ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00760</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Receita em Prosa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carolina Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia); Monalisa França da Silva (Universidade Federal de Uberlândia); Kennedy Rosa da Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Geane Aparecida Durante Amaral (Universidade Federal de Uberlândia); Cindy Figueiredo Freitas (Universidade Federal de Uberlândia); Rafael Leonel Silva Borges (Universidade Federal de Uberlândia); Vanessa Matos dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo gastronômico, Série de vídeos, Vinhetas, Identidade, Movimento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Receita em Prosa é um livro digital, um canal de vídeos seriado e temático, e uma revista impressa. Todos os produtos se unem pela identidade de buscarem uma nova abordagem ao jornalismo gastronômico; a de dar ênfase proporcional às receitas e aos cozinheiros. Neste artigo, em específico, aborda-se as vinhetas e como elas trabalham no sentido de dar identidade e movimento ao novo Receita em Prosa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A gastronomia e o ato de comer envolvem pessoas, sejam elas de uma mesma família ou de culturas diferentes. A comida e seus reflexos são notados desde a pré-história, quando os seres humanos se uniam e produziam utensílios para cozinha, com uma finalidade que ia muito além do simples garfo e colher para comer. Esses objetos seriam usados também para que eles pudessem compartilhar momentos, sentados no chão ou em volta de uma mesa (CARNEIRO, 2005). Devido ao aspecto social predominante na gastronomia,  a conversa saiu da cozinha e foi parar nas páginas de jornal (SILVA, 2010, p. 18). A gastronomia passou a fazer parte das publicações jornalísticas, seja em forma de críticas ou de serviço. A culinária aproxima as pessoas no ambiente social que é a cozinha, e as histórias que saem deste local têm interesse jornalístico. O jornalismo gastronômico vai além da comida em si; busca os aspectos social, cultural, histórico, entre outros, intrínsecos a cada situação. Este projeto é uma nova abordagem para o jornalismo gastronômico. É a continuação do livro digital Receita em Prosa, produzido no quinto período do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, que mostra receitas e as histórias dos personagens que estão por trás delas. A partir da ideia inicial do livro, foi criado um canal no YouTube e na plataforma de vídeos interativos Interlude com vídeos de pessoas que têm a culinária como parte integrante de suas histórias. E, posteriormente, materiais exclusivos foram compilados em uma revista impressa. Para estes novos formatos, o Receita em Prosa ganhou nova logomarca e uma vinheta para garantir a mudança midiática e dar identidade à produção audiovisual, respectivamente. Ambas serão descritas e discorridas neste artigo, ressaltando as particularidades e a importância para os novos produtos do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Receita em Prosa tem o objetivo geral de produzir conteúdo de jornalismo gastronômico por meio de vídeos e revista impressa, valorizando tanto as receitas quanto os personagens nelas envolvidos. Então, as vinhetas vêm com a proposta de dar identidade aos vídeos da temporada. De forma específica, as vinhetas buscam dinamizar a nova logomarca e trazê-la de forma animada, proporcionando movimento e leveza aos vídeos, além de revelar os personagens participantes da temporada, humanizando a temporada e, de certa forma, o jornalismo gastronômico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mercado do jornalismo gastronômico enseja abordagens mais humanistas, com foco proporcional na receita e nos personagens relacionados. Cada dia mais vemos programas de TV com disputas para escolher o melhor chef de cozinha, apresentadores cozinhando ou, que é mais comum, apenas a mistura dos ingredientes para uma receita. Todas as situações expostas acima são importantes para o mercado gastronômico, mas, no caso do jornalismo, é preciso ir além. O jornalismo gastronômico tem a necessidade intrínseca de apresentar as histórias e as pessoas por trás das receitas. Além da mistura de ingredientes, mostrar ao público outros aspectos que estão ligados, direta ou indiretamente, à receita e/ou assunto gastronômico referente, e, principalmente, aprofundar o campo que extrapola o ambiente da cozinha. Então, o canal, construído em temporadas, pretende revelar a essência, as histórias, vivências e receitas, além de explorar aspectos específicos da culinária de determinada cidade ou região. Ao final de cada temporada, perfis e fotografias das pessoas que participaram dos vídeos foram publicados na revista. Em toda a temporada, a logomarca e a vinheta trazem a identidade da proposta de humanizar a gastronomia. Schiavoni (2008) abarca essa visão de  identidades para as vinhetas televisivas, mas estas têm papéis diferentes em cada meio de comunicação. Freitas (2007), pontua que "O conceito básico da vinheta é ser um complemento decorativo da ilustração ou da figura principal representada. O termo adapta-se aos meios de comunicação e formas de arte que necessitem de suas funções básicas, estendendo-se das artes gráficas até os meios de comunicação atuais, sempre reforçando os estilos definidos nas formas sobre as quais atua" (FREITAS, 2007, p. 50). A vinheta mantém as características principais, mas, na internet, ela passa a desempenhar outras funções, como pontuar e demarcar (FREITAS, 2007). Além disso, ela exige mais dinamismo e movimento. Esse é o grande desafio de produzir vinhetas para vídeos do YouTube; manter a identidade e imprimir movimento. Então, a vinheta tem papel importante para a construção de um produto audiovisual e nas intenções, objetivas e subjetivas, de cativar o público. Isso influencia, de forma geral, na construção de uma marca. As marcas precisam de uma identidade para se sustentarem e venderem (BEDENDO, 2015). Os conceitos de vinheta e marca se misturam e complementam, devido a associação à formação de identidade. Desta forma, o Receita em Prosa cria uma identidade para os vídeos ao animar a logomarca e ao trazer os personagens para a vinheta, sustentando o objetivo de humanizar a primeira temporada de vídeos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho contou com fases de pré-produção, produção e pós-produção. A princípio, na primeira fase, foi produzida a logo do Receita em Prosa, no programa de desenho vetorial CorelDRAW x4. As vinhetas fazem parte da fase de produção. A vinheta principal é um vídeo feito com um dos integrantes da equipe com a câmera móvel Sony Cyber-Shot DSC-HX300, e uma animação da logo, editada no programa Sony Vegas versão PRO 13. As imagens dos personagens mostradas na versão secundária da vinheta também foram gravadas com a câmera Cyber-Shot e, posteriormente, editadas no programa Sony Vegas. Em todas as gravações foram utilizados um par de iluminadores de LED. A logo e as vinhetas foram criadas e editadas em um notebook Dell Inspiron 14R, com 6GB de memória e 1TB de HD. Esse computador, por sua vez, conta com o editor de vídeos Sony Vegas versão PRO 13 onde os vídeos foram fragmentados e editados. Os vídeos editados foram transferidos, via pen drive, para outro notebook, Dell Inspiron 15 Série 5000, 8GB de memória e 1TB de HD, onde foi feito upload dos vídeos nas plataformas YouTube e Interlude. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a transição da proposta do livro digital para o canal de vídeos foi feita uma nova logomarca do Receita em Prosa. Esta é uma xícara de café dentro de uma claquete para representar que as prosas e receitas passariam a ser filmadas. A fonte utilizada para escrever Receita em Prosa é a mesma da capa do livro digital: Cardenio Modern. Além disso, foi feito um vídeo introdutório, de 02:12 minutos, com todos os integrantes para explicar a transição do projeto e as funções de cada um na elaboração do novo Receita em Prosa. Neste vídeo introdutório está a vinheta primária. A vinheta primária faz uma aproximação entre panelas e claquete e traz uma animação da logomarca de forma divertida, no intervalo de quatro segundos. Um dos integrantes da equipe aparece com duas panelas e as fecha, lembrando o movimento de um roteirista ao bater uma claquete para sinalizar as cenas e tomadas que serão gravadas. Nesse momento, a imagem das panelas é congelada e traz a nova logomarca, a xícara de café sendo servida, com o som característico, e a batida da claquete, dando início, de fato, ao vídeo e à nova proposta do Receita em Prosa, de ser um canal de vídeos seriado e temático. A primeira temporada aborda cinco vendedores ambulantes de Uberlândia. Os ambulantes são parte de uma sociedade que, muitas vezes, não é retratada ou simplesmente não tem, no sentido legal, normas que regem o trabalho. Na cidade de Uberlândia, a atividade ambulante não é legalizada, pois não há uma norma do município que regulariza os vendedores. No ano de 2011, foi fundado o Núcleo de Vendedores Ambulantes que tinha por objetivo, de acordo com o site da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB, s.a.), normatizar e profissionalizá-los. Uma das pautas de discussão apontadas para o planejamento do Núcleo no ano de 2015 era o de regularizar a profissão, no entanto não houve a aprovação pela prefeitura e a regulação não aconteceu. Por fim, a proposta de regulação foi esquecida e o Núcleo encerrou suas atividades. Então, o questionamento deste aspecto relativo à atividade ambulante, além das histórias e receitas dos personagens foram abordadas ao longo dos vídeos. Para humanizar os vídeos, cada personagem é foco principal nas vinhetas secundárias. Os personagens dos vídeos são Letícia Viana, vendedora de acarajé; José Salvador, vendedor de sanduíches; Sandra Pereira, vendedora de tapioca; Eraldo Fernandes, vendedor de salgados; e, José Carlos, vendedor de frutas e cocadas. As vinhetas secundárias trazem cada personagem, normalmente em plano médio, e mais enquadrado do lado esquerdo ou direito, para que no lado oposto venha a logo do Receita em Prosa no quadrante superior e o nome da pessoa e da receita no quadrante inferior. Os cinco vídeos possuem uma rápida chamada dos apresentadores e, logo em seguida, vem a vinheta, com duração de cinco segundos, fonte Freehand521 e uma música diferente, dando ritmo de acordo com a personalidade de cada personagem e o movimento do vídeo. Posteriormente, a narrativa é dividida em principal  com uma prosa inicial e a receita em si  e complementar  com três vídeos separados que se aprofundam mais em histórias dos personagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Receita em Prosa traça um caminho diferente para o jornalismo gastronômico, priorizando e ressaltando tanto a receita quanto o cozinheiro. Em continuação ao livro digital, o projeto se transmuta em um canal de vídeos seriado. A logo e as vinhetas foram desenvolvidas pensando nessa mudança, ao trazer a xícara e a claquete, símbolos principais do novo produto. A vinheta é de extrema importância porque dá vitalidade e identidade aos vídeos. A vinheta primária traz de forma divertida os elementos da logo, já revelando a leveza como uma das características do novo projeto. E, as vinhetas secundárias se concentram nos personagens principais dos vídeos, ressaltando o objetivo de sempre humanizar a gastronomia abordada. Então, as vinhetas reforçam a identidade do projeto, além de darem dinamismo e movimento aos vídeos, aspectos essenciais na produção audiovisual para a internet. Desta forma, o Receita em Prosa, de forma geral, e as vinhetas, em específico, buscam cumprir a proposta de uma nova abordagem do jornalismo gastronômico, ao revelarem os personagens por trás das receitas e contarem histórias que realmente extrapolam o ambiente da cozinha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE UBERL NDIA (Uberlândia). Núcleo de Vendedores Ambulantes. Disponível em: <http://www.aciub.com.br/nucleovendedores -ambulantes/>. Acesso em: 21 set. 2015.<br><br>BEDENDO, Marcos. Branding para empreendedores: ferramentas práticas para criar sua marca potencializando o sucesso do seu negócio. São Paulo: M.books do Brasil Editora Ltda., 2015. <br><br>CARNEIRO, Henrique S. Comida e Sociedade: Significados Sociais na História da Alimentação. 2005. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/historia/article/view/4640/3800>. Acesso em: 21 set. 2015.<br><br>FREITAS, Leonardo Fialho A vinheta e sua evolução através da história: da origem do termo até a adaptação para os meios de comunicação. Porto Alegre, 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Faculdade dos Meios de Comunicação Social, PUCRS. <br><br>SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Vinheta: uma questão de identidade na televisão. 2008. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru. Disponivel em: https://www.faac.unesp.br/Home/PosGraduacao/Comunicacao/DissertacoesDefendidas/jaqueline_schiavoni.pdf. Acesso em: 21 abr 2017. <br><br>SILVA, Danielle Ramos da. Menu degustação: Jornalismo de Gastronomia: um estudo sobre a revista Prazeres da Mesa. Monografia - Curso de Comunicação Social, Uniceub - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.uniceub.br /bitstream/123456789/1082/2/20654330.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>