ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00894</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Criação do LaCake: Análise do Mercado de Cupcakes</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nathalia Braga de Almeida (Faculdade Adventista de Hortolândia); Flavio Salcedo Rodrigues Moreira (Faculdade Adventista de Hortolândia); Laiza Fernanda dos Santos Hofmann (Faculdade Adventista de Hortolândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa mercadológica, Cupcake, Gourmetização, Massificação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mercado de Cupcakes tem crescido exponencialmente nos últimos anos, nacionalmente é considerado um produto Premium e um artigo de decoração e degustação para festas. Essa pesquisa mercadológica tem como objetivo analisar o mercado regional de Cupcakes para a formulação de um novo produto quebre os conceitos de inacessibilidade para a massa. Foi realizada pesquisa quantitativa e exploratória por meio de questionário e observação, assim como pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade para afunilar o conhecimento das tendências e preferências do público-alvo, concluiu-se que existe uma lacuna no mercado de Cupcake voltada para a massa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Bolo de copo, Fairy Cake ou Cupcake é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, o termo foi mencionado pela primeira vez no livro Seventy-five Receipts for Pastry, Cakesand Sweetmeats de Eliza Leslie em 1828. A indústria de cupcakes já movimentou entre US$ 200 milhões a US$ 250 milhões nos EUA, com três anos seguidos de crescimento (GRIFFIN, 2011). Reality shows sobre sobre confeitaria, são um sucesso, como exemplo temos Bake Off Brasil veiculado na SBT que já apresentou receitas de Cupcakes. Além disso, o Chef Buddy Valastro, apresentador de um dos mais importantes reality shows de confeitaria, Cake Boss, abriu em Dezembro de 2016, sua primeira confeitaria no Brasil, a Carlo's Bakery, situada em São Paulo e que tem como um de seus principais produtos Cupcakes de sabores variados. O bolinho ganha espaço em festas infantis, chás de bebês, sendo que os pais de crianças americanas gastam em média R$ 657,87 em uma festa para seus filhos (COLEMAN,2014) . Os primeiros destinos do cupcake foram São Paulo e Rio de Janeiro. O mercado nacional de Cupcakes passou por um fator denominado de gourmetização, que implica na reprodução do bolinho como algo exclusivo (RODRIGUES, 2016). A partir disso e através do interesse crescente transmitido inclusive por canais abertos de televisão em sua grade de programação, surge uma nova oportunidade no mercado de Cupcakes, uma aproximação maior com o público: promover a venda do produto em lugares mais acessíveis e customizá-lo para que possa ser vendido em grande escala (MARTINS, 2015). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1.1. Objetivo Geral Analisar o mercado de Cupcakes, bem como concorrentes, métodos de produção, distribuição e preferências do público-alvo para a formulação de um novo produto que atenda às necessidades e desejos dos consumidores do famoso bolinho, promovendo uma categoria e a desvinculação do produto ao conceito de exclusivamente gourmet. 1.2. Objetivos Específicos A questão principal deste estudo é como se dá o mercado de Cupcakes, bem como concorrentes, métodos de produção, distribuição e preferências. A partir desses pontos a identificação de algumas preferências acerca de Cupcakes e confeitaria é de extrema importância para a formulação de um novo produto, e essas preferências são: frequência do consumo, sabor favorito, quantidade do consumo, tamanho do produto, aparência do produto, feeling pré e pós-consumo, relevância do fator saúde, relevância do fator preço, relevância do fator embalagem e relevância do fator decoração. O conhecimento dessas preferências se faz necessário, especialmente no que tange os fatores adjacentes, ou seja, são desejos que serão satisfeitos com bens e serviços específicos (CHURCHILL JR, PETER, 2010), segundo Portela (2012): As necessidades podem vir de diversas formas, tais como: sensações internas, que se caracterizam por desejos como fome, desejos de impressionar alguém, necessidade de autoafirmação ou status. Como podem surgir também de estímulos externos como um convite para algum aniversário ou um anúncio em uma revista. Quando surge a necessidade no interior do consumidor, o impulso para atendê-la é chamado motivação. Cabe ao profissional de marketing saber de onde surgiu determinado impulso, o que motivou os consumidores para que possam atender essas motivações. (PORTELA, 2012, pag.10) Em seguida teremos a justificativa para nossa pesquisa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Justificativa Para o Estudo O estudo foi feito com o intuito de ser apresentado em cumprimento parcial às exigências de aprovação da disciplina de Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, ministrada pelo professor mestre Matheus Berto aos alunos regularmente matriculados do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Adventista de Hortolândia. Justificativa da Escolha do Produto O consumidor brasileiro de Cupcakes tem um estereótipo muito palpável em relação ao produto que está relacionado com a ideia de que o pequeno bolo pode ser adquirido em sua maioria por encomenda caseira ou em confeitarias especializadas ou não (RODRIGUES, 2016). A aderência do Cupcake pela massa ou até para negócio próprio é praticamente nula, por isso o ideal é aproveitar esse nicho de mercado, para tornar o produto pioneiro da massificação de Cupcakes no Brasil. De 2007 a 2014 a busca por Cupcakes aumentou exponencialmente, esse crescimento foi denominado de Cupcake Bubble por Daniel Gross (2009), em vários momentos nesse período muitos autores questionaram a ascensão do Cupcake, afirmando que o bolinho poderia ser uma grande revolução na maneira como enxergamos as sobremesas (GOLDSTEIN, 2010). Mas, antes mesmo da aparição do Cupcake, existia uma nova maneira de encarar os produtos alimentícios, chegaram a ser nomeados de  a nova estrela do rock para o público juvenil (GOLD, 2010). Para a inserção de uma nova modalidade de Cupcake no mercado, são necessários alguns esforços relacionados à psicologia, como exemplificado por Carvalho et al (2012): Um dos métodos utilizados para verificar a aceitação dos novos produtos alimentícios é a análise sensorial. Esta é realizada em função das respostas transmitidas por uma determinada população às várias sensações que se originam de reações fisiológicas e são resultantes de alguns estímulos, gerando a interpretação das propriedades intrínsecas dos produtos (CARVALHO et al,.2012, p.475) Em seguida temos a escolha do ponto de venda. Justificativa da Escolha do Ponto de Venda (PDV) Como já mencionado anteriormente, o Cupcake no Brasil é vendido por encomenda ou em confeitarias, tanto de doces em geral, quanto confeitarias específicas de Cupcakes, entretanto o preço do produto é relativamente caro por ser considerado um produto gourmet. Para maior aderência e popularidade do produto o ponto de venda escolhido foi super e hipermercado, um ambiente confortável para o consumidor com uma facilidade e variedade de produtos (ROJO,1989). Supermercados são grandes lojas de baixo custo, pequena margem de lucro e elevado volume e autosserviço (KOTLER,2000), o que o torna o ambiente mercantil ideal para a inserção Cupcake com este novo posicionamento. Além disso, o segmento varejista vem crescendo significantemente por conta de técnicas que focalizam a situação de compra, sendo que a grande tomada de decisões ocorre nas próprias gôndolas. Atualmente, as lojas de varejo deixaram de ser meros depósitos de produtos (PINHEIRO et al., 2006). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Compreender as necessidades e desejos do consumidor é de suma importância para que o profissional de marketing gere valor através da empatia para com o seu público (LEVITT,1985). Para uma análise mais ampla do mercado de Cupcakes, foram realizadas três pesquisas: duas Pesquisas Quantitativas Exploratórias, uma Pesquisa Qualitativa e Entrevista em Profundidade. Pesquisa Quantitativa Exploratória: Metodologia e Resultado Foram abordados brasileiros dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul nos dias 29 e 30 de agosto de 2016 de ambos os sexos, entre 19 a 27 anos, a fim de aplicar um questionário de pesquisa, com a função de situar-se no mercado de cupcakes. A coleta de dados foi feita através de autopreenchimento. Foram pesquisados 70 sujeitos, com média de idade de 19 a 27 anos, majoritariamente pertencente à classe A/B. A metodologia de amostragem definida para essa pesquisa foi o método não probabilístico por intencionalidade. Esse método de seleção foi o escolhido uma vez que nesta pesquisa estava-se interessado na opinião de determinados elementos da população, mas não representativos dela. O instrumento proposto para a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário estruturado contendo perguntas fechadas de múltipla escolha Do universo questionado para a pesquisa quantitativa, 74% pertencem à classe A/B, 23% à classe C e 1,44% à classe D/E. 81,8% consomem Cupcakes e 18,8% não consomem, ou seja, o público alvo totaliza 81,8%. 53% dos entrevistados são indiferentes quanto ao momento de consumo, 14,4% pós almoço, 10,1% pós jantar e 2,8% pela manhã. O produto pode ser vendido em diversos horários, mas há vantagem para um investimento do produto após o horário de almoço e após o horário do jantar Quanto aos sabores favoritos do público alvo obtivemos os seguintes resultados: 42% chocolate, 15,9% Nutella, 7,2% leite ninho, 7,2% baunilha, 5,7% morango e 2,8% churros, ou seja, o produto deve ter alguma característica de sabor de chocolate. Figura 1  Quantidade de Cupcakes Consumida por vez Fonte  Elaborada pelos autores Deve haver a priorização de um formato de embalagem que forneça entre 2 e 3 Cupcakes, mas também deve-se considerar a embalagem unitária. Figura 2  Tamanho do Cupcake Fonte  Elaborada pelos autores Quanto ao tamanho do bolinho, 60,8% preferem pequeno, 11,5% médio, 8,6% grande. Esse tópico deve ser mais explorado em entrevistas posteriores, pois o  tamanho pequeno é relativo. Sobre o fator de atração do produto, 33,3% são atraídos por sabor, 33,3% por aparência, 10,1% indiferentes. 2,89% por formato, e 1,44% preferem a embalagem. Tanto sabor quanto aparência devem ser levados em consideração. Sobre a importância da aparência para a aquisição do produto 40,5% consideram de extrema importância, 24,6% dizem ser importante, 11,5% dizem que não é tão importante, 2,8% dão pouca importância e 1,4% não se importam. A mesma pergunta foi feita, mas, dessa vez abordando a importância da embalagem, 31,8% muito importante, 15,9% importante, 14,4% não tão importante, 10,1% pouco importante, 7,2% não se importam. Quanto ao formato dos Cupcakes, 66,6% preferem redondo, 8,69% preferem coração, 5,7% preferem quadrado. O formato tradicional prevalece. Acerca do feeling anterior a aquisição do produto, pudemos esclarecer que 68,1% sentem desejo e 13% compram por atração à aparência. Sobre o feeling posterior ao consumo do produto, 35,7% sentem vontade de adquirir mais, 35,7% sentem arrependimento e 32,8% sentem satisfação e alegria. Grande parte do Universo Pesquisado que consome Cupcakes, têm maior aceitação pelo formato original, preferem chocolate e embalagens contendo de dois a três Cupcakes de tamanho médio. Tanto o sabor quanto a aparência têm grande importância no ato de compra, também a saúde é um fator relevante para o público. Pesquisa Quantitativa Exploratória, Observação e Resultados Foram observadas no mercado de bolos e doces, os seguintes segmentos especializados: Sodiê Bolos e Doces, Empório de Bolos, Confeitaria Divinos Sabores, The Original Cupcake, Delícias Flamy e supermercado Extra, nos dias 10 a 17 de setembro de 2016. Esses segmentos foram escolhidos por conta de seu sucesso em vendas de bolos e doces, a Sodiê é considerada a maior franquia do ramo, enquanto os outros PDVs são negócios mais regionais. Durante a visita ao PDV Sodiê Bolos e Doces (sede Hortolândia) no dia 10 de setembro, doze consumidores, em uma hora, consumiram em bolos de: leite condensado com morango, aerado e ninho trufado. Na visita ao segundo PDV, Empório de bolos, também no dia 10 a atendente desse horário afirma que os bolos mais vendidos são: supremo, trufado, leite condensado com morango e ninho trufado. O terceiro PDV, The Original Cupcake, trata-se de um quiosque localizado no shopping Dom Pedro, além de cupcakes, vende-se donuts, não houveram compras. O quarto ponto de venda visitado foi o Delícias Flamy, 6 clientes consumiram bolos ou doces. O último ponto de venda foi o Supermercado Extra, existem mini bolos sabor churros. Comprados baseando-se principalmente no preço pela comparação feita pelos consumidores. Conclui-se que existem sabores favoritos para a massa de bolo que com experimentação talvez possam ser aplicados a Cupcakes. Pesquisa Qualitativa Entrevista em Profundidade e Resultados A metodologia de amostragem definida para essa pesquisa foi o método não probabilístico por intencionalidade. Esse método de seleção foi o escolhido uma vez que nesta pesquisa estava-se interessado na opinião de determinados elementos da população, mas não representativos dela. A entrevista em profundidade foi realizada individualmente com sete entrevistados e sete entrevistadores. Tabela I  Entrevista em Profundidade Entrevistados Faixa Etária Tempo Perguntas Técnicas Entrevistado I 19 anos 30 minutos Simples, Autoridade, complexas, espelho e sensíveis e de reformulação encerramento Entrevistado II 40 anos 45 minutos Idem Idem Entrevistado III 37 anos 35 minutos Idem Idem Entrevistado IV 23 anos 45 minutos Idem Idem Entrevistado V 23 anos 80 minutos Idem Idem Entrevistado VI 27 anos 75 minutos Idem Idem Fonte: Elaborada pelos autores. Quanto à preferência de doce, uma das entrevistadas disse:  Mas ainda prefiro uma boa comida salgada, pois favorece mais o meu paladar . Sobre a mistura de leite condensado com morango a maioria afirmou que aprovam e gostam muito pelo fato de a fruta ser  mais azedinha e o leite condensado mais doce. Conversou-se um pouco com os entrevistados sobre como se sentem sobre sua aparência, a entrevistada I expressou seus sentimentos pré-consumo:  Consumo mais chocolate na raiva . Conclui-se que grande parte das entrevistadas tem um problema em relação ao seu peso frente à sociedade, a pergunta de encerramento diz sobre os melhores sabores de cupcakes, e por duas vezes foi respondido  chocolate ;  brigadeiro e  Nutella . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como mencionado anteriormente durante as especificações apresentadas para cada pesquisa, é perceptível que grande parte do Universo Pesquisado consome Cupcakes, têm maior aceitação pelo formato original (redondo), que em sua maioria prefere sabores provenientes do cacau, com uma quantidade de 2 a 3 Cupcakes de tamanho médio, tanto o sabor quanto a aparência têm grande importância no ato de compra, também a saúde tem grande importância para o público.Com base nas pesquisas identificou-se que existem sabores favoritos para a massa de bolo que com experimentação talvez possam ser aplicados em Cupcakes, A existência padrão de beleza imposto sobre as mulheres tende a tornar raros os momentos em que mulheres comprarão cupcakes, chocolates e outras mercadorias em grandes quantidades, por isso há necessidade de investir também em um produto mais saudável, ou que tenha opções mais saudáveis. Segundo as pesquisas realizadas, conclui-se que o produto central deve ser um Cupcake de massa de baunilha, com recheio de chocolate ao leite ou de leite condensado com morango e cobertura de chantilly light. Além disso, a embalagem será unitária ou dupla, vendida no próprio copinho personalizado do Cupcake envolto por uma embalagem plástica com laço. O produto será vendido pelo valor de R$ 2,99 o unitário e R$ 5,49 o duplo. O nome do produto será LaCake: Figura 3  Logotipo LaCake Fonte: Elaborada pelos autores. Já existem estudos que trazem releituras saudáveis do Cupcake, como o uso farinha de casca de banana, utilizando a técnica de análise sensorial (CARVALHO et al.,2012) ou o cupcake de alfarroba isento de glúten para a população com a doença celíaca (SILVA et al., 2014). LaCake não é um produto que pode ser considerado fitness, mas que tem como objetivo transmitir leveza para o consumidor, por isso o logotipo do produto traduz a suavidade e leveza em suas linhas finas e tipografia moderna para que o público alvo compreenda que o bolinho, apesar de ser considerado uma guloseima, é leve e tem poucas calorias. O produto será vendido em gôndolas de supermercados que tenham estabelecimentos alimentícios por perto ou incorporados ao supermercado, como lanchonetes e restaurantes. O nome LaCake foi definido na Entrevista em Profundidade pela sonoridade e leveza da palavra. A embalagem definida para a apresentação do Cupcake começou a ser criada desde a pesquisa quantitativa exploratória, a qual levantou duas questões referentes à embalagem, quando observada em um contexto geral, a embalagem é deixada de lado, mas quando posta em enfoque ela tem uma enorme importância, Faria (2007, p. 72) mencionou esse aspecto em sua Monografia referente a Influência da Embalagem no Composto de Marketing: A embalagem  fala e, portanto, é necessário manter entre ela e a exibitécnica- termo que traduz a arte de expor e de exibir produtos  um ponto de consonância com as emoções e convicções do ser humano. Como um espelho do consumidor, a embalagem deve ter identidade com o produto. Sobre a quantidade de Cupcakes, 51,2% consome entre dois ou três até estarem satisfeitos, com a embalagem unitária poderão comprar essa quantidade por um preço acessível e com a embalagem dupla poderão comprar para consumir com outra pessoa ou até mesmo sozinhos. A massa de baunilha do Cupcake novamente procura trazer a aparência de leveza para o bolinho e para não ficar apenas aparência o topo do bolinho será constituído por um chantilly light, o chocolate como recheio remete a grande percepção que tivemos desse sabor tanto na pesquisa quantitativa exploratória, observação e entrevista em profundidade, mas também se definiu um sabor alternativo, pois durante experimentação na entrevista em profundidade obteve muitos comentários positivos, que no caso é o sabor leite condensado com morango. O preço R$ 5,49 se torna um acessível para a estratégia de massificação, a franquia Just Cupcakes localizada em São Paulo oferece o produto por um preço considerado na média levando em consideração a gourmetização do produto, sendo que um cupcake de sabor tradicional chega a quase R$ 10,00, uma caixa com 36 cupcakes totaliza R$ 136,00. A estratégia de segmentação utilizada para o produto é a estratégia se segmentação psicográfica pela classe social, pois o enfoque no LaCake é introduzir uma cultura de massa, a segmentação psicográfica tem como objetivo analisar perfis psicológicos de grupos ou indivíduos no que se refere a traços de personalidade, valores, crenças, preferências e padrões de comportamento (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000).O posicionamento visa estabelecer na mente do consumidor a ideia de que o Cupcake é um doce - tendência, por esse motivo temos tanto a embalagem unitária quanto a dupla. O foco é destacar a leveza do produto, desde a massa, o chantilly light, até o logo que tem traços finos e visual clean. O visual de leveza se mostrou necessário na entrevista em profundidade, quando houve uma real noção do quanto à maioria do público deixa de comprar produtos doces ou mais gordurosos por medo de engordar, ou por medo de julgamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As pesquisas realizadas cumpriram seu intuito de investigar o mercado nacional, ainda recente, do famoso bolinho americano. Percebeu-se que o cupcake é considerado um produto gourmet no Brasil, tendo um valor agregado para seus consumidores (RODRIGUES, 2016). A massificação é um processo que se caracteriza pela disponibilização de determinado produto para a massa, no caso, o cupcake. Esse processo é benéfico por trazer determinada igualdade de consumo, e a redução dos preços do bolinho torna-o exclusivo, os supermercados se beneficiarão pela constante procura do cupcake ocasionando o aumento das vendas. O LaCake é um produto que além de pensar em seus atrativos externos, procura também se adequar à nova tendência fitness, não é um produto totalmente integral e light, mas também não é prejudicial à saúde. Além disso, seu plano de comunicação tenciona uma relação com consumidor que transmita a leveza do LaCake. O preço do produto é exclusivo e alinhado com a estratégia de massificação, por ser acessível para todos os públicos e estar exposto em super e hipermercados, beneficiando tanto o fornecedor como o consumidor. O Objetivo de massificação foi concluído a partir do momento que o LaCake cumpre todas as exigências acerca de público, PDV e precificação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">PINHEIRO, Roberto Meireles et al. Comportamento do Consumidor: e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 164 p. <br><br>FLICK, Uwe. Introdução a Metodologia de Pesquisa: Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2009. 256 p <br><br>ROSENBLOOM, Bert. Canais de Marketing: Uma visão Gerencial. São Paulo: Atlas, 1999. 557 p. <br><br>FARIA, Marcos Arêas. A Influência da Embalagem no Composto de Marketing. 99 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/4650124.pdf>. 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