INSCRIÇÃO: | 00674 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO09 |
TÍTULO: | Importância da inclusão na educação infantil- Uma reportagem radiojornalística para crianças㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䤀渀愀椀 䈀爀愀渀搀漀 䴀攀氀氀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 䐀愀渀椀攀氀愀 倀攀爀攀椀爀愀 䈀漀挀栀攀洀戀甀稀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀爀椀愀渀愀Ⰰ 䤀渀挀氀甀猀漀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 刀搀椀漀Ⰰ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 䤀䤀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 氀攀瘀愀爀 漀 琀攀洀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 攀洀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀甀猀挀愀 洀漀琀椀瘀愀爀 愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 猀攀甀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 猀甀愀 猀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀 漀 焀甀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 搀漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 洀攀氀栀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 ᰀ䤠洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀ⴀ 唀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀ᴀ†戀甀猀挀愀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀 䰀攀椀 搀攀 䐀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 攀 䈀愀猀攀猀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 ⠀䰀攀椀 渀⸀ 㤀⸀㤀㌀㐀⼀㤀㘀⤀ 攀渀琀攀渀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 搀椀爀攀椀琀漀 最愀爀愀渀琀椀搀漀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 攀猀挀漀氀愀爀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀洀 攀猀挀漀氀愀猀 爀攀最甀氀愀爀攀猀⸀ 䄀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀琀爀渀猀攀挀愀 椀渀挀氀甀猀漀Ⰰ 甀洀 昀愀琀漀爀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 愀 猀攀爀 猀甀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀漀 洀甀椀琀愀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 愀挀攀猀猀漀 攀 渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀攀搀愀最最椀挀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ No artigo 1º do Decreto Nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011, define-se ser dever do Estado a garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades; o aprendizado ao longo de toda a vida; a adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena. A Educação Inclusiva, entretanto, não ocorre de uma hora para outra, pois se trata de um processo cheio de especificidades, porém fundamental quando se pensa em construir uma sociedade inclusiva[...] Para isso é necessário contar com o envolvimento e participação de todos nesse processo. (ALMEIDA; LEITE, 2006, p.10). Pais, alunos, professores e o ambiente devem trabalhar em conjunto em prol de uma escola que possa estabelecer igualdade para todos. Nessa perspectiva, a reportagem busca levar para as crianças o universo da acessibilidade de modo que elas sejam capazes de entender a importância de se viver e conviver em um meio inclusivo. Para tal feito, foi importante que a reportagem informe o conceito, a aplicação e a prática sobre o tema, ilustrando a acessibilidade com profissionais do campo e com crianças, tornando a reportagem ainda mais próxima do público infantil.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 漀戀樀攀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 漀 猀攀甀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀琀 猀甀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 搀攀戀愀琀攀爀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀㬀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 椀渀猀攀爀漀 搀攀猀猀攀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 焀甀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀砀椀洀漀 攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 洀攀氀栀漀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 戀漀愀猀 愀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀搀椀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀攀甀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀椀漀渀攀椀爀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀搀甀挀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 伀 爀搀椀漀 漀 樀漀爀渀愀氀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 猀愀戀攀 氀攀爀㬀 漀 洀攀猀琀爀攀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 瀀漀搀攀 椀爀 攀猀挀漀氀愀㬀 漀 搀椀瘀攀爀琀椀洀攀渀琀漀 最爀愀琀甀椀琀漀 搀漀 瀀漀戀爀攀㬀 漀 愀渀椀洀愀搀漀爀 搀攀 渀漀瘀愀猀 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀㬀 漀 挀漀渀猀漀氀愀搀漀爀 搀漀 攀渀昀攀爀洀漀㬀 漀 最甀椀愀 搀漀猀 猀漀猀㬀 搀攀猀搀攀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀攀洀 挀漀洀 攀猀瀀爀椀琀漀 愀氀琀爀甀猀琀愀 攀 攀氀攀瘀愀搀漀⸀ ⠀刀伀儀唀䔀吀吀䔀ⴀ倀䤀一吀伀 愀瀀甀搀 䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㤀㜀⤀⸀ 䔀猀猀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 猀攀 爀攀昀氀攀琀攀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 爀搀椀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀 挀漀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 䰀攀瘀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 琀攀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 洀漀琀椀瘀ⴀ氀愀猀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 愀挀攀猀猀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀猀 䔀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 䄀渀猀椀漀 吀攀椀砀攀椀爀愀 ⠀䤀一䔀倀⤀Ⰰ 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 最氀漀戀愀椀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 漀甀 愀氀琀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀洀 挀氀愀猀猀攀猀 挀漀洀甀渀猀 琀攀洀 愀甀洀攀渀琀愀搀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 挀攀渀猀漀 攀猀挀漀氀愀爀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 漀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 攀爀愀 搀攀 ㌀─Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 渀漀 愀渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 愀甀洀攀渀琀漀甀 瀀愀爀愀 㔀㜀Ⰰ㠀─ 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ Desta forma, é nítida a importância de um tema como esse quando analisamos a educação como uma das grandes bases do cidadão. As escolas, junto com os alunos e professores, exercem papel valioso na construção do indivíduo. E, ao pensar em pessoas com deficiência, nos esbarramos em dificuldades e para isso é preciso um olhar mais atento a questões como a inclusão. 吀攀渀搀漀 椀猀猀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 搀攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 挀漀洀漀 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 攀 挀漀渀挀椀猀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 氀攀瘀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀 挀爀椀愀渀愀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ A reportagem é o gênero mais rico entre os utilizados no rádio, desde a perspectiva informativa. Na prática é o menos utilizado por exigir uma elaboração conscienciosa. Sua riqueza provém em primeiro lugar, da ausência de uma estrutura rígida neste gênero, o que permite a intervenção da criatividade em uma grande medida, sem esquecer que se trata de uma narração de caráter informativo. (PRADO, 1989, pg. 85).䄀琀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 琀漀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 氀攀瘀攀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 漀 琀攀洀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 搀攀 焀甀攀洀 攀洀愀渀愀 愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 瀀愀猀⸀ Ademais, entende-se que a inclusão precisa ser trabalhada em conjunto por vários setores da sociedade. Quanto maior for o debate, maior será a possibilidade de se conviver em uma sociedade livre de preconceitos, de pré-julgamentos e que saiba respeitar as diferenças.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 ᰀ映攀椀琀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 樀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 搀椀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 攀渀挀椀挀氀漀瀀搀椀愀猀Ⰰ 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀匀䄀一吀伀匀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀⸀ 䨀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 愀焀甀攀氀愀 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 攀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀爀愀洀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀渀愀氀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 焀甀攀 甀洀愀 攀琀愀瀀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㔀⤀Ⰰ ᰀ甠洀愀 戀漀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀瘀攀 挀漀渀琀攀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 猀攀最甀爀愀渀愀ᴀ⸠ 伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 愀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 焀甀愀氀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀挀䰀攀椀猀栀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 甀洀 洀攀椀漀 挀攀最漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 椀洀愀最椀渀愀漀 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀爀椀攀 攀洀 猀甀愀 洀攀渀琀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀椀琀漀⸀ 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 焀甀攀㨀 A linguagem radiofônica engloba o uso da voz humano, da música, dos efeitos sonoros e do silêncio, que atuam isoladamente ou combinado entre si de diversas formas. [...] Podem ser utilizados, conforme o contexto, de diversos modos e em diferentes níveis de apelo ao ouvinte, direcionando-se ao seu intelecto, no que se expressa como algo mais concreto, e à sua sensibilidade, naquilo que pende mais para o abstrato. (FERRARETTO, 2014, p.32). Logo, as vozes, os sons, os efeitos, são ferramentas fundamentais para dar vida ao que está sendo comunicado. Falar no rádio também envolve outras características que são fundamentais para transmitir a mensagem de forma que grande parte dos 漀甀瘀椀渀琀攀猀 猀攀樀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 挀愀瀀琀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ ᰀ倠攀氀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 攀 瀀攀氀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 漀 洀愀椀猀 挀氀愀爀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 攀 挀漀渀挀椀猀漀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀ᴀ⸠ ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㌀㐀⤀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 瀀攀爀搀攀猀猀攀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀 愀琀攀渀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀氀愀爀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀漀猀猀攀 搀攀 昀挀椀氀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀㬀 瀀爀攀挀椀猀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 攀砀愀琀椀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀㬀 挀漀渀挀椀猀愀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀猀渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀漀猀愀最攀洀 愀搀攀焀甀愀搀愀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀愀琀椀瘀愀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀甀搀椀漀⸀ 倀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 搀漀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀椀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀甀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀爀愀洀 瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ Após todas as entrevistas serem feitas, o roteiro pode ser produzido e gravado no Laboratório de Rádio da universidade. As edições foram realizadas em conjunto com os técnicos do laboratório. Todo o processo, de planejamento da pauta até a execução da reportagem e sua edição, foi orientado pela professora responsável pela disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II. Com a reportagem pronta, teve-se a oportunidade de aplicar o material em um colégio particular da cidade de Bauru, lócus onde esta pesquisadora reside, em duas sessões (período da manhã e a tarde), com crianças de 7 anos, em maio de 2016. A audição foi coletiva e as impressões sobre o produto também, o que possibilitou analisar as potencialidades da reportagem. Observou-se, por meio das reações e depoimentos, que as crianças compreenderam seu conteúdo, relacionaram-no à sua realidade e elaboraram opiniões sobre o tema. Notou-se, ainda, maior interesse quando a abordagem trouxe as vozes de outras crianças, favorecendo a identificação dos ouvintes com o conteúdo.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ䤠洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀ⴀ 唀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀ᴀ† 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 㐀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㌀㈀ 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 䄀瀀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 昀漀椀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀 攀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀洀 爀搀椀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀瘀椀搀椀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀㨀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 愀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀 䬀愀琀椀愀 搀攀 䄀戀爀攀甀 䘀漀渀猀攀挀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 䐀椀瘀椀猀漀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀 䴀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䈀愀甀爀甀 攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀攀 섀爀攀愀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 渀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀猀 倀攀搀愀最最椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀渀琀攀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䬀琀椀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 甀洀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 一愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 愀 昀漀渀琀攀 昀漀椀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 匀愀氀攀琀攀 䴀愀爀椀愀 搀攀 䰀椀洀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀愀 爀攀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 攀猀琀愀搀甀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀⸀ 匀攀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 椀渀挀氀甀猀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 一椀挀漀氀攀 䌀愀爀氀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀 㜀 愀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀⸀ 一椀挀漀氀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 瀀攀爀搀攀甀 愀 瘀椀猀漀 焀甀愀渀搀漀 琀椀渀栀愀 ㌀ 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 挀渀挀攀爀 渀漀猀 漀氀栀漀猀⸀ 䔀氀愀 攀猀琀甀搀愀 攀洀 甀洀愀 猀愀氀愀 挀漀洀甀洀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 䐀漀洀 䈀漀猀挀漀Ⰰ 攀洀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀戀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 挀漀氀攀最愀猀⸀ 匀攀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀栀愀渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 焀甀愀爀琀愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 洀漀琀椀瘀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 䨀漀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䌀甀猀琀搀椀漀 搀攀 匀漀甀稀愀 䈀愀爀爀漀猀Ⰰ 搀攀 ㈀ 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 洀愀猀 樀 琀攀瘀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 焀甀攀洀 琀攀洀⸀ 䔀洀 猀攀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 搀攀椀砀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 愀樀甀搀愀爀 漀 瀀爀砀椀洀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀ⴀ氀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀愀爀琀攀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀攀爀渀挀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 猀攀甀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀愀瀀琀愀搀漀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 䔀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀搀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀⸀ 吀愀渀琀漀 渀漀 挀漀洀攀漀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 昀椀洀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 椀渀猀攀爀椀爀 甀洀愀 猀漀渀漀爀愀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 戀爀椀渀挀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 椀洀愀最椀渀愀漀 搀攀 挀攀渀爀椀漀 猀漀渀漀爀漀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀砀椀戀椀搀愀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀 攀洀 甀洀愀 琀甀爀洀愀 搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 挀椀挀氀漀 Ⰰ 挀漀洀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀 㜀 愀渀漀猀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀⸀ O arquivo em áudio foi reproduzido coletivamente e durante toda a reportagem grande parte dos alunos teve a atenção focada ao que estava sendo escutado. Posteriormente, ao serem questionados sobre as impressões que tiveram da reportagem, demonstraram interesse para expor as suas opiniões e entraram em um consenso à importância do conteúdo veiculado, de que devemos respeitar o próximo e ajudá-lo, independente das suas diferenças, pois todos somos iguais.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 愀氀洀攀樀愀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 樀甀猀琀愀Ⰰ 椀最甀愀氀椀琀爀椀愀 攀 猀漀氀椀搀爀椀愀⸀ 䰀攀瘀愀爀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀琀椀瘀ⴀ氀愀猀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 猀攀甀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 攀Ⰰ 攀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 猀攀爀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 焀甀攀 攀氀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀Ⰰ 猀愀椀戀愀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 攀猀猀攀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 愀瀀氀椀挀ⴀ氀漀猀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 쀀 瘀椀猀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 ᰀ䤠洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀ⴀ 唀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀ᴀ†琀攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀猀 焀甀攀 琀攀渀搀攀洀 愀 猀攀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 瀀愀猀⸀ Ao longo de seu processo de produção, ratificou-se a crença de que produzir uma reportagem para crianças envolve atenção e dedicação. É preciso ter um olhar sensível e atento diante de tantos assuntos importantes para serem debatidos. Através de pesquisas e estudos procurou-se construir o melhor formato de reportagem para o público-alvo, de maneira que o conteúdo pudesse ser entendido e colocado em prática por elas. Explicar o seu conceito, sua aplicação e prática foram fundamentais para auxiliar na compreensão do tema abordado. Deste modo, após a audição do produto e do estudo de recepção, pode-se avaliar que a reportagem atende aos princípios básicos do radiojornalismo, que é levar conhecimento e informação, trabalhando a reflexão e a solidariedade do ouvinte. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio. Acesso em: 10 de abr. 2016. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1999. Estabelece as diretrizes básicas da educação nacional. Centro de Documentação e Informação [da] Câmara dos Deputados, Brasília, DF, 20 dez. 1999. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-normaatualizada-pl.html. Acesso em: 10 de abr. 2016. ____________. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Subchefia para Assuntos Jurídicos [da] Casa Civil [da] Presidência da República. Brasília, DF, 17 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 10 de abr. 2016. FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001. ____________. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014. INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. Disponível em: h http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2016. 䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀搀椀漀㨀 甀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ Ministério da educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização, Diversidade e Inclusão. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/apresentacao. Acesso em: 10 de abr. 2016. 倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䔀洀氀椀漀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ ㈀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 SANTOS, Izequias Estevan dos. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3e. Rio de Janeiro: Impetus, 2002.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |