ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00794</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;HISTÓRIA DA FAZENDA FLORENÇA video para Youtube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Oliveira da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda - UniFoa); Luiza Gonçalves de Souza (Centro Universitário de Volta Redonda - UniFoa); Rhanica Evelise Toledo Coutinho (Centro Universitário de Volta Redonda - UniFoa); Douglas Baltazar Gonçalves (Centro Universitário de Volta Redonda - UniFoa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Economia Criativa, Documentário, YouTube, Vale do Café, Fazenda Florença </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Economia Criativa é um sistema de economia de bens intangíveis e infinitos, como: conhecimento, cultura e história. Tal rede, entendida como um ciclo que engloba a criação, produção e distribuição de produtos e serviços por meio da criatividade, do ativo intelectual e do conhecimento. O interesse pelo projeto nasceu da verificação da fragilidade quanto à produção de recursos audiovisuais destinados a conservação da memória das Fazendas Históricas do Vale do Paraíba. Busca-se no conceito de economia criativa e potencializar o processo de divulgação da histórica Fazenda Florença, situada em Conservatória, Distrito de Valença/RJ. Contamos com a produção de documentário que privilegiará a cultura e a história da Fazenda Florença. O conteúdo produzido está disponível no YouTube, o que confirma que a Economia Criativa pode colaborar com a manutenção da história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Acredita-se que essa nova forma de economia potencializa a disseminação da memória histórica a partir das estratégias de comunicação que este estudo propõe. Sendo assim, o estudo destaca sua relevância, uma vez que resguarda parte da memória do Brasil, por meio de um novo conceito de economia. Justifica-se também, pelo fato de trazer em sua essência, dados históricos que servirão como base de estudos futuros de interessados nessa abordagem. Vale ressaltar que existem pesquisas sobre o uso do filme como documento histórico e como recurso didático no ensino de História. A utilização recente de imagens no ensino, assim como o filme cinematográfico aparece como matéria-prima em aulas de diversas disciplinas. A utilização desses recursos didáticos tornou-se de extrema importância, visto que não se pode entender a história da sociedade humana a partir do século XX sem conhecer o cinema por ela produzido (MEIRELLES, 2004). Questiona-se: de que forma a Economia Criativa pode colaborar com a manutenção da história, contribuindo na divulgação, fomento e registro histórico da Fazenda Florença por meio de produção audiovisual? Planeja-se, após a edição e finalização, disponibilizar o documentário no canal do projeto no YouTube para que seu conteúdo possa ser aproveitado em salas de aulas de qualquer curso onde este se faça relevante na transmissão de conhecimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visando alcançar os objetivos específicos, pretende-se compreender os conceitos basilares delimitados neste estudo: economia criativa, produção audiovisual; realizar levantamento histórico dos registros da referida fazenda e finalmente promover a produção audiovisual a partir de métodos e ferramentas encontrados a partir do conceito de Economia Criativa para divulgar a Fazenda Florença nas mídias sociais. Ainda nesse contexto, planeja-se, após a edição e finalização, disponibilizar o documentário no canal do projeto no YouTube para que seu conteúdo possa ser aproveitado em salas de aulas de qualquer curso onde este se faça relevante na transmissão de conhecimento e também apresentar a história da Fazenda Florença, em forma de filme, às pessoas que não tem acesso ao material escrito e nem a possibilidade de visitá-la.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cenário da fazenda Florença em relação ao resgate histórico vem sendo um dos exemplos de espaço que se destina a realização de atividades culturais, possibilitando aos seus visitantes o envolvimento significativo sustentado a partir de um empreendimento inovador, direcionado para um olhar cultural, turístico e histórico, em uma concepção lógica da economia criativa, desenvolvendo projetos de conhecimentos locais explorando o espaço físico e natural de forma turística simbolizando as atividades, habitações, costumes, crenças, hábitos e toda a sorte de características que demarcam o espaço de tempo de uma época única, entre outras. Esse rico, promissor e representativo cenário, acervo de nosso tesouro histórico, conduz as mentes de pesquisadores e mesmo do público do senso comum a pensar a história por um novo viés e ainda, propicia e estimula conteúdos e ambientes para a geração de um produto de economia criativa, produto esse que será alicerce para este projeto prático. O interesse pelo desenvolvimento desse projeto nasceu da inquietação surgida a partir da verificação da fragilidade percebida quanto à produção de recursos audiovisuais destinados a conservação e manutenção da memória das Fazendas Históricas do Vale do Paraíba. A investigação inicial ocorreu na internet em um site de busca por meio da delimitação de indexadores, visando encontrar vídeos ou outros recursos audiovisuais que apresentassem os seguintes termos:  Vale do Café, Fazenda Florença. Como resultado, foi possível identificar que as produções existentes eram poucas, mesmo escassas e as que foram encontradas não reportavam a temática deste estudo, fato este que, em muito, contribuiu para ativação e intensificação da inquietação despertada nos pesquisadores, motivando-os em busca de soluções. A partir dessa identificação, acredita-se que os elementos da Economia Criativa (EC ) possam colaborar de maneira efetiva no resgate e na manutenção da memória da Fazenda Florença situada no Vale do Café, onde encontram-se as fazendas, que no século XIX fizeram parte do  Ciclo do Café , termo denominado à distribuição e produção de café nesta região do Brasil, e que ainda possuem estruturas, peças, objetos, quadros e construções originais da época (MATTOS, 2010). Neste sentido, percebe-se que todas as nuances que envolvem o referido período histórico, bem como outros, também faz parte da história de cada brasileiro que tem suas raízes, inegavelmente, no passado e dele e de sua memória, se utilizam para erigir suas atuais histórias. Sendo assim, o estudo destaca sua relevância, uma vez que resguardará parte da memória do Brasil e de um povo, por meio de um novo conceito de economia. Justifica-se, também, pelo fato de trazer em sua essência, dados históricos que servirão como base de estudos futuros de acadêmicos e pesquisadores interessados nessa abordagem e que de mãos de tal herança e da consciência de seu valor, pelo produto aqui trazido, possam perpetuar-se, imortalizando-se por meio da história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O estudo se delineia a partir das Dimensões propostas por Novikoff (2010), um modo de organizar o pensamento científico perpassando pela dimensão epistemológica, que visa identificar e construir o objeto de estudo, objetivos, problematização, justificativa, pressuposto teóricos e tipos de pesquisa. A seguir a Dimensão Teórica tem como base trazer a ancoragem dos eixos trabalhados no estudo, neste caso, economia criativa. A terceira, denominada Dimensão Técnica, consiste na apresentação do caminho metodológico a ser percorrido. A Dimensão Morfológica trata-se da etapa onde serão apresentados os dados investigados e para finalizar, a última Dimensão denominada Analítico- conclusiva etapa em que se apresentam as considerações finais do estudo, ou seja, momento em que se respondem as indagações determinadas. Para demonstrar a viabilidade prática da Economia Criativa, foi realizado um documentário sobre a Fazenda Florença, localizada no Distrito de Conservatória, no município de Valença-RJ. O objetivo principal é o registro de sua história para garantir a continuidade do Patrimônio Cultural que a toca. Mais amplo que o espaço físico (prédios, área geográfica), a Economia Criativa percebe o patrimônio cultural como conhecimento, história e cultura. Por meio da produção desse vídeo, a partir de pesquisas e entrevistas, busca-se viabilizar a transmissão desse conhecimento e cultura por meio da Mídia Social especificamente pelo YouTube. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo, como dito anteriormente, é apresentar a história da Fazenda Florença, em forma de filme, às pessoas que não tem acesso ao material escrito e nem a possibilidade de visitá-la. Para tanto foram realizadas entrevistas com historiadores e proprietário, imagens externas e internas, imagens das atuais atividades turísticas nela realizadas como o Sarau e participação no Festival do Vale Café 2016, totalizando 34 minutos de gravação que editadas, resultaram em 19:09 minutos de documentário. Parte da Equipe Técnica e Equipamentos - Para a gravação, foi necessário contar com o apoio técnico de quatro (4) Professores de História e do Proprietário da Fazenda. Com relação aos equipamentos foram utilizados os seguintes equipamentos e pessoal: uma Câmera Nikon D5100; uma Câmera Canon T3i com lente 18-55mm; uma Lente de 50mm; uma Câmera GoPro; um Microfone de lapela; um Gravador; dois Tripés; uma Lente Nikon 50mm .4; dois Notebooks com programas para edição de texto, imagens e vídeos. Produção - Após a autorização do proprietário e do convite aceito dos professores historiadores, foi agendado um dia em que seria realizado o Sarau, evento que já acontece periodicamente na Fazenda. O objetivo era aproveitar a presença dos envolvidos junto com o ambiente que remetesse a história daquele lugar. Na fazenda foram utilizados vários cenários ao ar livre durante o dia, sendo necessárias oito visitas ao local desde a apresentação do projeto para seu proprietário, até a finalização das gravações. Um dos recortes importantes das gravações, está presente na fala do professor Rogério Tjader, que explica detalhadamente como se deu a colonização do Estado do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba. O professor Adriano Novaes, também destaca, pontos importantes com relação a colonização portuguesa na região do Vale do Paraíba. Já o professor Antônio Carlos discorre sobre o início do cultivo do café na região. A professora Eliane fecha falando sobre a história da Fazenda Florença e como chegou ao seu atual proprietário que encerra o documentário contando como chegou até a Fazenda Florença e por que resolveu transformá-la em um Hotel Fazenda do Século IXX. Entrevistas - Foram entrevistadas cinco (5) pessoas, sendo quatro (4) historiadores e o atual proprietário. Os professores foram escolhidos por terem um currículo de peso e já estarem em contato com a história da fazenda e sua disponibilidade de contato. Abaixo seguem as fichas de cada um dos entrevistados, com a descrição do nome, tempo total da gravação de vídeo, total editado e legenda atribuída, tema, e tempos para os recortes da gravação. Com o tema referente ao início da colonização no estado do Rio de Janeiro e as movimentações indígenas da época ficou sob responsabilidade do professor Rogério Tjader, Emérito da Fundação Dom André Arcoverde que já tem inúmeros livros publicados e domina como ninguém o tema Vale do Paraíba. Logo depois falando sobre os primeiros passos dos portugueses e o início do cultivo do café ficou sob responsabilidade do professor Adriano Novaes, historiador de respeito na cidade de Valença e representante do INEPAC no Médio Paraíba. Já participou de vários levantamentos históricos sobre as fazendas da região e domina o tema Vale do Paraíba muito bem, podendo assim dar grande peso ao documentário. Falando sobre o começo do cultivo cafeeiro e das possibilidades que existiam na época além do café ficou o Doutor em História Antônio Carlos que complementou a fala do professor Adriano Novaes. Todos tiveram a mesma oportunidade de fala, nos dando a possibilidade de poder mesclar e complementar o diálogo entre eles. Falando sobre a história da fazenda entra a professora Eliane, que tem grande propriedade para falar da mesma pois a conhece muito bem e já pesquisou a fundo sobre a história da fazenda e seus antigos proprietários. Para finalizar as falas da história do Vale, do café e da fazenda, o proprietário Paulo completou a fala da professora Eliane e deu seu depoimento sobre a aquisição da fazenda e sua concepção de história. Edição - O documentário finalizado teve a duração de 19:09 minutos e foi postado na plataforma do YouTube com a intenção de que fosse de fácil acesso a qualquer pessoa que buscasse o material. Também foi gravado em DVD para ser entregue à banca avaliadora. O assunto foi dividido de forma que cada professor ficasse com um período da história. Buscou-se selecionar as partes mais relevantes dentre todas as entrevistas feitas com os professores e o proprietário para que não ficasse muito longo ou cansativo. Foi desenvolvida uma identidade visual para que pudéssemos padronizar o canal do YouTube, página do Facebook e perfil do Instagram, onde foi postado o vídeo e teremos a possibilidade de divulgá-lo. A identidade foi pensada nos padrões utilizados na época como as cores azul e branca para remeter à pintura das fazendas daquela mesma época. Resultado Final - O resultado final pode ser observado nas capturas de tela abaixo. A imagem 9 mostra o documentário postado no canal O Vale Para O Vale. Pode-se observar também a logo que compõe a identidade visual do projeto. A imagem 10 mostra um trecho onde o professor Rogério Tjader é entrevistado no espaço externo da Fazenda Florença, pode-se observar também a tipologia usada para legenda, clássica e harmonizada. A imagem 11 traz o documentário sendo exibido no modo tela cheia no YouTube. Pode-se observar também que traz um trecho da entrevista de Paulo Dos Santos, proprietário da Fazendo Florença. O vídeo pode ser acessado por meio desse link: https://www.youtube.com/watch?v=dRRURP01d7w</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento deste estudo possibilitou conhecer o vale do café que possui uma história com peculiaridades, visto que foi uma região que produziu lucros para a coroa na época do império. No entanto, sua história é pouco explorada, fato que reforça a importância do desenvolvimento deste trabalho. A economia criativa é uma economia de bens intangíveis, como a história, que foi resgatada e compilada por meio deste trabalho. Essa história gera cultura que também possui valor, valor esse que transcende o tangível. O objetivo, de aplicar os conceitos da economia criativa na criação de um conteúdo audiovisual para resgatar a história da Fazenda Florença, foi alcançado. Foi possível aprender que um dos elementos desse tipo de economia é a produção, esta deve gerar produtos culturais e buscar novos espaços públicos e linguagem que adequem esses produtos ao século XXI. Com isso em mente, o trabalho gera um documentário sobre história fazendo deste, um produto cultural inserido em espaços de divulgação como o YouTube, potencializando a disseminação da memória da fazenda. Para contar a história da Fazenda Florença foram convidados quatro professores de história da própria região. A história foi então dividida em períodos e cada professor ficou responsável por dar voz à uma determinada época. É impossível falar sobre a história da fazenda sem atrelá-la à do vale, então foi possível abordar também a própria região antes mesmo da construção da fazenda. O meio escolhido para divulgar o documentário foi a plataforma de vídeos online YouTube que pode ser um grande aliado na transmissão do conhecimento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DEHEINZELIN, Lala. Economia Criativa e Desenvolvimento: desafios e oportunidades. São Paulo: Enthusiasmo Cultural, 2005. Disponível: <http://laladeheinzelin.com.br/wp-content/uploads/2010/07/2008-Economia-Criativa-e-Desenvolvimento-oportunidades-e-desafios.pdf>. Acesso: 02/03/2016.<br><br>MATTOS. C. A Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia Pedagógica para o ensino de ciências. Anais do IV SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnologia. Belo Horizonte, 2010. Disponível:http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo1.pdf. Acesso 14/09/2016. <br><br>MEIRELLES, William. O cinema na história: o uso do filme como recurso didático no ensino de história. Revista História & Ensino, Volume 10, 2004. Disponível: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11966. Acesso: <br><br>NOVIKOFF, Cristina. (orgs.). Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e ________________. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010. <br><br>NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. <br><br> </td></tr></table></body></html>