ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00747</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Além das Calças</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Maria Tegge Sartori (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Denise Paiero (Universidade Presbiteriana Mackenzie)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;feminismo, moda, mulheres, pós-guerra, jornalismo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Livro Reportagem "Além das Calças" apresenta de uma maneira visual uma reflexão sobre a moda com enfoque no pós-Segunda Guerra Mundial durante os anos de 1940 e 1960, ao mesmo tempo em que mostra a relação com movimentos sociais que marcaram a época. Com relatos de personagens, fatos históricos, fotografias em formato linha do tempo, podemos afirmar que diversos acontecimentos incentivaram uma moda mais democrática e a independência da mulher. Sendo assim, combinando texto e imagens são analisados acontecimentos e peças de vestuário que de alguma forma contribuíram para a democratização da moda e uma maior atribuição de poder a figura feminina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Livro Além das Calças retrata a evolução da moda com o passar dos anos, com enfoque no período que chamamos de pós-guerra entre os anos de 1940 a 1960. Por trás de cada momento histórico há uma explicação para o surgimento de uma tendência de moda, sendo assim, é possível perceber que a moda vai muito além de peças expostas em vitrines ou criações da Alta Costura. Percebemos uma grande mudança no pós-guerra em relação ao vestuário que se refletiu no papel da mulher na sociedade. Sendo assim, cada capítulo do livro conta uma história diferente - sobre tendências ou personagens que marcaram a época. Além do texto, as fotografias ilustram e possibilitam que os leitores visualizem o que aconteceu na moda com o passar dos anos. Em formato linha do tempo e com sete capítulos, é possível perceber que além das calças, as mudanças afetaram diretamente a sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo apresentar a moda de uma maneira diferente da qual ela é constantemente vista, o livro representa a evolução da moda com o auxílio de um ensaio fotográfico. Ao contrário do que se imagina, por trás de cada momento histórico há uma explicação para o surgimento de uma tendência, sendo assim, é possível entender que a moda vai muito além de peças expostas em vitrines ou criações da Alta Costura. Juntamente com a grande mudança no pós-guerra em relação ao vestuário, percebemos o papel da mulher como parte da sociedade se alterando aos poucos também. O livro Além das Calças tem como público alvo mulheres e homens que se interessem pela moda e as questões sociais por trás dela, mas foi construído de maneira que até os mais leigos possam entender o assunto. O que muitos esperam já saber quando imaginam a moda, acabam se surpreendendo com as diversas possibilidades, histórias e desdobramentos que se pode explorar em um único tema. Muito além das calças, a moda trouxe coragem para as mulheres e a possibilidade de se expressar utilizando peças do próprio vestuário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O livro reportagem com produção fotográfica retrata a mudança da moda com o passar dos anos. A escolha do tema se pautou devido as grandes mudanças que ocorrem na sociedade no período que chamamos de pós-guerra, já que as mulheres ingressam no mercado de trabalho e há uma ascensão e decadência da alta costura dando o seu lugar para uma moda mais jovem e flexível, além de ser uma época onde ideias liberais começam a surgir. Para isso, foi escolhido o modelo livro reportagem com ensaio fotográfico já que esse pode retratar da melhor forma o que a moda é: visual e palpável. Segundo Edvaldo Pereira Lima (2009) um livro reportagem tem o objetivo de aprofundar um assunto que não teria espaço nas demais mídias tradicionais. Esse formato foi considerado o ideal já que ele permite uma maior dissertação sobre o tema, permitindo uma maior liberdade em relação a estrutura e montagem da peça. Sendo assim, ao lado do texto, as fotografias vão mostrar de uma forma mais clara a mudança de cada período, apresentando o impacto da moda juntamente com o feminismo. A fotografia assim como a narrativa, possui seu início meio e fim, sendo necessário selecionar para cada parte do livro uma imagem que condiz com o texto. Sendo assim, a todo tempo a foto e o texto devem conversar entre si. Desta forma, pode-se misturar cores e tons de fotografias a fim de deixar visualmente mais interessante ao leitor, a fim de que ele não perca o interesse. Do mesmo modo em que o texto é trabalhado para dar emoção, pausas e continuações, a imagem deve ter o mesmo cuidado. De maneira clara e visual, é possível até para os mais leigos entenderem o assunto já que o livro é apresentado em formato de linha do tempo com fotografias e textos. Com textos curtos com uma linguagem simples, o leitor sente-se atraído e busca saber o que está escrito. A diagramação ajuda nesse quesito já que foi pensada em algo "clean" para trazer leveza e não cansar o olhar de quem está lendo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram utilizados para compor o livro textos e fotografias tiradas a partir de um ensaio fotográfico. A entrevista é um dos pontos fundamentais para a realização do trabalho já que sem ela o produto seria apenas histórias, sem a participação do jornalismo. Como as personagens do livro não estão mais vivas, a alternativa foi buscar fontes que pudessem explicar a história sem deixar pontos faltando. Já na parte visual, a fotografia é a melhor escolha já que ela permite uma maior liberdade na hora de criar. Com uma boa fotografia, maquiagem e roupas de época alugadas em brechós, podemos retratar fielmente o que as mulheres vestiam. Cada capítulo tem uma temática diferente, porém sempre focadas nas roupas e personagens, de modo a mostrar o avanço na moda no quesito libertação das mulheres. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em cada capítulo do livro existe um personagem ou tendência que é explicados através de um texto onde fatos históricos, entrevistas e opiniões se misturam. As roupas, penteados e maquiagens retratados nas imagens recriam os estilos de cada época, isto é, nos anos 40 as roupas são retratadas de um modo mais simples pois na época estava acontecendo um racionamento de tecidos e matérias. Já nos anos 50, foi marcado pelo New Look e muita fartura. Os anos 60 deixou a alta costura para trás e as roupas começam a ficar mais práticas - período crucial para o feminismo. Em relação a diagramação, foi pensado em uma aparência mais clean, sem deixar de lado as cores que a moda tanto possui. Para isso, foi escolhido as folhas de fundo branco com letras cinza escuro, de forma que saísse um pouco do preto convencional. Como estamos falando constantemente de feminismo, libertação e moda, as cores rosa e amarelo serviram para colorir as páginas do livro. Por se tratar de um livro reportagem com um ensaio fotográfico, não queria que a diagramação fosse muito estilizada, para não poluir a página e se encaixar melhor no todo. Sendo assim, uma formatação de duas colunas com bordas em branco pareceu a melhor forma para inserir o texto na peça. Já para a capa, foi escolhida uma cor única, neste caso o rosa que já havia sido utilizado no nome dos capítulos do livro, e uma letra da mesma cor só que com um tom mais escuro  simples mas ao mesmo tempo elegante. Na gráfica, foi escolhido o modelo capa dura para dar um acabamento melhor para a peça, além de uma capa fosca com as letras em verniz, de modo que ficasse algo simples mas bem elaborado. Para as folhas do miolo foi escolhido o papel off set na gramatura 120 por apresentar uma melhor textura e ser um pouco mais grosso do convencional, sem exagerar. As folhas de rosto do livro são de cor amarela para dar um toque especial ao livro e para também não ficar com a predominância da cor rosa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho apresenta a possibilidade de desvendar através de pesquisas e entrevistas o outro lado da moda que muitas pessoas desconhecem, além de fazer um paralelo com o feminismo  um tema constantemente considerado avesso aos padrões da moda. O fato é que muitas pessoas não imaginam como esses ideais são ao mesmo tempo diferentes, mas que podem sim ser relacionados. De uma forma mais exagerada, podemos colocar que trabalho, sociedade, vida privada e ideologias sofreram influência da moda de uma forma direta ou indireta  ninguém escapa do peso de uma vestimenta adequada ou inadequada. Basta analisar a história e ver quantos cenários foram modificados e contaram com a participação das roupas. Elas estão por toda parte e o mais incrível é poder desvendar  aos poucos  essa importância. O resultado do processo foi um livro que combinasse sua diagramação com as fotografias (preto e branco e coloridas), além de concluir o que foi proposto: um trabalho que fala sobre moda, onde a capa e folhas são a verdadeira representação dela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BELO, Eduardo. Livro reportagem. São Paulo: Contexto, 2006<br><br>FIELL, Charlotte; DIRIX, Emmanuellle (Org.). A moda na década: 1940. São Paulo: Publifolha, 2014. Tradução: Laura Schichvarger.<br><br>LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas: O livro reportagem como extensão do Jornalismo e da Literatura. Barueri: Manole, 2009.<br><br>MOUTINHO, Maria Rita. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Senac, 2000. Editora: Máslova Teixeira Valença. <br><br>REED, Paula. 50 ícones que inspiraram a moda: 1950. São Paulo: Publifolha, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>