ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00720</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Roteiro de ficção desenvolvido para o curta-metragem Maktub </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Igor Brito Santos (centro universitário newton paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (centro universitário newton paiva); Ailton Barbosa da Cruz (centro universitário newton paiva); Thiago Henrique da Silva Morais (centro universitário newton paiva); Luis Ricardo Rodrigues Xavier da Silva (centro universitário newton paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Drama de casal, relações frágeis, relacionamentos sem amor, sociedade liquida, traumas psicológicos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Esse roteiro conta a história de um casal jovem, que vive uma relação desgastada e conturbada. Os dois moram na mesma casa, se tratam como estranhos, e não tomam decisões para resolver essa situação. </font><font face="Calibri">O primeiro questionamento trabalhado na história é o por que eles ainda estão juntos, se nada os prende e aparentemente não existe mais sentimentos. </font><font face="Calibri">Uma notícia inesperada leva os personagens a tomar atitudes estremas, que irão desencadear um desfecho nada convencional para a relação.&nbsp;<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;</span></font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="background: yellow; mso-highlight: yellow;"><font face="Calibri"><br></font></span></b></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A história se passa toda dentro da casa do casal, Jack e Veronika, que vivem uma relação nada convencional e que ao mesmo tempo retrata muitos casais da sociedade moderna. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O roteiro não possui falas, pois os personagens, embora sejam um casal e dividam o mesmo espaço, eles não conversam, não compartilham nada além da mesma casa. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Isso intensifica a proposta de mostrar que as pessoas se apegam a pequenas coisas e contentam-se apenas com aquilo para viver, a ponto de aceitarem viver com alguém que nem conversam.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A produção leva ao estremo a futilidade com que os casais tratam a relação e eleva isso para o desprezo que alguns têm com a própria vida. </font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O objetivo do trabalho foi ensinar o modelo de escrita para o cinema, e incentivar, por meio da idealização do roteiro, o pensamento de produção e execução de peças audiovisuais. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O tema a ser trabalhado foi de escolha livre, para não inibir a criatividade dos alunos. O tempo de cada roteiro também foi definido pelos grupos.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O trabalho que será apresentado parte do princípio de que a produção deverá sem simples e a história impactante. <span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;</span></font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O grande desafio é se fazer ser entendido sem usar um dos recursos principais do cinema, o diálogo. O objetivo é levar o público a prestar atenção e refletir com cada gesto e ação dos personagens, ao ponto do telespectador criar motivações e histórias paralelas as que serão mostradas na tela. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A construção dessa narrativa que tem como personagem principal um homem "comum", com problemas psicológicos, e emoções elevas aos extremos, busca exemplificar o quão frágil um ser humano pode ser e conduzir o telespectador (ou o leitor) a imaginar quais as motivações desse tipo de pessoa.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A história é construída com algumas "pontas soltas" para não terminar após a sua exibição, e sim levar aquele que consumir esse conteúdo a imaginar outros possíveis desfechos e soluções para essa situação.</font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt; tab-stops: 39.75pt;"><font face="Calibri">A proposta do roteiro já nasceu diferente do que é apresentado no modelo de roteiro hollywoodiano e continuou na sua execução. A ideia norteadora sempre foi a fragilidade das relações modernas, e trabalhar esse tema em uma narrativa curta e sem falas foi um grande desafio que possivelmente não será entendido por todos. Aqueles que conseguirem perceber como os aspectos trabalhados de forma exagerada na narrativa são do cotidiano, irão conseguir valorizar o produto apresentado.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt; tab-stops: 39.75pt;"><font face="Calibri">Levando a discursão da não presença das falas para o âmbito da produção, esse roteiro possui uma execução mais simples, uma vez que apenas a captação do áudio ambiente será necessária. Para os atores que irão participar do filme, a falta de falas os tira do senso comum e os levará a pensar e a planejar melhor a linguagem corporal para se fazer ser entendido.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt; tab-stops: 39.75pt;"><font face="Calibri">A maior justificativa da importância desse roteiro é a fuga da convencionalidade, na forma de tratar e transmitir a mensagem, da preocupação não apenas de ser entendido, mas levar o consumidor a pensar e consequentemente a guardar na memória o que consumiu. </font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Para a elaboração desse roteiro o grupo realizou pesquisar bibliográfica, para entender a estrutura e elaboração de um roteiro para o cinema. O livro escolhido foi: Manual do roteiro - Os fundamentos do texto cinematográfico, do autor FIELD, Syd.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Uma obra literária também serviu de inspiração, O livro do autor Paulo Coelho - Veronika decide morrer.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Para ajudar na estruturação da ideia, obras cinematográficas foram analisadas e elementos delas foram agregados para valorizar a história. As obras analisadas foram: Curta metragem - Me &amp; You, Direção: Jack Tew/ Filme  O quarto de Jack, Direção: Lenny Abrahamson/ Filme  O iluminado, Direção: Stanley Kubrick. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Após o estudo de todo esse material foi que o grupo redigiu o conteúdo do curta metragem, utilizando as técnicas de formatação estudadas em sala e no livro Manual do roteiro.</font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Roteiro para curta metragem desenvolvido na matéria de redação publicitária, para exercitar a escrita para produções audiovisuais e incentivar a criatividade. O roteiro é a representação escrita sobre tudo que acontece visualmente e sonoramente no filme.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">Um documento para organização e planejamento de uma produção audiovisual, pelo qual já é possível prever questões relacionadas a custo, espaço e tempo necessários para a execução do filme.</font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O conteúdo do documento é uma narrativa de ficção, que possui como gênero o drama e aborda questões do cotidiano de forma exagerada e conturbada. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A estrutura desse produto difere dos demais da mesma categoria apenas por não possuir falas, o que foi uma escolha dos roteiristas e é justificado pela proposta de produção idealizada. </font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O resultado final que está sendo apresentado é um roteiro com formatação clássica, embasado em obras literárias e audiovisuais de sucesso. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">A história contada aborda problemas emocionais, sociais e culturais por meio de um drama. O material escrito busca transmitir sentimentos e emoções que só serão percebidos quando a obra estiver concluída, uma vez que o roteiro é só a primeira etapa da construção de uma narrativa audiovisual. </font></p> <p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><font face="Calibri">O grupo, quando propôs esse produto, quis não apenas contar mais uma história, e sim transmitir uma mensagem relevante e interessante. </font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FIELD, Syd. Manual do roteiro: Os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. xvii, 223p. ISBN 857302044x<br><br>BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004. 190p ISBN 8571107955<br><br> </td></tr></table></body></html>