ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00617</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta da "Linha de produtos IkeNoir </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Anderson Higino da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda); Jade Souza Pereira Cangussu (Centro Universitário de Volta Redonda); Matheus Silva Gomes (Centro Universitário de Volta Redonda); Ana Luiza Lima Panizzi (Centro Universitário de Volta Redonda); Sarah Christina de Oliveira Souza (Centro Universitário de Volta Redonda); Daíde Gabrielle Ebre Costa Gregório (Centro Universitário de Volta Redonda); Stéfane Silva de Oliveira Mota (Centro Universitário de Volta Redonda); Gabriel Dias dos Anjos (Centro Universitário de Volta Redonda); Rhanica Evelise Toledo Coutinho (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Promoção, Audiovisual, Vinheta, Etnia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trata-se de uma proposta de projeto prático da disciplina de Comunicação, Imagem, Linguagem e Audiovisual. Este trabalho expõe detalhadamente o processo de criação da vinheta para o canal da marca fictícia  IkeNoir disponível no YouTube. Seu desenvolvimento primou pela valorização da estética afro-brasileira por meio dos elementos fotográficos desenvolvidos para abertura, passagens e fechamento. Detalha-se a importância da inserção de vinhetas dentro do material produzido para o canal. A vinheta  IkeNoir trabalha a importância da identidade étnica e estética do povo negro  que por sua vez ainda não tem sua variedade estética publicitariamente representada  e se propõe a ressaltar os aspectos diferenciais de um produto capilar voltado às pessoas com cabelos tipo quatro. Todo desenvolvimento trouxe aos discente envolvidos a aproximação entre a teoria e a prática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No contexto publicitário existem diversos modos de inserir, explorar e estabelecer a identidade de uma marca, sendo uma delas a vinheta, uma modalidade de vídeo curto utilizado de forma dinâmica e com o objetivo de promover um determinado produto que, segundo Freitas (2007) desempenham um papel de extrema relevância na comunicação, pois elas surgem como um elemento gráfico e decorativo altamente significativo desde seu surgimento nas artes. Na produção audiovisual, a vinheta apresenta uma aplicabilidade ampla, podendo identificar o produto e suscitar no público o reconhecimento da marca em um curto espaço de tempo. Partindo desse princípio, identificou-se a oportunidade de aplicação desse formato de vídeo para trabalhar a relevante pauta apresentada pela professora na aula de Comunicação, Imagem, Linguagem e Audiovisual acerca das questões étnicas afro-brasileira, tendo em vista que se observa que a temática não é tão evidente no meio publicitário, onde as evidencias são voltadas para o alisamento e/ou tratamento e não a valoração original do cabelo crespo, visto que essa abordagem é pouco usada no meio publicitário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desse trabalho consiste na formulação de uma vinheta promocional para veiculação na abertura do canal da Linha de Produtos IkeNoir. A proposta desse produto  vinheta visa promove a divulgação e valorização da identidade étnica e estética do povo negro, a fim de fazer a promoção de um produto voltado para a massa possuidora de cabelos tipo quatro. O propósito da vinheta é alcançar o target através de identificação, por meio da variedade estética utilizada na composição das imagens produzidas para a abertura, e provocar no consumidor a sensação de estar sendo representado publicitariamente por uma empresa de produtos voltados ao campo estético.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo executou diversas pesquisas na tentativa de identificar uma lacuna na criação de produtos voltados ao público negro, e foi constatada carência de visibilidade e representatividade voltada à variedade estética no cenário midiático e mercantil. A escolha da linha de cosméticos capilares enquanto produto deu-se a partir dessa constatação. O produto em questão se situa no cenário de cosméticos, mais especificamente produtos voltados para o tratamento dos cabelos. Para o desenvolvimento dessa proposta, foi necessário compreender as diversidades desse segmento, nesse sentido, vale destacar que existem quatro tipos de cabelos que podem ser categorizados da seguinte forma: O Tipo 1 é o cabelo liso; o Tipo 2 começa a apresentar algumas ondulações; o Tipo 3 é o cabelo cacheado e o Tipo 4 é o cabelo crespo. Os Tipos 1 e 2 podem ser vistos com muita frequência na mídia e o cabelo Tipo 3 recentemente ganhou visibilidade midiática, apesar de já existirem no mercado produtos específicos para o tratamento do mesmo. IkeNoir, que é a junção da palavra de origem Igbo, Ike, cujo significado é  força e a palavra francesa, Noir, que em português significa  negra é o nome escolhido para a linha de produtos capilares direcionada às pessoas com cabelo Tipo 4, tendo em vista que a percepção de ser uma vertente publicitária pouco articulada no cenário mercadológico atual. É importante retratar na mídia todas as formas estéticas de um povo. O Brasil é um país miscigenado, no entanto, pouco se vê produtos destinados ao público de cacheados tipo quatro. Pretende-se por meio da criação e produção de uma vinheta promover a cultura e a divulgação social. O dialeto da vinheta foi pensando estrategicamente na busca de um tema que primasse pela representatividade, assim compreendendo a proposta. O produto audiovisual trabalha na associação da personalidade do target usando simbologia e estratégias com cunho influenciador. O desenvolvimento desse projeto prático no início da vida acadêmica torna-se relevante por aproximar os estudantes da pesquisa científica (LAKATOS; MARCONI, 2010). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação da vinheta foi detalhadamente estudado a fim de torná-la representativa em todos os aspectos, desde a escolha do casting - que, no mercado publicitário, consiste na seleção de profissionais para atuar em um determinado evento ou trabalho, (AGAPITO, 2014)  até a produção da vinheta, e, seguindo essa linha de pensamento, foram realizadas pesquisas teóricas (NOVIKOFF, 2010) e na internet acerca do tema étnico-racial e da inserção da cultura africana no Brasil. Historicamente, um dos povos mais afetados pelo comércio negreiro foi o povo Igbo, da Nigéria. A partir dessa constatação, procurou-se uma palavra que representasse a força dessa cultura que, segundo FREYRE (2005) resiste no Brasil desde o século XVI. A palavra que mais englobou este propósito foi Ike, encaixando-se perfeitamente a esta busca, visto que significa  força . Epistemologicamente falando, a cultura francesa causa a sensação de elegância.¬¬ Logo, pensou-se em fazer um link entre a elegância estimulada pelos termos ligados a tal cultura e a força da questão abordada pelo produto. A palavra francesa que, quando utilizada em conjunto à palavra Ike, melhor traduz a ideia da marca é Noir, que pode ser traduzida como  Negro/Negra . Após a definição do Target, iniciou-se o processo de desenvolvimento do produto. Tendo em vista a variedade do cabelo Tipo 4, a escolha do Casting visou apresentar mais de uma possibilidade das formas desse cabelo. Foram selecionados três modelos, sendo estes dois homens e uma mulher. Na composição das fotos, a modelo posicionava-se no centro e os outros dois modelos, um em cada ponta, criando, dessa forma, a simetria da imagem. A vinheta foi produzida de acordo com a técnica de Stop-Motion, que consiste em tirar várias fotos de uma sequência de movimentos, que no final darão origem a um movimento constante e previamente pensado. O movimento pensado iniciava-se com uma pose neutra e finalizava-se com a formação da palavra  Ike  composta pelas poses feitas pelos modelos  utilizando-se do método gestáltico de abstração da forma para a visualização do todo. As fotografias foram tiradas em um fundo branco e durante o tratamento das imagens, foi adicionado um Background com estampas étnicas de uma composição de tecidos nigerianos com formas geométricas, apresentando ângulos retos e traços mais duros, que dão a ideia de precisão e firmeza. A música que acompanha a vinheta foi composta e produzida por um dos discentes, que se baseou na cultura africana e reproduziu-a por meio do uso dos sons do cajón e as diversas vozes inseridas ao longo da melodia. A imagem de exibição utilizada ao fim da vinheta apresenta os produtos da Linha de Produtos IkeNoir. A arte compõe-se de um Background escuro com um Close-up de um cabelo Tipo 4, enquanto os produtos  Shampoo, condicionador e máscara de tratamento  vêm na linha de frente junto com o logo e o slogan da marca. Para a composição da tipologia, do logo, o grupo optou pela fonte Zilap Geometrik, que apresenta um aspecto étnico, com formas geométricas variadas que se encaixaram na proposta da palavra Ike, que aparece em amarelo, remetendo ao clima quente da Nigéria e da savana africana. Já para a palavra Noir foi escolhida a fonte Valledofas, pois apresenta formas longilíneas que remetem ao charme creditado à cultura francesa. A cor utilizada nesta palavra é o roxo, que, ao mesmo tempo que contrasta com o amarelo, dá a ideia de luxo ao logo. Durante a criação do slogan pensou-se na utilização da palavra homônima, homógrafa e homófona perfeita: Raiz, que por ser uma palavra polissêmica, pode remeter tanto à raiz capilar, quanto à raiz cultural.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O resultado que se obteve foi uma vinheta de 11 , feita seguindo o método de stop-motion. A vinheta IkeNoir, é composta por três modelos, dispostos em frente a um background branco, posteriormente tratado para que se adaptasse à proposta étnica do vídeo. O movimento do vídeo foi composto por imagens estáticas que, quando reproduzidas em sequência, dão a impressão de movimento e ao final as poses dos modelos compõem de maneira sutil a palavra  Ike . Os elementos visuais e plásticos são intencionalmente representativos, visando atingir ao público-alvo. O rosto dos modelos, inicialmente, apresenta certa inexpressividade, que acompanha o movimento e finaliza-se com o olhar fixamente direcionado à câmera. O jingle foi composto por uma sobreposição entre as batidas duplicadas do cajón  instrumento de percussão de origem cultural africana  e a harmonização das camadas vocais, que utilizadas em conjunto remetem à ideia de tribo e união. A seguir link de acesso a vinheta proposta: Vinheta  IkeNoir : https://www.youtube.com/watch?v=G0-zA6iogo8 </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A proposta lançada em sala de aula atingiu seu objetivo, uma vez que oportunizou aos discentes envolvidos vivenciar a importância do desenvolvimento de um projeto prático, ancorado em pesquisas flutuantes e teóricas. O produto apresentado nesse paper, teve um longo e detalhado processo de desenvolvimento, pois a vinheta IkeNoir é um subproduto da criação da identidade visual de uma marca. Nesse sentido, a proposta visa a promoção e a idealização proporcional da marca vinculada ao processo de a identificação do target em questão. O processo de identificação se dá quando o  cliente consegue ver-se representado e atendido pela Linha de Produtos IkeNoir, que apresenta aspectos inovadores, mercadologicamente falando, consequentemente há uma absorção maior que se deve à estética étnica trabalhada ao longo do processo de criação do mesmo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FREYRE, Gilberto, Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del CESLA [en linea] 2005, (Sin mes) : [Fecha de consulta: 26 de abril de 2017] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243320976021> ISSN 1641-4713<br><br>NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.<br><br>LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. In: Fundamentos da metodologia científica. Altas, 2010.<br><br>FREITAS, Leonardo Fialho. A Vinheta E Sua Evolução Através Da História: Da Origem Do Termo Até A Adaptação Para Os Meios De Comunicação. PONTIFÍCIA Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul Faculdade Dos Meios De Comunicação Social Pós-Graduação Em Comunicação Social.Porto Alegre, 2007. <br><br>AGAPITO, Daniele. Como a linguagem corporal influencia a Escolha do elenco de campanhas publicitárias?. Universidade federal do paraná centro de pesquisa e pós-graduação em administração da ufpr curso de marketing empresarial. Curitiba, 2014. Disponível: https://dspace.c3sl.ufpr.br/bitstream/handle/1884/42191/R%20-%20E%20-%20DANIELE%20AGAPITO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 02/03/2017 <br><br> </td></tr></table></body></html>