INSCRIÇÃO: 00583
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: #merespeita
 
AUTORES: Ivan Barbosa dos Santos Junior (Faculdades Integradas São Pedro); Emilia Oliosi Breda (Faculdades Integradas São Pedro); Maria Júlia Padilha Leite Franco da Silva (Faculdades Integradas São Pedro); João Vitor Ramos de Jesus (Faculdades Integradas São Pedro); Vanessa de Souza Pina (Faculdades Integradas São Pedro); Isabella Thereza Melotti Sinis (Faculdades Integradas São Pedro); Victor Reis Mazzei (Faculdades Integradas São Pedro); Ana Helvira Fermiano Meneguelli (Faculdades Integradas São Pedro)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, Negros, Respeito, ,
 
RESUMO
O documentário "MeRespeita" tem como ideia retratar os dramas vivenciados por pessoas negras em nossa sociedade. Por meio de relatos, evidencia-se o medo, a falta de respeito e reconhecimento fazem parte do dia a dia delas. Questões como racismo, o negro no mercado de trabalho, na mídia e o seu posicionamento na sociedade são temáticas sensíveis, que não podem se calar. A proposta desse material é dar voz a quem sofre o preconceito e adotar o desafio de se colocar no lugar dessas pessoas, através do documentário feito.
 
INTRODUÇÃO
A situação do negro na conjuntura atual remete a desigualdades e a invisibilidade destes em diversos âmbitos sociais, políticos e econômicos. Desde a chegada dos negros no Brasil, é perceptível o modo como a raça é tratada de maneira inferior. Por essas e outras razões a luta por reconhecimento é constante, a partir da abolição da escravatura o negro foi parcialmente liberto. A liberdade em questão não se refere apenas ao fim do racismo e dos preconceitos, e sim da liberdade do trabalho e a dependência dos brancos. Porém nem todos conseguiram esse "privilégio".਀ 倀漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 琀攀渀栀愀 洀甀搀愀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀爀 挀氀愀猀猀攀猀 爀愀挀椀愀椀猀 猀攀洀瀀爀攀 攀砀椀猀琀椀甀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 昀漀椀 愀 攀砀挀氀甀猀漀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀昀愀猀琀愀渀搀漀 攀猀猀攀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ Apesar de o Brasil possuir uma grande mistura de etnias, a mídia restringe a representação da negritude quando se trata de publicidade e propaganda. Onde metade da população do país é composta por negros, é perceptível a ausência destes dentro dos meios de comunicação de massa visto que, a mídia ainda influencia e exibe a imagem de um negro vindo de uma população pobre e que não possui qualificação para assumir uma posição igualitária dentro da sociedade. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir do contexto histórico, as principais lutas enfrentadas desde a implantação do regime escravocrata no país, bem como suas conquistas, a atual posição da população negra dentro da sociedade e a imagem do negro que é exibida na mídia.
 
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo entender a imagem do negro nas mídias, como são apresentados e em que planos são colocados.਀ 䐀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 挀漀洀漀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 渀攀最爀漀  爀攀琀爀愀琀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀昀攀爀椀漀爀⸀ 䄀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀 猀甀戀洀椀猀猀漀 愀漀猀 戀爀愀渀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 戀爀愀愀椀猀 攀 猀攀爀瘀椀愀椀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 甀洀 樀漀瘀攀洀 漀甀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 甀猀愀洀 焀甀愀猀攀 焀甀攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 洀漀搀攀氀漀 戀爀愀渀挀漀⸀ ⠀䈀䔀一吀伀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀㌀ ⤀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀愀爀渀挀椀愀 攀 瀀漀戀爀攀稀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 渀攀最爀漀 焀甀攀 猀甀瀀攀爀瘀愀氀漀爀椀稀愀 漀 戀爀愀渀挀漀⸀      ਀✀✀䌀漀洀漀 昀椀挀愀 漀 渀攀最爀漀 渀愀 洀搀椀愀㼀 一漀 洀甀椀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 준 瘀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀 猀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀渀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀  焀甀攀 攀猀猀愀 洀甀搀愀渀愀  洀甀椀琀漀 氀攀渀琀愀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 椀猀猀漀 漀猀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀  洀愀爀最攀洀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 愀 愀戀漀氀椀漀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀愀琀甀爀愀Ⰰ 愀最漀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 昀愀瘀攀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀挀攀猀猀漀 瀀爀攀挀爀椀漀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 攀 攀洀瀀爀攀最漀 攀 琀愀洀戀洀 猀攀洀 猀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 ⠀挀愀爀最漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀⤀ 攀 渀愀 洀搀椀愀 ⠀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀琀漀爀攀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀 漀猀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⤀✀✀ ⠀䰀䄀䠀一䤀Ⰰ ㈀  㜀 瀀⸀ 㠀㌀⤀⸀ Atualmente os meios de comunicação são considerados como os maiores formadores de opiniões da atualidade e é por meio deles que conseguimos dimensionar como os negros são representados e vistos. Tendo observado que é mínima ou até mesmo nula, a presença de negros nos meios de comunicação no Brasil, podemos considerar que ainda vivemos o Mito da Democracia Racial.਀ ''Portanto, as circunstâncias histórico-sociais apontadas fizeram com que o mito da 'democracia racial' surgisse e fosse manipulado como conexão dinâmica dos mecanismos societários de defesa dissimulada de atitudes, comportamentos e ideais 'aristocráticos' da 'raça dominante'.'' (FERNANDES, 1965 p.205).਀ Diante disso, buscamos construir um projeto que atribuísse uma voz ao negro para manifestar essas práticas de invisibilidade e preconceito que muitas vezes são omitidas pela mídia.
 
JUSTIFICATIVA
A elaboração do Projeto "MeRespeita" foi criada como forma de intervenção para denunciar a invisibilidade do negro na mídia através da voz de universitários que vivenciam essa realidade, além de preconceitos sofridos no dia a dia, formas de discriminação, depoimentos que retratam a inferioridade dentro dos meios de comunicação, entre outros.਀ 伀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 甀洀 瀀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀漀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀愀氀 攀 攀洀 瀀氀攀渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀 愀椀渀搀愀 瘀椀瘀攀 甀洀 氀漀渀最漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 爀愀挀椀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀 渀愀 䌀漀渀瘀攀渀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀氀椀洀椀渀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 䘀漀爀洀愀猀 搀攀 䐀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 刀愀挀椀愀氀 ⠀㄀㤀㘀㠀⤀Ⰰ 愀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 爀愀挀椀愀氀Ⰰ  搀攀昀椀渀椀搀愀 挀漀洀漀㨀 ਀✀✀嬀⸀⸀⸀崀 琀漀搀愀 搀椀猀琀椀渀漀Ⰰ 攀砀挀氀甀猀漀Ⰰ 爀攀猀琀爀椀漀 漀甀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 爀愀愀Ⰰ 挀漀爀Ⰰ 搀攀猀挀攀渀搀渀挀椀愀 漀甀 漀爀椀最攀洀 渀愀挀椀漀渀愀氀 漀甀 琀渀椀挀愀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀漀 漀甀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀渀甀氀愀爀 漀甀 爀攀猀琀爀椀渀最椀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 最漀稀漀 漀甀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 瀀氀愀渀漀 ⠀攀洀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀搀椀漀⤀ 搀攀 搀椀爀攀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 渀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀 漀甀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 瘀椀搀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀✀✀ ਀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀 愀 䰀攀椀 渀먀 㜀⸀㜀㄀㘀Ⰰ 搀攀 㔀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㤀㨀 ∀匀攀爀漀 瀀甀渀椀搀漀猀 漀猀 挀爀椀洀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀渀琀攀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 漀甀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀愀愀Ⰰ 挀漀爀Ⰰ 攀琀渀椀愀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀 漀甀 瀀爀漀挀攀搀渀挀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀∀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 瀀爀漀琀攀最攀爀 漀猀 渀攀最爀漀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ Faz-se necessário dizer que existe uma grande diferença entre racismo e preconceito, tendo em vista que o racismo é uma atitude de diferenciação acerca da tonalidade da pele e o preconceito é relatado como uma restrição, ou preferência a um sujeito baseado na sua cor.਀ 䄀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 爀愀挀椀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀瘀攀 猀攀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀  挀漀洀漀 甀洀 昀愀琀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀 渀漀琀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 搀椀猀挀甀琀攀⸀ 䔀氀愀  琀爀愀琀愀搀愀 挀漀洀漀  椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 渀愀爀爀愀搀愀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀  戀爀愀渀挀愀Ⰰ 愀 椀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀 攀  愀 戀攀氀攀稀愀 洀漀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 琀愀洀戀洀 漀 猀漀⸀ ਀✀✀䌀漀洀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䤀最甀愀氀搀愀搀攀 刀愀挀椀愀氀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 愀昀爀椀挀愀渀愀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 昀漀椀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀漀爀 氀攀椀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 섀昀爀椀挀愀 攀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 愀猀猀甀渀琀漀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 爀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 焀甀椀氀漀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀⸀ 倀愀猀猀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀甀氀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 氀攀椀猀⸀∀ ⠀一伀䜀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀⸀ 䄀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⤀⸀ Num país que possui alto nível de desigualdade social, a ausência do negro é percebida quando se trata de colocações econômicas escandalosas para os mais ricos. Porém, no Brasil da pobreza e da miséria a marca do negro é vista como referência sólida.਀ 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 渀攀最爀漀猀 渀愀 瀀漀戀爀攀稀愀 猀 愀甀洀攀渀琀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀 搀漀 唀漀氀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 漀 䤀䈀䜀䔀㨀 O percentual aumentou nos últimos 10 anos. Em 2004, 73,2% dos mais pobres eram negros, patamar que aumentou para 76% em 2014. Esse número indica que três em cada quatro pessoas que estão na parcela dos 10% mais pobres do país são negras. 1਀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ∀䴀攀刀攀猀瀀攀椀琀愀∀Ⰰ 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 挀漀洀漀 甀洀 瘀搀攀漀 漀渀搀攀 樀漀瘀攀渀猀 渀攀最爀漀猀 挀漀渀琀愀洀 猀攀 樀 猀漀昀爀攀爀愀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 爀愀挀椀猀洀漀 漀甀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 攀氀攀猀 攀砀瀀攀洀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 猀甀爀最椀甀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 琀攀漀爀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 焀甀攀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 䄀渀愀 䴀攀渀攀最甀攀氀氀椀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀甀 焀甀攀 昀椀稀猀猀攀洀漀猀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 渀攀最爀漀 攀洀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 琀漀渀愀 漀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀猀挀愀爀愀洀 琀攀渀琀愀渀搀漀 漀洀椀琀椀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 漀甀 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀 愀戀爀愀愀洀 愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 渀漀 昀椀洀 愀挀愀戀愀洀 攀猀挀漀渀搀攀渀搀漀 愀 氀甀琀愀 焀甀攀 漀 渀攀最爀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 漀 渀攀最爀漀 猀愀戀攀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 搀漀爀 搀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 栀甀洀椀氀栀愀搀漀⸀ A forma como apresentamos este trabalho é para justamente impactar essa realidade e conscientizar as pessoas de que a opressão do preconceito e da discriminação racial está longe de ser erradicada.਀ 1 Em: . Acesso em 02 de abril de 2017.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O ideal de um projeto em vídeo documentário voltado à uma campanha através de redes sociais baseou-se no interesse dos alunos envolvidos, após compreender melhor a realidade e entender o valor histórico-social do tema em debate, de dar voz ao negro que não só almeja, mas precisa ser respeitado por uma sociedade historicamente racista.਀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 渀愀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 氀甀琀愀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀  瘀椀猀漀 搀漀 渀攀最爀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 倀漀爀 猀攀焀甀渀挀椀愀 戀甀猀挀愀洀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀戀愀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀甀猀攀猀猀攀洀 愀 搀攀瀀漀爀 挀漀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 椀渀搀愀最愀攀猀 攀 搀攀猀愀戀愀昀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀攀椀琀愀爀愀洀 愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 愀搀洀椀爀愀漀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀ⴀ漀猀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀 渀漀猀猀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 愀漀 昀漀挀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 挀攀搀椀搀漀 愀 攀氀攀猀 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 昀愀氀愀爀 氀椀瘀爀攀洀攀渀琀攀 攀洀 猀攀甀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 最爀愀瘀愀搀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀 㜀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㌀㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 爀攀甀渀椀渀搀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀攀猀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 樀甀渀琀漀  猀甀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ A gravação foi feita no estúdio de televisão da instituição FAESA - Faculdades Integradas do Espírito Santo, centro universitário no qual estudamos. Utilizamos apenas uma câmera, AVCHD da marca PANASONIC. Com intuito de criar um ambiente confortável para os participantes e passar a ideia de seriedade e foco, além de transmitir ao espectador o sentimento da fala em si, Utilizamos três fresnéis, sendo eles, dois de 1000w e um de 650w. A imagem foi tratada na pós-produção com correção de curvas RGB, com a finalidade de trazer cores bem definidas e a fim de retratar as pessoas em questão de forma mais próxima ao natural.਀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀攀搀攀爀椀挀漀 䘀攀氀氀椀渀椀 ⠀䘀䔀䰀䰀䤀一䤀Ⰰ 䘀攀搀攀爀椀挀漀⸀ 䘀愀稀攀爀 甀洀 䘀椀氀洀攀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀㈀⸀⤀ ਀✀✀䄀 氀甀稀  愀 猀甀戀猀琀渀挀椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀  瀀漀爀焀甀攀 愀 氀甀稀 Ⰰ 渀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 椀搀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀爀Ⰰ 琀漀洀Ⰰ 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀洀漀猀昀攀爀愀Ⰰ 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 氀甀稀  愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀Ⰰ 爀攀搀甀稀Ⰰ 攀砀愀氀琀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀 挀爀瘀攀氀 攀 愀挀攀椀琀瘀攀氀 漀 昀愀渀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀 猀漀渀栀漀 漀甀Ⰰ 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀 昀愀渀琀猀琀椀挀漀 漀 爀攀愀氀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 洀椀爀愀最攀洀 愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 猀甀最攀爀攀 琀攀渀猀漀Ⰰ 瘀椀戀爀愀攀猀⸀ 䄀 氀甀稀 攀猀瘀愀稀椀愀 甀洀 爀漀猀琀漀 漀甀 氀栀攀 搀 戀爀椀氀栀漀✀✀ ⠀䘀䔀䰀䰀䤀一䤀Ⰰ 䘀攀搀攀爀椀挀漀⸀ 䘀愀稀攀爀 甀洀 䘀椀氀洀攀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀㈀⸀⤀ ਀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀洀漀猀 攀猀琀愀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀攀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀  攀猀猀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 猀攀渀琀椀洀漀猀 愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 瘀攀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 愀氀挀愀渀愀搀漀⸀  Durante a gravação, foi utilizado um fundo preto para complementar a comunicação visualmente retratando também o assunto em questão. O fundo preto utilizado estava a uma distância de aproximadamente 3 metros do banco onde as pessoas se sentavam para que a iluminação focada na pessoa permitisse que o fundo desaparecesse. Para ajudar a atingir o preto absoluto do fundo utilizamos correção de níveis. As correções de curvas RGB e níveis citadas foram ambas feitas pelo software de edição audiovisual Adobe Premiere.਀ 伀 甀搀椀漀 昀漀椀 挀愀瀀琀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 戀漀漀洀 猀甀猀瀀攀渀猀漀  搀椀爀攀椀琀愀 搀漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀椀琀漀⸀ 䔀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀渀猀愀 渀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 挀漀洀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 昀愀氀愀猀 挀愀甀猀愀渀搀漀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀渀猀愀攀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瘀椀瘀椀搀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀⸀ 一愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 漀 甀搀椀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀 愀 挀攀渀愀 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 瀀愀搀爀漀 漀渀搀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀瀀攀爀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 甀搀椀漀Ⰰ 洀愀猀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 漀 挀漀渀琀爀爀椀漀⸀ 一愀 挀攀渀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 漀 瘀椀猀甀愀氀 猀攀 洀愀渀琀洀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 椀洀愀最攀洀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀攀琀愀 昀愀稀攀渀搀漀 愀氀甀猀漀 愀漀 椀渀挀洀漀搀漀 焀甀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀愀甀猀愀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀 昀愀氀愀 瀀愀猀猀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 洀切猀椀挀愀 搀攀 昀甀渀搀漀 䄀爀洀挀栀愀椀爀 匀琀攀氀氀愀爀 䌀爀漀猀猀椀渀最 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 礀漀甀琀甀戀攀㈀ 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 ᠀ᤠ椠渀猀瀀椀爀愀漀ᤀᤠ†挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 洀切猀椀挀愀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 猀漀昀爀攀甀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 挀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀愀爀琀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 搀愀 昀愀椀砀愀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 攀洀 瀀愀爀琀攀猀 琀愀洀戀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 搀漀 瘀搀攀漀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀渀琀爀攀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 琀爀愀稀 攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ O logo do projeto foi desenvolvido através de desenho manual com o intuito de fazer alusão ao negro, que é o tema central do projeto e, após ser digitalizado foi vetorizado no programa de ilustração Adobe Illustrator. O mesmo logo em questão foi trabalhado no programa de animação e efeitos visuais Adobe After Effects para criar uma animação que foi utilizada no encerramento do vídeo. ਀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀搀爀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀愀 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 ਀✀✀伀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀挀爀甀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀 椀氀甀猀琀爀愀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 搀漀 漀瀀椀渀椀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀⸀ᴀ†⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀ 㔀⤀⸀ ਀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀 氀椀搀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 漀瀀椀渀愀爀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 攀氀攀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀洀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 愀 氀甀琀愀 搀椀爀椀愀 搀攀 猀攀爀 甀洀 愀氀最甀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 甀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 昀愀琀漀爀 爀愀挀椀愀氀⸀ Foi vista a necessidade de expandir o material, não se limitando à sala de aula, mas também às redes sociais devido à sua relevância social e histórica e a necessidade de estar em debate constante perante a sociedade que ainda apresenta traços racistas na qual vivemos. ਀ 吀漀搀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 猀攀爀攀洀 挀爀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀漀 琀漀搀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 瘀椀最攀渀琀攀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀攀渀猀攀 ⴀ 䘀䄀䔀匀䄀⤀Ⰰ 樀 漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀搀椀挀愀搀漀猀 瀀漀爀 愀洀椀最漀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瘀椀愀洀 渀攀氀愀猀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 挀愀甀猀愀⸀ 䄀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀洀 挀漀洀漀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 琀爀愀稀 爀攀昀氀攀砀漀 愀漀猀 焀甀攀 漀甀瘀攀洀 攀 焀甀攀 琀攀渀搀攀洀 愀 瀀愀猀猀愀爀 椀猀猀漀 愀搀椀愀渀琀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀洀漀猀琀爀愀猀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 攀 愀昀椀渀猀⸀ 䄀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 瘀搀攀漀 ⠀挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀  洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀⤀ 渀漀猀 昀攀稀 挀爀攀爀 焀甀攀 愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 渀攀最爀漀 愀氀最漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀猀漀 攀 椀最甀愀氀Ⰰ  愀氀最漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ ਀㈀ 䔀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀砀㤀伀瘀䬀娀䨀吀稀䐀㐀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O vídeo documentário proposto buscou, através da oportunidade dada a pessoas negras de falarem sobre um assunto que os envolvem, relatar sobre uma realidade infelizmente corriqueira e, intencionalmente, conscientizar a sociedade em relação à falta de respeito existente para com os negros, em particular. Ao ouvirmos os depoimentos durante as gravações, nos emocionamos com os fatos relatados e percebemos, a partir de um olhar histórico-social, o quanto precisamos evoluir, não só como seres humanos, mas também como sociedade.਀ 伀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 猀漀挀椀愀氀 猀漀戀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 漀 爀愀挀椀猀洀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 搀攀 爀愀愀猀 攀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 甀洀愀猀 猀甀瀀攀爀椀漀爀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 渀漀  猀漀洀攀渀琀攀 甀洀愀 氀甀琀愀 爀愀挀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀愀 氀甀琀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䈀甀猀挀愀爀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 椀最甀愀氀椀琀爀椀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀愀 洀搀椀愀 攀 渀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀 猀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 戀愀琀愀氀栀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀⸀ 䔀Ⰰ 焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 瘀椀瘀攀洀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 攀渀琀攀渀搀ⴀ氀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 愀挀栀愀爀 焀甀攀 愀 瘀琀椀洀愀 攀洀 猀椀Ⰰ  焀甀攀洀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 瀀漀猀椀漀 搀攀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 焀甀攀洀 攀猀挀漀氀栀攀 ᰀ漠挀甀瀀愀爀 攀猀猀攀 挀愀爀最漀 猀漀挀椀愀氀ᴀⰠ 氀攀瘀愀爀 攀猀猀攀 瀀攀猀漀 挀漀渀猀椀最漀⸀ 伀猀 渀攀最爀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀漀氀漀渀椀稀愀漀Ⰰ 猀漀昀爀攀洀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀攀洀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀愀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 攀猀猀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀  瘀椀猀瘀攀氀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 琀爀愀琀愀爀 搀攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 挀爀琀椀挀愀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀稀攀洀 漀 琀攀洀瀀漀 琀漀搀漀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 漀甀 椀渀瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀愀猀 挀漀洀 漀 猀攀甀 瀀攀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀氀⸀  O título “Me Respeita” faz referência ao objetivo do projeto que foi buscar maior respeito da sociedade em relação às diferenças raciais, em destaque com os negros. E, isso é enfatizado, além dos depoimentos e casos, com as falas finais do documentário, no qual cada participante com suas palavras e a partir de seu sentimento em relação ao assunto, pede respeito à sociedade. Um dos depoimentos presentes no documentário é de um estudante de psicologia, Anderson, que faz um apelo social a fim de atingir respeito e igualdade਀ ''Eu sou Anderson, tenho 24 anos, faço psicologia. E gostaria de ser respeitado, gostaria de ser visto como igual. A partir do momento que eu compreendo que eu também tenho meu lugar no mundo, da mesma forma que eu aceito as pessoas, eu gostaria de ser aceito por ser negro.'' (PIVETTA, Anderson, 2016)਀ O total de tempo de gravação em estúdio - Estúdio de TV da Faculdade Integrada Espírito Santense, FAESA - foi de aproximadamente 8 horas divididas em 2 dias, sendo aproximadamente 4 horas em cada um deles. Esse período de tempo incluiu a gravação das vozes utilizadas na introdução, a conversa com cada participante para introduzi-los ao tema e o tempo de depoimento de cada um. ਀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀爀攀琀漀⸀ 䌀漀渀猀椀猀琀椀甀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀愀 最爀愀瘀愀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 搀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 攀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀洀愀 攀 猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 戀甀猀挀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 攀氀攀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 挀椀攀渀琀攀猀 搀愀 猀甀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 昀爀攀渀琀攀  挀洀攀爀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀攀洀 猀攀甀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀瀀猀 愀猀 昀愀氀愀猀 氀椀瘀爀攀猀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀瘀愀Ⰰ 渀漀 攀洀 昀愀氀愀猀 瀀爀漀渀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀攀搀椀猀猀攀洀 瀀漀爀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀椀猀猀攀洀  瘀漀渀琀愀搀攀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 匀爀最椀漀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀⰠ 愀昀椀爀洀愀㨀 ਀ᰀ匠攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 搀攀猀挀爀椀琀愀猀Ⰰ 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 甀洀愀 挀攀渀愀 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 戀椀搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀氀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 伀 洀攀猀洀漀 漀挀漀爀爀攀 挀漀洀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 挀攀渀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 愀琀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀渀猀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀甀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 愀琀 瀀漀搀攀 栀愀瘀攀爀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀Ⰰ 洀愀猀 攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀 渀漀 瀀漀搀攀 琀攀爀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀 猀漀戀 漀 爀椀猀挀漀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀愀 昀愀氀猀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀渀挀攀渀愀搀愀⸀ 䔀洀 挀愀猀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀Ⰰ 渀漀 栀 猀攀渀琀椀搀漀 攀洀 猀攀 昀愀氀愀爀 搀攀 挀攀渀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀琀愀氀栀愀爀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ᴀ†⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ ㈀  㤀 瀀⸀㄀㠀㘀⤀⸀ ਀ 伀 瘀搀攀漀 搀攀 㜀ᤀ㌠㌀ ⠀猀攀琀攀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 琀爀椀渀琀愀 攀 琀爀猀 猀攀最甀渀搀漀猀⤀ 挀漀洀攀愀 挀漀洀 甀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 昀漀挀愀搀愀 渀漀 甀搀椀漀 攀 挀漀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀渀搀漀 攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 攀猀琀愀爀 渀漀 氀甀最愀爀 搀愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 猀漀昀爀攀 挀漀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 爀愀挀椀愀氀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 椀渀琀爀漀搀甀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀爀愀猀攀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀猀 爀攀氀愀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀洀 猀 戀愀琀椀搀愀猀 搀攀 甀洀 挀漀爀愀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀攀氀攀爀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀猀 漀昀攀渀猀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀⸀ 伀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀愀爀琀攀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀爀愀猀攀 ᠀ᤠ䄠栀℀ 一攀洀  爀愀挀椀猀洀漀 瘀椀 ⠀猀椀挀⸀⤀ᤀᤠ†琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 樀甀氀最愀 漀 渀攀最爀漀 挀漀洀漀 焀甀攀洀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀漀 愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 渀愀猀 昀愀氀愀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀攀渀猀愀洀 焀甀攀 漀 渀攀最爀漀 渀漀  搀攀 昀愀琀漀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀 瀀愀爀愀 猀漀戀爀攀猀猀愀椀爀ⴀ猀攀⸀ 䄀瀀猀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 挀漀洀 愀 昀愀氀愀 挀椀琀愀搀愀Ⰰ 搀甀愀猀 漀甀琀爀愀猀 昀愀氀愀猀 攀渀琀爀愀洀 挀漀洀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀 愀漀 渀攀最爀漀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 琀爀愀渀猀椀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ Após a transição feita com as duas falas a música entra segundos antes do primeiro participante aparecer começando sua fala. No decorrer do desenvolvimento do vídeo os trechos de fala vão se complementando e construindo um sentido em relação à realidade vivida por eles através de suas experiências e opiniões. Em alguns pontos, frases mais marcantes dos depoimentos são acompanhadas pela escrita ao lado da pessoa que fala buscando dar ênfase e foco àquela mensagem. Ao fim dos trechos de depoimento, através de um trecho de fala do Ramon, introduzimos à terceira e última parte do vídeo onde os participantes após seus depoimentos pedem por respeito da forma que acham mais cabível e adequado à sua realidade. A fala em questão é: ‘’Se eu pedir respeito a qualquer um de vocês o errado sou eu! Assim como eu respeito todo mundo, vocês também tem que respeitar.’’ (DOS SANTOS, Ramon, 2016)਀ 䄀瀀猀 愀 琀爀愀渀猀椀漀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 琀爀攀挀栀漀 攀渀琀爀愀洀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 㜀 挀攀渀愀猀 搀漀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀 愀漀 氀愀搀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 樀 昀攀椀琀漀 攀洀 琀爀攀挀栀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 猀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 洀愀爀挀愀渀琀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀漀 刀愀洀漀渀Ⰰ 焀甀攀 搀椀稀㨀 ᠀ᤠ倠爀椀洀攀椀爀漀 搀攀 琀甀搀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀☀猠攀 昀漀爀 愀戀爀椀爀 愀 戀漀挀愀 瀀爀愀 昀愀氀愀爀 洀攀爀搀愀Ⰰ 昀椀挀愀 搀攀 戀漀挀愀 昀攀挀栀愀搀愀℀ 준 猀 椀猀猀漀 ⠀猀椀挀⸀⤀ᤀᤠ†⠀䐀伀匀 匀䄀一吀伀匀Ⰰ 刀愀洀漀渀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀ Ao fim do vídeo, o logo do projeto aparece na tela através de uma pequena animação e é logo depois substituída pela frase ‘’Compartilhe essa ideia!’’, que some gradativamente junto ao volume do áudio abaixando.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 䌀漀洀 漀 ᰀ䴠攀刀攀猀瀀攀椀琀愀ᴀ†琀椀瘀攀洀漀猀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 愀 戀愀琀愀氀栀愀 琀爀愀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 渀攀最爀漀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀  氀漀渀最愀Ⰰ 搀甀爀愀搀漀甀爀愀 攀 猀攀洀 昀椀洀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀  洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 氀攀椀猀Ⰰ 漀 渀攀最爀漀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀漀昀爀攀渀搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 爀愀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 椀洀瀀氀挀椀琀愀 漀甀 渀漀Ⰰ 攀 愀 洀搀椀愀 洀愀猀挀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 瀀攀氀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 愀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀攀洀 漀 漀爀最甀氀栀漀 渀攀最爀漀⸀ Além disso, foi possível observar que os negros não se sentem representados dentro da mídia, nos grandes cargos e são vistos apenas como trabalhadores de funções intermediárias para baixo, causando uma maior revolta por não terem a possibilidade de se desenvolverem na sociedade e não terem a oportunidade de serem inseridos e acolhidos em algumas instituições sociais.਀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀 爀攀挀攀椀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 搀攀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀攀椀漀 瀀愀爀愀 爀漀洀瀀攀爀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀挀栀椀猀琀愀猀 攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 栀漀甀瘀攀爀 漀昀攀渀猀愀猀Ⰰ 搀攀猀爀攀猀瀀攀椀琀漀Ⰰ 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 爀愀挀椀猀洀漀 渀漀 椀爀 猀攀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀爀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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