INSCRIÇÃO: 00643
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Jingle "Você já amou a quem te ama"?
 
AUTORES: AMANDA CAROLINE ROCHA DE MESQUITA (CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA); Thiago da Silva Alves (CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA); Rhanica Evelise Toledo Coutinho (CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA); Douglas Baltazar Gonçalves (CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA); Leonardo Simões Canavez (CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Rádio, Jingle, Solidariedade,
 
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido atendendo a proposta para a criação de um jingle que tivesse um tema de eixo transversal, sendo a parte de inclusão social a temática principal do projeto como atividade para a disciplina de Rádio, Televisão e Cinema ministrada ao 3° ano do curso de Publicidade e Propaganda. O cliente em questão é fictício, com o nome de” Instituto Alma” uma ONG que busca padrinhos e pessoas que queiram adotar as crianças que são acolhidas por eles. Envolver quem ouve o jingle, mostrar que qualquer um é capaz de adotar e amar quem precisa de amor, colaborando para a inclusão de crianças órfãos na sociedade, podendo ter um lar e uma família, é o que a ONG procura, realizando o sonho das crianças que ali vivem.
 
INTRODUÇÃO
O conteúdo publicitário para rádio, em inúmeras de suas reformulações, destaca-se de quatro formas das mais utilizadas e conhecidas como jingle, spot, testemunhal e patrocínio, cada uma sendo selecionada a partir do planejamento estratégico e objetivo mercadológico que for estabelecido pata o anunciante. Como afirma Reis (2008, p. 119) “No Brasil, a tipologia dos formatos de anúncios publicitários veiculados no rádio se resume, basicamente, ao spot, ao jingle, ao testemunhal e à assinatura de patrocínio, contrastando com a diversidade de formatos identificados em outros países. Os estudos se baseiam numa definição de formato que não vincula a identificação dos relatos publicitários com a estratégia publicitária e o planejamento de mídia. Entretanto, a noção de relato publicitário indica que o emprego de cada formato cumpre diferentes finalidades”. A proposta de trabalho realizada para os alunos dentro da disciplina de Rádio, Televisão e Cinema, aponta as características que tornam do jingle, o formato de anúncio publicitário selecionado para o desenvolvimento do projeto. Desenvolver um conteúdo composto de palavras que concordassem entre si, causando impacto e musicalidade, acompanhado de uma melodia, a fim de que fixasse para ser lembrado com facilidade, foi o desafio proposto, com a temática de eixo transversal que promovesse a importância social. Para promover a inclusão social, a ideia de desenvolver uma ONG fictícia que se propõe a cuidar de crianças em orfanato surgiu juntamente com o primeiro verso do jingle “Você já amou a quem te ama?”, palavras que poderiam provocar o lado emotivo de quem ouvisse e se propusesse a ouvir o conteúdo completo que apresenta o que seria o Instituto Alma.
 
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é convidar o ouvinte a contribuir com seu amor às crianças e adolescentes atendidos pela Alma. Fazê-los compreender que o afeto doado sempre reforçando um ciclo que só tende a crescer. Como peça publicitária utilizada em meio radiofônico, o jingle é a que melhor consegue atingir o ouvinte num nível subconsciente de memorização. Isso porque a música é composta de elementos como melodia, timbres, andamento e etc, que são decodificadas sem a necessidade da racionalidade, tendo ligação direta com as emoções. Outra possibilidade da música é seu caráter mnemônico, apoiado em rimas e na melodia. Com uma estrutura simples e utilizando-se sons suaves e harmônicos, procurou-se realizar uma peça capaz de estimular nosso cérebro a repeti-la. Como objetivo secundário, mas não menos importante, é apresentar a Alma aos ouvintes e mostrar a importância de seu trabalho com crianças e adolescentes, e como essas pessoas precisam de carinho para se desenvolver. Por fim, procura-se associar o Instituto a valores positivos e situá-lo no imaginário do público tanto racionalmente como emocionalmente.
 
JUSTIFICATIVA
A infância e adolescência representam a fase de crescimento e formação do indivíduo adulto. Esse processo complexo e que leva aproximadamente duas décadas é marcado por diversas fases, mas que possuem em comum uma condição de formação que requer uma especial atenção. Embora o ser humano possua um desenvolvimento contínuo ao longo de toda a vida, é nessa fase exatamente responsável pelo crescimento que também se desenvolvem e consolidam as estruturas mentais. Até chegarem à fase adulta, que varia de cultura para cultura, é a família o grande meio social responsável pelo seu acolhimento, nutrição e proteção. Essa estrutura que acompanha a evolução desde o surgimento dos primeiros seres humanos também encontra paralelo em outras espécies de animais, sobretudo na família dos primatas. O amor, compreendido como sentimento de grande afeição que une uma pessoa a outra, caracteriza-se pelo cuidado, comprometimento e busca de felicidade de modo coletivo; talvez seja uma das qualidades emocionais mais marcantes de uma família. O inverso do amor caracterizado pelo abandono e indiferença, por outro lado, são apontados por grandes responsáveis por traços marcantes de personalidade relacionados com condutas que vão contra a coesão social. Nas sociedades modernas o Estado também passa assumir algumas atribuições das famílias, no tocante ao cuidado desses cidadãos em desenvolvimento, seja através de dispositivos legais como o Estatuto da Criança e do Adolescente, ou de estruturas como escolas e instituições para acolhimento ou correção. Embora a eficiência dessas iniciativas seja de uma discussão à parte, o certo é que elas não suprem o amor familiar. Sobretudo aquelas em que encontramos crianças e adolescentes sem famílias ou em situações familiares complicadas. A preocupação com o afeto recebido por essas crianças e adolescentes vai além de um ato de solidariedade. Desnutridos de afetos, essas pessoas se tornarão adultos depauperados emocionalmente, prejudicando a funcionamento do corpo social. Doar amor a estranhos é uma questão que suscita resistência em nossa sociedade. A todo o instante a sociedade apresenta iniciativas de maneira a estabelecer ciclos virtuosos. O amor pode ser mais um deles. Visando todo o contexto social abordado em que o Instituto Alma está imerso, justifica-se a partir das pesquisas sobre o assunto, a proposta da ONG que consiste em motivar a adoção e apadrinhamento como também à visibilidade do lugar e seu projeto, a funcionalidade da opção pelo jingle a partir de suas características. Ferraretto (2014, p. 252) afirma que “… a maioria dos jingles tem o objetivo publicitário de promover a imagem da marca do anunciante, isto é, a percepção global que os consumidores têm a seu respeito. As letras se situam num nível afetivo e geram na mente do público-alvo um conjunto de ideias e juízos que envolvem a notoriedade da marca”. Um simples jingle talvez não tenha a pretensão de modificar o mundo, mas pode dar sua contribuição ecoando, atraindo e seduzindo aqueles que procuram fazer o bem.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A partir do briefing proposto pelos docentes que ministram a disciplina de Rádio, Televisão e Cinema, os alunos analisaram de qual forma iria ser abordada a letra que iria compor o jingle, para atender a todas as informações que foram coletadas como base. Optando por uma instituição que seria uma ONG, começou a ser pensado em uma melodia que fosse mais adequada para que a mensagem fosse passada de forma agradável, emocionante e reflexiva, a fim de reter e sensibilizar quem estivesse ouvindo. Primeiro passo consistiu em definir o apelo que seria usado, pensando em criar indagações que fossem relacionadas ao ato de refletir a importância da adoção para uma criança órfã. Em sala de aula foram pensadas algumas rimas, palavras a serem inseridas, logo após desenvolver o conteúdo escrito, para desenvolver o processo de gravação utilizou-se do software Pro-Tools 10 AVID. As técnicas de instrumentação utilizadas na composição da música foram: violão de nylon (levada base fingerstyle 1° violão / melodia dedilhada - 2° violão) Percussões- ganzá (ritmo base), reco-reco, xilofone infantil e agogô. Cifra do violão: D/G/D/G/D/G/A (loop contínuo). Por fim o áudio foi equalizado e finalizado para ser exportado com qualidade.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Uma sociedade é composta de cidadão que se solidarizem, fazendo que um consiga enxergar os problemas dos outros. Assim, através de contatos afetivos poderão ser transpostas pontes que tanto separam nossa sociedade. Visando o conceito que iria envolver o anúncio e as características do jingle, inicialmente pensou-se em como a letra abordaria o conteúdo, a partir do primeiro verso que seria uma indagação (Você já amou a quem te ama?) que faz referência ao ciclo afetivo, que consiste em amar, porque alguém também te amou sendo que este mesmo alguém foi amado, sustentando as relações humanas em atos de carinho e cuidado resumidos no próprio amor, neste caso, sendo descrito por amor familiar. Pensando em um ciclo virtuoso, que se propagaria entre outras pessoas, multiplicando as pessoas que seriam adeptas dessa forma de amar. Segundo passo consistiu em desenvolver uma melodia, pois o intuito inicial era criar um som tranquilo, porém ao mesmo tempo alegre e aconchegante, que causasse uma leveza e suavidade ao ouvir, pensando em violão e percussões leves. A letra começou a ser moldada com a base em violão a partir da melodia que estava em desenvolvimento, pensando em criar, além da própria canção, uma forma de informar sobre o Instituto, em como seria localizado ou contatado mediante a reação ao ouvir o jingle. A aluna autora, sendo responsável pela letra, pensou que para estabelecer uma qualidade sonora, principalmente em relação à parte vocal, seria necessária uma pessoa que tenha técnica vocal e conheça de instrumentação, para colaborar em todo o processo, por tal razão o convidado, cantor e instrumentista Luã Ivys, interpretou a canção e faz as partes de locuções em que diz respeito ao Instituto Alma, contando também com a inserção de uma voz infantil interpretada por Maria Esperança Ramalho. O jingle foi gravado em cabine com isolamento acústico e equipamento de som, adequado: microfone com retorno e mesa de edição com quatro canais e os softwares necessários. O som foi gravado, editado e mixado pela dupla de alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda juntamente com o músico através da decupagem das gravações. “Músico: Você já amou a quem te ama, você já amou a quem te ama, você já amou a quem só quer. Voz Infantil: O seu carinho é muito importante pra nós. Locutor: O instituto Alma necessita de voluntários de cafuné, abraços e amor para crianças que vivem em orfanato. Seja um doador de afago! Para mais informações acesse: www.institutoalma.com.br. E tenha certeza que você deixará uma criança muito feliz! Musico: Você já amou a quem te ama, você já amou a quem te ama, você já amou a quem só quer... sorrir!" O aprendizado do grupo ocorreu no processo de criação e construção de um jingle, foi possível demonstrar e constatar, através desse trabalho, a ideia de que além de por si só a música contagia, ela tem o intuito de captar as emoções, que são transformadas em ações quando se conquista o ouvinte, sendo um canal publicitário com grande capacidade de gera os resultados esperados. Para ouvir acesse o link: https://soundcloud.com/user-414585518/jingle-voce-ja-amou-a-quem-te-ama
 
CONSIDERAÇÕES
O rádio é um veículo essencial para a divulgação de campanhas desse tipo, tanto pela penetração em várias classes, idades, gêneros, como pela proximidade que estabelece com o ouvinte. Desenvolver um projeto que traz uma preocupação social nesta proporção faz acreditar que um mundo melhor pode ser construído se as pessoas forem sensibilizadas por sentimentos positivos em relação ao próximo. A música pode ser um veículo útil, pois é capaz de emocionar, motivar e influenciar em ações positivas. Desenvolver este jingle fez com que os acadêmicos envolvidos tivessem a oportunidade de entender as etapas de todo o processo de trabalho que uma equipe publicitária passa desde a coleta de informações através do briefing ao desenvolvimento do produto. O projeto trouxe um ganho acadêmico de muita satisfação, onde os envolvidos puderam ter uma experiência ao compreender um pouco mais sobre jingle, como também a oportunidade de estar em contato direto com o universo das produções radiofônica e acadêmica, o que poderá abrir novos horizontes e um ensinamento que todos levarão para sua vida profissional ancorados em sua vida acadêmica.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALBANO, Júlia Lúcia. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999.

ALVES, Walter. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, Eduardo (org.). Teorias do rádio. Florianópolis: Insular, 2005.

CHAGAS, Carla Santos Torres et al. A era dos jingles. In. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação -XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Caxias do Sul, 2010.

DUARTE, Liliana; CARDOSO, António. O papel do jingle em anúncios publicitários televisivos destinados a crianças. Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 27-46. Edições Universidade Fernando Pessoa, 2011. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀㬀 䬀䰀혀䌀䬀一䔀刀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀⸀ 䔀 漀 爀搀椀漀㼀 一漀瘀漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀瀀甀挀爀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䈀䰀䤀䌀䤀䐀䄀䐀䔀Ⰰ 䴀挀䌀愀渀渀ⴀ䔀爀椀挀欀猀漀渀⸀ 吀挀渀椀挀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀椀瘀椀氀椀稀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㘀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䤀匀Ⰰ 䌀⸀ 䘀漀爀洀愀琀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀洀 爀搀椀漀⸀ 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 堀堀䤀嘀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀 䴀匀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 匀漀氀愀渀最攀 攀琀 愀氀⸀ 䄀 䤀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 䨀椀渀最氀攀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀愀猀攀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 䤀渀㨀 䤀渀琀攀爀挀漀洀ⴀ堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀