INSCRIÇÃO: 00620
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO14
 
TÍTULO: Jornal Mural Descolar
 
AUTORES: GABRIELLE ALMEIDA DE ARAUJO (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); RAQUEL LIMA DA SILVA (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); RÔMULO DA CONCEIÇÃO MENDONÇA DOS SANTOS (RÔMULO NORBACK) (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); IVANA MENDES CARDOSO BARRETO (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Jornal Mural, Jornalismo, Políticas Públicas, Universidade
 
RESUMO
O ensino médio é uma fase de dúvidas para alguns estudantes, uma vez que implica a escolha de um curso de graduação. Além disso, é um momento de incertezas para quem deseja ingressar no ensino superior, principalmente, para os egressos de escolas públicas. A concorrência é grande e alguns desistem de seus sonhos e metas por não acreditarem que é possível ingressar em uma universidade pública. Neste cenário, o Jornal Mural Descolar apresenta reportagens sobre o universo acadêmico e as formas de ingresso nessas instituições públicas a partir de ações afirmativas. O objetivo é desmistificar o meio universitário e incentivar os estudantes de escolas estaduais, do município de Seropédica, sobre a importância do ensino superior público. Este é um produto da disciplina Mídia Impressa, do segundo semestre de 2016, do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
 
INTRODUÇÃO
Até o ano de 1997, segundo o censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, apenas 1,8% dos jovens de 18 até 24 anos, declarados negros, haviam cursado o ensino superior. Somente três anos depois da divulgação deste número e dos manifestos crescentes dos movimentos voltados à causa, o primeiro efeito surgiu. Em 2000, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) passou a reservar 50% de suas vagas de ingresso aos cursos de ensino superior para estudantes de escolas públicas, tornando-se a pioneira no sistema de implementação de cotas. Porém, a primeira instituição brasileira a adotar em seu vestibular as cotas raciais foi a Universidade de Brasília (UnB) em 2004.਀䘀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 漀 挀攀渀猀漀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 攀 愀氀愀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 愀攀猀 愀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀猀⸀ 一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀椀 愀瀀漀渀琀愀搀漀 焀甀攀 漀猀 愀甀琀漀搀攀挀氀愀爀愀搀漀猀 渀攀最爀漀猀 ⠀最爀甀瀀漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀攀洀 瀀爀攀琀漀猀 攀 瀀愀爀搀漀猀⤀ 猀漀洀愀瘀愀洀 㔀 Ⰰ㜀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 戀爀愀渀挀漀猀 㐀㜀Ⰰ㜀─⸀ 倀漀爀洀 愀椀渀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 渀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 搀攀 ㄀㔀 愀 ㈀㐀 愀渀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀㈀Ⰰ㠀─ 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 渀攀最爀漀猀 挀栀攀最漀甀 愀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 挀漀渀琀爀愀 ㌀㄀Ⰰ㄀─ 搀攀 戀爀愀渀挀漀猀 攀 漀 渀切洀攀爀漀 挀愀椀 瀀攀氀愀 洀攀琀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 焀甀攀 挀漀渀挀氀甀攀洀 挀栀攀最愀渀搀漀 愀 愀瀀攀渀愀猀 㘀Ⰰ㌀─ 愀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀猀 渀攀最爀漀猀⸀ A sanção da Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas, que determina a reserva de 50% das vagas em universidades e Institutos Federais para alunos oriundos de escolas públicas, negros e de receita igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, foi fundamental para esse processo, além de deliberar também o prazo de até agosto do ano de 2016 para que todas as universidades federais instaurassem a porcentagem por ela determinada em suas ofertas de vagas. ਀伀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䐀攀猀挀漀氀愀爀 猀甀爀最攀 渀攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀 攀  昀攀椀琀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 氀甀琀愀 瀀漀爀 攀猀瀀愀漀 攀 愀昀椀爀洀愀漀 攀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀琀愀猀 椀渀最爀攀猀猀愀爀愀洀 攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀洀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀 洀攀椀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀最爀攀猀猀漀 攀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀攀氀攀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀攀最爀漀猀Ⰰ 椀渀搀最攀渀愀猀 攀 搀攀 戀愀椀砀愀 爀攀渀搀愀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀 昀椀洀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 攀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䰀攀瘀愀爀 愀猀 攀猀琀攀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 挀漀琀愀猀Ⰰ 愀甀砀氀椀漀猀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀猀 攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 愀 攀氀攀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 渀漀 愀挀攀猀猀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ 吀攀渀琀愀爀 愀瀀爀漀砀椀洀ⴀ氀漀猀 搀攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 琀漀爀渀ⴀ氀漀猀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀愀爀 渀攀氀攀⸀  䌀栀攀最愀爀 愀 攀猀猀攀 渀瘀攀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 渀愀搀愀 琀攀洀 搀攀 ✀渀愀琀甀爀愀氀✀Ⰰ 洀攀猀洀漀 瀀漀爀焀甀攀 瀀愀爀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀氀攀猀Ⰰ 愀琀 漀 攀渀猀椀渀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 攀Ⰰ 攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀愀 甀洀 戀愀椀砀漀 最爀愀甀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀 攀 愀 昀漀爀洀愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀  ⠀娀䄀䜀伀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㈀㌀ ⤀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀戀愀琀攀 挀漀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 稀漀渀愀猀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀猀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀漀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 攀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀猀挀爀攀瀀渀挀椀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀  瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀漀琀椀渀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 愀琀椀渀最椀爀 愀 琀漀搀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 刀甀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 ⠀唀䘀刀刀䨀⤀ 愀漀猀 挀漀氀最椀漀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀攀 匀攀爀漀瀀搀椀挀愀⸀  䄀 唀䘀刀刀䨀 昀漀椀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 渀愀 䈀愀椀砀愀搀愀 䘀氀甀洀椀渀攀渀猀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 椀渀最爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀琀愀 爀攀愀⸀ 䐀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀爀愀洀 攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 猀甀愀 瀀漀猀椀漀 最攀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀攀甀 挀愀洀瀀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 匀攀爀漀瀀搀椀挀愀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 瀀爀砀椀洀漀 愀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 挀漀洀漀 一漀瘀愀 䤀最甀愀甀Ⰰ 儀甀攀椀洀愀搀漀猀Ⰰ 䨀愀瀀攀爀椀Ⰰ 倀愀爀愀挀愀洀戀椀 攀 䤀琀愀最甀愀Ⰰ 漀甀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀甀爀猀漀猀 漀昀攀爀琀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀 挀愀洀瀀甀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 攀洀 一漀瘀愀 䤀最甀愀甀 攀 漀甀琀爀漀 攀洀 吀爀猀 刀椀漀猀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 椀渀最爀攀猀猀愀渀琀攀猀 渀愀 刀甀爀愀氀 焀甀攀 猀漀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀攀 戀愀椀爀爀漀猀 挀漀洀 搀昀椀挀椀琀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀椀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀  䄀 䈀愀椀砀愀搀愀 䘀氀甀洀椀渀攀渀猀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 愀氀琀愀 琀愀砀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 洀甀椀琀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 渀漀 挀爀椀洀攀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 ⠀䤀匀倀⤀Ⰰ 漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 搀攀 爀漀甀戀漀 攀 昀甀爀琀漀 渀愀 爀攀最椀漀 愀琀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 ㈀㐀먀 䈀倀䴀 ⠀儀甀攀椀洀愀搀漀猀⤀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀攀 匀攀爀漀瀀搀椀挀愀Ⰰ 䤀琀愀最甀愀Ⰰ 倀愀爀愀挀愀洀戀椀Ⰰ 儀甀攀椀洀愀搀漀猀 攀 䨀愀瀀攀爀椀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀 㜀㠀㐀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ㈀㄀㜀 愀 洀愀椀猀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䨀 愀 爀攀最椀漀 搀攀 一漀瘀愀 䤀最甀愀甀Ⰰ 䴀攀猀焀甀椀琀愀Ⰰ 䌀漀洀攀渀搀愀搀漀爀 匀漀愀爀攀猀Ⰰ 一椀氀瀀漀氀椀猀 攀 倀漀猀猀攀Ⰰ 愀琀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 ㈀ 먀 䈀倀䴀 ⠀䴀攀猀焀甀椀琀愀⤀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀甀 ㈀㤀㤀㌀ 爀漀甀戀漀猀 攀 昀甀爀琀漀猀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀 ㈀㄀㤀㌀ 爀攀最椀猀琀爀漀猀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ 嘀愀氀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 挀漀渀琀爀爀椀愀猀 愀 挀椀琀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 攀 瀀爀漀洀漀瘀愀洀 漀 愀挀攀猀猀漀  挀甀氀琀甀爀愀 攀  攀搀甀挀愀漀⸀  吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀爀 樀漀瘀攀渀猀 攀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀最甀攀猀 愀 猀椀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀洀 漀瀀琀愀爀 瀀漀爀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀氀椀渀焀甀攀渀琀攀猀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 椀搀攀漀氀最椀挀愀 攀砀攀爀挀攀ⴀ猀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀猀挀漀氀愀爀攀猀Ⰰ 攀 愀挀愀戀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀挀漀氀愀爀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀 挀愀洀瀀漀 攀洀戀氀攀洀琀椀挀漀 渀攀猀猀攀猀 猀甀戀切爀戀椀漀猀 漀瀀攀爀爀椀漀猀 漀渀搀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 猀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 漀瀀攀爀爀椀愀⸀ ⠀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀䰀伀匀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀㔀⤀⸀  䄀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀琀愀猀  甀洀愀 愀漀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 攀猀琀愀搀甀愀氀 攀 昀攀搀攀爀愀氀 瀀愀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 渀漀 猀攀琀漀爀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 搀挀愀搀愀猀 昀漀椀 搀攀猀椀最渀愀搀愀  挀愀洀愀搀愀 洀愀椀猀 搀攀猀昀愀瘀漀爀攀挀椀搀愀 攀挀漀渀漀洀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 攀洀 猀甀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 瀀漀爀 渀攀最爀漀猀Ⰰ 愀 漀昀攀爀琀愀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 瀀椀氀愀爀攀猀 戀猀椀挀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 ∀愀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 挀漀渀琀椀渀最攀渀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 焀甀攀 搀攀琀洀 愀 栀攀最攀洀漀渀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀 攀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 倀愀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀 攀氀椀琀攀 戀爀愀渀挀愀∀ ⠀䜀伀䴀䔀匀 攀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㘀⤀⸀ 一漀琀愀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 焀甀攀 ∀漀猀 戀爀愀渀挀漀猀 琀洀 攀洀 洀搀椀愀 琀爀猀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀漀 焀甀攀 渀漀ⴀ戀爀愀渀挀漀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀猀挀攀渀搀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀愀猀⸀∀ ⠀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㘀㐀⤀⸀  䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 愀攀猀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 瀀愀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀Ⰰ 漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 愀椀渀搀愀  甀洀 洀椀琀漀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 愀琀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀琀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀愀 戀愀猀攀 搀漀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 漀甀 瀀攀氀愀 洀攀爀椀琀漀挀爀琀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀 焀甀攀 漀 猀甀挀攀猀猀漀  漀戀琀椀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 攀猀昀漀爀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀攀洀椀愀 愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 愀氀挀愀渀ⴀ氀漀⸀  伀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䐀攀猀挀漀氀愀爀 瘀攀洀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 挀漀洀 琀攀砀琀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀⸀ 䄀 洀攀琀昀漀爀愀 挀漀渀琀椀搀愀 攀洀 ∀䐀攀猀挀漀氀愀爀∀  搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀洀愀渀搀漀猀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀搀漀 焀甀攀  漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 ∀搀攀猀挀漀氀愀爀 攀 搀攀挀漀氀愀爀∀ 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 瀀愀爀愀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀⸀ 䄀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀猀猀椀洀 ∀愀最攀渀琀攀猀 挀愀琀愀氀椀猀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀渀搀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀∀ ⠀䬀唀一匀䌀䠀 攀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀最爀攀猀猀愀爀愀洀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 挀漀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀猀猀攀 漀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䐀攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀漀挀攀渀琀攀 䤀瘀愀渀愀 䈀愀爀爀攀琀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 挀甀洀瀀爀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 漀 搀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 䐀攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 爀攀琀漀爀渀愀爀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 洀愀渀琀椀搀漀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀漀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 攀 椀渀搀椀爀攀琀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ As pautas do jornal mural foram elaboradas em reunião, momento em que se construiu um planejamento estratégico para que o leitor-aluno do ensino médio público pudesse conhecer o espaço acadêmico e as histórias de estudantes que já estão na universidade pública. Para isso, foi realizada a leitura de obras bibliográficas para garantir a qualidade da informação e uma ampla investigação para detectar a necessidade de um veículo de comunicação que tivesse pautas sobre o acesso a instituições públicas de ensino superior.਀倀爀漀最爀愀洀愀ⴀ猀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀愀甀琀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ⠀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀戀漀爀搀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 攀洀 瘀椀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⤀ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀愀琀漀猀 最攀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 攀渀挀愀爀愀搀漀猀 搀攀 挀攀爀琀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 一漀 猀攀 琀爀愀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 ⠀漀甀 昀愀稀攀爀 愀 猀甀琀攀⤀ 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 猀甀愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀爀 愀渀琀攀挀攀搀攀渀琀攀猀 ጀ†攀洀 猀甀洀愀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀⸀ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㌀㤀⤀ऀ A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está localizada em Seropédica, município da Baixada Fluminense, e foi acordado entre a equipe que as escolas próximas da Instituição seriam contempladas com o jornal mediante autorização dos diretores dos colégios estaduais. A proposta de exposição do Descolar foi aceita e apoiada pelos diretores das cinco escolas públicas da região considerada periférica à região metropolitana do Rio de Janeiro. Os exemplarem foram expostos em lugares que tinham maior fluxo de estudantes e foram feitas apresentações dos mesmos para as turmas em sala de aula.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀攀爀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 搀椀搀琀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 洀搀椀愀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 漀 洀甀爀愀氀Ⰰ 攀 瀀漀爀 猀攀爀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 爀攀氀愀漀 挀甀猀琀漀ⴀ戀攀渀攀昀挀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀 昀漀爀愀洀 挀甀猀琀攀愀搀漀猀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䐀攀猀挀漀氀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䐀攀猀挀漀氀愀爀  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀昀攀爀琀愀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 氀攀琀椀瘀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀刀刀䨀⸀ 䄀 攀搀椀漀 切渀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 昀漀椀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 攀 挀漀洀 昀椀渀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 攀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀渀猀椀渀漀猀 洀搀椀漀 攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  Para desenvolver o projeto gráfico e a diagramação do produto foram utilizados os softwares Adobe Illustrator e Photoshop CS5. As cores para compor a paleta deveriam ser atraentes e chamativas, por isso, foram escolhidos o vermelho, azul, amarelo e preto. O Jornal teve como suporte o papel A2 (42,0 x 59,4 cm), impresso colorido e no formato vertical.਀䔀猀猀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀 瘀漀氀甀洀攀 攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀⸀ 䄀 琀椀琀甀氀愀漀 搀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 攀洀 氀攀琀爀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 攀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀Ⰰ 漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 䴀甀爀愀氀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 琀愀爀樀愀猀 攀 猀攀瀀愀爀愀搀漀爀攀猀 挀漀氀漀爀椀搀漀猀Ⰰ 琀琀甀氀漀猀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀猀 攀 挀甀爀椀漀猀漀猀Ⰰ 甀猀愀爀 琀愀洀戀洀 昀甀渀搀漀猀 攀洀 挀漀爀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 ⠀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ ㄀㤀㠀㠀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀㘀⤀⸀   ਀   ऀ吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䐀攀猀挀漀氀愀爀 瀀漀猀猀甀椀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 挀甀爀猀愀渀搀漀 漀甀 攀洀 昀愀猀攀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀⸀ 䄀 昀漀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀愀搀愀 瀀漀爀 琀爀愀漀猀 搀攀 瀀椀渀挀攀椀猀 搀攀 挀愀渀攀琀愀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 渀愀 挀爀椀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀㬀 攀 漀 愀瘀椀漀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 攀洀 漀爀椀最愀洀椀 ⠀洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 愀瘀椀漀稀椀渀栀漀 搀攀 瀀愀瀀攀氀⤀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀 搀愀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 愀氀最甀渀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 渀漀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀 搀愀猀 愀甀氀愀猀⸀  䄀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 愀琀爀愀攀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 琀攀渀琀愀爀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀ ਀ऀ䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀愀 攀搀椀漀 切渀椀挀愀 搀漀 䐀攀猀挀漀氀愀爀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀戀爀攀 搀漀椀猀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 焀甀攀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀漀 挀椀搀愀搀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 愀猀猀椀洀㨀 a) “Conhecendo a Rural” recebe alunos da Baixada Fluminense – Esta reportagem é sobre a visita de uma turma de estudantes do Colégio Estadual Vicentina Goulart à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A iniciativa foi da estudante de Ciências Sociais desta Instituição, Paula Serpa, que desenvolve uma pesquisa sobre jovens da Baixada Fluminense e leva alunos de escolas públicas para conhecer o ambiente universitário por meio do projeto de extensão Conhecendo a Rural. Além disso, incentivá-los a buscar a qualificação profissional. A matéria foi o destaque da edição, em virtude da relevância social que o projeto tem para o ensino brasileiro.਀戀⤀ऀ䄀焀甀攀氀愀 䈀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 䌀爀椀愀渀愀 瀀漀搀攀 瘀椀爀愀爀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ጀ†伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀琀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀 甀洀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀  攀最爀攀猀猀漀 搀攀 挀氀愀猀猀攀猀 洀攀渀漀猀 昀愀瘀漀爀攀挀椀搀愀猀 攀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀 愀猀 猀攀琀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 愀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 漀昀攀爀攀挀攀洀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀愀⸀ c) Universitários falam da experiência de serem cotistas – Espaço no jornal destinado para que os universitários de três diferentes instituições, que ingressaram através das cotas, compartilhassem suas experiências, sendo egressos da mesma realidade social.਀搀⤀ऀ唀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀攀 搀挀愀搀愀猀 ጀ†唀洀愀 渀漀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀攀 搀挀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 愀 唀䘀刀刀䨀 攀 漀 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 䐀甀琀爀愀⸀ 伀 䌀漀氀最椀漀 琀攀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 挀漀洀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 攀洀 ㄀㤀㐀㘀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 昀椀氀栀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 瀀愀爀愀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 爀攀挀攀戀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 氀椀挀攀渀挀椀愀琀甀爀愀 攀 戀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀⸀ 䄀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀 猀攀 搀 瀀攀氀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀  A distribuição do Descolar foi realizada em cinco escolas públicas do município de Seropédica, sendo eles: Colégio Estadual Presidente Dutra, Colégio Técnico da Universidade Rural, Colégio Estadual Waldemar Raethy, Centro Integrado de Educação Pública 155 Maria Joaquina de Oliveira e Centro Integrado de Educação Pública 156 Albert Sabin.
 
CONSIDERAÇÕES
O Jornal Mural Descolar representou uma oportunidade para que os alunos responsáveis por sua produção colocassem em prática os conteúdos teóricos aprendidos durante o semestre acadêmico, sendo eles: produção de pauta, apuração, produção textual, visão crítica sobre os fatos apresentados e técnicas fotográficas. ਀唀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 昀漀椀 漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀搀琀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 搀攀 洀漀搀漀 挀漀攀爀攀渀琀攀 攀 挀漀爀搀椀愀氀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀甀愀爀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀 瀀漀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 攀砀瀀漀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 ᰀ氠攀瘀攀ᴀⰠ 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 洀漀搀漀 愀 渀漀 椀渀猀琀愀甀爀愀爀 甀洀愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ Nota-se que a realidade é uma narrativa e esta apresenta diferenças em seu discurso, uma vez que é construida a partir da nossa bagagem cultural. O Jornal Mural Descolar promoveu um espaço para o debate sobre as diferentes histórias que cercam o universo escolar e seus atores, mantendo, assim, atitudes éticas e proporcionando o senso crítico do seu público-alvo.਀䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀昀氀攀砀漀 愀氀挀愀渀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 猀漀戀爀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀瘀攀椀猀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀㨀 渀漀瘀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 漀瀀漀⸀ 䌀愀琀氀漀最漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㔀ⴀ㄀㄀㘀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㄀㤀㠀㠀Ⰰ 攀搀椀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 䌀伀一刀䔀刀倀 ㈀ꨀ 刀攀最椀漀 ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀⼀倀愀爀愀渀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀椀渀瀀爀漀爀瀀⸀漀爀最⸀戀爀⼀䌀氀椀瀀瀀椀渀最⼀㈀  㘀⼀ 㤀㔀⸀栀琀洀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䨀漀愀焀甀椀洀 䈀⸀ 䈀愀爀戀漀猀愀 攀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀愀 䐀甀愀爀琀攀 䰀⸀ 䰀甀挀愀猀⸀ ∀䄀攀猀 䄀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀猀㨀 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 䨀甀爀搀椀挀漀猀∀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀   ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀椀琀攀猀⸀洀甀氀琀椀眀攀戀⸀甀昀猀洀⸀戀爀⼀愀昀椀爀洀攀⼀搀漀挀猀⼀䄀爀琀椀最漀猀⼀瘀愀爀 ㈀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ጀ†䤀䈀䜀䔀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/545/cd_2010_educacao_e_deslocamento.pdf. Acesso em 20 de abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀椀琀甀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 ጀ†䤀匀倀Ⰰ ㈀ 먀 䈀倀䴀Ⰰ 䤀渀挀椀搀渀挀椀愀猀 䌀爀椀洀椀渀愀椀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀瀀爀漀搀攀爀樀⸀爀樀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀猀瀀开椀洀愀最攀渀猀⼀唀瀀氀漀愀搀猀⼀䈀甀猀挀愀䐀伀㈀ ㄀㔀㄀㄀─㈀ ㄀㠀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀椀琀甀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 ጀ†䤀匀倀Ⰰ ㈀ 먀 䈀倀䴀Ⰰ 䤀渀挀椀搀渀挀椀愀猀 䌀爀椀洀椀渀愀椀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀瀀爀漀搀攀爀樀⸀爀樀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀猀瀀开椀洀愀最攀渀猀⼀唀瀀氀漀愀搀猀⼀䈀甀猀挀愀䐀伀㈀ ㄀㘀㄀㄀─㈀ ㄀㠀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀椀琀甀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 ጀ†䤀匀倀Ⰰ ㈀㐀먀 䈀倀䴀Ⰰ 䤀渀挀椀搀渀挀椀愀猀 䌀爀椀洀椀渀愀椀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀瀀爀漀搀攀爀樀⸀爀樀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀猀瀀开椀洀愀最攀渀猀⼀唀瀀氀漀愀搀猀⼀䈀甀猀挀愀䐀伀㈀ ㄀㔀㄀㄀─㈀ ㈀㈀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀椀琀甀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 ጀ†䤀匀倀Ⰰ ㈀㐀먀 䈀倀䴀Ⰰ 䤀渀挀椀搀渀挀椀愀猀 䌀爀椀洀椀渀愀椀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀瀀爀漀搀攀爀樀⸀爀樀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀猀瀀开椀洀愀最攀渀猀⼀唀瀀氀漀愀搀猀⼀䈀甀猀挀愀䐀伀㈀ ㄀㘀㄀㄀─㈀ ㈀㈀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最 攀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ圀愀氀搀攀洀愀爀 䰀甀椀稀⸀  刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀 ⴀ 䄀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 甀洀愀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 䐀椀愀氀最椀挀愀 攀 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀娀Ⰰ 刀漀戀攀渀椀氀猀漀渀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀琀愀猀 瀀愀爀愀 渀攀最爀漀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 攀挀漀渀洀椀挀愀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀昀戀愀⸀戀爀⼀爀椀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀爀椀⼀㄀㐀㐀㌀ ⼀㄀⼀刀伀䈀䔀一䤀䰀吀伀一─㈀ 䐀伀匀─㈀ 匀䄀一吀伀匀─㈀ 䰀唀娀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀漀猀琀愀⸀ 䌀氀愀猀猀攀Ⰰ 爀愀愀 攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䐀䄀䐀伀匀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瘀⸀㐀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㌀㌀ⴀ㠀㜀㌀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀─ 䐀⼀搀愀搀漀猀⼀瘀㐀㤀渀㐀⼀ 㘀⸀瀀搀昀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀䰀伀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䐀爀漀猀椀氀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀愀 搀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀㨀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀 猀攀最爀攀最愀漀 渀漀猀 猀甀戀切爀戀椀漀猀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 ☀ 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀 㨀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 ⴀ 䌀䔀䐀䔀匀 瘀⸀㈀㔀Ⰰ 渀⸀㠀㘀 ⠀愀戀爀⸀㈀  㐀⤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀㌀ⴀ㈀㜀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀攀猀⼀瘀㈀㔀渀㠀㘀⼀瘀㈀㔀渀㠀㘀愀㄀㜀⸀瀀搀昀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀  愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀娀Ⰰ 䄀渀愀 䰀切挀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 挀漀爀爀攀渀琀攀稀愀㨀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 匀攀渀愀挀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䄀䜀伀Ⰰ 一愀搀椀爀⸀ 䐀漀 愀挀攀猀猀漀  瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀㨀 瀀攀爀挀甀爀猀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 搀攀 挀愀洀愀搀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 ⴀ 刀攀瘀⸀ 䈀爀愀猀⸀ 䔀搀甀挀⸀ 瘀漀氀⸀㄀㄀ 渀漀⸀㌀㈀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 䴀愀礀⼀䄀甀最⸀ ㈀  㘀 ጀ†䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀爀戀攀搀甀⼀瘀㄀㄀渀㌀㈀⼀愀 ㌀瘀㄀㄀渀㌀㈀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㘀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀  ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀