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INSCRIÇÃO: | 00877 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA08 |
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TÍTULO: | Vinheta audiovisual desenvolvida para a campanha de divulgação do 19º Opus Universitário㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䘀攀爀渀愀渀搀漀 䰀椀洀愀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⤀㬀 匀愀甀氀漀 䈀愀琀椀猀琀愀 䜀愀爀爀漀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⤀㬀 䰀愀洀漀甀渀椀攀爀 䰀甀挀愀猀 倀攀爀攀椀爀愀 䨀切渀椀漀爀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⤀㬀 䨀甀氀椀漀 䌀攀猀愀爀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 搀攀 䴀愀挀攀搀漀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⤀㬀 倀攀搀爀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䔀洀氀椀漀 搀愀 吀爀椀渀搀愀搀攀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀渀椀洀愀漀Ⰰ 漀瀀甀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀愀爀椀漀Ⰰ 樀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 㤀먀 伀瀀甀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀⸀ 䔀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 最愀渀栀愀爀愀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀
Foi dado aos alunos o desafio de criar uma campanha de divulgação para o evento. Foi escolhido o tema jogos eletrônicos em 8 bits com a frase tema “Aperte o play para fazer a diferença”. O critério de escolha para o tema foi o apelo para a coletividade e o espírito de equipe que cada aluno precisa ter ao desenvolver trabalhos para este tipo de projeto. |
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INTRODUÇÃO |
O OPUS surgiu como um projeto interdisciplinar cujo objetivo era focar na criação de peças publicitárias voltadas para a responsabilidade social. O projeto tem como finalidade mostrar aos alunos de Comunicação a relação da propaganda com questões humanitárias e também fazer com que os alunos explorem os seus limites profissionais, fazendo com que eles desempenhem papéis em várias áreas da comunicação.䘀漀椀 搀愀搀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀攀爀漀搀漀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀攀洀椀愀漀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀爀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀 攀 甀渀椀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀洀 瀀爀漀氀 搀攀 甀洀 戀攀洀 洀愀椀漀爀Ⰰ 搀椀稀攀爀 焀甀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀漀 伀瀀甀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 漀 氀愀搀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 焀甀攀 愀漀 昀椀洀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 猀攀樀愀洀 爀攀挀漀洀瀀攀渀猀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 琀爀漀昀甀⸀ 伀 伀瀀甀猀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 攀砀椀最攀 洀甀椀琀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 攀氀攀猀 搀攀瀀攀渀搀攀洀 愀 琀漀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀甀猀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀猀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀猀椀最愀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 琀椀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀猀Ⰰ 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀猀猀愀 愀樀甀搀愀⸀
A vinheta foi produzida e entrou na apresentação da campanha com o objetivo de mostrar este conceito e as propostas da campanha com mais clareza e dinamismo aos alunos e professores participantes do Opus. |
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JUSTIFICATIVA |
O tema jogos foi escolhido, pois eles despertam o espírito de coletividade, principalmente os jogos clássicos que foi o foco da vinheta, que era sempre mais divertido de ser jogado em equipe, e assim é o Opus os participantes dependem a todo momento dos seus grupos, para conseguirem fazer um bom trabalho. O Opus assim como nos jogos é composto por fases e barreiras a serem quebradas e é claro que no fim sempre há uma recompensa, essa foi a relação explorada entre o Opus e os jogos. O tema vem a calhar também pelo fato que era uma campanha de divulgação e os games tendem a atrair o público que desejávamos alcançar.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 樀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 猀攀甀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀 攀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀愀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 洀愀椀猀 搀椀搀琀椀挀愀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀⸀
Professores e alunos envolvidos na organização do Opus foram entrevistados e um briefing foi redigido, usando as informações de edições anteriores do evento, buscamos encontrar os erros e os acertos cometidos em outras edições. Foi levado em conta ao máximo os pensamentos dos professores e dos alunos, para que a assertividade da campanha fosse máxima e que nosso objetivo final fosse atingido. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O programa utilizado na criação desse projeto foi o Adobe After Effects. A inspiração dos personagens foi totalmente tirada de jogos clássicos do estilo 8-bits e 16-bits e a história e a abordagem lúdica também. Foi feita uma pesquisa sobre o impacto que os jogos têm sobre as pessoas e o seu uso na publicidade, até como a própria técnica conhecida como gamification, para entender como poderíamos usar eles ao nosso favor. 伀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 挀漀渀攀砀漀 搀漀猀 樀漀最漀猀 挀漀洀 漀 攀瘀攀渀琀漀 搀漀 伀瀀甀猀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀Ⰰ 攀猀猀愀 爀攀氀愀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 瀀攀渀猀愀搀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀⸀ 倀愀爀愀 攀渀琀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 搀攀猀攀樀瘀愀洀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 焀甀攀 氀攀瘀愀猀猀攀 洀愀椀猀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 攀 挀氀愀爀攀稀愀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀
Foi utilizada como um resumo das ideias que tínhamos para a campanha geral, que consistia na criação de cartaz, posts em redes sociais, e-mail marketing, cédulas de votação, certificados de participação e por último finalmente o troféu. A vinheta foi a primeira visão que as pessoas tiveram do nosso trabalho, algo feito para estimular a curiosidade dos alunos na nossa campanha.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀嘀䰀䔀匀Ⰰ 䘀氀漀爀愀⸀ 䜀愀洀椀昀椀挀愀琀椀漀渀㨀 䌀漀洀漀 挀爀椀愀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 攀渀最愀樀愀搀漀爀愀猀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䐀嘀匀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ ㈀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 ⸀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ ㈀㔀㘀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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