ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00628</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Integrada Faesa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Silva da Hora rOCHA (Faculdades Integradas Espírito-Santenses); Lívia Reim Alves Dias (Faculdades Integradas Espírito-Santenses); Gustavo Coutinho Brito (Faculdades Integradas Espírito-Santenses); Eric Alvarenga Rosa (Faculdades Integradas Espírito-Santenses); Amanda Pacheco Bernardina Silva (Faculdades Integradas Espírito-Santenses); Victor Reis Mazzei (Faculdades Integradas Espírito-Santenses)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade e Propaganda, Agência Experimental, Mercado, Estágio, Extensão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criada em 2002 para o curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, a Agência Integrada oferece aos alunos mais um canal de aperfeiçoamento prático dos estudos realizados em sala de aula. Suas atividades estão direcionadas ao desenvolvimento de habilidades que aproximam os estudantes do mercado de trabalho. Mas este não é o único foco: a agência também incentiva os estagiários a aplicarem, de forma ética, as teorias assimiladas, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com o meio em que se encontram. Outro ponto importante é a pesquisa realizada ao longo das atividades, através do incentivo à produção de trabalhos acadêmicos para concursos universitários. A metodologia aplicada neste artigo ilustra os processos pedagógicos e de extensão que auxiliam na formação dos alunos. Para isto, são citados autores referências no assunto e exemplos de campanhas publicitárias autorais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em seus 14 anos, a Agência Integrada vem desenvolvendo atividades de extensão que reforçam os conceitos aprendidos pelos alunos nas aulas do curso de Publicidade e Propaganda. As tarefas são executadas a partir de solicitações das demandas publicitárias de vários cursos que fazem parte da Faesa e englobam desde o atendimento aos clientes até a finalização dos jobs. O processo tem início com a elaboração de um briefing, que é preenchido pelo cliente com o auxílio dos estagiários responsáveis pela criação. Em seguida, toda a equipe faz um brainstorming para estimular o surgimento de ideias criativas que irão dar base à execução da demanda solicitada. Com a ideia acordada, começa a produção de forma simultânea entre os encarregados de Direção de Arte e os de Redação. Tudo isso sob a supervisão do professor orientador e do coordenador, que acompanham todo o processo, verificando desde o cumprimento dos prazos até a aprovação final do material. Esta rotina tem como finalidade simular a cobrança real das agências de propaganda profissionais. A partir do momento em que a criação é concluída, realiza-se uma reunião com o cliente para a defesa da peça e sua possível aprovação. Todas essas competências são cobradas, também, no dia a dia das agências reais. Assim, a Agência Integrada tem a responsabilidade de ser o primeiro contato dos estudantes com a profissão que seguirão. Além das atividades técnicas, são desenvolvidas habilidades importantes para o desenvolvimento pessoal do estagiário, como trabalho em grupo, respeito aos prazos e compromissos. Tudo isso com o apoio pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda. A fundamentação teórica adquirida em sala de aula é a "matéria prima" de todo o processo da Integrada, já que o principal objetivo da agência é aplicar, na prática, o conteúdo acadêmico assimilado, permitindo, assim, que os participantes que vivenciaram esta experiência tenham uma boa base teórico-prática ao ingressar no mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1 OBJETIVO 1.1 OBJETIVO GERAL Aprimorar os conhecimentos assimilados em sala de aula, através de trabalhos práticos que clarificam os conceitos teóricos. Promover o primeiro contato com a rotina real de uma agência de Publicidade, preparando os estagiários para lidar com as cobranças da profissão e com os desafios que poderão surgir. Receber orientação de profissionais experientes para aprimorar as qualidades e potencializar seu crescimento. 1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver a capacidade técnica dos estagiários, o potencial criativo e as habilidades para solucionar problemas. Estimular o desenvolvimento pessoal e social, formando cidadãos éticos. Cultivar e incentivar o bom relacionamento com as agências profissionais, possibilitando o intercâmbio entre os estagiários e estas empresas. Contribuir com projetos de cunho social que ajudem a modificar a realidade dos indivíduos à nossa volta. Aproximar os estudantes da rotina de pesquisa, incentivando a participação em eventos científicos afins para um maior desenvolvimento acadêmico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que os discentes de Publicidade e Propaganda possam se tornar profissionais mais preparados, são necessárias algumas etapas complementares. O ensino dentro da sala de aula é de extrema importância, uma vez que expõe diversas teorias sobre os assuntos abordados na publicidade. Entretanto, em muitas situações, as aulas expositivas necessitam de um reforço para um resultado mais eficaz. É importante colocar em prática essas teorias ainda durante a fase de aprendizado. Os projetos de pesquisa, os trabalhos em sala e a extensão trazem a realidade das agências para os estudantes. O ensino é troca e a assimilação de informações. No curso de Publicidade e Propaganda, este ensino é composto por teoria e prática, que estão alinhadas à grade curricular do aluno, assim complementando a sua formação. O papel da Agência Integrada é oferecer este apoio, reforçando e ampliando os conhecimentos que a "aula FAESA" propõe. A aula FAESA é baseada em três princípios que norteiam a sua execução e que estão expostos no Projeto Pedagógico do Curso (2015): Personalização, que é o "alinhamento entre necessidades, interesses e potenciais de cada aluno e os objetivos delineados pela instituição"; Experimentação, que "se concretiza por meio da seleção e realização de estratégias diversificadas de ensino baseadas em metodologias ativas"; e, por fim, a Tecnologia, que "utiliza recursos tecnológicos para potencializar e dinamizar o processo ensino-aprendizagem". A partir do exposto, podemos afirmar que estes pilares norteiam os princípios aplicados no dia a dia pela Integrada. A relação entre ensino, pesquisa e extensão é bem próxima, pois uma não se separa da outra. Elas se complementam e melhoram o processo de aprendizagem. A pesquisa ativa a curiosidade acadêmica dos estudantes, fazendo com que eles se voltem para livros, artigos e experimentos em busca de respostas. Assim, além da base proporcionada com o ensino em sala de aula, a pesquisa busca ampliar estudos já consolidados, uma vez que permite aos discentes o questionamento de ideias, conceitos e práticas antes considerados irrefutáveis. De maneira similar ocorre na Integrada, uma vez que os alunos são estimulados a produzir não só peças publicitárias, mas também artigos que dialoguem com as teorias apresentadas nas disciplinas que compõem a grade curricular. Sempre pautada pela pesquisa e pelo ensino teórico em sala de aula, a extensão tem o papel de aproximá-los da comunidade. Ela promove um trabalho interdisciplinar, que une a teoria e a prática do processo de aprendizagem, fazendo com que extensionistas passem de meros receptores a divulgadores de conhecimento, "fato este que não só possibilitou a busca de soluções para os mais diversos problemas da humanidade, como também permitiu o desenvolvimento social humano". (BERNARDI, 2003, p. 101). Os três eixos principais para a formação de um profissional são o ensino, a pesquisa e a extensão. Neste contexto, a Integrada tem como propósito ser um reforço catalisador do conteúdo assimilado nas aulas teóricas do curso de Publicidade e Propaganda, contribuindo para o êxito na formação de seus estagiários, que seguem mais qualificados para os desafios do mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Integrada é uma agência experimental júnior do curso de Publicidade e Propaganda da Faesa. Fundada em 2002, seu objetivo é aproximar os estagiários da realidade nas agências profissionais. Para tanto, são executadas funções similares às do dia a dia dessas empresas, respeitando sempre as capacidades e limites dos participantes. A Integrada, por ser um projeto de extensão, proporciona o auxílio e o desenvolvimento de seus alunos, como está descrito no Projeto Pedagógico do curso: "A Extensão tem um papel fundamental na integração das atividades universitárias com os diversos segmentos da sociedade. Nessa perspectiva, a política de extensão das Faculdades Integradas São Pedro tem como propósito o desenvolvimento de ações que possibilitem: aos estudantes, adquirir experiências nas suas áreas de conhecimento e o enriquecimento em sua formação enquanto cidadãos; aos docentes, a interação com a sociedade, a troca de experiências e a qualificação profissional; à Instituição, a integração com a sociedade e a ampliação de seus espaços de atuação, contribuindo para o desenvolvimento social; e à Sociedade, a melhoria da qualidade de vida". (PPC, 2015 p. 651) A agência está localizada no bloco quatro, terceiro andar do "Campus Avenida Vitória" da FAESA. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 14:00 - 18:00 hs. A equipe é formada por quatro estagiários, sendo que dois atuam na área de Direção de Arte e dois na de Redação. Os membros são supervisionados por um coordenador e por um professor orientador. A bolsa disponível para os extensionistas é de R$300,00 (trezentos) reais, além do auxílio transporte de R$80,00 (oitenta) reais. (Anexo 1) O processo de seleção é baseado no desempenho acadêmico dos estudantes. Além das notas, a participação ativa nas disciplinas, a pontualidade e a frequência nas aulas são fatores decisivos para a escolha. Essas características contribuem para o destaque desses alunos e, consequentemente, para que sejam indicados por professores e ex-estagiários da Integrada, credenciando-os a participar da etapa final de entrevista. Fora os aspectos técnicos citados acima, é esperada do participante uma conduta exemplar, além de fácil convivência com os demais colegas e o zelo pela harmonia no ambiente de trabalho. A permanência máxima dos extensionistas no estágio é de um ano, porém, é muito comum a rescisão do contrato antes do prazo, já que eles são constantemente requisitados por empresas e agências em busca de talentos, num processo que é facilitado, também, pela relação próxima da Integrada com o mercado. Após a seleção dos estagiários e antes do início das atividades, todas as normas e funcionamento da agência experimental são detalhados. Já contratados, toda demanda recebida por eles passa por uma avaliação que inclui a verificação do calendário para a definição dos prazos e do fluxo dos trabalhos. São designadas as tarefas para cada membro da equipe de acordo com a área de interesse. Todos apontam os pontos positivos e o que pode ser melhorado na peça, proporcionando desenvolvimento da aptidão crítica nos estagiários, que ao finalizar o job, conseguem refletir suas melhorias técnicas. O feedback do professor orientador, do coordenador e de todos os membros da equipe são de extrema relevância para o desenvolvimento do trabalho. A importância desse retorno é ratificada abaixo: "Feedback é importante para todos nós. É a base de todas as relações interpessoais. É o que determina como as pessoas pensam, como se sentem, como reagem aos outros e, em grande parte, é o que determina como as pessoas encaram suas responsabilidades no dia-a-dia". (WILLIANS, 2005, p.19). O responsável pela supervisão das atividades exercidas na Agência Integrada é o coordenador Prof. Gustavo Coutinho Brito, formado no ano de 2000, na 2ª turma de Rádio e TV da FAESA, além de pós-graduado em Marketing e mestrando em comunicação - ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Na agência ele acompanha todo o processo de concepção das peças. Os estagiários também contam com o auxílio do professor orientador Ms. Victor Reis Mazzei formado em Publicidade e Propaganda pela UFES, com especialização em Imagem e Mídia pela Cândido Mendes e mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. O referido professor também leciona as disciplinas Criatividade e Processos Criativos, Campanhas Publicitárias e Publicidade Impressa no curso de Comunicação. Ambos possuem papéis de grande relevância na extensão. O professor orientador, além da parte técnica do processo, acompanha também o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estagiários. O coordenador, como dito anteriormente, acompanha todo o processo de criação, desde a chegada da demanda pelos clientes, passando pelo brainstorm - em que todos os estagiários participam - compartilhando ideias, até a etapa de aprovação. A importância desse processo é enfatizada abaixo: "O Brainstorm, na minha opinião, continua sendo muito útil, pois. se não consegue acompanhar o processo de amadurecimento de uma ideia, em contrapartida, permite que pessoas, com visões e experiências distintas, abram horizontes e coloquem pensamentos em choque e em xeque. Dialogar com gente diferente é o embrião de novas sinapses e pode acender novas centelhas criativas, que, quem sabe, originarão inovações". (MAZZEI, 2016, p.53) Todos os dias são realizadas reuniões de pauta, onde as demandas são debatidas e os novos trabalhos distribuídos entre as duplas de criação, formadas por um redator e um diretor de arte. Além da definição das tarefas, também é avaliado o andamento das peças solicitadas em reuniões anteriores, bem como cumprimento dos respectivos prazos. Nestes encontros, os tópicos da reunião não são pautados exclusivamente pelos supervisores, já que os estagiários também possuem voz ativa e liberdade para sugerirem trabalhos e soluções. Qualquer assunto de interesse dos participantes ou questão que gere alguma dúvida são debatidos. A ideia de que o professor e o coordenador são possuidores do saber e os estudantes apenas receptores pode ser transformada, de acordo com Imbernón (2009), que afirma que os envolvidos neste convívio são entendidos como similares, trocando as sessões de orientações por momentos de trocas de informação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Integrada tem como foco ajudar no desenvolvimento de habilidades práticas do estudante do curso de Publicidade e Propaganda, independente do período que esteja cursando. Assim, a contratação do aluno que tenha o interesse em aperfeiçoar suas habilidades é permitida estando ele cursando o início da faculdade ou prestes a se formar. Os extensionistas, em seu dia a dia, são inseridos em situações similares às de agências profissionais, desde o recebimento da demanda, até a entrega da peça ou da campanha. Essa experiência permite que o estagiário aprenda a lidar com a cobrança de uma agência real, aplicando formas criativas de solucionar os mais variados problemas. A agência, como já foi dito anteriormente, é composta por quatro estagiários - sendo dois na área de direção de arte e dois na de redação. Entretanto, o fato de possuírem funções definidas não os impede de aprenderem e compartilharem habilidades de outras áreas com seus colegas. Na Integrada, acredita-se que um bom profissional de publicidade deva possuir um entendimento básico de todas as funções exercidas em uma agência, uma vez que uma área depende da outra para um melhor funcionamento e é mais eficiente quando em sintonia. A Agência Integrada tem seu trabalho voltado a atender as demandas internas da faculdade. Sua produção é direcionada no sentido de divulgar eventos, projetos e atividades acadêmicas. É prioridade dar visibilidade e informar ao corpo docente e discente, através da publicidade, sobre realizações institucionais, além de divulgar para a comunidade de uma forma geral o que acontece na FAESA. O desenvolvimento de um trabalho que envolva a aprendizagem dos alunos é pautado pela constante observação e instrução responsável do coordenador e do professor orientador. Este acompanhamento é primordial para que se perceba, de forma mais próxima, a evolução dos alunos e de seus trabalhos, já que esses profissionais possuem conhecimentos específicos para nortear e complementar a experiência vivenciada pelos estudantes. Cada novo trabalho desenvolvido pela agência tem início na entrevista com o cliente, onde são extraídas todas as informações, que serão transcritas para o briefing - documento que contém as demandas detalhadas do cliente. Este documento é utilizado para direcionar toda a concepção e criação da peça, da campanha ou do evento. Em seguida vem a parte da criação, que começa a partir do brainstorm - momento em que todos da agência se reúnem para expor ideias sem nenhum tipo de filtro - . Após as ideias expostas, é necessário organizá-las e escolher a que melhor atende a demanda solicitada. Depois é realizado o processo de criação propriamente dito. O diretor de arte começa seu trabalho procurando referências visuais, enquanto o redator inicia uma pesquisa para entender melhor o assunto e atender plenamente o que foi pedido. Esse processo acontece simultaneamente, para que a linguagem verbal e não verbal estejam em consonância. A dinâmica do redator inclui a criação e o aperfeiçoamento de vários títulos, até que um transmita a ideia principal de forma clara. Em 2002, quando a agência foi criada, eram desenvolvidos apenas jobs mais simples, como a criação de posts para datas comemorativas. Atualmente, uma vez que o intuito é de aproximar cada vez mais os extensionistas do mercado de trabalho, surgiu a necessidade de ampliar as produções. Assim, em 2013, novas parcerias foram realizadas e a variedade de demanda contribuiu para um maior desenvolvimento dos alunos. Os serviços prestados pela Integrada atendem a todos os cursos oferecidos pela instituição, bem como os muitos projetos realizados internamente e externamente. Desses projetos, alguns são clientes fixos da agência, como: FAESA BAJA, Sociedade de Amparo à Velhice, TV FAESA, FAESA Digital e Procissão fotográfica, o que garante uma demanda constante de trabalhos. Hoje a integrada cria peças como banners, cartazes, folders, pôsteres impressos e panfletos, que após finalizados, são entregues aos clientes para providenciarem a produção. Muitas dessas peças são adaptadas para o meio online, já que os clientes utilizam as redes sociais da FAESA para a divulgação de seus projetos. Com isso, além do trabalho de criação, os diretores de arte e os redatores precisam adaptar a arte e o texto para cada mídia específica. Além da criação de peças avulsas para divulgar eventos fixos da instituição, surgem ainda, constantemente, pedidos para elaboração de eventos e suas identidades visuais. Os estagiários são incentivados, também, a participarem de concursos universitários para troca de conhecimentos. Aliás, este incentivo à participação de concursos universitários refletiu em vários prêmios conquistados pela Integrada nos últimos anos. Foram 12 títulos no total, sendo um nacional. Dentre eles podemos destacar: A primeira colocação no concurso "Ecos Mostra 2014" da UFES. Mérito da estudante Thaís Peixoto que produziu uma série de peças para o Dia Nacional da Alfabetização. (Anexo 2) Outro êxito foi o prêmio do Colibri de Propaganda - principal concurso publicitário do Espírito Santo e primeiro concurso regional realizado no Brasil - no ano de 2014, o qual a estudante Bárbara Faria conquistou com seu anúncio, o Bronze na categoria estudantil. O briefing pedia uma solução para a adoção de animais. (Anexo 3) Em 2015, a campanha dos estudantes Renan Mendes e Filipe Santos conquistou, no concurso Fenapró Universitário, o primeiro lugar no Espírito Santo pela etapa regional. As peças vitoriosas nesta fase disputaram, automaticamente, o evento em âmbito nacional. Na disputa envolvendo participantes de todo o país, a campanha ficou em segundo lugar, tendo como concorrentes as melhores criações de cada estado. O desafio era criar uma peça que representasse o futuro da propaganda. (Anexo 4) Em 2016, as alunas Júlia Soresini e Paula Pimentel trouxeram o título de primeiro lugar estadual novamente no concurso Fenapró Universitário com a peça abaixo: (Anexo 5) Os alunos Filipe Santos e Júlia Soresini conquistaram o primeiro lugar no "Ecos Mostra 2015" da UFES. O briefing pedia que se encontrasse uma solução para que as pessoas utilizassem mais a bicicleta do que o carro como meio de transporte. Segue (Anexo 6) A produção de vídeos também é parte da experiência dos alunos na Integrada, ampliando o campo de atuação durante o estágio. Foi criado pelos extensionistas para postagem no YouTube um programa de entrevistas intitulado "Integrada com o Mercado" (http://bit.ly/2oN9FuT), onde publicitários renomados são convidados para abordar assuntos relativos à carreira. Dentre os entrevistados que já passaram pelo programa estão: Flávia Rodriguez  Diretora da Agência Criativa Segue (Anexo 7), André Muhle  Diretor de criação na Agência Ampla Segue (Anexo 8) e Luis Tauffer  Diretor de criação na Agência Young & Rubicam Poland. Segue (anexo 9) Como consequência desta experiência na produção de vt's, foi construída uma parceria com a Criativa - uma das agências mais tradicionais no estado - onde os estagiários da Integrada foram convidados a participar do processo de pesquisa, criação e produção de um vídeo institucional para o curso de Comunicação Social. O vt teve veiculação externa e grande alcance na mídia. Esta experiência, além de estreitar os laços com o mercado, permitiu aos alunos vivenciar as práticas publicitárias conduzidas por profissionais da área. De forma geral, desde os primeiros períodos, os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA enxergam na Agência Integrada uma forma de aprimorar suas habilidades. Por isso, além dos quatro funcionários, o espaço é aberto aos demais alunos para orientação e trabalhos coletivos pontuais. Um exemplo desta prática é o evento "Brifaço", promovido pela Integrada e aberto a todos os alunos do curso de Publicidade para troca de experiência sobre concursos acadêmicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Orientada por um coordenador e um professor orientador experientes na área, a Integrada, com seus quatro estagiários, consegue atender atualmente a demanda de todos os cursos da FAESA que necessitam de auxílio para divulgar seus projetos. Esta dinâmica permite aos alunos vivenciar uma experiência real, que engloba desde a chegada do job até sua finalização e aprovação, antecipando com isso a experiência com as fortes exigências profissionais. O mercado de trabalho e a sociedade buscam cidadãos completos e a Integrada permite que, além da graduação em si, os estagiários vivenciem um processo de formação integral, já que a extensão se torna um reforço no processo de aprendizado. Além do complemento do ensino em sala de aula, a agência experimental visa aproximar aluno e mercado, por meio de uma experiência que simula o que acontece nas empresas reais. Todas as ferramentas utilizadas pela Integrada são pensadas como forma de potencializar o desenvolvimento prático de seus estagiários, visando sempre o comprometimento como um dos diferenciais no preparo para o mercado de trabalho. O modelo de extensão apresentado tem, portanto, o compromisso de contribuir para o amadurecimento acadêmico e profissional do aluno, além de auxiliar na formação de futuros profissionais éticos e responsáveis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERNARDI, M. M. A importância da iniciação científica e perspectivas de atuação profissional. Biológico, São Paulo, v. 65, n.1/2, p.101, jan./dez, 2003 <br><br>IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências; tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009. <br><br>MAZZEI, Victor. Criatividade: o que inspira suas ideias?. Curitiba: CRV, 2016.<br><br>Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda. Associação Educacional de Vitória Faculdades Integradas São Pedro, 2015. <br><br>WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. <br><br> </td></tr></table></body></html>