ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00977</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;"Existem dentistas que são como pais"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GUILHERME APOLINÁRIO SILVA (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Thaynara de Moraes Queiroz (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Matheus Rocha Arruda (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Paula Fernanda Lima Andrade (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Icaro Dias Coelho (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Felipe Tie Candea Ikeda (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Gisele Barbosa de Lima (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Gabriel Corinaldesi Soldado (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Bruna Torres Soares (UNIVERSIDADE GUARULHOS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;dentista, familia , filme publicitário, UNG, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme "Existem Dentistas Que São Como Pais", foi desenvolvido para a clínica odontológica Saúde Oral, localizada na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo, pelos alunos da Universidade Guarulhos. O vídeo mostra toda a participação de um dentista na vida de uma família, desde o nascimento até a vida adulta, dando continuidade aos laços afetivos, com a chegada de novos membros daquela família.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A clínica Saúde Oral atua há mais de 20 anos em prol do bem-estar dos seus clientes. Com sua excelência em atendimento, a clínica Saúde Oral foi bem avaliada em todos os quesitos e se tornou a primeira clínica odontológica com certificado de qualidade internacional de Guarulhos. A Academia Internacional de Odontologia Integrada, que reúne os mais renomados dentistas do mundo, concedeu essa certificação. A odontologia tem evoluído muito e ao longo de mais de 13 anos e o Dr. Edson e Dra. Ivete, irmãos e proprietários da clínica, trouxeram para os seus clientes o que existe de melhor, além de se atualizarem e investir em cursos e congressos para toda a equipe. O vídeo foi desenvolvido para a clínica como parte do Planejamento de Campanha do um projeto experimental, com o intuito de mostrar qual o nível de participação de um dentista na vida de uma família, quando se trata de cuidados com a higiene bucal, buscando mostrar todas as fases da vida de uma pessoa, desde seus primeiros dentes de leite, até o cuidado na vida adulta e nas próximas gerações que estão por vir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de pesquisas desenvolvidas durante o projeto experimental, foi possível identificar que, apesar de ser uma clínica com alto índice de pacientes, a Saúde Oral ainda possuía potencial para atender mais clientes. Então, com o objetivo de atingir mais pessoas, foi desenvolvida uma Campanha e um dos meios utilizados foi um filme publicitário, com forte apelo emocional, reforçando assim o vínculo paciente/dentista, que é bastante considerado pelo potencial consumidor de serviços odontológicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Realizado para fins exclusivamente acadêmicos, foi colocado em prática, todo o conteúdo e técnicas adquiridos durante todo o curso de graduação. O filme publicitário foi pensado e desenvolvido a partir de pesquisas realizadas com consumidores e não consumidores de serviços odontológicos e planejado para trabalhar com o emocional do público, de forma a mostrar a importância do papel do dentista e focando na principal tradição da Saúde Oral, que é a família. Sendo base do roteiro a relação familiar, entende-se que os critérios deste público quando se trata de saúde são mais rigorosos e a busca por profissionais qualificados para cuidar da saúde bucal de toda família é mais exigente. Portanto, ao adquirir confiança em um profissional, dificilmente esse cliente irá trocá-lo. Essa foi base para criação, que combina componentes simbólicos, necessários para a exposição da imagem da qualidade do serviço e do atendimento humanizado, criando uma proximidade maior do público, mostrando o ambiente acolhedor e de confiança da clínica. O vídeo foi planejado para ser veiculado em videowall, Facebook, YouTube e também nos cinemas (na rede Cinemark e Cinépolis), no mês de outubro, em que é comemorado o mês do dentista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para as filmagens foi necessário utilizar equipamentos adequados para a melhor qualidade das imagens. O filme precisava trazer a ideia de lembrança, como se toda a peça fosse flashs da memória de alguém. Portanto na câmera foi utilizada uma lente 50mm, a qual mais se assemelha ao olho humano. E na edição foi aplicado o efeito fade, para esmaecer as imagens e fortalecer ainda mais essa ideia de lembrança. O filme propõe que existem dentistas que acompanham seus pacientes em todas suas fases, por cuidarem de sua saúde bucal durante toda a vida. E por isso, acabam se assemelhando com um parente, ou como o roteiro sugere, como um pai que acompanha o filho nas transições e fases da sua vida. A história escolhida é a de uma menino, que vai crescendo e vivendo momentos importantes na sua história, como o primeiro dente que cai, a namorada, o vestibular, o casamento e por aí vai. O desafio foi encontrar pessoas parecidas que permitissem a história fluir e deixar nítido o crescimento do garoto. Três irmãos, de diferentes idades e que se parecem muito, se dispuseram a participar do projeto. Para as lembranças enquanto criança, as imagens foram capturadas no plano plongée, que junto com o OFF aparenta ser o olhar de um pai nos acontecimentos da criança. O personagem vai crescendo no filme, e o plano vai ficando mais alinhado com o ator também. Para marcar a ideia de lembranças pessoais, as locações escolhidas foram em uma casa e em parques. A captação das imagens levou um final de semana inteiro, um dia de gravação do off e mais uma semana de edição e tratamento de imagem e som, usando o programa Adobe Premiere.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme começa com o som do choro de um bebê, logo em seguida, aparece um recém nascido no colo da mãe. O off conta a história da perspectiva de um pai, que acompanha o crescimento e a passagem das fases de um menino. O primeiro dente que se torna um acontecimento, a descoberta de um novo instrumento musical, a primeira namorada, o vestibular, o casamento e por fim, o filho da personagem principal. No fim, o narrador do off revela sua identidade, ele é o dentista da família, que acompanhou o seu crescimento nas idas ao dentista e que agora, vai cuidar também da filha da personagem principal. O filme "Existem dentistas que são como pais" é criado com a intenção de reforçar a tradição da clínica odontológica, que cuida de diferentes gerações das famílias, e alcança o seu objetivo ao usar do apelo emocional para mostrar que o dentista passa a ser parte da família, quando acompanha o crescimento e presencia a transição de cada fase da vida dos pacientes. OFF DO FILME "Lembro quando sua mãe disse que estava grávida e logo você chegou ao mundo. Você cresceu e com isso seus dentes de leite começaram a cair. Lembro de cada janelinha. Lembra quando me contou que se arriscaria na música? Fiz questão de te incentivar! Aos poucos percebi que já tinha se tornado um rapaz. Tinha até uma namorada. Fiquei feliz quando contou que havia passado no vestibular. O tempo passou, quando você tomou a grande decisão, que iria se casar. Eu nem acreditei quando me contou! A vida seguiu seu ritmo e você se tornou pai. Sou feliz em fazer parte dessa história. Hoje eu cuido de você e da sua família!" "Existem dentistas que são como pais! Saúde Oral, te acompanhando em todos os momentos da sua vida!"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ter a Saúde Oral como cliente para esse projeto não foi uma tarefa simples. Depois das pesquisas, perceber que o cliente não era conhecido pela maior parte do público, foi possível ver o grande desafio que havia pela frente. De certa forma foi também este desafio que impulsionou a equipe na busca de soluções criativas para aumentar o reconhecimento da marca. Os estudos foram intensos pois, além de realizar uma ação que envolvesse diretamente o target, era necessário respeitar o rígido código de ética que rege as atividades da área da saúde. Sensibilizar o potencial consumidor através de um filme publicitário é uma grande conquista nos dias de hoje e após esse projeto, foi possível alcançar o aprimoramento como profissionais da área de Publicidade e Propaganda, aprendendo a lidar com desafios e buscando harmonia entre a intuição e a teoria, aprendendo a ousar, minimizando riscos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos: Manual do Roteiro para Filme Publicitário  2ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.<br><br>BERGSTROM, Bo. Fundamentos da comunicação visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009.<br><br>BERTOMEU, J.V.C. Criação em filmes publicitários. São Paulo: Cengage Learning, 2010.<br><br>JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso/ Rafael Sampaio. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>