ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00737</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Produção Receita em Prosa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GEANE APARECIDA DURANTE AMARAL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); CAROLINA RODRIGUES DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); CINDY FIGUEIREDO FREITAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); KENNEDY ROSA DA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); MONALISA FRANÇA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); RAFAEL LEONEL SILVA BORGES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); VANESSA MATOS DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); MIRNA TONUS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Produção multimídia, jornalismo gastronômico, jornalismo especializado, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad47-115c-9eea-dbf7dc5c99e4">O presente artigo busca elucidar e discorrer sobre a produção e as mídias utilizadas para o desenvolvimento da temporada piloto do Receita em Prosa, projeto de jornalismo gastronômico seriado. Discorremos sobre a temática; os processos de produção e o desenvolvimento do projeto; além dos recursos midiáticos usados a fim de transmitir ao público o decorrer e a finalização da primeira temporada. E, ao fim, realizamos um balanço sobre o uso das mídias.</span> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <!--[if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal"><span style="font-size:12.0pt;font-family:&quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; mso-fareast-font-family:&quot;Times New Roman&quot;;color:black;mso-fareast-language: PT-BR">A gastronomia e o ato de comer envolvem pessoas, sejam elas de uma mesma família ou de culturas diferentes. Graças ao seu aspecto social "a conversa saiu da cozinha e foi parar nas páginas de jornal" (SILVA, 2010, p.18). Por isso, temos notado a presença da temática em programas jornalísticos, impressos, telejornais, entre outros. Seja falando do bem estar em se alimentar ou contando histórias de pessoas que exercem alguma atividade vinculada à gastronomia.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal"><!--[if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal"><!--[if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal"><!--[if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad57-2145-696d-7f26d2092a04" align="justify"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O Receita em Prosa tem como objetivo a produção de conteúdo jornalístico gastronômico em duas plataformas principais: audiovisual e impressa. Buscamos nesta primeira temporada valorizar a culinária regional e disseminar a cultura dos vendedores ambulantes de Uberlândia. O destaque deste projeto são os vídeos interativos disponíveis na plataforma virtual Interlude que permite ao internauta escolher qual caminho narrativo seguir para assistir o conteúdo. Contamos também com o site YouTube, que embora não tenha essa interatividade, possibilita assistir todos os caminhos ofertados.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;" align="justify"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Desta forma, proporcionamos ao espectador experiências imagéticas e sonoras por meio de mídias audiovisuais como essas. E ainda, finalizamos com a revista impressa, para fechar o ciclo da temporada em questão. Nela, trazemos entrevistas estilo perfil de cada vendedor, além de fotos, crônicas, de modo que o público sinta a completude daquele tema. <br></span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad57-fbe0-ea3f-e59e52282ad1"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Observamos na escolha da temática o intercâmbio existente entre a gastronomia e o jornalismo. Silva (2010, p. 17), aponta que  o campo da gastronomia é uma verdadeira troca de informações; além da mistura de ingredientes, a mistura de culturas que uma receita pode proporcionar resulta em uma forma de comunicação . Assim, buscamos trazer do começo ao fim do projeto uma relação coesa e embasada na produção dos conteúdos; e de respeito aos personagens envolvidos.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">A frase  o mundo está conectado condiz com a era digital que estamos vivendo. Pensando nisso, o Receita em Prosa buscou definir por meio de pesquisas de campo, quais eram as redes sociais mais usadas pelas pessoas. Com base nas respostas, criamos as redes sociais do projeto: o Facebook (foi reformulado, pois já existia), o Instagram e o Snapchat; a fim de mostrar para o público o andamento e a finalização de cada fase de produção da temporada.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O uso destes recursos midiáticos possibilita uma gama de conteúdo maior e mais profunda. Por isso, a internet sintetiza várias mídias em um suporte, trazendo­-as de forma separada, convergente ou hibridizada. Na união entre hibridização e convergência midiática acontecem  processos de interseção, de transações e de diálogo implicando em movimento e produção multimidiática (MACHADO, 2010, p. 78). </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Diante da emergência das tecnologias na vida cotidiana, o jornalismo se viu em uma situação atípica, buscando compreender esse fenômeno:</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.2;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;margin-left: 113.71062992125985pt;text-align: justify;"><span style="font-size:11pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O jornalismo foi imediatamente  afrontado pela configuração tecnológica e se viu obrigado a tomar decisões rápidas para atender às demandas de uma sociedade permanentemente conectada à internet (Mielniczuk, 2013). Enquanto ainda tentavam compreender as aceleradas mudanças, os conglomerados midiáticos buscavam encontrar elementos que permitissem explorar as potencialidades do jornalismo móvel (SATUF, 2015, p. 450).</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad58-d2c6-4d58-39e1ee764254"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O trabalho contou com fases de pré-produção, produção e pós-produção. No primeiro momento criamos a logo do Receita em Prosa, no programa de desenho vetorial CorelDRAW x4. Logo em seguida, iniciamos a pré-produção com os personagens: a equipe se deslocava até o ponto do ambulante candidato a participar do projeto e realizava uma pré-entrevista. Para gravar as conversas, contamos com os </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">smartphones </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">dos integrantes da equipe, além de uma câmera Nikon D3200 para fotografar o ambulante em seu ofício, a feitura de seu produto e o contato com os clientes.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Após o aceite do vendedor ambulante, passávamos à parte de produção no estúdio de gravação. Os equipamentos técnicos consistiam no uso de três câmeras para filmagem, sendo uma totalmente estática; outra móvel que um dos apresentadores portava durante o episódio, a fim de mostrar os detalhes do preparo da receita; além de uma terceira, que captava apenas as panelas no fogão durante o preparo da iguaria. A câmera estática era a Nikon D3200, contando com o apoio de um tripé. Já a câmera móvel era a Sony Cyber-Shot DSC-HX300 e para posicionamento no fogão, uma Sony Cyber-Shot DSC-H100. Ambas digitais, com respectivamente 24,1; 20,4 e 16,1 MP. Também foram utilizados um microfone condensador unidirecional com cabo HT Yoga e um par de iluminadores de LED.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Para fotografar o momento da entrevista, os ingredientes e o preparo da receita, recorreu-se a um </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">smartphone </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Samsung Galaxy S5, cuja câmera possui 16 MP. Os demais equipamentos incluíam um iPad Air e dois </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">smartphones </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Motorola Moto X 2ª Geração, para a gravação do áudio da entrevista e para as postagens no Snapchat mostrando o instante da produção.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Após as gravações os materiais foram editados em um </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">notebook </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Dell Inspiron 14R, com 6GB de memória e 1TB de HD. Esse computador, por sua vez, conta com o editor de vídeos Sony Vegas versão PRO 13 no qual os vídeos foram decupados e editados.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Os vídeos editados foram transferidos, via pen drive, para outro </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">notebook</span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">, Dell Inspiron 15 Série 5000, 8GB de memória e 1TB de HD, onde foi feito </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">upload </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">dos vídeos nas plataformas YouTube e Interlude.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">A revista impressa foi diagramada em um </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">notebook </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Dell Inspiron 15 Série 3000, 8GB de memória e 1TB de HD, no </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:italic;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">software </span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">de diagramação InDesign CC 2014.</span><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;"></span> </p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-align: justify;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad59-8c1a-160c-c19a5d81e521"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Produção dos vídeos</span></p><br><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O projeto Receita em Prosa permaneceu com a mesma linha editorial do livro digital interativo: humanizar assuntos culinários, dando ênfase aos personagens envolvidos nas receitas. Porém antes de começar a produção dos vídeos foi feito um vídeo introdutório, de 02:12 minutos, com os integrantes do projeto, explicando qual seria a função de cada um e como iria funcionar a temporada que estava por vir. O vídeo em questão foi adicionado ao já existente canal no YouTube do Receita em Prosa e também à página no Facebook. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">A produção principal do projeto foram vídeos interativos, criados e editados para rodar na plataforma Interlude, que permite ao usuário traçar seu próprio caminho na narrativa. O vídeo principal começa com um bate papo sobre a vida do personagem, em seguida entram três botões na parte inferior do vídeo que permitem ao internauta seguir outra direção diferente da narrativa original. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Eles foram estrategicamente pensados e montados de forma a - independente da ordem - o telespectador sempre assistir a toda história sem perder nenhuma informação. O vídeo principal permite também que o telespectador assista a toda a história sem perder nada caso não utilize os botões. Vale lembrar que na edição foram inseridos fotos e textos junto ao vídeo para exemplificar o que estava sendo dito. Todos os vídeos possuem, em seus botões e textos a fonte Freehand521 e as cores de cada vídeo são: vinho, verde, azul, vermelho e laranja, respectivamente.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O primeiro vídeo, com a personagem Letícia Viana e seu bolinho de Acarajé, tem um total de 08:38 minutos caso o internauta não clique nos botões. Porém, logo após a conversa surgem os botões que direcionam o telespectador para sequências de vídeos como: &nbsp;história de vida (03:51 minutos) em que a personagem conta sua história; história do acarajé (02:35 minutos) onde fala-se um pouco da história do prato típico; e ser ambulante (05:01 minutos) no qual Letícia conta sobre a experiência de lidar com o público nas ruas e com a cozinha. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O segundo vídeo abordou o personagem José Salvador e sua especialidade: &nbsp;pão com pernil. O vídeo principal tem um total de 08:21 minutos. Assim como os vídeos de Letícia, esses também tem divisões como: segredos para o sucesso (03:11 minutos), em que o personagem fala um pouco do seu jeito de cozinhar; diferenças nas vendas (02:58 minutos) que trata da relação com o público; e regulamentação dos vendedores ambulantes (04:26 minutos) onde José Salvador fala sobre as leis municipais para com os ambulantes. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O terceiro vídeo da temporada conta a história de Sandra Pereira e o diferencial de seu prato, a tapioca. O vídeo principal dessa protagonista tem um total de 07:45 minutos. Os complementares são os seguintes: preparação para as vendas (01:23 minutos) em que ela conta como é o processo de preparação dos ingredientes antes de sair para trabalhar; fidelização de clientes (02:36 minutos) como o negócio cresceu e o que é preciso fazer para ser um bom investidor no ramo; e mudanças e conquistas de vida (02:27 minutos) no qual Sandra conta como se mudou de São Paulo para Uberlândia e o que conquistou como vendedora ambulante. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O quarto vídeo é com o vendedor de salgados Eraldo Fernandes que ensinou a fazer pastéis. O vídeo principal tem 08:18 minutos, em que ele explicou a fazer a massa, montar e fritar o salgado. Os vídeos complementares desse quarto cozinheiro estão divididos da seguinte forma: família (02:04 minutos) em que Eraldo conta porque se mudou para Uberlândia; clientes (02:49 minutos) onde fala um pouco dos meios pelos quais já trabalhou e como trabalha atualmente; e vendas (02:29 minutos) onde fala de seus investimentos. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">O último personagem a visitar a cozinha na Temporada Ambulantes do Receita em Prosa foi o vendedor de frutas e cocadas, José Carlos. No vídeo principal, de 08:18 minutos, ele mostra o preparo da cocada branca. As histórias complementares são: temporada de frutas (03:01 minutos) em que ele explica como divide seu período de trabalho de acordo com a produção de frutas de cada estação; história de vida (03:25 minutos) onde ele conta sobre a ajuda que tem da esposa para a confecção das cocadas; e fiscalização (02:10 minutos) vídeo no qual ele fala das dificuldades de ser vendedor ambulante sem o apoio dos órgãos públicos.</span></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;" id="docs-internal-guid-f17ee9ea-ad5b-8cae-1cae-74866e00efb5"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Desde o início, lá no livro digital interativo, o Receita em Prosa busca revelar personagens, histórias de vida e a cultura da culinária por trás de cada pessoa. E com a Temporada Ambulantes não foi diferente. O desafio de sair às ruas em busca dessas pessoas que ganham a vida fazendo um dos gestos mais bonitos que existe: alimentar pessoas, foi enriquecedor para a equipe. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">A elaboração de um projeto da dimensão do Receita em Prosa foi um desafio inspirador. Desde o início e sabendo da grandiosidade do projeto, o Receita em Prosa decidiu seguir em frente mudando sua logo, trabalhando com dois produtos e migrando de livro digital interativo, para vídeos e revista impressa. Outro grande desafio foi o papel de explorar novas nuances do &nbsp;jornalismo gastronômico, limitado por vezes a críticas de grandes entendedores e restaurantes que disputam uma estrela Michelin, pontuação que os melhores restaurantes do mundo recebem de acordo com suas críticas, segundo Sousa (2016). </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">Aqui o objetivo foi fazer o que o jornalismo faz de melhor, contar histórias e compartilhar conhecimento. A produção multimídia tanto em dois meios (impresso e audiovisual) quanto na criação de materiais para três redes sociais permitiu que o projeto se expandisse de forma satisfatória. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.7999999999999998;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 42.460629921259844pt;text-align: justify;"><span style="font-size:12pt;font-family:'Times New Roman';color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;">A grande alegria de ter utilizado diversas mídias foi a pluralidade de conteúdos que conseguimos produzir e segmentar a cada recurso midiático. Muito mais do que usar redes sociais, o desafio foi entender a mecânica de cada uma e saber desfrutar ao nosso favor. Isso vale também para as escolhas das plataformas de divulgação dos vídeos. O Interlude e o YouTube embora tenham objetivos similares, nos exigiu pensar diferente; cada qual com sua especificidade, que por fim também foram satisfatórios. A revista impressa complementa e fecha todo o ciclo da primeira temporada, permitindo ao espectador guardá-la como forma de recordação.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">G1. Entenda o que são os  QR Codes , códigos lidos pelos celulares. G1 - Tecnologia e Games. 10 maio 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/ entenda-o-que-sao-os-qr-codes-codigos-lidos-pelos-celulares.html>. Acesso em: 26 abr. 2017. <br><br>MACHADO, Arlindo. Arte e mídia&#8203;. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 3ed. 2010. <br><br>SATUF, Ivan. Jornalismo móvel: da prática à investigação acadêmica. In: CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan (Orgs.). Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: Livros LabCOM, 2015. Disponível em: <http://www.livroslabcom.ubi.pt/ pdfs/20150622-201515_jdm_jcanavilhas.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.<br><br>SILVA, Danielle Ramos da. Menu degustação: Jornalismo de Gastronomia: um estudo sobre a revista Prazeres da Mesa. Monografia - Curso de Comunicação Social, Uniceub - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.uniceub.br /bitstream/123456789/1082/2/20654330.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.<br><br>SOUSA, Fabíola. Afinal o que são estrelas Michelin? Funchal Notícias. 26 nov. 2016. Diponível em: <https://funchalnoticias.net/2016/11/26/afinal-o-que-sao-estrelas-michelin/>. Acesso em: 26 abr. 2017. <br><br>TAVARES, Frederico de Mello Brandão. O jornalismo especializado e a especialização periodística. Estudos em Comunicação, n. 5, p.115-133, maio 2009. Disponível em: <http://www.ec.ubi.pt/ec/05/pdf/ 06-tavares-acontecimento.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>