INSCRIÇÃO: 00969
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: Conexões - agência de notícias de políticas sociais, ciência e educação
 
AUTORES: Ygor Teodoro Rodrigues (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Cristina Spannenberg (Universidade Federal de Uberlândia); Bianca Mara Guedes Souza (Universidade Federal de Uberlândia); Daniel Affonso Montandon Pompeu (Universidade Federal de Uberlândia); Heloir Cristiano Schwaickardt (Universidade Federal de Uberlândia); Isabella Rodrigues Reis (Universidade Federal de Uberlândia); Laura Fernandes de Faria (Universidade Federal de Uberlândia); Letícia Pereira de Brito (Universidade Federal de Uberlândia); Marcela Salvador Pissolato (Universidade Federal de Uberlândia); Nasser de Freitas Pena (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: agência, políticas sociais, ciência, educação,
 
RESUMO
A "Conexões – Agência de Notícias de Políticas, Ciências e Educação" é uma agência de notícias vinculada ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, criada em 2015, através de uma parceria do Curso com o PET Conexões de Saberes – Educomunicação / UFU. A agência é caracterizada como projeto de extensão visto que relaciona, além do ensino da prática profissional, a pesquisa e análise crítica dos meios de comunicação regionais. O resultado desse trabalho é disponibilizado à sociedade como informação jornalística relevante sobre temas aos quais a mídia local não dá visibilidade adequada.
 
INTRODUÇÃO
A Conexões - Agência de Notícias de Políticas, Ciências e Educação é caracterizada como projeto de extensão visto que relaciona, além do ensino da prática profissional, a pesquisa e análise crítica dos meios de comunicação regionais. O resultado desse trabalho é disponibilizado à sociedade como informação jornalística relevante sobre temas aos quais a mídia local não dá visibilidade adequada. Buscamos dar caráter humanizado ao material produzido e colocar como protagonistas as pessoas que, de algum modo, estão relacionadas às políticas públicas como beneficiados, agentes ou gestores para, através disso, tornar o assunto – que interessa a toda cidadã e cidadão – mais disseminado nos meios de comunicação. Agências de notícias são instituições que coletam informações e, com elas, produzem conteúdo jornalístico em diversas mídias e formatos. Os conteúdos produzidos são disponibilizados aos veículos de comunicação que podem utilizá-los na íntegra, em partes, ou mesmo como sugestões de pauta, desde que mencionada a Agência Conexões e os repórteres responsáveis pelo material. Assim, os meios de comunicação locais são o principal público da agência. Apesar disso, o público geral, que consome as matérias diretamente no site ou por intermédio das mídias sociais também é de extrema importância, visto que é de onde vem o maior volume de acessos à Agência Conexões. A escolha pela temática e público prioritário vem da observação sistemática durante a construção do projeto de que existe uma lacuna no que tange à cobertura de políticas públicas sociais, ciência e educação pela mídia jornalística local. Acreditamos que podemos contribuir para o enriquecimento do debate em torno dessas temáticas oferecendo uma complexificação e aprofundamento humanizado das pautas executadas. Defendemos que o conhecimento sobre seus direitos é o primeiro passo para que o cidadão possa melhor reivindicá-los e exigir constante aprimoramento do sistema social de amparo garantido por lei.
 
OBJETIVO
A Agência Conexões oferece a possibilidade de refletir sobre o mercado jornalístico e de repensar os modelos existentes, principalmente no tratamento dado pela mídia para as notícias sobre a temática políticas sociais e seus enfoques. Com isso, o objetivo geral é retratar pessoas (beneficiados, agentes ou gestores) que estão relacionadas às temáticas tratadas para fazer com que as políticas sociais sejam mais disseminadas nos meios de comunicação, principalmente da cidade de Uberlândia, área de cobertura da Conexões. Com isso, as notícias produzidas visam trazer à sociedade a comunicação transparente das informações públicas e demonstrar como cada cidadão se insere nesse espaço. Além disso, a Conexões disponibiliza um espaço de aprendizagem e experimentação orientada para os alunos que realizam as produções e participam ativamente. Isso faz com que esses estudantes possam ter experiência em todas as etapas produtivas do jornalismo, aliando a formação acadêmica com a futura atividade profissional, ao colocar em prática o que é ensinado em sala de aula, sempre orientado pela professora responsável pela agência.
 
JUSTIFICATIVA
A criação, desenvolvimento e atuação da Agência Conexões se pauta em dois pontos: a formação discente e a relação ensino-pesquisa-extensão. O primeiro tem relação com a formação do profissional de jornalismo. É necessário que o aluno tenha contato com a teoria e a prática, para que possa exercer, junto à sociedade, a função de coletar, selecionar e apresentar, dentre o conjunto de fatos que compõem a multifacetada realidade, aqueles que são suficientemente relevantes para ganhar visibilidade nos meios de comunicação (cf. WOLF, 2003). A teoria tem como espaço prioritário a sala de aula, para a prática é preciso ir além. Tal lógica justifica a existência de veículos de comunicação laboratórios, que são recursos adotados para que o discente experimente as rotinas produtivas da profissão. Dirceu Fernandes Lopes cita o conceito de jornal-laboratório, definido durante o VII Encontro de Jornalismo Regional Sobre Órgãos Laboratoriais, de 1982, que esclarece sua natureza e função: O jornal-laboratório é um veículo que deve ser feito a partir de um conjunto de técnicas específicas para um público também específico, com base em pesquisas sistemáticas em todos os âmbitos, o que inclui a experimentação constante de novas formas de linguagem, conteúdo e apresentação gráfica. Eventualmente, seu público pode ser interno, desde que não tenha caráter institucional. (1989, p.50) Desde sua criação, Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACED, 2008), prevê a existência de veículos laboratoriais, a serem produzidos como atividades curriculares e extracurriculares. A Conexões funciona como espaço privilegiado para experienciar a prática jornalística, como metodologia que oferece ao aluno a possibilidade de vivenciar a produção de um veículo jornalístico em todas as suas etapas, mesmo dentro academia. O segundo ponto que justifica a Conexões é a relação ensino-pesquisa-extensão. Pois a agência faz parte de um projeto maior, uma pesquisa que mapeou os principais veículos de comunicação jornalística do município de Uberlândia, realizada no segundo semestre do ano de 2015. Os resultados mostram que as políticas sociais ainda são pouco noticiadas e que as fontes oficiais são priorizadas e, na maior parte das vezes, ouvidas, enquanto os sujeitos envolvidos são ouvidos apenas em alguns casos. A grande diferença no número de representantes do governo e da sociedade civil que foram fontes nas matérias analisadas chama a atenção para uma falta de humanização da mídia ao noticiar a temática. Os resultados da pesquisa apontaram a criação da agência de notícias, com foco na humanização da cobertura. Nessa perspectiva, deve-se destacar que as intenções do projeto não são apenas produzir notícias a respeito do tema e divulgá-las em um veículo de comunicação, mas oferecer o material de forma gratuita a qualquer veículo que tenha interesse em também divulgá-las.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O trabalho de desenvolvimento da Agência Conexões iniciou-se na fundamentação teórica, que ocorreu nos primeiro e segundo semestres de 2015. Essa etapa foi baseada no estudo da temática políticas públicas, ciência e educação com ênfase em políticas sociais e na pesquisa de análise de conteúdo da mídia uberlandense mencionada anteriormente. A produção, apuração, sondagem, entrevistas, edições, publicações e divulgações de matérias jornalísticas começaram a ser realizadas desde a segunda metade do primeiro semestre de 2016, no mês de abril. Neste momento, já com a linha temática definida, iniciou-se a organização produtiva. Foram elaborados os métodos de organização das equipes de produção, distribuição de tarefas, montagem e estruturação das plataformas de postagem. A ideia da criação de uma agência de notícias foi apresentada inicialmente pela orientadora do projeto. Mas foi substanciada a partir de sugestões e contribuições de todos os integrantes do projeto. A intenção é que todos os participantes do projeto possam experienciar as diferentes tarefas e editorias que compõem a rotina produtiva jornalística da agência. Para controlar e garantir a rotatividade, a distribuição das funções editoriais e produtivas é alterada mensalmente de acordo com a função e disponibilidade de cada integrante.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O processo de publicação da Agência Conexões segue um ritmo fixo ao longo da semana de acordo com a diversidade de assuntos abordados referentes a políticas públicas, ciência e educação. Segunda-feira: serviços; terça-feira: reportagem; quarta-feira: opinativo; quinta-feira: perfil ou entrevista; sexta-feira: multimídia. As reuniões de pauta acontecem quinzenalmente, sendo a primeira reunião do mês o momento quando há o fechamento de um cronograma das produções para as próximas quatro semanas. Não estão submetidos a essa regra os conteúdos destinados aos serviços, que seguem a agenda factual de assuntos de interesse local, estadual e nacional. É relevante ressaltar que a área de cobertura prioritária é o município de Uberlândia/MG. Entretanto, também são pautados, quando apresentarem repercussão local, assuntos de cunho político, social e econômico em âmbito estadual e nacional, isso sempre em relação com políticas sociais, educação e ciência. Para a EXPOCOM - e constando como anexos deste paper - selecionamos, da editoria opinião, a crônica "Há muito a se temer" de Ygor Rodrigues. O texto foi publicado dia 21 de Junho, no contexto havia poucos dias do atentado em Orlando, na Boate Pluse, onde 50 pessoas foram baleadas. O autor mostrou o reflexo desse fato no Brasil e como isso demonstrava a necessidade de políticas públicas para a comunidade LGBT. Além disso, como foi e era a relação de Michel Temer, na época presidente interino, com o atentado, a causa e as políticas. Figura 01: Há muito a se temer Fonte: www.agenciaconexoes.org Da editoria reportagem, o texto "Eleições 2016: entrevista coletiva com candidatos a prefeito de Uberlândia". Por se tratar de uma produção mais extensa, esse texto teve colaboração de toda a equipe, sendo dividido em sub-equipes para que cada uma delas ficasse responsável por um candidato. A angulação da matéria eram as propostas dos candidatos para políticas públicas, onde foi feito um texto corrido, separando cada tema em um tópico distinto, buscamos deixar um mesmo espaço e quantidade de caracteres para cada candidato. Figura 02: Eleições 2016 Fonte: www.agenciaconexoes.org. Da editoria perfil e entrevista "A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação", de Isabella Rodrigues. A entrevista foi com Maximino Rodrigues, da etnia guarani, professor concursado na aldeia tradicional Jaguapirú/Bororó, na região de Dourados (MS). Entre as multimídias escolhemos dois produtos, o vídeo explicativo "Eleições para reitor da UFU acontecem nos dias 13 e 14 de setembro", de Daniel Pompeu, que explica de uma forma bem dinâmica como funciona o processo eleitoral e quem eram os candidatos. A outra produção escolhida para esse paper foi a fotorreportagem "A paralisação na UFU em 8 imagens", de Daniel Pompeu e Nasser Pena. Até o momento de elaboração deste trabalho as produções e movimentação da página mantêm-se constantes, obedecendo o processo acima apresentado. A cada reunião mensal é realizada uma avaliação das atividades e processos de produção, a fim de que possíveis ajustes nos procedimentos e às rotinas possam ser aplicados, de forma a contribuir com a disponibilidade de todos.
 
CONSIDERAÇÕES
A Agência Conexões colhe resultados da cobertura que realiza assim como as publicações anteriormente citadas e mantém-se ativa em sua proposta de gerar conteúdo para outros veículos como agência de notícias. Um exemplo de como ela contribui como fonte de textos e demais materiais jornalísticos pode ser observado quando uma foto foi produzida na cobertura de uma Assembleia Geral de estudantes da UFU, e, posteriormente, utilizada pelo Portal do G1 do Triângulo Mineiro em uma reportagem sobre a ocupação da Universidade, em junho de 2016. Atingindo também um público secundário, a Agência tem números que comprovam o fluxo de acessos diretamente em seu site, onde o público pode acompanhar o trabalho realizado. De acordo com o retorno dado pela ferramenta Google Analytics a partir do levantamento do início das publicações da Agência, em 16 de abril de 2016, houve, até hoje, mais de 12 mil acessos, sendo que, destes, o alcance chegou a mais de 5.500 usuários. Temos uma predominância de leitores do gênero masculino (59%) e a ferramenta ainda proporciona saber que o nosso maior número de leitores está na faixa dos 18 aos 24 anos, mas com uma diferença pequena, para o número de leitores entre 25 e 34, que também é considerável. Acreditamos que tais dados ajudam a confirmar que o projeto está atingindo aos objetivos propostos e se tornando referência na cobertura jornalística alternativa em Uberlândia e região.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Caderno Cedes, ano XXI, n. 55, pp.30-41, novembro/2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf Acesso em: 22 abr 2017.

LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal-Laboratório – Do Exercício Escolar ao Compromisso com o Público Leitor. São Paulo : Summus, 1989. (Coleção Novas Buscas em Comunicação, v.32).

NORMAS e regulamentos dos espaços, produtos, laboratórios e atividades do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. Uberlândia: UFU/Faculdade de Educação, 2010.

POMPEU, Daniel; PENA, Nasser. A paralisação na UFU em 8 imagens. Conexões-agência de notícias de Políticas, Ciências e Educação, 10 de junho de 2016. Disponivel em: Acesso em: 26 abr 2017

POMPEU, Daniel. Eleições para reitor da UFU acontecem nos dias 13 e 14 de setembro. Conexões-agência de notícias de Políticas, Ciências e Educação, 08 de setembro de 2016. Disponivel em: Acesso em: 26 abr 2017

RODRIGUES, Isabella. A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Conexões-agência de notícias de Políticas, Ciências e Educação, 06 de julho de 2016. Disponivel em: Acesso em: 26 abr 2017

RODRIGUES, Ygor. Há muito a se temer. Conexões-agência de notícias de Políticas, Ciências e Educação, 21 de junho de 2016. Disponivel em: Acesso em: 26 abr 2017.

UFU/FACED. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. Uberlândia: UFU/Faculdade de Educação, 2008.

VIEIRA, Lais. Após dormirem na UFU, alunos analisam propostas feitas pela reitoria. G1 Triângulo, 03 de junho de 2016. Diponível em: