O Desenvolvimento do trabalho se deu em torno da realização de um plano de comunicação para a empresa TDZ Games, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos independentes de Belo Horizonte. Por meio da elaboração de um plano de comunicação é possível traçar estratégias e ações para melhorar e qualificar a comunicação do cliente, tudo de acordo com o que ele necessita.
A TDZ Games está inserida no mercado de games independentes, um mercado que, tanto no Brasil quanto no exterior, se mostra muito promissor. Além disso, esse mercado apresenta uma acirrada concorrência que torna difícil o destaque de novas desenvolvedoras, tornando o investimento em comunicação, por parte dessas empresas, algo essencial para seu crescimento.
Em seu primeiro ano de vida, e juntamente com o lançamento de seu primeiro jogo, serão produzidas ações e campanhas para a divulgação da marca no mercado. A partir deste objetivo traçado e após conhecer a TDZ Games, seu mercado e público, foi desenvolvido um plano de comunicação integrada, onde se unificaram ações de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. Em meio a essas ações, encontrasse o desenvolvimento da embalagem do Press-Kit, objeto deste trabalho acadêmico. Desenvolvida no primeiro semestre de 2016 como parte do trabalho de conclusão de curso de Paulo Victor Pimenta Vieira, essa embalagem foi uma peça fundamental da campanha de lançamento de "Eliosi's Hunt", o primeiro jogo da desenvolvedora de jogos mineira TDZ Games. |
O press-kit foi uma ação de comunicação integrada com o objetivo de estreitar o relacionamento do cliente com a imprensa e formadores de opinião da área de tecnologia e games, apresentando seu produto e mostrando a cara da empresa. Enviar todo o conteúdo relacionado ao jogo aos formadores de opinião por meio de um press-kit era a melhor alternativa para empresa, sabendo das dificuldades e limitações financeiras que ela enfrentava. Para o desenvolvimento dessa ação, tivemos três problemas fundamentais a serem resolvidos; O Mídia/Press-kit não podia ter um custo de produção alto; A embalagem deveria ser resistente pois teria que ser mandada pelos correios; O Mídia/Press-kit devia ser leve e pequena para economizar no custo de envio. Dessa forma, o objetivo final dessa embalagem é resolver os três problemas anteriormente explicados, construindo uma alternativa economicamente viável, tanto em seu transporte quanto em sua produção. Além disso, é fundamental que a embalagem e seu conteúdo tenha um design que atraia a atenção e a curiosidade dos formadores de opinião, devido a grande quantidade de conteúdo que esses profissionais recebem, a ausência de estímulo estético do material poderia resultar em descarte ou irrelevância pelos destinatários.
Objetivo primário
Desenvolver uma embalagem de press-kit para promoção do jogo “Eliosi’s Hunt”
Objetivos secundários
A embalagem desenvolvida tem que ter baixo custo de produção.䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 瘀漀 猀攀爀 攀渀瘀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀爀爀攀椀漀Ⰰ 愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀
Pelo custo de transporte dos correios ser mensurado pelo peso e tamanho, a caixa tem que ser pequena e leve 伀 搀攀猀椀最渀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 琀攀洀 焀甀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀 搀攀猀琀椀渀愀琀爀椀漀 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 昀甀渀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀⸀
Antes de desenvolver uma embalagem é importante saber que:
A embalagem de um produto é o seu esforço de marketing mais distintivo. A embalagem desempenha uma série de funções essenciais, são elas: proteção do produto em diversas situações, identificação por parte dos consumidores, informação, facilidade no abrir e fechar, entre outros. Czinkota (2001, p 232)
A embalagem, em grande partes das vezes, é o primeiro contato do consumidor com aquele produto ou marca, sendo importante conquistar seu consumidor pela elegância e eloquência de sua concepção
O estímulo à compra muitas vezes é visual, e aí entra o papel de uma embalagem: atrair a atenção através de um design gráfico chamativo, combinação de cores, padronagens, formatos, estilos e ilustrações. (COBRA, 2011,p.211)匀愀戀攀渀搀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 瀀漀搀攀爀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 攀 昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀瀀氀椀焀甀攀洀 攀 昀愀愀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 攀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 樀漀最漀 搀愀 吀䐀娀 䜀愀洀攀猀⸀
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Com o objetivo de viabilizar o envio do produto pelos correios, foi escolhido o acrílico em espessura de 3mm por ter uma boa resistência a impactos e ser leve. Dessa forma foi garantida uma embalagem eficiente, com durabilidade para chegar até os destinatários, além de ter reduzido os custos de envio para o cliente, uma vez que se trata de um material leve. 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀攀洀 猀氀椀搀漀Ⰰ 漀 愀挀爀氀椀挀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀甀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀 猀攀 昀漀爀 戀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀氀愀猀琀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 瘀爀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 搀漀 愀挀爀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 攀 洀漀搀攀氀愀最攀渀猀 愀 挀愀氀漀爀⸀ 䔀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 攀猀猀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 挀漀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀氀攀最渀挀椀愀Ⰰ 攀爀愀 挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀愀 愀漀 琀漀焀甀攀⸀ 伀 挀漀爀琀攀 攀 洀愀爀挀愀漀 愀 氀愀猀攀爀 琀爀漀甀砀攀 挀漀洀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀 漀 攀昀攀椀琀漀 愀 焀甀愀氀 焀甀攀爀椀愀ⴀ猀攀 挀愀甀猀愀爀Ⰰ 攀 甀渀椀甀 挀漀洀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀搀愀 愀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀
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Melhorar a comunicação da TDZ com o público;䔀猀琀爀攀椀琀愀爀 漀 猀攀甀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 爀攀愀㬀
Criar engajamento e fidelidade do público com o produto.
A Campanha de comunicação
A campanha começou no início do mês de agosto, por ser próximo da data de lançamento do jogo - que ocorreu dia 23/08/16 na Steam - dando tempo para chamar a atenção de um novo público e cativar mais ainda o que já conhece a empresa. Sendo um plano de curto prazo para apresentar o jogo e a empresa, e gerar fãs.
O plano contempla, de início, o uso de estratégia de transmídia, com a criação de um blog, visando criar um vínculo com o público a partir de notícias relacionadas ao universo de games, especificamente do jogo Eliosi´s Hunt.
Logo no início da campanha também será enviado o mídia-kit/press-kit para a imprensa que trabalha com jogos, os Youtubers e os Formadores de Opinião. O mídia-kit será uma caixa personalizada, contendo um pen-drive e um cartão com uma senha para desbloqueio do conteúdo digital do pen-drive. Acessando este material, a pessoa terá acesso ao jogo, podendo instalá-lo e testá-lo, assim como poderá saber mais sobre a empresa e ler um release produzido especialmente para eles.
O mídia-kit/press-kit será enviado para esse nicho de profissionais, por estes terem contato com o público alvo da TDZ Games, além de também serem influenciadores neste meio. Sendo estes tão procurados e consultados quando o público quer saber se um jogo é bom ou não e se vale a pena comprá-lo.
Em seguida, ocorrerão ações digitais de anúncios e e-mail marketing. Um e-mail marketing será mandado para o e-mail informado dos participantes da pesquisa realizada. Esse e-mail estará no formato de cartaz de procurado, em um estilo futurista, sem revelar muitas informações, apenas aguçando a curiosidade do público. Ao mesmo tempo também estará ativo um anúncio do Facebook Ads, impulsionando a própria Fan Page da TDZ Games, para que as pessoas possam curtir mais a página e saber mais sobre a empresa e sobre o jogo.
Necessitando de um aviso prévio da TDZ e a aprovação de algumas instituições de ensino técnico de Belo Horizonte (focadas na área de jogos digitais), as quais a empresa vai visitar nas semanas seguintes ao lançamento do jogo, esta torna-se uma ação de fundamental execução assertiva e antecipada. Seguindo o planejamento, foram feitos anúncios nas escolas, avisando os estudantes sobre a visita da empresa, para que os alunos possam jogar Eliosi’s Hunt.
No dia do lançamento, ocorrerá o envio do segundo e-mail marketing, revelando que o jogo já está disponível na steam, com um link “call to action” redirecionando a pessoa para compra-lo. Além do e-mail marketing, também estará sendo promovido tal link da steam através de uma nova campanha no Facebook Ads. Acontecendo já uma intensa promoção no Facebook, nas semanas seguintes ao lançamento, também ocorrerá o investimento em Google Adwords.
Em seguida, a TDZ estará em dois eventos para apresentar o jogo. Nesses eventos eles foi realizado uma ação de gamification, que complementará a primeira parte da Transmídia, iniciada no Blog. Os interessados poderam baixar um aplicativo em seu celular e participar da atividade no dia do evento.
Por último, será feita uma brincadeira no Facebook, aproveitando a expectativa que as pessoas tiveram com o último filme de Star Wars, será lançada uma notícia comparando um dos grandes vilões da série com o protagonista do jogo, colocando o protagonista como superior. O que também poderá beneficiar e ser beneficiado com o Facebook Ads que constantemente estará fazendo propaganda sobre o jogo, podendo levar pessoas a comprar por, depois de ter lido a notícia, saber mais sobre o jogo. Além de um quiz nomeado “Que raça você seria em Eliosi’s Hunt”, onde a pessoa entrará para responder perguntas e saber com qual raça mais se identifica, gerando maior interação do público com o jogo.
Conceito Criativo/Tema
O conceito gira em torno do termo “reload”, o qual irá remeter à palavra “recarregue” no sentido de recarregar um jogo (já que o produto em questão é um game), um banco de dados (pois as peças da campanha fazem referência a banco de dados, tendo também detalhamentos futuristas), ou mesmo uma arma, (elemento bem presente no jogo).
O termo do conceito foi escolhido em inglês por ser de grande familiaridade, inclusive pela sonoridade da palavra, do público gamer, que é quem a campanha busca impactar a médio/longo prazo.
Quanto ao design desenvolvido nas peças, foi criado um layout inspirado em filmes da cultura pop como Star Wars, Star trek e Transformers, que simula a interface de um moderno banco de dados onde você tem acesso a informações completas sobre os personagens, raças e lista de procurados, característica presente em filmes com contexto futurista.
Abordagem da Campanha
Optamos por utilizar uma abordagem emotiva, já que o produto trata-se de um jogo, voltado diretamente para gamers, que anseiam por algo fora da realidade. Com uma temática e roteiro já bem propícios para um Storytelling, e a oportunidade de utilizar de ações como Transmídia, resolvemos explorar mais ainda tais ferramentas para criar um vínculo com nosso público e render a atenção do mesmo antes mesmo do jogo ser lançado até futuras continuações do mesmo. |
Visão geral do produto
A embalagem é um press-kit presente na campanha de lançamento do jogo “Eliosi’s Hunt” do cliente TDZ Games, campanha essa desenvolvida no primeiro semestre de 2016 para o trabalho de conclusão de curso de Paulo Victor Pimenta Vieira.䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 攀渀瘀椀愀搀漀 愀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀爀攀猀猀ⴀ欀椀琀 昀漀椀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀 洀愀椀猀 漀甀猀愀搀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀愀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀⸀
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A embalagem cúbica é adesivada internamente com um adesivo de formato 7,5x7,5cm.倀漀猀猀甀椀 甀洀 戀攀爀漀 攀洀 攀猀瀀甀洀愀 渀攀最爀愀 搀攀 㠀砀㠀砀㘀挀洀 挀漀洀 甀洀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 挀攀渀琀爀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀琀愀爀 甀洀愀 瀀攀渀 搀爀椀瘀攀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀栀愀瘀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瘀椀渀栀愀 甀洀 挀愀爀琀漀ⴀ猀攀渀栀愀 搀攀 㘀砀㘀挀洀Ⰰ 漀渀搀攀 愀氀椀 挀漀渀琀椀渀栀愀 甀洀愀 猀攀渀栀愀 猀攀挀爀攀琀愀 瀀愀爀愀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 瀀攀渀 搀爀椀瘀攀⸀
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o objetivo nesse momento foi buscar a melhor alternativa para resolver os problemas que existiam para a concepção do produto. Em base, a pesquisa a respeito de qual o melhor material e a qual melhor técnica a ser utilizada foi de campo. Visitas a gráficas e conversas com inúmeros profissionais da comunicação e do design de produto ajudaram na orientação para escolha da melhor alternativa de produção da embalagem.
Rafe/Rough
Após entender os processos de produção, ele passou para uma etapa muito importante do processo de produção. O rafe ou rough, é o processo de desenvolvimento de um esboço do produto final a qual ser desenvolvido. Geralmente esse processo acontece depois que todas as dúvidas sobre o que deve ser feito foram respondidas na pesquisa.䐀攀瘀椀搀漀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 漀 爀愀昀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 搀甀愀猀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 甀洀愀 攀猀戀漀愀渀搀漀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀 漀甀琀爀愀 攀猀戀漀愀渀搀漀 愀猀 洀愀爀挀愀攀猀 搀愀猀 昀愀挀攀猀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀 氀愀猀攀爀⸀
Layout da embalagem
Com o rafe em mãos o próximo passo era desenvolver o layout necessário para a produção do produto. Foi utilizado o software de criação Adobe illustrator, onde, face por face a embalagem foi cuidadosamente criada䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 昀漀挀愀搀愀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 挀漀爀琀攀 搀愀猀 㘀 昀愀挀攀猀 搀漀 挀甀戀漀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 ⸀
Como um quebra cabeças, as faces possuem aberturas e dentes que foram criadas para encaixar suas extremidades umas nas outras com a finalidade de ajudar no processo final de colagem da embalagem. Essa estratégia foi passada pelos orientadores do fab lab da escola de design da UEMG e foi muito importante, pelo motivo de não só ajudar na montagem da embalagem como também melhora sua resistência pois qualquer forças contra a embalagem é melhor distribuída.倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 攀渀挀愀椀砀攀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 洀愀爀挀愀搀愀猀 愀 氀愀猀攀爀 瀀攀氀愀 洀焀甀椀渀愀⸀ 䌀漀洀 甀洀 氀愀礀漀甀琀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀爀愀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 氀椀渀栀愀猀 焀甀攀 椀洀椀琀愀洀 挀漀渀攀砀攀猀 攀氀琀爀椀挀愀猀 攀 搀攀挀漀爀愀搀愀 挀漀洀 洀椀猀琀甀爀愀猀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最攀漀洀琀爀椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 琀愀洀戀洀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀漀 氀愀礀漀甀琀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 䄀猀 洀愀爀挀愀攀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀爀 攀洀 琀爀猀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀䔀洀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 洀愀爀挀愀搀漀猀 愀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀猀 搀攀 Ⰰ 洀洀Ⰰ 攀洀 愀洀愀爀攀氀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 洀愀爀挀愀搀漀猀 愀 Ⰰ㔀洀洀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 攀洀 愀稀甀氀 瀀愀爀愀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 洀愀爀挀愀搀漀猀 愀 Ⰰ㈀洀洀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 切氀琀椀洀漀 瘀攀洀 愀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀漀 搀漀 挀漀爀琀攀 搀愀猀 瀀攀愀猀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀瘀椀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 椀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 洀焀甀椀渀愀 搀攀 挀漀爀琀攀 攀 洀愀爀挀愀漀 挀漀渀昀椀最甀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 瀀漀爀 挀漀爀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 攀氀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 愀猀 洀愀爀挀愀攀猀 猀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀 漀甀 洀愀椀猀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀椀猀 攀 昀愀稀攀爀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 渀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 挀漀爀爀攀琀漀猀⸀
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Devido à firmeza dos encaixes não tivemos problemas para a colagem da embalagem. Feita com uma cola líquida de contato específica para acrílicos, o resultado foi excelente. para a fabricação do berço, foi escolhido espuma, um material macio para proteger a pen drive de batidas e possíveis danos ao conteúdo interno do mesmo. A espuma e a abertura para colocar a pen drive foram cortadas a lâmina quente.
Correção
Após esse processo, percebeu-se que havia alguns pequenos erros na separação das cores/profundidades que não causaram grandes problemas e rapidamente foram consertados. Devido ao encaixe ter ficado perfeito, identificar a tampa e abrir o cubo tinha se tornado um problema. Ao identificar esse problema que dificultava a experiência do usuário, logo buscamos uma solução para o problema: Adicionar ao projeto final pequenas aberturas circulares na tampa, por onde o usuário poderia colocar os dedos e facilitar a abertura da embalagem.
Embalagem final
Após seguir todo o processo de construção do produto e todos os erros serem cuidadosamente corrigidos entrou-se na última parte do processo de criação da embalagem: a concepção das embalagens finais.倀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 䘀愀戀 䰀愀戀 搀愀 唀䔀䴀䜀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 瀀攀爀琀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀 洀焀甀椀渀愀 搀攀洀漀爀愀爀 愀 昀愀稀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀爀挀愀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀愀爀挀愀漀 攀 挀漀爀琀攀 琀攀瘀攀 甀洀愀 搀甀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀攀 栀漀爀愀猀 攀 洀攀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 最愀猀琀漀甀ⴀ猀攀 挀攀爀挀愀 搀攀 㔀 栀漀爀愀猀 挀漀洀 漀 瀀漀氀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 挀漀爀琀攀 搀漀猀 戀攀爀漀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀愀椀砀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀氀椀挀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 爀攀氀愀琀愀搀愀猀Ⰰ 猀漀 爀攀愀椀猀 愀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀攀氀漀猀 搀攀猀琀椀渀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 樀漀最漀 猀攀爀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 ⸀ 䄀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀琀椀渀最椀渀搀漀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 琀攀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 攀 昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 昀愀愀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 搀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 焀甀攀 甀洀愀 戀愀猀攀 搀攀 昀猀 瀀愀爀愀 愀 吀䐀娀 䜀愀洀攀猀 猀攀樀愀 最攀爀愀搀愀 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 攀猀琀爀攀椀琀愀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 甀洀 猀攀最甀椀渀琀攀 樀漀最漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀娀䤀一䬀伀吀䄀Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 愀猀 䴀攀氀栀漀爀攀猀 倀爀琀椀挀愀猀⸀ ⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䈀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀匀吀刀䤀一䔀刀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀㨀 䌀甀爀猀漀 愀瘀愀渀愀搀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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