% destes aparelhos podem ser reciclados.䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 愀最渀挀椀愀 昀漀椀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 焀甀攀 昀愀氀愀猀猀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀 搀攀猀猀攀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 攀 漀渀搀攀 搀攀猀挀愀爀琀ⴀ氀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀漀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䐀愀猀 㔀 ㈀ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 㔀㌀Ⰰ㌀─ 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀 琀爀漀挀愀洀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀攀氀甀氀愀爀 攀渀琀爀攀 搀漀椀猀 漀甀 洀愀椀猀 愀渀漀猀㬀 㔀㜀Ⰰ㌀─ 琀爀漀挀愀洀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 焀甀愀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀戀爀愀Ⰰ 攀 ㌀Ⰰ㔀─ 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀攀 樀 攀猀琀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀椀渀搀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 焀甀攀 洀愀椀猀 搀攀 㘀 ─ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 猀攀洀 甀猀漀 攀 焀甀攀 搀攀椀砀愀洀 最甀愀爀搀愀搀漀猀 瀀漀爀 渀漀 猀愀戀攀爀攀洀 漀渀搀攀 搀攀猀挀愀爀琀ⴀ氀漀猀⸀ 䐀攀猀猀攀猀Ⰰ 㠀㘀Ⰰ㤀─ 愀氀攀最愀洀 焀甀攀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀猀⸀ 䴀愀猀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 猀攀洀 甀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 渀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 挀漀爀爀攀琀漀猀 搀攀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 猀漀洀愀渀搀漀 㤀㠀Ⰰ㈀─ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Com o conceito criativo definido, a agência partiu para a criação do cartaz. Estipulou-se que o celular deveria ter destaque, pois era necessário chamar a atenção das pessoas para o principal item da campanha de descarte correto.
A simples escolha de um ponto de vista, que seguidamente se materializa pelo enquadramento, constitui já, seja qual for a forma da fotografia, um compromisso marcado com uma certa subjetividade. O olhar que participa na delimitação de um determinado campo visual, e, por consequência, na constituição de uma realidade própria do fotógrafo, é a primeira manifestação deste compromisso (BAURET, 1992, p.43).
Na fotografia utilizada para a criação da peça, foi preciso ter a percepção de que o celular seria o objeto principal da foto e os demais objetos que compuseram a cena em torno do celular, serviriam para a caracterização da propaganda em sua arte final, pois dispuseram-se frases específicas que caracterizam o tema da peça. Na hora da captação a mão do modelo e o celular foram deixados em foco no primeiro plano, enquanto todo o resto da cena foram desfocados.ऀ倀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 愀爀琀攀 搀愀 昀漀琀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀氀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀椀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 倀漀瀀 䄀爀琀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀 搀漀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀洀 猀甀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 瀀椀渀琀甀爀愀猀Ⰰ 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 攀 甀猀愀洀漀猀 搀攀猀猀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 漀 挀愀爀琀愀稀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 猀甀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀⸀ 䄀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 愀 倀漀瀀 䄀爀琀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 椀渀切洀攀爀愀猀 挀爀椀愀攀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 挀漀洀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 漀 搀甀漀琀漀渀攀⸀
O duotone é caracterizado pela utilização de apenas duas cores, uma em contraposição à outra, em toda a imagem (SANTANA, 2016). Dessa maneira, pode-se dar maior discrepância à imagem em relação às outras ilustrações, chamando mais atenção e dando maior diferenciação. O duotone inicialmente era usado para fotos em tons sépia, mas percebeu-se o potencial de trabalha-lo em outras cores, e o resultado foi algo completamente satisfatório. Santana (2016) afirma que “Muitos designers trabalham com esse tipo de mistura de cores para trazer uma proposta visual diferente”.
A reprodução de meios tons de uma imagem usando a sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor, é chamado de duotone. Em processos de produção gráfica, este processo requer a utilização de cores PANTONE em vez do CMYK na impressão. Isso quer dizer que utiliza-se o preto para as sombras e um tom mais claro de outra cor para tons médios e realces. Geralmente é utilizado para criar efeitos de sépia usando pretos e amarelo. Mas isso não quer dizer que não se possa utilizar em outras cores como o azul e vermelho, por exemplo. Trabalhar com esta técnica pode trazer resultados satisfatórios e excelentes no seu projeto. O mixer de cores com certeza é um dos principais fatores de um bom design e uma boa comunicação (SANTANA, 2016).ऀ
Utilizar cores distintas como vermelho e azul escuro; roxo e amarelo; azul claro e roxo; amarelo e rosa escuro, sempre vibrantes, uma oposta à outra (escura e claro) e por vezes dando a impressão de serem cores neon por conta da contraposição de cores, virou uma tendência, principalmente no digital, onde sites e aplicativos buscam por uma diferenciação, no meio de tanto conteúdo.䔀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 瘀攀洀 最愀渀栀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀愀猀 愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ匠攀 琀漀挀愀 攀 昀愀氀愀ᴀ†搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀 䘀⼀一愀稀挀愀 匀愀愀琀挀栀椀 ☀ 匀愀愀琀挀栀椀 瀀愀爀愀 愀 䘀甀渀搀愀漀 䰀愀漀 刀漀猀愀 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㔀Ⰰ 洀猀 洀甀渀搀椀愀氀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀Ⰰ 焀甀攀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 昀愀稀攀爀攀洀 漀 愀甀琀漀攀砀愀洀攀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 漀 琀愀戀甀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 瀀攀椀琀漀猀 攀 猀愀切搀攀 ⠀䘀⼀一䄀娀䌀䄀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀
A partir dessas referências, foi idealizado para a campanha “Não guarde. Recicle” a utilização dessa técnica, procurando desta maneira chamar a atenção do público alvo com uma mensagem moderna e chamativa, mas sem tirar o foco da campanha. Com o intuito de deixar o celular em destaque, ele foi o único elemento que ficou com a cor original.䄀瀀猀 搀攀挀椀搀椀爀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀Ⰰ 猀攀 搀攀甀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 攀猀琀愀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀爀攀洀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀猀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀愀猀Ⰰ 攀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 挀漀洀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 洀甀椀琀漀 挀漀氀漀爀椀搀愀 挀漀洀漀 猀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 搀甀漀琀漀渀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 焀甀愀渀搀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀Ⰰ 攀氀愀 樀 攀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀攀猀 挀漀洀 琀攀砀琀漀猀 挀甀爀琀漀猀⸀ ᰀ删愀氀攀眀愀礀ᴀ† 漀 渀漀洀攀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀⸀ 匀甀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 攀 甀猀漀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀猀搀攀 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 䰀椀最栀琀 愀琀 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 戀漀氀搀⸀
O próximo passo foi a inserção dessa tipografia na foto já editada em duotone, onde a mensagem verbal foi colocada de forma a provocar uma leitura fluida, começando com a legenda na parte superior esquerda do cartaz e finalizando com a assinatura da peça, na zona inferior direita.䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀爀愀猀攀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 愀猀猀椀渀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀攀氀甀氀愀爀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀渀琀爀漀瀀漀洀漀爀昀椀稀愀爀 漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瘀渀挀甀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 一愀 昀愀氀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀氀攀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 樀甀渀琀漀猀 攀 氀漀最漀 愀瀀猀 搀攀洀漀猀琀爀愀 猀攀甀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瀀攀最漀 愀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 渀愀 昀爀愀猀攀 ᰀ䘠甀椀 猀攀甀猀 漀氀栀漀猀 焀甀愀渀搀漀 瘀漀挀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 瘀攀爀Ⰰ 攀渀琀漀 渀漀 洀攀 攀猀焀甀攀愀 渀愀 最愀瘀攀琀愀 焀甀愀渀搀漀 漀甀琀爀漀 挀攀氀甀氀愀爀 挀栀攀最愀爀⸀ᴀ
Logo abaixo foram inseridas informações de apelo racional, por meio de dados estatísticos verdadeiros da reciclagem no Brasil. Esses textos tem como objetivo alertar o leitor da real situação do país atualmente, com a proposta de ser um incentivo maior para a pessoa optar pelo descarte correto de seus aparelho sem uso.䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 琀愀洀戀洀 甀洀 愀瀀攀氀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀琀攀猀琀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 愀渀琀椀最漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀攀爀椀最漀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 渀愀琀甀爀攀稀愀 挀愀猀漀 攀氀攀 猀攀樀愀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 椀渀挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 爀攀瘀攀氀愀 愀氀最甀渀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 攀 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀椀砀愀搀愀猀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀 瘀愀爀椀愀漀 搀愀 昀漀渀琀攀 攀洀 戀漀氀搀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀
A construção do texto na parte inferior esquerda do cartaz termina com uma frase imperativa “Recicle seu celular”, que é aquela onde o emissor da mensagem dá uma ordem, conselho ou pedido. Neste caso, aplica-se como um pedido, dando ênfase a essa ação. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Após a realização de todas as pesquisas sobre o tema de descarte correto de celulares, a agência Trivium pode perceber a grande quantidade de aparelhos existentes, chegando a superar o número de pessoas aqui no Brasil. A partir disso foi realizada uma pesquisa quantitativa para descobrir o hábito das pessoas com esses celulares e a agência percebeu a grande falta de engajamento das pessoas em reciclar seus aparelhos sem uso, que acabam em grande maioria sendo deixado guardados, e a ausência de campanhas que abordem esse assunto.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 琀漀搀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀攀 ᰀ丠漀 最甀愀爀搀攀⸀ 刀攀挀椀挀氀攀ᴀⰠ 挀甀樀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀愀渀漀猀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 椀渀挀漀爀爀攀琀漀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀⸀
Todas as peças da campanha foram desenvolvidas a partir do conceito criativo “Não me esqueça”, que remete ao hábito das pessoas de deixarem seus celulares antigos guardados em casa, como revelou a pesquisa feita. 伀 挀愀爀琀愀稀 琀攀洀 挀愀爀琀攀爀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀 搀攀 愀洀戀漀猀 漀猀 猀攀砀漀猀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 猀 挀氀愀猀猀攀猀 䄀Ⰰ 䈀Ⰰ 䌀 攀 䐀 搀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀最渀挀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 渀漀漀 搀漀 焀甀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 攀 漀 瀀漀爀焀甀 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀猀猀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀爀 挀漀洀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 瀀爀攀渀搀攀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Para esta peça, o estudo sobre arte, fotografia e cinema, foram imprescindíveis para a criação da campanha, uma vez que para impactar o público, foi de suma importância, entender através da arte, quais eram as tendências e estilos mais marcantes para que com base neles, a agência Trivium pudesse chegar à temática do projeto diferenciando-se dos demais.一漀 猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀猀琀愀甀爀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀漀 搀椀稀 渀漀 䄀爀琀椀最漀 ㈀㈀㔀Ⰰ 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 㤀㠀㠀㨀
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