INSCRIÇÃO: | 00645 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO01 |
TÍTULO: | TV FAESA |
AUTORES: | Thays Silva Franco de Oliveira (Centro Universitário Faesa); Breno Saade Belesa (Centro Universitário Faesa); William Silva de Oliveira (Centro Universitário Faesa) |
PALAVRAS-CHAVE: | Jornalismo, TV Faesa, TV Universitária, , |
RESUMO | |
A TV Faesa é a primeira TV com conteúdo universitário do Espírito Santo. Surgiu em 1999 com a Legislação da TV a cabo, que determinou que as TVs Universitárias tivessem um espaço garantido. Antes mesmo do Canal Universitário ir ao ar no Espírito Santo, começou a exibir seu primeiro programa no canal 5 da NET. O projeto foi idealizado para servir de laboratório de televisão, servindo de apoio na realização de conteúdo audiovisual, complementando as aulas teóricas e as práticas desenvolvidas nas diversas disciplinas dos cursos de Comunicação Social. No início funcionava com dois professores e três alunos. Atualmente, todos os programas são produzidos por alunos do curso de Jornalismo, com auxílio de estudantes/extensionistas dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design de Moda e Design de Interiores, que apoiam as produções dos programas usando os conhecimentos de cada área. | |
INTRODUÇÃO | |
A TV Faesa é a primeira televisão de conteúdo universitário do Espírito Santo; está vinculada ao curso de Jornalismo das Faculdades Integradas São Pedro; tem na experimentação sua característica principal, pois permite que os alunos, supervisionados pelo professor coordenador, sejam protagonistas de todas as atividades na realização dos atuais quatro programas que produz. As atividades da TV Faesa tiveram início em 1999, com a coordenação de dois docentes e a participação de três estudantes. Desde então, mantém a sua proposta de ser um espaço laboratorial para que os discentes ponham em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas diversas disciplinas teóricas e práticas. Nesses 18 anos de existência, cerca de 500 alunos, de forma direta, já participaram do projeto, além de ter alcançado inúmeros estudantes e professores dos diversos cursos ofertados pela instituição e a comunidade capixaba. Atualmente, a TV é coordenada pelo jornalista e professor William de Oliveira, com suporte da analista em comunicação Dayana Cortes e composta por 18 alunos entre bolsistas e voluntários Na Garagem, Universo Faesa, Coleta Legal e Em Debate, além de produções avulsas, muitas vezes demandadas por outros cursos ou pela própria instituição. Na Garagem é o programa mais antigo, com 17 anos, abre espaço para bandas iniciantes, músicos capixabas e eventualmente algum destaque nacional. Esse ano está totalmente renovado, tanto na equipe, quanto no cenário e linguagem. Universo Faesa tem formato de telejornal e trata do cotidiano do Centro Universitário. As reportagens são feitas por alunos de jornalismo, são três reportagens em média por cada edição. Coleta Legal é um telejornal ambiental voltado para a sustentabilidade e reciclagem. Permeando a valorização das atitudes humanas com o meio ambiente. Em Debate é um programa de entrevista. É colocado em discussão um determinado tema de interesse social, dialogando com diversas áreas do conhecimento. | |
OBJETIVO | |
OBJETIVO Possibilitar aos alunos a vivência em um veículo de televisão durante a graduação, de forma a capacitá-los para atuarem em emissoras de televisão, onde possam desempenhar diversas funções, além de conhecerem as rotinas na realização de programas audiovisuais, proporcionando uma experiência profissional antes mesmo de irem para o mercado de trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Produzir conteúdo televisivo e digital de forma experimental; participar de diferentes etapas da elaboração de produtos televisivos, em diferentes formatos; divulgar a partir do uso de redes sociais os produtos audiovisuais produzidos pela equipe; avaliar o processo de produção e os resultados obtidos; ter visão crítica em relação ao papel do comunicador social na produção audiovisual; aliar teoria e prática a partir da produção televisiva; conhecer as possibilidades de carreira que uma TV pode proporcionar no mercado de trabalho, realizar conteúdo audiovisual para produção de portfólio individual. | |
JUSTIFICATIVA | |
Além de um laboratório de prática televisivas, o projeto TV Faesa pretende ser uma vitrine para mostrar conteúdos audiovisuais diversificados, cultura, meio ambiente, saúde e tecnologia. Temas que permeiam as inúmeras disciplinas acadêmicas, os vários projetos de extensão, além de fazerem parte do cotidiano da sociedade capixaba, com uma abordagem descolada de um contrato comercial, permitindo que os estudantes de jornalismo tenham mais liberdade na produção dos conteúdos. A interação com a sociedade merece destaque, pois existe uma demanda de diversos segmentos com sugestões de pautas propostas de acordo de cooperação técnica, coberturas jornalísticas, produção de vídeos educacionais. Essas solicitações partem muitas vezes de setores sem recursos financeiros para produções audiovisuais, são escolas municipais, ONGs, movimentos culturais. O atendimento dessas demandas, além de permitirem a atuação prática dos alunos, faz com que a FAESA cumpra seu papel de responsabilidade social. Vinculada ao curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas São Pedro – FAESA – CENTRO UNIVERSITÁRIO, a TV Faesa é uma oportunidade para os estudantes executarem na prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas que regem a produção televisiva e audiovisual. Nelas os alunos têm o primeiro contato com o universo das teorias e práticas de laboratório, já utilizando as ferramentas de captação e edição de vídeo, produção de textos, locuções e apresentações. O projeto amplia e reforça essas habilidades por ser um núcleo de experimentação por meio do fazer constante, criativo, aumentando a consciência crítica e destreza no cotidiano da televisão e do audiovisual, pois atuam em diversas funções e rotinas do veículo, além de permitir que possam ter produtos audiovisuais, que servirão de portfólio para busca de emprego quando formados. A TV Faesa funciona como um importante laboratório de prática profissional envolvendo todas as etapas da produção de televisão. Isso leva o aluno ao contato direto com diferentes situações inerentes as gravações ou transmissões que são executadas no cotidiano da TV. Quando as falhas técnicas ou operacionais acontecem, como erros na apresentação, ultrapassar os prazos de divulgação de programas, atraso de convidados ou queda na conexão de internet, elas são tratadas pela coordenação da TV como processo de aprendizado. Assim o aluno aprende fazendo e avalia os resultados do seu trabalho e o da equipe. É uma prática de grande relevância porque prepara os alunos para lidar com os obstáculos e auxilia a pensar em soluções criativas e rápidas. Um excelente preparo para o mercado de trabalho, além de ser o momento em que os participantes conseguem reforçar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em sala de aula. Aberta para a comunidade acadêmica a TV Faesa atua como um núcleo de produção audiovisual, não de forma institucional, todavia atende com frequência demandas originadas dos 35 cursos ofertados pela FAESA. Além de incentivar os estudantes a sugerirem pautas, temas para programas, ou mesmo novos conteúdos ligados as diversas áreas do conhecimento, em que os acadêmicos de outros cursos possam participar como consultores, uma vez que são os estudantes de comunicação social que realizam os produtos. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
"Costumam-se dizer que a televisão é o meio hegemônico por excelência da segunda metade do século XX, e, de fato, teorias inteiras sobre o modo de funcionamento das sociedades contemporâneas têm sido construídas com base na inserção desse meio nos sistemas políticos ou econômicos e na molduragem que ele produz nas formações sociais ou nos modos de subjetivação." (MACHADO, 2000, p. 15-16). Partindo da reflexão do professor Arlindo Machado e atualmente enveredando por outras plataformas, criadas a partir dos avanços tecnológicos a TV FAESA, além de um grande laboratório de práticas audiovisuais, procura abrir espaço para a discussão dos atuais temas sociais, econômicos e políticos que permeiam o cotidiano da sociedade. Possibilitando uma aprendizagem diversificada vinculada com a vida cidadã e profissional, para que tenham atitudes reflexivas e questionadoras diante da realidade. Os alunos vivenciam situações que valorizam o desenvolvimento de sua autonomia, sendo capaz de se organizar individual e coletivamente. Já são 18 anos de atuação, que tiveram início com a produção de conteúdo utilizando a tecnologia da época e de custos mais acessíveis, uma vez que montar uma estrutura nos modelos profissionais de equipamento, requeria um alto investimento. A opção foi a utilização do formato S-VHS, sistema semiprofissional, com edição analógica. A primeira mudança aconteceu com a substituição para o formato mini-DV, sistema digital, mas ainda com a utilização de fitas e necessidade de arquivamento físico, bem menor, e já representava um grande salto na qualidade das produções. A terceira mudança foi a implantação do sistema digital full HD. Além de melhor a qualidade técnica na realização dos programas, o processo de armazenagem permitiu quase o fim dos espaços físicos para acervo de imagem, uma vez que já está em fase avançada a digitalização de todos os programas, produzidos no sistema S-VHS e Mini-DV, para isso um portal para divulgação do acervo analógico da TV Faesa no Youtube foi criado. Através do portal nossos egressos, tem acesso a todo conteúdo produzido no período da faculdade, além de contar com um acervo de conteúdos históricos, produzidos pela desde 1999. E é na convergência que a TV Faesa trabalha a difusão do conteúdo produzido, afinal "o que você prefere? Assistir à um programa da TV em um pequeno display – a telinha do seu telefone celular – ou em um imenso telão de plasma instalado na "parede" de sua sala de estar?" (PATERNOSTRO, 2006). Atualmente é possível acessar em múltiplos dispositivos os programas produzidos pelos alunos, além da programação estar em qualquer lugar do mundo onde exista um sinal de internet. Desta forma, a TV Faesa potencializa o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando um maior acesso a sua produção audiovisual, além de estar em consonância com as demandas da atualidade. A atualidade também norteia a produção das pautas. "A pauta tem na televisão uma importância maior que em outros veículos por sua peculiaridade. A atenção exigida aos detalhes necessários para a elaboração de uma reportagem na TV aumenta a importância do planejamento" (BARBEIRO, 2002, p.). Todas as segundas-feiras acontece a reunião de pauta e planejamento, momento em que são discutidos os trabalhos da semana. Pautas são encaminhadas, ideias são discutidas e o grupo está orientado para as diversas atividades que virão. A pré-produção é o ponto de partida para longa jornada até a finalização do programa e publicação. Nessa etapa são trabalhados: a relevância do assunto para a sociedade, a pesquisa sobre o assunto, o agendamento de entrevistas, seja por telefone, e-mail ou redes sociais e de fato a produção técnica. A TV Faesa é aberta a receber sugestões e opiniões de toda a comunidade acadêmica, isso pode gerar vídeos de campanha, matérias para o jornal, apresentações musicais, transmissões de eventos pela internet e até mesmo a indicação de mestres de cerimônia para eventos da instituição. São formas de estabelecer redes de relacionamento e conhecimento fundamentais para a vivência universitária. Os roteiros dos programas são feitos com antecedência, revisado e aprovado pelo professor orientador William de Oliveira, com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e mobilizar os alunos a uma atuação cidadã, profissional e empreendedora. Após esse processo, a gravação é autorizada, o estúdio de TV é preparado e os programas gravados. Cada programa é dividido em equipes, com diretor, produtor, repórter/apresentador e editor. Nos dias de gravação dois alunos do curso de publicidade fotografam para a divulgação nas mídias sociais. O corte dos programas é feito através de um tricaster , em que o diretor direciona sua equipe, por meio do intercom7 em uma orientação simultânea sobre a direção de imagem. Durante a gravação são utilizados movimentos de câmera e enquadramentos variados, manuseio de equipamentos de áudio e iluminação, colocando em prática o que foi aprendido também na disciplina de Produção e Direção Audiovisual e Fotografia. Após o término das gravações, o editor de cada programa é responsável pelo armazenamento das imagens e edição dos programas, utilizando para edição um dos programas da plataforma Adobe, chamado Premiere . O aluno aprende a trabalhar com a ferramenta durante a disciplina Linguagem Audiovisual, entretanto, é na prática que se aperfeiçoa a técnica de edição. Sendo, portanto, uma experiência fundamental para o desenvolvimento de uma carreira. As gravações no estúdio contam com a equipe do programa, além da equipe do estúdio, que é formada por técnicos e estagiários, que também são alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Essas funções são necessárias para execução dos programas e para proporcionar uma maior organização, agilizando o tempo e possibilitando segurança para os alunos e qualidade nos resultados. Para a divulgação dos programas também é necessária a aprovação do professor orientador, que desde as gravações acompanha o desenvolvimento da equipe, assim fará a análise final junto com o grupo ponderando as competências de cada um e sinalizando as melhorias a serem feitas para as próximas gravações. Após aprovada a divulgação o editor faz o upload8 no canal da TV Faesa no Youtube e na página oficial do Facebook gerando conteúdo e proporcionando maior interação na página. Os alunos de publicidade são responsáveis pela divulgação e acompanhamento e monitoramento do rendimento das publicações, para buscar sempre obter um maior alcance de pessoas. 5 - Equipamento de vídeo que combina os principais recursos necessários para operar uma transmissão de vídeo ao vivo, como cortes, troca de câmeras, GC, VT, etc. 6 - É um programa que é empregado para a edição de vídeos profissionais. 7 - Equipamento que faz comunicação com os câmeras. 8 - Ato de enviar arquivos para a internet | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
"Antes mesmo de o Canal Universitário ir ao ar, a TV Faesa já tinha seu espaço na NET. Sua programação começou a ser exibida em 1999, no canal 5, alugado pela instituição de ensino superior. Segundo Ricardo Néspole Coutinho, que na época era coordenador da TV Faesa, essa antecipação ocorreu em virtude da morosidade na implantação do canal." MARTINUZZO, 2006, pg.179. A TV Faesa é uma TV de conteúdo universitário composta por alunos do curso de Jornalismo há 18 anos. Atualmente funciona com dez estagiários do curso. A seleção é feita por meio de uma prova escrita e prática, no primeiro momento os aprovados entram como voluntários, sem bolsa, que de acordo com a demanda passam a ser estagiários, configurando a seguinte equipe: dez bolsistas e sete extensionistas/voluntários. Produz quatro programas, dois semanais e outros dois quinzenais. Além disso funciona como um centro de produção audiovisual produzindo conteúdos em parcerias com alunos de outros cursos, como a realização do vídeo sobre o Projeto Faesa Baja, as campanhas sobre autismo para os alunos de psicologia, os diversos vídeos para as aulas de EAD – Ensino à Distância, além da transmissão ao vivo para o curso de Direito. Esses são alguns exemplos da capacidade da TV Faesa, permitindo que os estudantes que fazem parte do projeto tenham um campo fértil para exercitarem as práticas como extensão dos conhecimentos de sala de aula, reforçando assim o ensino e aprendizagem. Por meio de acordo de cooperação técnica, estabelece parcerias com diversos segmentos da sociedade capixaba. Nos dias 12 e 13 de abril de 2017, foi feita a cobertura do XI Festival Sérgio Sampaio, um importante acontecimento cultural que acontece no Espírito Santo, em homenagem ao cantor e compositor nascido no estado. Para a cobertura dos dois dias de evento, foram envolvidas quinze pessoas, entre professor orientador, técnicos, estagiários e voluntários. Para isso a TV Faesa utilizou quatro câmeras de vídeo, um tricaster, uma televisão Full HD, e todo equipamento elétrico necessário para montar e transmitir, ao vivo e em alta qualidade, pela página do facebook da TV Faesa. Quando foi inaugurada a TV Faesa, "havia apenas um programa, o Universo Faesa, uma revista que apresentava quadros sobre a instituição, feito por alunos e professores. O programa era de comportamento e não de caráter institucional." (MARTINUZZO, 2006, p.179). Atualmente além do curso de jornalismo o projeto conta com a colaboração de diversos cursos do Centro Universitário, entre eles o de Publicidade e Propaganda, que auxilia nas divulgações, postagens e monitoramento nas mídias sociais, criação de logos, elaboração de planos de ações e apoio nas gravações e edições dos programas, Design de Interiores, colabora com a criação de cenários, sugerindo elementos de cena, já o Design de Moda trabalha o figurino dos estudantes apresentadores e Arquitetura apoiando em estruturas necessárias para fixação de painéis e luminárias. São alunos extensionistas/colaboradores que recebem orientações de professores dos cursos relacionados e recebem certificado de participação e hora complementar. O Centro Universitário oferece bolsa, auxílio transporte, alimentação, uniforme e treinamento de capacitação para dez alunos de diferentes períodos do curso de jornalismo. Tem como sua principal característica a experimentação, pois a partir de ideias e produções dos próprios alunos a TV Faesa foi tomando forma e criando sua identidade, sem a rigidez que impeça de acompanhar os avanços na linguagem e tecnologias. Todas as gravações contam com o apoio dos técnicos dos laboratórios e de alunos que atuam no estúdio de TV. Um bom exemplo de experimentação foi a reestruturação do programa Na Garagem, que esse ano se reinventou. Nova direção, apresentação e equipe de produção, além do cenário totalmente refeito, com a colaboração de uma aluna do curso de Design de interiores. É gravado e publicado semanalmente, começa com a pré-produção em que a equipe faz escolha da banda, que segue o critério de agendamento a partir da procura dos próprios artistas, ou indicação. Feita a agenda passa-se a pré- entrevista, o roteiro, montagem de cenário no estúdio e demais detalhes técnicos. No dia de gravação são preparados figurino e maquiagem da apresentadora, a montagem do equipamento da banda, que chega uma hora antes para fazer a passagem de som. A gravação dura em média quatro horas e é feita diretamente no tricaster, onde ocorre os cortes simultâneos entre as quatro câmeras. Para finalizar acontece a edição e ajustes para o programa ser publicado. O Universo Faesa, o primeiro programa da TV, foi retomado em 2014, com conteúdo jornalístico voltado para o ambiente acadêmico, atualmente é feito por meio de sugestões de pauta, que são enviadas por coordenadores, professores e alunos de todo o Centro Universitário. A partir disso uma equipe com repórter, cinegrafista e produtor é escolhida e começa a ser feita a produção da matéria. Uma pauta é elaborada e a partir dela a equipe vai cobrir o acontecimento que envolve a instituição. Após a cobertura o repórter faz a edição da matéria que será veiculada no programa da semana, que conta geralmente com três matérias cada edição, feitas por diferentes estagiários ou extensionistas. As equipes de todos os programas também contribuem com o Universo Faesa. A gravação é feita diretamente na redação da TV com o intuito de dinamizar a linguagem do programa. O Em Debate é um programa que discute temas atuais e com apelo na sociedade. Produzido quinzenalmente, começa a sua pré-produção com a escolha do tema e a elaboração da pauta. Feito isso, as fontes são contatadas de acordo com a sua especialidade e sua vivência com o tema. Essas indicações são feitas pelo professor orientador, coordenadores, professores e até alunos do Centro Universitário. Confirmando com as fontes, é marcado a gravação no estúdio. Os entrevistados chegam uma hora antes, para fazer a preparação do áudio, das imagens e das perguntas. Gravado diretamente no tricaster a edição e as últimas finalizações são feitas para o programa ser postado. O Coleta Legal aborda o problema da produção de lixo nos centros urbanos e a falta de educação que desenvolve a consciência ambiental e estimule práticas de reciclagem de resíduos. É feito a partir das sugestões de pautas que irão resultar em matérias voltadas para questões ambientais. Um repórter, um cinegrafista e um produtor vão no local produzir a matéria. A edição da matéria é realizada para que quinzenalmente um novo programa possa ser veiculado. Todos os programas e conteúdos avulso recebem a orientação do professor William de Oliveira, que ministra as disciplinas de Linguagem Audiovisual e Telejornalismo, o projeto é aberto a participação de qualquer estudante com sugestões, observação e acompanhamento das gravações em agendamentos prévios, além do feedback que veem por meio das mídias digitais. A TV Faesa possui um vasto acervo de conteúdo, grande parte dos conteúdos arquivados em fitas S-VHS e Mini-DV, porém 40%, desses programas já estão digitalizados e a disposição do público em geral, são cerca de 150 programas, em aproximadamente 300 horas. Atualmente a TV Faesa veicula os programas que realiza no seu canal o Youtube - https://www.youtube.com/user/TVFAESA e no Facebook – https://www.facebook.com/tvfaesa/ e está em negociação avançara para um acordo de cooperação para participar da grade de programação da TV SIM à cabo, diversificando com isso a difusão dos trabalhos realizado pelos alunos. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A TV FAESA se configura em um laboratório de produção televisiva, permitindo aos estudantes de jornalismo o contato prático com as das etapas e processos de produção, que envolvem a rotina de uma televisão e da prática audiovisual. Serve de suporte aos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula e de aulas práticas realizadas em laboratório. Em 18 anos de existência já contribuiu na formação de aproximadamente 500 alunos, e produz por ano, cerca de 60 horas de conteúdo audiovisual. Além de contribuir para o aprendizado individual e em equipe do aluno, a TV Faesa em suas parcerias com da Receita Federal e o Festival Sérgio Sampaio, Prefeitura de vitória, dentre outras, também contribui para divulgação e conhecimento de informação pertinentes a sociedade capixaba. Além disso, a rotina de atividades da TV prepara os estagiários para o mercado de trabalho e ajuda na montagem do portfólio. A experimentação abre espaço para que os estudantes participem ativamente da realização dos programas televisivos, de maneira criativa e diferenciada, além do que, permite vivenciar as diversas etapas do processo de realização dos diversos produtos audiovisuais que desenvolvem, permitindo que, quando formados, tenham aumentadas as chances de aproveitamento profissional. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro, 2007. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo, 2000. Ed. Senac MARTINUZZO,José. (Org). Roda VT! A televisão capixaba em panorâmica. Vitória, DIO, 2006. MEDINA, Cremilda, de Araújo. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo, 1986. Ed. Ática㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䈀䤀䜀䔀刀Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀㨀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ ㈀ 㜀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |