ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00566</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Apoie o descarte consciente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Manoel Lino Fonseca (Universidade Metodista de São Paulo); Natali Parente Duarte Martins (Universidade Metodista de São Paulo); Maria Helena de Oliveira Mance (Universidade Metodista de São Paulo); Rafael Pascoal Camargo da Luz (Universidade Metodista de São Paulo); Caroline Santos de Oliveira (Universidade Metodista de São Paulo); Felipe Andrade Anastácio (Universidade Metodista de São Paulo); Letícia do Nascimento (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo); Luma Fernanda Marques Pereira (Universidade Metodista de São Paulo); Nilson Cacioli Neto (Universidade Metodista de São Paulo); Guilherme Diniz (Universidade Metodista de São Paulo); Ana Carolina de Souza Alencar (Universidade Metodista de São Paulo); Marcel Tunelli (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Coleta Seletiva, Cápsulas de café, Sustentabilidade, Resíduos sólidos, Publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Resumo O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo e teve como objetivo a criação de uma campanha publicitária com o tema  Sustentabilidade e Publicidade  Coleta seletiva e descarte de resíduos sólidos . O tema escolhido foi o descarte de cápsulas de café, foram desenvolvidas diversas peças para conscientização dos problemas gerados pelo descarte incorreto destas cápsulas, visando minimizar danos para o meio ambiente. A proposta é um comercial para televisão no formato de 30 segundos, em que se procura instigar o público à reflexão a partir do mote criativo do conceito de opostos:  Uma não é nada, mas a quantidade que cada um usa é demais . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante muito tempo,  ser sustentável foi algo totalmente ignorado por diversas empresas, mas nos dias atuais, a situação é totalmente diferente. Para se obter uma boa relação com a sociedade em geral, principalmente com seus consumidores, e para que a empresa consiga crescer e conquistar a confiança do seu público-alvo, é necessário que sejam transparentes e demonstrem interesse em preservar o meio ambiente. Ao ver a necessidade da sociedade se tornar mais sustentável, surge a necessidade de uma comunicação sobre a sustentabilidade para informar os problemas e tentar fazer com que as pessoas se conscientizem mais sobre o assunto. Por meio deste, a proposta foi desenvolver uma campanha de alerta ao público que consome cápsulas de café, também de possíveis consumidores desse produto, e conscientizá-los que o descarte correto é necessário e fundamental. Segundo a organização Internacional do Café,  o café é o segundo produto mais comercializado depois do petróleo , por isso as cápsulas estão se tornando um grande problema no mundo, apesar de algumas pessoas ainda adquirirem apenas pelo status agregado. Com essa campanha, pretendemos educar os consumidores desse produto a fim de prevenir algo que tem o potencial de se tornar um problema ecológico tão grande quanto os atuais, como por exemplo, o plástico, o derramamento de petróleo e a emissão de CO2. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O consumo de café no Brasil vai além do prazer de saborear, é cultural e marca a nossa história. Com o passar do tempo, a forma de tomar café foi passando por uma transformação. Novas possibilidades de consumo do produto foram surgindo; as cápsulas de café chegaram para revolucionar, desde os aspectos do status até a praticidade que essas pequenas cápsulas trazem para o dia a dia. Fazer um café expresso em casa é algo que agrada totalmente os apaixonados pelo produto e muda a vida de muitas pessoas: em diversos locais, já se tornaram indispensáveis. Este produto chegou ao Brasil há dez anos e apenas no ano de 2013 foram produzidas mais de oito milhões de cápsulas descartáveis, número suficiente para dar a volta ao mundo 11 vezes. Apesar de apresentar benefícios para a sociedade, se descartadas de forma incorreta e em lugares impróprios, podem causar enormes problemas ambientais. Poucos se perguntam sobre uma questão simples: como se descarta estas cápsulas? Estas são compostas por três materiais diferentes: plástico, alumínio e borra de café. Como se sabe, os dois primeiros citados já geram grandes problemas para o meio ambiente, mas quando unimos os dois mais a borra de café, estamos falando de um produto em potencial e que pode acarretar grandes problemas à sociedade em geral. Com isso, deixamos claro que o nosso objetivo com o comercial falando sobre as cápsulas de café é de conscientizar a necessidade do descarte correto deste material que parece ser tão pequeno, mas quando encontrado em grande quantidade pode trazer danos terríveis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao se deparar com o produto em questão para a elaboração da campanha, decidimos propor o conceito criativo de  Opostos , em que foram levadas em consideração questões como: as cápsulas de café podem ser pequenas, mas os problemas que podem causar naturalmente são enormes. E também:  não é apenas uma cápsula de café. Assim, informamos ao consumidor que as cápsulas apesar de pequenas, não são inofensivas e podem sim acarretar grandes problemas ao meio ambiente. No roteiro produzido, procuramos dar destaque para a quantidade, atrair o olhar do público-alvo para a questão do grande acúmulo, mostrar que muitas vezes mesmo acreditando que seja algo pequeno, precisamos parar, observar, compreender e refletir que nas pequenas atitudes podemos evitar os grandes problemas, que no futuro trarão consequências irremediáveis para a vida de todos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia na publicidade começou a ser incorporada em meados do século XIX, quando a imprensa e a própria propaganda eram somente compostas por textos em preto e branco. Entretanto, com o avanço da tecnologia e com as propriedades fotográficas cada vez mais avançadas, a fotografia foi conquistando seu espaço na comunicação, incorporando-se totalmente a partir do século XX, principalmente pelas agências de publicidade. O conceito da campanha da Agência Traço, formada pelos alunos do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP-SBC), baseia-se principalmente na ideia do minimalismo; movimento artístico em que o principal conceito é a utilização de poucos elementos gráficos. Na área da fotografia, um dos principais artistas que utiliza essa técnica é o fotógrafo Michael Kenna; elementos muito básicos, bem como o preto e branco, são utilizados em suas fotos, transmitindo assim suas perspectivas através do minimalismo fotográfico. Sabendo disso, a Agência Traço utilizou como referência o conceito do minimalismo para transmitir ao consumidor dos problemas que o descarte inadequado da cápsula de café pode trazer ao ecossistema. Com base nessa afirmação, a foto utilizada na campanha foi feita do ângulo de cima para mostrar o contraste entre o tamanho da cápsula e a extensão da dificuldade que poderá causar se for descartado de forma inadequada. Uma mensagem pode ser transmitida de várias formas, através de uma imagem, da escrita, de sons, entre outros. Com o advento do cinema, a comunicação alcançou um novo estágio, em que é possível ver o movimento na imagem. Desta forma, outros caminhos comunicacionais poderiam ser explorados. A partir desse momento, os filmes começaram a desenvolver uma linguagem própria: montagens, metáforas visuais e até a forma de filmagem poderiam esconder uma mensagem que seria ou não assimilada pelo espectador; esta mensagem muitas vezes complementa a cena, enriquecendo a mesma. A Agência Traço produziu um filme publicitário de trinta segundos, seguindo o tema da campanha: descarte correto de cápsulas de café. A peça começa com uma tomada em que a câmera está acima de uma única cápsula em um fundo infinito branco, utilizando ângulo Plongée. No filme publicitário este ângulo foi utilizado justamente para inferiorizar a cápsula de café, mostrando a visão mais comum dela, onde muitos as consideram inofensiva pelo seu tamanho. O oposto foi utilizado logo após, quando a câmera lentamente muda seu ângulo, filmando a cápsula de baixo para cima, esse que recebe o nome de Contra-Plongée e é utilizado para enaltecer o que está sendo filmado, criando a sensação de grandiosidade. Não se sabe exatamente quem é o criador dessa técnica, porém um diretor que a transformou em sua marca e a utilizou como elemento para construção de sentido foi Orson Welles, diretor de clássicos como Cidadão Kane, ele utilizava muito do contra-plongée para dar o sentimento de drama e fazer os personagens parecerem mais ameaçadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao desenvolver o vídeo, procuramos demonstrar que coisas pequenas fazem toda a diferença quando possui uma recorrência, trazendo o foco para o desperdício e acúmulo de cápsulas de café. Para conseguir reproduzir isso, entramos em contato com diversas pessoas conhecidas que sabíamos que faziam o uso desse material e pedimos que elas guardassem as cápsulas após o consumo. Quanto ao local onde gravamos o comercial, utilizamos um dos estúdios de gravação da universidade, foi utilizado: iluminação, uma mesa para poder colocar as cápsulas de café e uma câmera fotográfica Semi-Profissional (Nikon D5100). Utilizamos do mecanismo de tracking para aplicar o efeito de revelação: o plano é movimentado para a direita, enquanto cápsulas são colocadas em cena junto às informações e este movimento termina com uma pilha de cápsulas. A filmagem aconteceu em São Bernardo do Campo, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. A gravação durou cerca de 4 horas, e contou com um período de cerca de 2 dias para edição e finalização. Para uma produção mais eficaz, antes de realizá-la desenvolvemos um roteiro, para que a gravação fosse realizada de uma maneira mais prática e com uma sequência melhor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No projeto, focamos em dois assuntos muito importantes: a interconexão da publicidade com a sustentabilidade - que sem dúvidas é muito importante e, pode sim fazer a diferença, pois é de suma importância comunicar que o problema que do descarte incorreto das cápsulas de café está causando em nosso planeta. Com base nesses dados, analisamos as peças que foram desenvolvidas, com orientações de nossos professores. Verificamos o quão importante é a união entre publicidade e sustentabilidade, pois é por meio dela que informamos e conscientizamos as pessoas sobre coleta seletiva e descarte correto de resíduos sólidos, e assim conseguimos de alguma forma mudar a postura das pessoas e salvar o nosso planeta. Com isso, desenvolvemos uma campanha de conscientização e focada no descarte incorreto de cápsulas de café, mostrando ao público que uma pequena atitude pode fazer toda diferença, como descartar a cápsula nos locais incorretos. Já quando começamos mudar as atitudes a partir de pequenas coisas, podemos trazer uma esperança de um futuro mais sustentável e melhor para a humanidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação ambiental e publicidade: Uma relação possível. 2007. 173 p. Tese de pós-graduação em comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo. BROWN, Blain. Cinematografia: Teoria e prática. 1.Ed. São Paulo: Campus, 2012. 384 p. FERREIRA, Eduardo Camillo K. Minimalismo e Design Minimalista. 2010. 22 p.9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 60 NEUTE, Fernanda.  O que é minimalismo , Feliz Com a Vida. Disponível em http://www.felizcomavida.com/minimalismo . Acesso em 04 de novembro de 2016 LOPES, Patrícia.  Minimalismo , Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/artes/minimalismo.htm . Acesso em 04 de novembro de 2016. ARTY, David. Guia sobre Tipografia [Parte 01] Escolhendo a fonte certa , Chiefof Design. Disponível em: http://chiefofdesign.com.br/guia-tipografia-parte-01/ . Acesso em 07 de Novembro de 2016. EFE, Agência.  Empresas de café buscam soluções ecológicas para descarte de cápsulas , Revista Globo Rural. Disponível em http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI259104-18077,00-EMPRESAS+DE+CAFE+BUSCAM+SOLUCOES+ECOLOGICAS+PARA+DESCARTE+DE+CAPSULAS.html . Acesso em 11 de novembro de 2016. CUNHA, Joana.  Febre das cápsulas de café não é acompanhada pela reciclagem , Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1732854-febre-das-capsulas-de-cafe-nao-e-acompanhada-pela-reciclagem.shtml . Acesso em 09 de Novembro de 2016. FERREIRA, Venilson.  Mercado de café em cápsula no Brasil cresce 50% ao ano , Globo Rural. Disponível em http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2015/04/mercado-de-cafe-em-capsula-no-brasil-cresce-50-ao-ano.html . Acesso em 09 de Novembro de 2016. <br><br> </td></tr></table></body></html>