INSCRIÇÃO: 00572
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: Tá no Foco
 
AUTORES: Matheus Nemesio Fazolin (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Thomaz Petrone Brasil (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Luis Fernando Rodrigues Cesarotti (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)
 
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo, Jornalismo regional, Webjornalismo, Agência Júnior,
 
RESUMO
O Tá no Foco é um projeto iniciado no primeiro semestre de 2016 e faz parte da Agência Experimental de Comunicação e Artes do curso de Jornalismo do Ceunsp. O projeto tem como objetivo principal a produção de matérias jornalísticas no formato de vídeo, visando agregar em uma só matéria o maior número de informação, especialistas e personagens que estejam envolvidos com o assunto. O formato das reportagens do "Tá no Foco" segue os já consagrados no mundo televisivo.
 
INTRODUÇÃO
O Tá no Foco é a readequação de um projeto chamando 20contar, que a cada semestre lançava um programa temático de 20 minutos, divulgando na faculdade e na internet todo o conteúdo agregado durante os cinco meses de apuração, gravação e pesquisa. No fim do ano letivo de 2015, o professor orientador Fernando Cesarotti sugeriu que o projeto 20contar mudasse de rumo e ganhasse um formato mais ágil, com matérias independentes e não um programa completo. A equipe foi reformulada e surgiu o Tá no Foco, com o objetivo de produzir, apurar e exibir de matérias telejornalísticas sobre assuntos que eram destaque em nossa. Com a equipe montada, as reuniões de pautas foram realizadas, as equipes montadas e gravações executadas. Para as pautas não ficarem cansativas e os alunos poderem fazer um intercâmbio de informações, a cada pauta as equipes mudavam. Os alunos eram responsáveis por roteiro, cronograma de gravação, apuração da pauta, encontrar personagens e apresentar a matéria. No primeiro semestre buscamos trabalhar com pautas mais próximas de nós, dentro da faculdade, para que os alunos que não tinham contato com o vídeo e com a rotina de telejornalismo pudessem se adequar. No fim do primeiro semestre e durante todo o segundo semestre o número de gravações externas cresceu e os alunos conseguiram fazer roteiros e gravações por si só, sem precisar de um apoio firme da direção. Além das matérias jornalísticas, os alunos repórteres eram responsáveis por boletins semanais de prestação de serviço, curiosidades ou eventos relevantes. Para alcançar o grande público da internet, adotamos o formato de selfievídeo para os boletins. Neste formato, o próprio repórter segura um celular ou câmera e grava seu conteúdo. Para auxiliar a divulgação, usamos as redes sociais Facebook, Instagram, Snapchat e principalmente o Youtube, que foi onde hospedamos nosso material. A primeira rede citada foi a mais usada e a que mais houve consumo de conteúdo pelos usuários.
 
OBJETIVO
O telejornalismo pode ser considerado o meio de comunicação mais visado pelos estudantes e o que os influenciou a iniciar o estudo em Jornalismo. Juntando isto com o intuito de aprender que a Agência Experimental de Comunicação e Artes deve passar aos alunos, o Tá no Foco surgiu com o objetivo de ensinar aos alunos interessados a rotina do telejornalismo. Como o produto final são reportagens em vídeo, a divulgação faz parte do projeto, visando informar os espectadores que nos seguem nas redes sociais. Os objetivos principais do projeto podem resumir-sea: • Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) • Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) • Divulgação (mostrar, divulgar, comunicar, apresentar) Diante das pautas que escolhemos pudemos explorar mais sobre os assuntos, buscar olhar diferentes pontos de vistas, ouvir moradores, pessoas que afetadas, o poder público e a opinião da população. Através das nossas matérias, descrevemos o sentimento, os detalhes e caracterizamos a situação em si para que os espectadores pudessem ter todos os pontos de vistas possíveis para a formação de sua opinião. Fomos sempre imparciais nas notícias e em nossas apurações, para que no último estágio de todos, a divulgação, o nosso espectador pudesse ter uma matéria completa. Para que nosso conteúdo pudesse ser mais explorado, no segundo semestre de 2016 fizemos uma parceria com o Jornal Expresso, liderado pelos alunos Fábio Morita e Mateus Storti. Sendo assim, a cada reportagem em vídeo, um dos integrantes da pauta deveriam fazer uma matéria escrita, para ser veiculada no Jornal Expresso. Desde que começamos nossa parceria, diversas matérias foram postadas no portal desta AECA no Medium e algumas foram para a versão impressa.
 
JUSTIFICATIVA
Um dos objetivos principais que nos motivaram a levar adiante a ideia do Tá no Foco é que como estudantes de Jornalismo, teríamos a liberdade de poder falar sobre qualquer assunto, sem pressão de chefes e ideologias de veículos de comunicação. Visto isso, durante nosso ano letivo abordamos pautas como ideologia de gênero, preços abusivos dos transportes privados que levam os alunos à faculdade, obras públicas que só foram inauguradas em ano eleitoral entre outros assuntos. Tais temas deram aos integrantes do grupo uma grande autonomia de trabalho, onde pudemos buscar personagens que expressaram a real situação de viver numa cidade em que mesmo após dois anos a grande crise hídrica, ainda viviam sem água. ਀伀 吀 渀漀 䘀漀挀漀 渀漀  甀洀愀 䄀䔀䌀䄀 瀀愀猀猀愀最攀椀爀愀Ⰰ 瘀椀猀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 猀攀甀 瀀爀漀樀攀琀漀  挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 搀甀爀愀爀 愀渀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀  ᰀ焠甀攀渀琀攀ᴀⰠ 挀漀洀漀 挀栀愀洀愀洀漀猀 渀漀 樀愀爀最漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 渀漀瘀漀猀 戀漀氀攀琀椀渀猀 攀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀愀 琀椀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 搀攀 匀愀氀琀漀⸀ 嘀椀猀琀漀 焀甀攀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 漀渀搀愀 搀攀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 瀀漀爀琀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀猀 ㄀  挀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 洀愀椀猀 挀甀爀琀椀搀愀猀Ⰰ 漀椀琀漀 猀漀 挀椀搀愀搀攀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 搀愀 渀漀猀猀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀甀氀椀猀琀愀 攀 䴀愀渀愀甀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀 攀猀猀愀 氀椀猀琀愀⸀ Em primeiro lugar das cidades em que mais obtemos seguidores está Salto, com 297 curtidas. Justamente a cidade em que a faculdade se localiza, provando ser um ótimo local para que os alunos e população da cidade se mantenham informados. Em seguida vem Itu e Sorocaba.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O Tá no Foco é guiado por uma única questão: a produção independente de notícias factuais que cercam a região de Salto, onde se localiza o campus do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio que reúne os cursos de Comunicação Social, como o de jornalismo.਀一漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀洀愀 搀愀猀 渀漀猀猀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 昀漀椀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀 猀攀最甀渀搀漀 愀渀漀 ⠀㄀먀 攀 ㌀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀⤀ 猀漀戀爀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 渀愀 最爀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  氀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 ㌀먀 愀渀漀Ⰰ 㘀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀爀椀猀愀爀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 愀渀漀 ⠀焀甀攀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 䄀䔀䌀䄀 渀漀 㔀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀⤀ 渀漀 琀椀渀栀愀洀 琀椀搀漀 愀 愀甀氀愀 愀椀渀搀愀⸀  Para que todos pudessem falar a mesma língua, tivemos dias reservados para que os alunos líderes pudessem explicar para os alunos a linguagem de TV, com direito a todos os seus elementos: roteiro, apresentação, apuração com coleta de imagens, entre outros.਀伀甀琀爀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 焀甀攀 氀漀最漀 昀漀椀 猀愀渀愀搀愀 昀漀椀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 攀洀 甀洀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 眀攀戀猀椀琀攀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 樀漀爀渀愀椀猀⸀ 준 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀  洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀  琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 吀嘀⸀ 䄀氀洀 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀昀椀渀愀搀愀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 搀攀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 氀愀瀀攀氀愀猀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 琀爀椀瀀Ⰰ 瀀椀氀栀愀猀Ⰰ 戀愀琀攀爀椀愀猀 攀 洀愀椀猀 甀洀愀 椀渀昀椀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀椀猀愀猀⸀  O Ceunsp não disponibiliza equipamentos para usarmos fora da faculdade e, mesmo quando precisamos usar dentro do campus, a burocracia não acompanha a rapidez da notícia. Por este motivo, precisamos durante todo o ano letivo usar câmeras, lapelas, gravadores e tripés da equipe de Rádio, TV e Internet, além de muitos equipamentos de propriedade dos alunos. “A união faz a força”, no caso, não foi mero ditado, e sim um lema de trabalho.਀䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 瘀攀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 瀀攀氀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 匀愀洀戀愀吀攀挀栀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 㘀 ─ 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀猀猀椀猀琀攀洀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀 漀猀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀 洀攀渀漀猀 搀攀 ㄀ 洀椀渀甀琀漀 搀攀 搀甀爀愀漀 攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀漀 瘀搀攀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀夀漀甀琀甀戀攀 攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀漀爀愀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀⤀Ⰰ 洀攀渀漀爀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀攀洀 愀漀 瘀搀攀漀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀⸀ Pensando nisso, a equipe, sob orientação do professor Cesarotti, definiu que as matérias teriam duração entre quatro e cinco minutos, enquanto os “boletins” não passariam de dois minutos e trinta segundos,’ forçando com que quem está assistindo fique até o final de nosso conteúdo e tenha vontade de assistir à próxima reportagem, que seria publicada na semana seguinte. ਀䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 琀愀洀戀洀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀渀搀攀 攀爀愀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 戀漀氀攀琀椀渀猀Ⰰ 愀最攀渀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 瀀漀搀椀愀洀 渀漀猀 猀攀最甀椀爀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 渀漀 渀漀猀猀漀 挀愀渀愀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀爀愀洀 瀀漀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀 渀漀猀猀漀 匀渀愀瀀挀栀愀琀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀瘀愀 渀漀猀猀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀 渀漀猀猀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀攀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀椀愀 琀愀洀戀洀 ᰀ朠椀昀猀ᴀ†搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 愀渀琀椀最愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 愀氀最甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 樀 瀀漀猀琀愀搀愀⸀  Tudo isso foi uma estratégia que tivemos para deixar nosso público mais próximo a nós e fazer com que eles pudessem nos acompanhar de modo mais intenso.਀䌀愀搀愀 搀椀愀 搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 愀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 攀爀愀 挀椀爀挀甀氀愀搀愀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 • Segunda-feira: Uma foto relacionada a bastidores de matérias é postada no Instagram e compartilhada no Facebook.਀∀ठ吀攀爀愀ⴀ䘀攀椀爀愀㨀 伀 䈀漀氀攀琀椀洀 漀渀搀攀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀  瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 漀甀 攀瘀攀渀琀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀  瀀漀猀琀愀搀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ • Quarta-Feira: O “Gif”, com fotos de alguma matéria já postada é feito e postado para que quem ainda não viu a matéria possa ver, e quem já viu, relembrar.਀∀ठ儀甀椀渀琀愀ⴀ䘀攀椀爀愀㨀 䐀椀愀 搀愀 䄀最攀渀搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 昀椀洀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ • Sexta-feira: Dia de lançamento da matéria no Youtube e compartilhada no Facebook. ਀䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀猀愀 最爀愀渀搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀爀愀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 渀漀 昀椀挀愀猀猀攀洀 ᰀ瀠愀爀愀搀愀猀ᴀⰠ 猀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䘀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀洀瀀爀攀 昀椀挀愀猀猀攀 愀琀攀渀琀漀 愀 渀漀猀猀愀 爀攀搀攀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 猀攀最甀椀搀漀爀 猀愀戀椀愀 焀甀攀 琀漀搀漀 搀椀愀 琀攀爀椀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀洀 渀漀猀猀愀 昀愀渀瀀愀最攀⸀  ਀ᰀ䄠 琀攀渀搀渀挀椀愀  瘀攀爀洀漀猀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀 挀攀渀琀爀漀  搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀攀瘀漀氀甀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀ⴀ愀 漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 愀琀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀  攀 洀漀搀椀昀椀挀愀 漀 洀甀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀愀 搀漀 焀甀攀 椀洀愀最椀洀愀渀漀猀⸀ 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀愀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀⸀ 䄀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 瀀爀漀洀漀瘀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀最漀爀愀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 猀攀 挀漀渀琀爀椀 挀漀洀漀 猀攀 琀椀瘀猀猀攀洀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 氀椀渀欀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 洀攀渀琀攀⸀ᴀ†⠀倀愀琀攀爀渀漀猀琀爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀  ਀䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 猀攀最甀椀甀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀㨀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 猀攀爀椀愀 瀀漀爀 琀攀洀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 攀氀攀 琀攀爀椀愀 焀甀攀 琀攀爀 愀氀最甀洀愀 椀渀昀氀渀挀椀愀 搀椀爀攀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 䌀攀甀渀猀瀀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 ᰀ挠漀爀 氀漀挀愀氀ᴀ⸠ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀 唀戀攀爀Ⰰ 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 匀漀爀漀挀愀戀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀琀爀瀀漀氀攀 攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀最椀漀 愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 漀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 吀愀洀戀攀洀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 䌀攀甀渀猀瀀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀漀甀 猀漀戀爀攀 愀 愀焀甀椀猀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀甀氀椀猀琀愀渀漀 䌀爀甀稀攀椀爀漀 搀漀 匀甀氀⸀ A realidade regional também foi mostrada. Por ser período eleitoral, a equipe realizou no encerramento do primeiro semestre uma reportagem especial sobre obras atrasadas na região que contou com filmagens em três cidades: Sorocaba, onde foi apontada a demora na inauguração do novo ginásio da cidade, a chamada Arena Multiuso, prometida para 2013 e entregue somente em 2016. Em Salto, as obras foram a ponte estaiada e o mirante da cidade. Em Itu, a equipe visitou as obras de uma adutora cuja construção havia sido prometida em 2014, depois de uma das maiores secas da história da cidade. ਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 挀漀洀 愀 昀愀氀琀愀 搀愀 椀渀愀甀最甀爀愀漀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀⸀ 䴀漀猀琀爀愀洀漀猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀洀 最甀愀Ⰰ 愀琀氀攀琀愀猀 焀甀攀 搀攀瀀攀渀搀椀愀洀 搀愀 椀渀愀甀最甀爀愀漀 搀愀 愀爀攀渀愀 瀀愀爀愀 挀攀爀琀漀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 攀 洀漀琀漀爀椀猀琀愀猀 攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀愀氀琀漀 焀甀攀 爀攀挀氀愀洀愀瘀愀洀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 猀攀洀 愀 椀渀愀甀最甀爀愀漀 搀愀 瀀漀渀琀攀⸀ 䔀洀 䤀琀甀 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 搀攀 渀漀猀猀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 挀漀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 攀猀挀漀渀搀椀搀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀氀琀漀猀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀瘀愀 挀漀洀 甀洀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀瘀愀 焀甀攀 攀洀 焀甀椀渀稀攀 搀椀愀猀 愀 愀搀甀琀漀爀愀 猀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀最甀攀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀爀椀愀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 漀戀爀愀 昀漀椀 攀渀琀爀攀最甀攀 洀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ Na gravação da matéria em Sorocaba, fomos impedidos pela segurança de fazer filmagens, precisamos utilizar o pouco tempo que tínhamos para gravar as passagens e algumas imagens de apoio. Nenhuma das três prefeituras encaminhou resposta sobre a demora das obras, todas entregues apenas após a publicação da reportagem.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Tá no Foco é a readequação de um projeto chamando 20contar, criado em 2015 e que a cada semestre lançava um programa temático de 20 minutos, divulgando na faculdade e na internet todo o conteúdo agregado durante os cinco meses de apuração, gravação e pesquisa. No fim daquele ano letivo, o professor orientador Fernando Cesarotti sugeriu que o projeto 20contar mudasse de rumo e ganhasse um formato mais ágil, com matérias independentes e não um programa completo. A equipe foi reformulada e surgiu o Tá no Foco, com o objetivo de produzir, apurar e exibir de matérias telejornalísticas sobre assuntos que eram destaque em nossa. ਀倀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀猀猀攀 愀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 琀椀洀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 瀀愀爀琀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 伀 渀切挀氀攀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀瀀甀爀愀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 䴀椀氀攀猀椀Ⰰ 刀攀戀攀挀愀 䴀愀爀焀甀攀猀Ⰰ 䈀爀攀渀搀愀 倀爀漀挀瀀椀漀Ⰰ 䴀愀甀爀挀椀漀 吀攀氀攀猀Ⰰ 䨀猀猀椀挀愀 䈀攀琀愀爀攀氀氀椀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 攀 䜀椀猀氀愀椀渀攀 匀椀氀瘀愀⸀   O núcleo técnico do projeto ficou por conta dos alunos de Rádio, TV e Internet, Djalma Jesus, Letícia Martins e Silvia Ribeiro, que cuidam da captação de imagem, áudio e edição de vídeo. A direção do projeto coube aos alunos Thomaz Petrone Brasil e Matheus Nemesio Fazolin.਀䔀洀 甀洀愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 愀 挀愀搀愀 戀椀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 琀漀搀漀猀 琀爀愀稀椀愀洀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 䐀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀ⴀ氀椀搀攀爀攀猀 搀攀昀椀渀椀愀洀 愀猀 攀焀甀瀀椀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 挀愀搀愀 琀攀洀愀⼀瀀愀甀琀愀Ⰰ 焀甀攀 洀甀搀愀瘀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 愀猀 搀愀琀愀猀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀甀搀漀 昀椀挀愀猀猀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 昀椀渀愀氀 琀甀搀漀 搀攀猀猀攀 挀攀爀琀漀⸀ Os alunos eram responsáveis pela produção da reportagem, cronograma de gravação, apuração da pauta, por encontrar personagens e especialistas sobre o assunto e pela apresentação da matéria. Todos os alunos passaram por todas as funções, para que aprendessem todas as partes do telejornalismo. Quando não apresentava a matéria, o estudante era responsável pela produção, quando não produzia, era responsável pela criação do roteiro e assim sucessivamente. Segundo Carvalho (2010)਀ Ao elaboramos uma reportagem, devemos responder ao nosso leitor, ouvinte ou telespectador o que, quando, onde, por que, como, quem. Não importa o assunto, essas questões precisam ficar evidentes. Caso contrário, ou não fizemos jornalismo ou o fizemos malfeito. (Carvalho, 2010)਀ Ao todo foram produzidas 16 reportagens, com os seguintes temas:਀ⴀ 䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 猀甀愀猀 氀甀琀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀㬀 - A venda do Ceunsp para o grupo Cruzeiro do Sul e as consequências disso para os estudantes e profissionais;਀ⴀ 䌀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 猀渀搀爀漀洀攀 搀攀 䐀漀眀渀 攀 猀甀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀㬀 - Transporte privado para a faculdade: como os alunos de várias cidades se adaptam para chegar ao Ceunsp;਀ⴀ 䄀猀 洀攀猀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 樀 昀漀爀愀洀 洀攀猀㬀 - Obras públicas em ano eleitoral, já citada no capítulo anterior;਀ⴀ 倀漀欀攀洀漀渀 䜀漀 攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㬀 - Inflação e como isso afeta os preços dos alimentos;਀ⴀ 䌀愀猀愀 搀愀 䴀攀洀爀椀愀 一攀最爀愀 搀攀 匀愀氀琀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 洀甀猀攀甀 椀渀愀甀最甀爀愀搀漀 猀漀戀 挀甀爀愀搀漀爀椀愀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䰀椀氀椀愀渀 匀漀氀 匀愀渀琀椀愀最漀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀漀 䌀攀甀渀猀瀀㬀 - Comércio de alimentos no Ceunsp, sobre a “concorrência” entre a cantina e os estudantes que tentam um dinheiro extra com venda de doces;਀ⴀ 䄀搀漀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 瀀愀爀愀 愀搀漀琀愀爀 挀爀椀愀渀愀猀㬀 - Transporte alternativo, sobre o uso de bicicletas como meio de transporte em Sorocaba;਀ⴀ 吀嘀 䌀攀甀渀猀瀀Ⰰ 渀漀瘀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀搀椀漀 攀 吀嘀㬀 - Uber, sobre como o transporte intermediado por aplicativo pode superar os táxis;਀ⴀ 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 瀀愀爀愀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 渀甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀⸀ 䔀猀猀愀 切氀琀椀洀愀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀 洀愀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀猀琀 攀猀挀爀椀琀愀 渀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀 挀漀洀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ Cada uma dessas matérias teve a mesma rotina de produção: ਀㄀⸀ 䤀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀㨀 昀攀椀琀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀甀渀椀漀 攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 氀搀攀爀攀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䌀攀猀愀爀漀琀琀椀⸀ 2. Produção: apuração de quais eram as fontes ideais em cada uma das pautas e marcação das gravações.਀㌀⸀ 䌀愀瀀琀愀漀㨀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀愀猀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 搀攀 漀昀昀 ⸀ 4. Edição: decupagem das imagens e entrevistas a serem aproveitadas e finalização pelos estudantes de Rádio e TV responsáveis pela montagem.਀㔀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀漀㨀 甀瀀氀漀愀搀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 挀愀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ As matérias também seguiram basicamente todas elas o mesmo esqueleto:਀ⴀ 愀戀攀爀琀甀爀愀 挀漀洀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀洀 瀀愀猀猀愀最攀洀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀㬀 - vinheta de abertura;਀ⴀ 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 漀昀昀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀㬀 - passagem do repórter;਀ⴀ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瘀椀搀攀漀猀攀氀昀㬀 - encerramento com o repórter chamando as redes sociais do programa.਀䄀氀洀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㔀 戀漀氀攀琀椀渀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 洀攀氀栀漀爀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀攀氀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 渀漀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ጀ†愀氀挀愀渀愀搀漀 ጀ†搀攀 琀攀猀琀愀爀 漀 渀漀瘀漀 愀氀最漀爀椀琀洀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 焀甀攀 愀甀洀攀渀琀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 漀爀最渀椀挀漀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 瀀爀漀搀甀稀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 猀椀琀攀Ⰰ 攀洀 瘀攀稀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 氀椀渀欀猀⸀ Também foram produzidas duas reportagens especiais: uma homenagem pelo dia das mães, feita a todas as professoras e estudantes do Ceunsp que têm filhos, e a retrospectiva da produção do ano, entregue na apresentação realizada em novembro que reuniu todas as agências experimentais de jornalismo.਀伀 愀渀漀 琀攀爀洀椀渀漀甀 挀漀洀 渀切洀攀爀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 猀漀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀⸀㄀   挀甀爀琀椀搀愀猀 渀愀 昀愀渀瀀愀最攀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 洀愀椀猀 搀攀 㘀 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 戀攀洀 愀挀椀洀愀 搀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 漀爀最渀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Conseguimos atingir não apenas alunos da faculdade, mas sim pessoas de Salto e região que queriam consumir informação e jornalismo de boa qualidade. Em nossas redes sociais conseguimos mais de 1.200 fãs, o que para um projeto universitário de jornalismo é um número razoavelmente bom. ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 爀攀挀攀戀攀甀 椀渀切洀攀爀愀猀 挀爀琀椀挀愀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀愀渀搀漀 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀  Outra conquista dos alunos líderes, que já trabalhavam na área de comunicação com telejornalismo, foi poder passar aos outros integrantes do projeto a vivência, as dificuldades e as conquistas de passar a informação através do vídeo. A AECA fez com que todos pudessem experimentar no dia-a-dia todo o processo de produção. Os jornalistas foram desde a apuração da pauta até a apresentação; os radialistas, desde a captação de áudio e vídeo, até a edição, gravações de offs para campanhas institucionais, como sobre o câncer de mama, câncer de próstata, dia das crianças, etc. Foi um trabalho excelente e compensador para todos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀䔀刀伀䐀伀吀伀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 匀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 一漀琀挀椀愀猀 渀愀 吀嘀⸀ ㈀먀 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ㄀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䄀䰀䔀堀䄀一䐀刀䔀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 吀嘀 㨀 䌀漀洀漀 昀愀稀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 攀搀椀琀愀爀⸀ 匀漀  倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀䤀䄀Ⰰ 嘀䔀刀䄀⸀  䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䔀 倀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䠀愀挀欀攀爀⸀ ㈀  㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀匀䠀䤀伀一Ⰰ 匀吀䔀倀䠀䔀一⸀ 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 匀琀甀搀椀攀猀㨀 䬀攀礀 吀攀砀琀猀⸀ 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 搀愀 䄀洀攀爀椀挀愀Ⰰ 匀䄀䜀䔀ⴀ唀匀䄀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀伀匀Ⰰ 䌀䄀刀伀䰀䤀一䄀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀漀氀琀椀挀愀 䐀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 倀甀戀氀椀昀漀氀栀愀⸀ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ嘀䔀刀䄀 ⸀ 伀 吀攀砀琀漀 一愀 吀嘀㨀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀먀 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ㄀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀刀刀䤀匀Ⰰ 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀 䰀⸀ 吀攀氀攀瘀椀猀椀漀渀 倀爀漀搀甀挀琀椀漀渀 ☀ 䈀爀漀愀搀挀愀猀琀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀⸀ 䔀唀䄀Ⰰ 䜀伀伀䐀䠀䔀䄀刀吀ⴀ圀䤀䰀䰀䌀伀堀⸀ ㈀ ㄀㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀