INSCRIÇÃO: 00606
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: FUTEBOL DE AMPUTADOS EM MOGI DAS CRUZES
 
AUTORES: Ana Elidia Santos Pinheiro (Universidade de Mogi das Cruzes); Henrique Oliveira Moreira (Universidade de Mogi das Cruzes); Julia Alcântara de Faria (Universidade de Mogi das Cruzes); Juliana Reis de Almeida (Universidade de Mogi das Cruzes); Leonardo Carlos de Paula (Universidade de Mogi das Cruzes); Nicholas Modesto Cabral (Universidade de Mogi das Cruzes); Niedja Gilce Assis de Araújo (Universidade de Mogi das Cruzes); Victória Stefani Feijó da Silva (Universidade de Mogi das Cruzes); Yasmin Ribeiro de Castro (Universidade de Mogi das Cruzes); Hércules Silva Moreira (Universidade de Mogi das Cruzes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Futebol, futebol de amputados, inclusão social, reportagem, Mogi das Cruzes
 
RESUMO
O presente artigo é proveniente da disciplina Telejornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes, no qual foi produzida uma reportagem sobre o time de futebol de amputados que existe em Mogi das Cruzes, município localizado na região do Alto Tietê. A reportagem mostra como o projeto surgiu, a superação do time, suas conquistas e a paixão da equipe pelo esporte e pelo projeto, que atinge positivamente diversos grupos da sociedade na inclusão social. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, além da exploratória, utilizou-se também os critérios de noticiabilidade para evidenciar o valor da reportagem ao telespectador. Já as técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista, questionário e observação. A matéria foi exibida na TV Mogi dentro do UMC Repórter, telejornal laboratório produzido pelos alunos de Jornalismo da UMC.
 
INTRODUÇÃO
"Futebol de Amputados em Mogi das Cruzes" é uma reportagem televisiva que mostra a superação de um time que escolheu vencer as adversidades por meio de uma paixão: o futebol. O produto é resultado das aulas práticas da disciplina Telejornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes, no ano de 2016, sob a orientação do Prof. Me. Hércules Moreira. De acordo com a Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos, o primeiro time de futebol de amputados do país foi formado pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF), no ano de 1986. A primeira competição do grupo foi realizada em Linhares, no Espírito Santo, no mesmo ano, e apenas duas equipes competiam com times mistos e portadores de deficiência. Com o passar do tempo, novos times foram se formando. Em 1989, o Brasil participou do seu primeiro Mundial nos Estados Unidos, onde conquistou o 3º lugar na arena. Atualmente, o Brasil tem quatorze equipes de futebol de amputados em atividade, incluindo o time Corinthians Mogi (objeto de estudo apresentado em nossa reportagem). A equipe de Mogi das Cruzes foi fundada em 2009 e desde então, já conquistou diversos títulos importantes. No ano de 2016, por exemplo, o time se tornou bicampeão brasileiro e alcançou o tricampeonato da Copa do Brasil. A reportagem foi produzida para o UMC Repórter, telejornal laboratório do curso de Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e veiculada pela TV Mogi, canal comunitário do município. A matéria traz o Corinthians Mogi Futebol de Amputados, mostrando o projeto que é voltado para deficientes físicos e tem o objetivo de expor para a sociedade que o esporte é uma forma de inclusão, onde todos são capazes de alcançar e realizar aquilo que desejam e sonham, sem nenhuma limitação ou preconceito. O time conta com 36 atletas, sendo que, sete são mogianos e fazem parte da seleção brasileira.
 
OBJETIVO
Mostrar, por meio de uma reportagem televisiva, como funciona o projeto "Corinthians Mogi Futebol de Amputados", time da cidade de Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê, em São Paulo. Há também outros objetivos específicos: falar sobre as conquistas da equipe ao longo dos últimos anos, mostrando a história de dois dos seus atletas, que defendem a seleção brasileira e são destaques no esporte. Além disso, a reportagem buscou destacar a importância do projeto de futebol para amputados não só como um esporte, mas também como uma forma de inclusão social. Mostrar que acima de qualquer título, a ideia principal é oportunizar às pessoas portadoras de deficiência física ter lazer e até mesmo melhorar a sua autoestima com o trabalho realizado dia a dia, que em alguns casos chega a incluir consultas psicológicas para ajudar quem procura o projeto visando superar possíveis traumas, afinal para quem atua no time esse tipo de oportunidade é muito maior do que a competição em alguns jogos. Trata-se da realização de sonhos, superação de preconceitos e conquistas pessoais e profissionais.
 
JUSTIFICATIVA
A escolha da reportagem televisiva para retratar o time Corinthians Mogi Futebol de Amputados surgiu após uma reunião de pauta da nossa equipe que tinha como missão produzir algumas matérias para o UMC Repórter, o telejornal laboratório do curso. Uma das pautas definidas pela equipe se deu, principalmente, pela falta de divulgação dos esportes adaptados na imprensa esportiva da região. Embora seja reconhecido em vários países, o futebol de amputados ainda não faz parte dos Jogos Paralímpicos, por exemplo. Os veículos de comunicação nacionais e regionais costumam dar mais importância às modalidades de grande rendimento convencionais apenas nas Paralimpíadas e não enfatiza esportes inclusivos. Trazer essa oficialidade à modalidade tem sido uma das principais metas para as equipes e diretorias dos clubes. Por isso, destacamos a importância em abordar e mostrar ao público a importância e a influência desempenhada por este esporte por meio das histórias do clube e de seus atletas. Sabemos que o Brasil é considerado o país do futebol. Por meio dessa modalidade e dos craques surgidos em nosso país, o mundo passou a conhecer ainda mais os brasileiros e seus costumes. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Esporte com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42,7% dos brasileiros que praticam algum esporte, escolhem o futebol como principal modalidade. Além disso, o jornalismo esportivo, por exemplo, é uma das editorias mais consumidas em nosso país. Prova disso são os inúmeros programas de televisão e rádio, além de reportagens em jornais e revistas que abordam o assunto diariamente. Isso sem falar no hábito do brasileiro em pagar por canais de TV que são exclusivos de esportes para não perder o jogo de seu time preferido ou equipes disputando torneios internacionais. O esporte, além de ser uma atividade física, tem uma grande importância na sociedade. Isto acontece, principalmente, com os projetos sociais desenvolvidos por ONGs e pelo poder público, nos quais os jovens não só aprendem a trabalhar em equipe e viver longe da violência, mas criam esperança e uma perspectiva de vida com a possibilidade de um futuro promissor. Os esportes adaptados para pessoas com deficiência, são outra vertente social da modalidade. A partir deles, qualquer um pode praticar modalidades esportivas, com adversários e parceiros do mesmo nível. Colocar estes projetos em evidência, como o Corinthians Mogi Futebol de Amputados, mostra a importância do time para a sociedade, para a cidade de Mogi das Cruzes e para todos que são "apaixonados" pelo esporte de uma maneira geral. Notamos que esse tipo de pauta vai na contramão dos assuntos que são reportados pela mídia tradicional, deixando ainda mais evidente a relevância da matéria. A produção da reportagem foi desenvolvida por meio da captação de imagens e sonoras dos atletas e dirigentes do clube que expressaram suas dificuldades, conquistas e, principalmente, a importância de um projeto como esse para os deficientes físicos. (...) A imagem tem a particularidade de poder produzir o que os críticos literários chamam o efeito do real, ela pode fazer ver e fazer crer no que faz ver. Esse poder de evocação tem efeitos de mobilização. Ela pode fazer existir ideias ou representações, mas também grupos. As variedades, os incidentes ou os acidentes cotidianos podem estar carregados de implicações políticas, éticas etc. capazes de desencadear sentimentos fortes, frequentemente negativos, como o racismo, a xenofobia, o medo-ódio do estrangeiro... (BORDIEU, 1997, p.28) Dessa forma, aliando recursos audiovisuais e as técnicas aprendidas durante as aulas, nossa equipe uniu dois assuntos relevantes para a sociedade: o futebol, modalidade esportiva popular entre os brasileiros e a inclusão social por meio dos deficientes físicos que participam da equipe Corinthians Mogi.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O método utilizado na produção da reportagem "Futebol de Amputados em Mogi das Cruzes" seguiu diversas orientações das aulas de Telejornalismo. Um dos principais objetivos era entender e colocar em prática os critérios de noticiabilidade antecedendo o desenvolvimento da produção jornalística como diz Traquina (2008, p.63) conforme citado por Sanseverino, Reginato E Benetti (2015, p.177): Podemos definir o conceito de noticiabilidade como o conjunto de critérios e operações que fornecem a aptidão de merecer um tratamento jornalístico, isto é, possuir valor como notícia. Assim, os critérios de noticiabilidade são o conjunto de valores-notícia que determinam se um acontecimento, ou assunto, é susceptível de se tornar notícia, isto é, de ser julgado como merecedor de ser transformado em matéria noticiável e, por isso, possuindo "valor-notícia" ("newswhorthiness") (TRAQUINA, 2008, p.63). O primeiro critério considerado foi a empatia das pessoas pelo tema, logo, a superação de deficientes físicos por meio do esporte é um fato de comum interesse a várias pessoas. Chegamos a essa conclusão durante nossas reuniões de pauta que envolveu toda a equipe. Já o conflito foi o segundo conceito dentro dos critérios de noticiabilidade. A ideia foi mostrar as adversidades enfrentadas pelos jogadores portadores de deficiência física. A proeminência foi outro critério identificado, pois mostramos a importância dos personagens envolvidos na matéria, por meio de suas histórias. O método qualitativo foi a abordagem utilizada pelo grupo, com a finalidade de não defender uma única forma de pesquisar, mas sim de expor um conhecimento mais detalhado do paradesporte (esportes adaptados para pessoas com deficiência física, auditiva e visual) explicando o porquê da criação. Este modo permite que detalhes dos cenários apresentados sejam explicativos, ambientando o telespectador e fazendo-o entender melhor a proposta da reportagem. Os pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa em pesquisa se opõem ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências, baseado no modelo de estudo das ciências da natureza. Estes pesquisadores se recusam a legitimar seus conhecimentos por processos quantificáveis que venham a se transformar em leis e explicações gerais. (GOLDENBERG, 1997.p.17). De acordo com a pesquisa bibliográfica que realizamos (um dos métodos mais importantes para a produção de nossa reportagem), uma boa matéria para a televisão deve estar ancorada em cinco elementos da prática do bom jornalismo e com base nisso, o produto foi desenvolvido da seguinte forma: pesquisa, observação, entrevistas, documentação e checagem. O levantamento das fontes que detém o conhecimento sobre o time e quais poderiam ser os personagens a serem destacados na reportagem foi uma das etapas mais importantes durante o planejamento da matéria. Para Minayo (2013) a pesquisa é uma atividade fundamental para a ciência na sua indagação e construção da realidade. Apoiando-se nessa teoria, nossa equipe pesquisou também os principais recursos técnicos antes da gravação, ou seja, a iluminação adequada para gravar à noite, microfone de qualidade para evitar ruídos do ambiente, além de uma filmadora de qualidade. Ter conhecimento dos subtemas envolvidos, como: história do futebol de amputados, histórico dos jogadores, títulos vencidos e etc., foi imprescindível para a produção da reportagem. Não podemos negar também a importância da internet durante o processo de pesquisa. Se bem apuradas, por meio de sites e fontes oficiais, a rede digital nos permite uma aproximação mais rápida dos personagens (por meio das redes sociais digitais, e-mails etc.) A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32). Um dos métodos mais importantes durante o processo de produção da reportagem foi a pesquisa de campo, afinal por meio dela, nossa equipe colheu informações diretamente das fontes o que gerou maior interatividade (e comprovação) das informações levantadas. Na pesquisa de campo, o objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador. Abrange desde os levantamentos (surveys), que são mais descritivos, até estudos mais analíticos. (SEVERINO, 2007, p. 123) Identificamos a importância da pesquisa de campo de forma prática durante a abordagem dos jogadores e equipe técnica para a captação das sonoras. Nesse momento, vivenciamos a necessidade de estar preparados para questionamentos que nem sempre estão presentes na pauta da matéria. Já os principais métodos de pesquisa utilizados foram a observação e a entrevista. A observação é um método que o jornalista propõe para novas formas de abordagem sobre o assunto. Analisando dados e procurando por temas não abordados pela mesma fonte em entrevistas anteriores, é importante conduzir a reportagem de modo diferente do que já foi feito. Para isso, é necessário que o profissional tenha um rico conhecimento do tema e dos personagens, formule as perguntas com antecedência e tenha coerência. Segundo Marconi & Lakatos (1999, p. 90) "ela utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir e examinar fatos ou fenômenos". A técnica de entrevista também foi essencial para a produção da reportagem. De acordo com Minayo (2013, p. 64) "a entrevista é acima de tudo uma conversa a dois, ou entre vários interlocutores, realizada por iniciativa do entrevistador". O principal objetivo da entrevista é construir informações relevantes para a matéria. Ainda de acordo com Minayo (2013) as entrevistas podem ser classificadas em: sondagem de opinião, semiestruturada, aberta ou em profundidade, focalizada ou projetiva. A entrevista como fonte de informação pode nos fornecer dados secundários e primários de duas naturezas: (a) os primeiros dizem respeito a fatos que o pesquisador poderia conseguir por meio de outras fontes como censos, estatísticas, registros civis, documentos, atestados (...); (b) os segundos referem-se a informações diretamente construídas no diálogo com o indivíduo entrevistado e tratam da reflexão do próprio sujeito sobre a realidade que vivencia. (MINAYO, 2013, p. 65) Após realizarmos os métodos e técnicas de pesquisa adequados, nossa equipe se atentou na checagem de todas as informações, principalmente aquelas que se referem a números, como por exemplo, títulos conquistados e competições das quais os atletas participaram.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A disciplina “Telejornalismo” fez parte da grade do sexto semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade de Mogi das Cruzes. Por meio dessa disciplina tivemos o embasamento teórico sobre a produção jornalística para a televisão. ਀䌀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 洀愀琀爀椀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 ᰀ愠戀愀猀琀攀挀攀爀ᴀ†漀 唀䴀䌀 刀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㈀㠀 洀椀渀甀琀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀  瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 瀀攀氀愀 吀嘀 䴀漀最椀 ⠀挀愀渀愀氀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 ⠀瀀最椀渀愀 搀漀 䰀愀戀䌀漀洀 唀䴀䌀⤀⸀ A reportagem “Futebol de Amputados de Mogi das Cruzes” fez parte de uma das edições do UMC Repórter. Como tínhamos outras reportagens para produzir, a equipe que é composta por nove integrantes, foi dividida em três grupos. Em cada um, as funções desenvolvidas foram: produtor, repórter e cinegrafista. Acreditamos que essa delegação das tarefas tenha sido fundamental, até mesmo para focarmos em cada assunto e buscarmos as fontes mais relevantes para cada tema.਀⠀⸀⸀⸀⤀ 匀攀洀 椀渀昀漀爀洀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ጀ†攀 瀀漀甀挀漀 椀洀瀀漀爀琀愀 猀攀 攀氀愀 漀 愀最爀愀搀愀 漀甀 搀攀猀愀最爀愀搀愀Ⰰ 猀攀 氀栀攀 洀漀琀椀瘀愀 瀀愀椀砀漀 漀甀 爀攀瀀甀氀猀愀 ጀ†漀 栀漀洀攀洀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 漀爀椀攀渀琀愀爀ⴀ猀攀 渀愀 瘀椀搀愀 挀椀瘀椀氀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 洀攀猀洀漀 愀昀攀琀椀瘀愀㬀 漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 爀攀最爀椀搀攀洀 攀洀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 攀 愀最椀氀椀搀愀搀攀㬀 渀甀洀愀 攀爀愀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀 琀爀椀戀漀猀Ⰰ  瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 琀攀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 瀀攀渀猀愀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 琀洀 漀甀琀爀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀椀爀挀甀氀愀洀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀爀攀昀攀爀攀洀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ ⠀䰀䄀䜀䔀㨀 ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀⸀ Antes da produção da matéria, nossa equipe de reportagem fez algumas reuniões de pautas com o objetivo de identificar assuntos que pudessem ser relevantes para a audiência. Importante mencionar que o público-alvo da reportagem era a população mogiana, já que o telejornal em que a matéria seria veiculada é exibido na TV Mogi, o canal comunitário do município. ਀䄀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 洀攀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 ᰀ攠猀焀甀椀稀漀昀爀渀椀挀漀ᴀ†搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀⸀ 倀漀爀焀甀攀 愀 洀椀猀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀  瀀爀漀搀甀稀椀爀⸀ 儀甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀  漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀爀 猀椀洀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀甀猀琀漀⸀ ⠀䈀伀一一䔀刀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㠀⤀ Foi aí que chegamos na editoria “esportes”. Em seguida, buscamos fontes, checamos informações e iniciamos a pesquisa de campo, além do primeiro contato com os dirigentes do time. Somente após essas etapas, a pauta foi atribuída ao repórter.਀䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀  最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 樀甀氀最愀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀 焀甀愀椀猀 瀀漀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀⸀ 䔀猀猀攀  漀 挀爀椀琀爀椀漀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 焀甀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 渀昀愀猀攀 愀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀愀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀 琀攀渀搀攀爀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 攀洀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 漀甀 攀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 愀洀攀渀愀猀 漀甀 搀攀猀瀀爀漀瘀椀搀愀猀 搀攀 瀀漀氀洀椀挀愀 ⠀䌀唀刀䄀䐀伀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀⸀ A elaboração da pauta “Futebol de Amputados em Mogi das Cruzes” aconteceu por meio da necessidade em dar visibilidade ao projeto Corinthians Mogi Futebol de Amputados, que além de ser de Mogi das Cruzes, é um time que cresceu, treina na região e é patrocinado por um grande clube. A reportagem aborda também a história de dois jogadores do Corinthians Mogi, que além da atuação no time, defendem a seleção brasileira. ਀䨀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 昀愀琀漀 攀 愀猀 瘀攀爀猀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀 搀攀昀椀渀椀爀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀 愀猀 焀甀愀椀猀 椀爀愀洀漀猀 最爀愀瘀愀爀 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀Ⰰ 氀椀琀攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀漀⸀  Assim, foram estabelecidas as fontes da reportagem: o técnico do time, Rodrigo, dois jogadores do time, Rogério Rodrigues (atacante) e Gabriel Magalhães (goleiro), que também jogam na seleção brasileira.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ ᰀ愠猀 昀漀渀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 挀漀渀昀椀瘀攀椀猀 ⠀挀漀渀昀椀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 猀愀戀攀Ⰰ  挀漀椀猀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀⤀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀椀猀ᴀ⸠ A entrevista é o momento de ouvir as fontes. Neste processo, o respeito ao entrevistado é essencial. É importante questionar todos os detalhes possíveis nesta hora, já que toda informação pode ajudar e acrescentar na elaboração da reportagem. Para a entrevista, foi estabelecido um roteiro de perguntas para cada entrevistado. A entrevista com o treinador focou na parte histórica e técnica do time, já a entrevista com os jogadores focou nas conquistas e no caminho percorrido até hoje, quando estão atuando no Corinthians/Mogi. ਀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀猀攀最甀攀㨀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ 伀猀 最攀猀琀漀猀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀Ⰰ 漀 琀漀洀 搀攀 瘀漀稀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀 瘀攀猀琀椀爀Ⰰ 愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 猀攀洀戀氀愀渀琀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀 愀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 愀搀焀甀椀爀椀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 琀椀爀愀爀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 搀椀稀攀爀⸀ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㔀⤀⸀ Junto às entrevistas, foram realizadas captações de imagens de apoio que pudessem cobrir os offs gravados posteriormente. A entrevista foi realizada no Ginásio Poliesportivo da UMC, local que acontecem os treinos do time. O repórter gravou também a sua passagem no mesmo lugar da entrevista.਀䄀瀀猀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀 搀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 攀 瀀愀猀猀愀最攀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀猀 漀昀昀猀Ⰰ 焀甀攀  漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀⸀  Off ou texto em off é a parte da notícia gravada pelo repórteres ou pelo apresentador, para ser conjugada com as imagens do fato, sem que o rosto de quem faz a leitura apareça no vídeo. Nas matérias em off, a narração do locutor ou do repórter deve estar harmoniosamente conjugada com as imagens que cobrem o texto lido. (REZENDE , 2000. p. 149). ਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 漀昀昀猀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀漀最椀 搀愀猀 䌀爀甀稀攀猀Ⰰ 漀 䰀愀戀䌀漀洀⸀ A finalização do processo dessa reportagem foi realizada com as edições de imagens, das sonoras, da passagem e dos offs. Todos os processos foram realizados na ilha de edição da Universidade. Assim que a reportagem foi devidamente finalizada, seguindo todos os processos citados acima, ela foi entregue para ser utilizada na composição do telejornal. ਀伀 氀椀渀欀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀㨀   https://www.youtube.com/watch?v=bwAbawcaz90&t=4s ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀最爀攀最漀甀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀漀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 渀漀 愀最爀攀最愀爀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀Ⰰ 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 吀嘀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 樀  洀甀椀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀挀椀渀琀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀⸀  Todo o conteúdo teórico e aplicações práticas desenvolvidas durante as disciplinas que tivemos durante o curso, foram essenciais para podermos nos sentir seguros a produzir um material adequado aos padrões audiovisuais e jornalísticos apresentados pela televisão.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀爀洀漀猀 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀渀猀椀琀椀瘀愀 攀 攀砀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀愀 搀攀 挀漀洀漀  琀爀愀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瘀椀猀 猀漀挀椀愀氀 攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀愀渀搀椀漀猀漀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 爀攀最椀漀 搀漀 䄀氀琀漀 吀椀攀琀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 攀猀瀀愀漀 渀愀 洀搀椀愀 爀攀最椀漀渀愀氀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䐀攀猀瀀漀爀琀漀 瀀愀爀愀 䐀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 䘀猀椀挀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀搀搀昀⸀漀爀最⼀栀椀猀琀漀爀椀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀一一䔀刀Ⰰ 圀椀氀氀椀愀洀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 一愀挀椀漀渀愀氀㨀 洀漀搀漀 搀攀 昀愀稀攀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䐀䤀䔀唀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 匀漀戀爀攀 愀 吀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀椀琀漀爀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀刀䄀䐀伀Ⰰ 伀氀最愀⸀ 䄀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀 ጀ†漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀攀 焀甀攀洀 昀愀稀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀最爀漀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䨀漀漀 䨀漀猀 匀愀爀愀椀瘀愀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀㨀 唀䔀䌀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䰀䐀䔀一䈀䔀刀䜀Ⰰ 䴀椀爀椀愀渀⸀ 䄀 䄀爀琀攀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀爀⸀ 㠀ꨀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⼀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ ᰀ䄠 䈀漀氀栀愀 䤀搀攀漀氀最椀挀愀 攀 漀 䐀攀猀琀椀渀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀ⸠ 䤀渀㨀 䄀氀挀攀甀 ጀ†刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 倀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 瘀⸀㈀Ⰰ 渀⸀㌀⸀ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀㬀 䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ ㌀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀一䄀夀伀Ⰰ 䌀椀挀氀椀愀㬀 䐀䔀匀䰀䄀一䐀䔀匀Ⰰ 匀甀攀氀礀㬀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 刀漀洀攀甀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀挀椀愀氀㨀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 洀琀漀搀漀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ ㌀㌀ꨀ 攀搀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀一䤀匀吀준刀䤀伀 䐀伀 䔀匀倀伀刀吀䔀⸀ 䄀 倀爀琀椀挀愀 搀攀 䔀猀瀀漀爀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀  Acesso em 10 de Abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀娀䔀一䐀䔀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䨀漀爀最攀 搀攀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 唀洀 倀攀爀昀椀氀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䔀搀⸀ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一匀䔀嘀䔀刀䤀一伀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀 䜀爀甀猀稀礀渀猀猀欀椀⸀ 刀䔀䜀䤀一䄀吀伀Ⰰ 䜀椀猀攀氀攀 䐀漀琀琀漀Ⰰ 䈀䔀一䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀⸀ 伀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 一漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 䘀甀渀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 渀漀猀 䰀椀瘀爀漀猀 搀攀 䠀愀爀爀礀 倀漀爀琀琀攀爀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 㘀⼀刀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䴀搀椀愀 攀 䌀漀琀椀搀椀愀渀漀⼀䨀甀氀栀漀 ㈀ ㄀㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀嘀䔀刀䤀一伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䨀漀愀焀甀椀洀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ ㈀㌀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 儀甀椀洀攀爀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀椀渀欀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀㨀  栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀戀眀䄀戀愀眀挀愀稀㤀 ☀琀㴀㐀猀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀