INSCRIÇÃO: 00891
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: Street Store: Super Ajuda
 
AUTORES: Caroline Moreira Silva (Faculdade Adventista de Hortolândia)
 
PALAVRAS-CHAVE:  campanha publicitária, ação social, Street Store; , arrecadação de roupas,
 
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar uma campanha publicitária institucional desenvolvida em um projeto experimental por alunos do curso de Publicidade e Propaganda do FAH para a ação social "Street Store" que visa arrecadar e distribuir vestimentas para pessoas necessitadas. A campanha foi realizada com o objetivo de arrecadar peças de roupas para ajudar a comunidade do Jardim Boa Esperança em Hortolândia. Para atingir o objetivo proposto houve o levantamento de dados por meio de pesquisa e briefing do cliente.
 
INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Publicidade e Propaganda através de um projeto experimental multidisciplinar envolvendo agências com alunos de diversos semestres da FAH. Para determinar o padrão de vida de uma população considera-se a facilidade de acesso a vários fatores, dentre esses fatores estão os de transporte, saúde, habitação, e vestuário, além desses fatores, considera-se fatores psicológicos, contudo, a taxa de pobreza no Brasil foi de 7,3% em 2014 e 2,8% viviam em extrema pobreza com renda de R$77 por mês no mesmo ano. Em um cenário como este, diversas ONGs, Instituições filantrópicas e religiosas buscam aumentar a acessibilidade aos fatores determinantes, com arrecadação de alimentos e roupas, apoio psicológico, acompanhamento médico e etc. A Street Store é uma ação social que busca tornar acessível à escolha de vestimenta. Diferentemente de doações de roupa que ocorrem em grupos religiosos e sociais, os beneficiados tem a opção de escolher aquilo que vão vestir. A ação foi realizada pela primeira vez no ano de 2014, na Cidade do Cabo (África do Sul), em seu terceiro ano já foi realizada em cerca de 162 países com 580 lojas espalhadas por eles. Para a primeira Street Store de Hortolândia (São Paulo) mapeou-se a região para determinar a área com maior nível de pobreza e em parceria com uma ONG socioeducativa que atende adolescentes do bairro desenvolveu-se ação que ocorreu no dia 08 de Novembro de 2015 entre as 9h e 15h no Jardim Boa Esperança, a maior parte das doações vieram dos alunos da FAH e da comunidade religiosa que cerca a instituição, A ação foi realizada em um formado otimizado que difere do formato das demais ações que já aconteceram, optou-se por realizar a ação em um ambiente fechado simulando uma loja, dividida em seções, para que a mudança ocorresse, contou com cerca de 150 voluntários.
 
OBJETIVO
A campanha foi realizada com o objetivo de arrecadar doações de roupas e sapatos em bom estado, já que muitas peças arrecadadas não estavam em condições de uso na ação realizada no ano anterior, transmitindo ao publico alvo se a importância que uma simples doação pode fazer na vida das pessoas que precisam e valorizando o ato. A campanha deve conter obrigatoriamente peças para mídias on e off, sendo elas: post e capa para fanpage para facebook, banner de 120x90 e cartaz de 420x297. As peças deveriam conversar com a missão estabelecia pelo cliente de devolver a dignidade de moradores de rua e pessoas carentes, servindo-os na loja e o posicionamento da ação ocorrida em 2015 de fazer o bem ao próximo e ajudar as pessoas carentes da cidade, dando a elas o respeito e afeto em um momento especial. A campanha ocorreria no período de um mês, entre os dias 20 de Outubro de 2016 e 20 de Novembro de 2016. As peças produzidas devem interagir com o publico jovem, com idade entre 18 e 24 anos, trazendo uma mensagem simples e criativa 2.1 OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO Reforçar a importância da doação, e a diferença que o ato faz na vida daqueles que precisam, valorizando o ato e incentivando assim que pessoas contribuam com a ação social. 2.2 OBJETIVO CRIATIVO O objetivo de criação é a utilização do apelo emocional que desperte a responsabilidade e a importância da doação na vida das pessoas que precisam, conversando de forma intima e clara com a target.
 
JUSTIFICATIVA
A indumentária representa um papel muito importante na sociedade, ela utiliza-se de linguagem não verbal para determinar fatores individuais ou ideologias de um determinado grupo. Nas palavras de Eco (1989) Porque a linguagem do vestuário, tal como a linguagem verbal, não serve apenas para transmitir certos significados, mediante certas formas significativas. Serve também para identificar posições ideológicas, segundo os significados transmitidos e as formas significativas que foram escolhidas para transmitir. Nessa perspectiva, o objetivo da Street Store não se restringe em doações para aqueles que necessitam, mas devolver a escolha de apresentar de forma não verbal suas posições como individuo através da opção de escolha daquilo que vão vestir. Com a importância da indumentária nas relações sociais e o papel da Street Store como apoiadora do apoio aos necessitados a nível mundial, o projeto experimental desenvolvido pelo curso, visa além de colocar em prática os conteúdos desenvolvidos em sala de modo integrado, trabalhando no projeto na fase de atendimento, planejamento, mídia e criação, entendendo como as mesmas interagem entre si, também visa usar a comunicação como peça de apoio para a solução de problemas sociais, aplicando os conhecimentos em prol da sociedade. Por se tratar de um projeto experimental do curso de Publicidade e Propaganda, as agencias foram compostas de forma mista, integrando os alunos de todos anos, servindo assim como troca de aprendizado entre os estudantes. Tendo como base conceito social e suas premissas expressas nas palavras de Eco, a campanha teve como objetivo de comunicação ampliar o significado da doação, mostrando que um ato simples tem um grande significado na vida de pessoas necessitadas.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após analise do conteúdo do briefing, por falta de informações importantes, detectouse a necessidade de uma pesquisa. A pesquisa é essencial para direcionar a campanha, é por seus resultados que as informações são estruturadas para solucionar problemas de comunicação. Segundo Julio Ribeiro (1991) A pesquisa, quando bem feita, permite-nos não apenas conhecer fatos, mas principalmente hierarquiza-los. Entre os muitos elementos que constituem a realidade de uma empresa ou produto, é fundamental determinar quais realmente são importantes e qual é o peso que cada um possui no problema que estamos analisando. (RIBEIRO,p32,1991) Para estabelecer o posicionamento da campanha e analisar quais informações possuíam mais importância, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 169 pessoas da FAH com o objetivo de compreender também as preferencias do público alvo e guiar o brainstorm. O questionário foi realizado com doze perguntas, divididas em três principais partes, sendo elas: envolvimento em projetos sociais e suas motivações; conhecimento sobre a ação da Street Store; consumo de redes sociais. Dentre as perguntas realizadas estavam "O que te motiva a participar de projetos voluntários", "Qual rede social você utiliza com mais frequência" e "Você já participo da Street Store". Depois sua elaboração foi disponibilizado de forma online para o preenchimento e tabulação dos dados. Após a tabulação do questionário de pesquisa quantitativa, detectou-se que dentre os pesquisados, 72,7% possuía faixa etária entre 18 e 24 anos, 74,5% já haviam participado de projetos voluntários, sendo que 75% foram motivados em ajudar o próximo. Dos entrevistados 53,9% doavam roupas e 43,6% alimentos. Alusivo aos pontos de coleta, 21,8% dos entrevistados optaram por caixas em escolas e 21,2% em igrejas. Um dado importante para determinar a mídia utilizada diz respeito às redes sociais online, 73,3% do publico entrevistado utilizavam o facebook com maior frequência, 8,5% instagram e as demais redes se dividiam entre os 18,2%, esse dado contribuiu para a escolha da mídia e o plano utilizado para as publicações. Com os dados coletados na pesquisa, foi possível gerar uma persona que se caracteriza pela utilização frequente do facebook, universitário que frequenta grupos religiosos e já haviam contribuído com doação pelo menos uma vez, em sua maioria de roupas, doando com a intensão de ajudar o próximo.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
SCRIÇÃO DO PROCESSO਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 攀 愀 琀愀爀最攀琀 攀 猀攀甀猀 栀戀椀琀漀猀 estabelecidos, de forma que atendesse as expectativas do cliente, com uma comunicação criativa e eficaz.਀倀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 愀 猀甀最攀猀琀漀 椀渀搀椀爀攀琀愀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀  椀渀搀椀爀攀琀愀 猀攀 渀漀 琀攀渀琀愀 椀洀瀀漀爀 甀洀愀 挀漀渀搀甀琀愀Ⰰ 渀漀 搀愀 甀洀愀 漀爀搀攀洀⸀ 䰀椀洀椀琀愀ⴀ猀攀 愀 搀攀瀀漀猀椀琀愀爀 渀愀 洀攀渀琀攀 愀 椀搀攀椀愀 攀 愀 搀攀椀砀愀 昀攀爀洀攀渀琀愀爀⸀ᴀ†⠀匀䄀一吀ᤀ䄠一䄀Ⰰ 刀伀䌀䠀䄀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䜀䄀刀䌀䤀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀㤀㌀⤀⸀ 匀攀渀搀漀 攀猀猀愀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 愀琀甀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀⸀ ᰀ愠 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 焀甀攀 挀椀爀挀甀渀搀愀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 漀甀 焀甀攀 攀洀愀渀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀  甀洀 瘀攀椀挀甀氀漀 猀甀琀椀氀 搀攀 猀甀最攀猀琀漀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀匀䄀一吀ᤀ䄠一䄀Ⰰ 刀伀䌀䠀䄀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䜀䄀刀䌀䤀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀㤀㌀⤀⸀ Para atrair a atenção da target desejada, concluímos que o melhor método seria por atenção voluntária, que se caracteriza pela consciência do individuo (SANT’ANA, ROCHA JUNIOR, GARCIA, 2016, p.97)਀嬀⸀⸀⸀崀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀琀攀渀漀 洀愀椀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瘀愀氀漀爀 愀琀椀瘀漀 搀攀 percepção [...]. Nesse caso o individuo domina sua atenção e, ainda que a਀愀琀攀渀漀 攀猀琀攀樀愀 攀猀琀爀椀琀愀洀攀渀琀攀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀 甀洀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 琀攀洀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀氀愀 porque a domina e pode desprender-se livremente, abandoná-la.਀伀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 ᰀ匠甀瀀攀爀 愀樀甀搀愀ᴀⰠ 瀀漀椀猀 爀攀猀甀洀攀 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 愀 essência do objetivo da campanha de valorizar e incentivar o ato de doação. O propósito foi਀琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 搀攀 猀甀瀀攀爀 栀攀爀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 mesmos são “Representantes dos interesses de uma classe dominante seja ela qual for, e mantedores e defensores do status quo vigente” (CAMPOS FILHO,2009) a parir desse conceito, conclui-se que há uma representação dos interesses coletivos nas figuras de heróis,਀最攀爀愀渀搀漀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 愀猀猀漀挀椀愀漀 愀漀猀 椀搀攀愀椀猀 搀攀昀攀渀搀椀搀漀猀⸀ Para a criação da peça, utilizou-se o formato 1+1=2, onde o texto é completado pela imagem. Neste formato há uma percepção e associação das partes que compõe o anuncio, onde se cria cenários e personagens que permite a contextualização de forma mais ampla da mensagem. (FIGUEIREDO, 2005, p.16)਀倀愀爀愀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀爀 攀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 昀椀砀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 (SANT’ANA, ROCHA JUNIOR, GARCIA, 2016, p.193) o slogan criado foi “sua roupa é uma super ajuda para quem precisa.” Acompanhado da imagem do herói escolhendo uma peça de roupa na Street Store.਀⠀椀洀愀最攀洀 ㄀⤀ Para a distribuição de elementos na criação das artes, foi considerado o caminho de leitura da pagina. (FIGUEIREDO, 2005, p. 8)਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀  愀 椀搀攀椀愀 搀攀 que os olhos fazem um caminho “costumeiro” pela pagina. É natural, entre਀渀猀Ⰰ 搀攀 漀爀椀最攀洀 挀甀氀琀甀爀愀氀 樀甀搀愀椀挀漀ⴀ挀爀椀猀琀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀搀攀 挀攀搀漀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 que uma página se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo[...].਀倀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 猀氀漀最愀渀 昀漀椀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀漀 琀漀瀀漀 搀愀 瀀愀最椀渀愀 alinhado à esquerda, sendo o primeiro ponto de atenção da peça. Já o logo está posicionado na extrema direita na parte inferior do anuncio, onde finaliza-se a leitura da peça.਀䄀猀 瀀愀氀攀琀愀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 猀攀最甀攀洀 漀 攀猀焀甀攀洀愀 栀愀爀洀渀椀挀漀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀漀 焀甀攀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀漀爀 猀攀爀 ᰀ映漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 切渀椀挀愀 挀漀爀Ⰰ 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 琀漀洀 漀甀 猀愀琀甀爀愀漀Ⰰ 攀洀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀 椀最甀愀椀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 搀愀 攀猀挀愀氀愀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀愀⸀ᴀ†⠀刀䄀䴀䈀䄀唀匀䬀䔀⤀ 攀 最攀爀愀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀昀漀爀琀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ Optou-se por utilizar as mesmas peças nos diferentes meios que seriam expostas para gerar a associação de forma mais simples e fácil em diferentes meios, por isso a escolha da tipografia “Cybercrime 2004” , que caracteriza-se por não conter serifa, trazendo uma sensação de limpeza, organização e atração. Optou-se também em manter o texto e em caixa alta trazendo destaque individual às palavras, valorizando cada uma e demonstrando seu valor.਀䈀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 琀爀猀 洀攀椀漀猀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀漀椀猀 搀攀氀攀猀 漀昀昀 攀 漀 漀甀琀爀漀 漀渀⸀ 倀愀爀愀 漀 漀昀昀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 戀愀渀渀攀爀猀 搀攀 ㄀㈀ 砀㤀 挀洀 攀 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀洀 䄀㌀ 搀攀 㐀㈀ 砀㈀㤀㜀挀洀 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀洀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀猀⸀ Esses banners cumpririam o papel de identificar o local como um dos pontos de coleta, sendo posicionado próximo das caixas. O A3 teria como objetivo identificar as caixas onde as peças de roupas seriam depositadas. ਀⠀椀洀愀最攀洀 ㈀⤀ (imagem 3)਀⠀椀洀愀最攀洀 㐀⤀ Para a ação on utilizariam o facebook como mídia principal, os voluntários compartilhariam as artes e informações do evento do ano anterior. A utilização do facebook se justifica também pelo fenômeno gerado dentro da rede conectada. De acordo com Raquel Recuero (2014)਀一攀猀猀攀猀 猀椀琀攀猀Ⰰ 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀攀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀 渀愀猀挀攀爀 搀愀猀 ferramentas para a interação que estão disponíveis. Com isso, novos usos e਀渀漀瘀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 猀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 渀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 漀猀 elementos da conversação, como a interação entre dois ou mais sujeitos, sua਀漀爀最愀渀椀稀愀漀 ⠀愀 挀爀椀愀漀 攀 漀 攀猀瀀愀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀漀渀瘀攀渀攀猀⤀ 攀 洀攀猀洀漀 漀猀 contextos sejam divididos pelos participantes.਀伀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 最攀爀愀搀漀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 aproximação da mensagem com a target através de compartilhamento do conteúdo por voluntários com o mesmo perfil do público selecionado. Ao compartilhar o conteúdo, suas conexões serão alcançadas de forma mais pessoal, tornando os resultados mais eficientes.਀一漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 愀 愀漀 渀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 昀愀渀瀀愀最Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 挀爀椀愀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 匀琀爀攀攀琀 匀琀漀爀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀爀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀搀爀漀 瀀漀爀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 切渀椀挀漀Ⰰ 愀 昀愀渀瀀愀最攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 琀琀甀氀漀 ᰀ吠栀攀 匀琀爀攀攀琀 匀琀漀爀攀 䠀漀爀琀漀氀渀搀椀愀ᴀ⸠ O conteúdo compartilhado seria acompanhado pela hashtag #streetstore, com o intuito de direcionar o usuário para fotos e posts da ação em outros países, reforçando a ideia da importância da ação. Os horários de publicação das informações seguirão os horários de picos do facebook, mantendo sempre a constância nas publicações.਀⠀椀洀愀最攀洀 㔀⤀ (imagem 6)਀⠀椀洀愀最攀洀 㜀⤀ As publicações seriam variantes entre imagens e vídeos, contendo a criação atual,noticias dos anos anteriores, mapas com pontos de coletas e indicação do dia e horário do evento.਀伀 瀀氀愀渀漀 愀戀愀椀砀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀洀愀渀愀椀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 焀甀愀琀爀漀 猀攀洀愀渀愀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ (magem 8)਀
 
CONSIDERAÇÕES
Com as estratégias comunicação e a criação das peças, tornou-se claro que há varias maneiras de incentivar ações que contribuem com a sociedade de forma criativa, eficiente e viável.਀䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 栀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀漀氀甀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀 挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 椀渀焀甀攀猀琀椀漀渀瘀攀氀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 焀甀攀 攀砀攀爀挀攀洀漀猀 挀漀洀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀挀漀渀漀洀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀椀最甀愀氀⸀ Um grande desafio ao realizar campanhas para ONGs ou ações sociais é mostrar que o retorno não é tangível, mas a satisfação por mudar a realidade de alguém com uma simples ação faz com que o retorno seja maior.਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 愀漀 搀愀 匀琀爀攀攀琀 匀琀漀爀攀 攀洀 䠀漀爀琀漀氀渀搀椀愀 愀爀爀攀挀愀搀漀甀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀ 洀椀氀 瀀攀挀愀猀 攀 ajudou centenas de pessoas não somente com vestimenta, mas com a escolha.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䴀倀伀匀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䌀攀氀猀漀 搀攀 匀漀甀猀愀⸀ 伀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀搀攀漀氀最椀挀愀⸀ Brasília, 2009.

ECO, Umberto. (1989) O hábito fala pelo monge, in Psicologia do Vestir. 3. ed. Lisboa:਀䄀猀猀爀椀漀 攀 䄀氀瘀椀洀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀䈀䄀唀匀䬀䔀Ⰰ 䄀渀愀 䴀愀爀椀愀 搀攀 刀愀渀椀攀爀椀⸀ 䄀瀀漀猀琀椀氀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 䌀漀爀Ⰰ 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 Espaço Urbano, 2005.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀甀氀椀漀㬀 䄀䰀䐀刀䤀䜀䠀䤀Ⰰ 嘀攀爀愀㬀 䤀䴀伀䈀䔀刀䐀伀刀䘀Ⰰ 䴀愀最礀㬀 䈀䔀一䔀吀吀䤀Ⰰ 䔀搀椀猀漀渀㬀 䰀伀一䜀伀Ⰰ Walter; DIAS, Sergio Roberto. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3. Ed. São Paulo: Atlas , 1991.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀ᤀ䄠一䄀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀漀㬀 刀伀䌀䠀䄀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䤀猀洀愀攀氀㬀 䜀䄀刀䌀䤀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䐀愀戀甀氀⸀ Propaganda: Teoria, técnica e prática. 9. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

RAMBAUSKE, Ana Maria de Ranieri. Apostila eletrônica do curso Cor, Arquitetura e Espaço Urbano. Apostila eletrônica do curso Cor, Arquitetura e Espaço Urbano, 2005.

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