INSCRIÇÃO: 00936
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Filme de animação Mulher de Fases਀
 
AUTORES: Pedro Henrique Emílio da Trindade (Centro Universitário Newton Paiva); Fernando Lima (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: tipografia, animação, música, rock,
 
RESUMO
A animação tipográfica foi um projeto desenvolvido para a disciplina de Design Gráfico com o objetivo de praticar a aplicação da tipografia em peças visuais, além de outras teorias dadas em sala de aula. O projeto foi feito a partir de uma das músicas mais conhecidas da banda Raimundos, “Mulher de Fases”. Onde utilizamos da edição de vídeo e a animação da letra, para conseguir para retratar a visão que o grupo tinha sobre ela.਀唀洀 戀爀攀瘀攀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 琀攀漀爀椀愀 搀愀 挀漀爀 攀 最攀猀琀愀氀琀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 攀洀漀攀猀 攀 昀愀猀攀猀 搀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 昀漀猀猀攀洀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 愀渀椀洀愀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 䜀爀昀椀挀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀甀氀愀 搀攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀⸀ 伀渀搀攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀搀椀漀 攀 愀渀椀洀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 瀀愀猀猀愀爀 猀甀愀 瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 䴀甀氀栀攀爀 搀攀 䘀愀猀攀猀Ⰰ 搀愀 戀愀渀搀愀 刀愀椀洀甀渀搀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀洀漀猀 愀猀 昀愀猀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 洀切猀椀挀愀 挀漀洀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 樀漀最漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 搀攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀⸀ Um breve estudo de teoria da cor também foi feito durante o desenvolvimento do trabalho, para que as emoções e fases da letra da música fossem melhor representadas e ilustradas.
 
OBJETIVO
Animação tipográfica foi produzida levando como principal objetivo praticar a aplicação conceitos sobre tipografia, teoria da cor e algumas das leis da gestalt que foram aprendidas em sala de aula, além disso, o trabalho visa incentivar a criatividade e retratar a visão dos alunos sobre a música através da tipografia, cores e inserções de referências.਀伀 最爀甀瀀漀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀漀甀 愀猀猀漀挀椀愀爀 愀 ∀洀甀氀栀攀爀 搀攀 昀愀猀攀猀∀ 挀椀琀愀搀愀 挀漀洀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀 琀漀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 攀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀愀洀 渀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 愀渀椀洀愀漀 昀漀椀 漀 猀攀甀 爀椀琀洀漀 愀挀攀氀攀爀愀搀漀 攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 焀甀攀 猀漀 瀀爀漀昀攀爀椀搀愀猀 攀洀 甀洀 挀甀爀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀⸀ 一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 攀猀琀攀 昀愀琀漀爀 愀挀愀戀愀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 最攀爀愀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 洀甀氀栀攀爀 搀攀 昀愀猀攀猀Ⰰ 搀 甀洀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 攀 椀渀猀攀爀攀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀愀 ∀洀甀氀栀攀爀 搀攀 昀愀猀攀猀∀ 挀漀洀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 搀愀 挀漀爀 攀 愀氀最甀洀愀猀 氀攀椀猀 搀愀 最攀猀琀愀氀琀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 猀攀渀搀漀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 渀愀 愀渀椀洀愀漀 昀椀渀愀氀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 昀椀稀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ Também foram feitas algumas análises gráficas de outras animações similares, para que pudéssemos coletar referências e técnicas de animação para aplicações em nosso trabalho.਀䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瘀搀攀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Logo após uma pesquisa feita em busca de referências e conceitos, foi iniciada a etapa do storyboard, que consiste na montagem de cada cena e esquematizando todos os estilos de animação que serão ali aplicados. O storyboard foi feito no programa Adobe Photoshop e exportado para o Adobe After Effects para a montagem do vídeo.਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 愀渀椀洀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 挀洀攀爀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ O resultado foi um vídeo onde muitas das técnicas vistas em sala de aula foram aplicadas, alcançando então o objetivo proposto.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 愀瀀氀椀挀愀爀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  琀攀漀爀椀愀 搀愀 挀漀爀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀 氀攀椀猀 搀愀 最攀猀琀愀氀琀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ  愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀爀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀Ⰰ 渀愀 瀀爀愀琀椀挀愀 挀漀洀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀愀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 昀漀椀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀⸀   Neste trabalho utilizamos como bibliografia os livros Gestalt do Objeto do autor João Gomes filho, Da cor à cor inexistente de Israel Pedrosa. O que deu uma boa base para a realização da atividade proposta.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䨀漀漀 䜀漀洀攀猀⸀ 䜀攀猀琀愀氀琀 搀漀 漀戀樀攀琀漀㨀 ㄀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䔀猀挀爀椀琀甀爀愀猀Ⰰ ㈀   ⸀ ㄀㈀㠀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀䐀刀伀匀䄀Ⰰ 䤀猀爀愀攀氀⸀ 䐀愀 挀漀爀 愀 挀漀爀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀㨀 ㄀  攀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀ ㈀㔀㘀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀